Saiba como captar e atrair novos clientes para sua clínica!

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Como qualquer negócio, uma clínica deve atrair e captar novos pacientes para crescer. No entanto, os pacientes têm mais opções de atendimento do que nunca e é preciso se destacar no mercado. 

Para superar a concorrência, você deve investir em estratégias de marketing voltadas para captar pacientes. 

Uma estratégia de marketing de aquisição de pacientes é projetada para motivar futuros pacientes a escolher sua clínica na próxima vez que precisarem de serviços de saúde. 

A chave para uma excelente campanha de aquisição é destacar as melhores partes de sua prática médica e usá-las para construir uma visão convincente do que um novo paciente irá experimentar quando o visitar. 

Uma estratégia de aquisição de pacientes deve ter como objetivo a conquista de pacientes pela primeira vez. Isso é distinto da retenção, que é projetada para mantê-los utilizando o seu serviço. 

Como funciona a captação de pacientes para uma clínica?

A captação de pacientes é uma estratégia que as clínicas de saúde implementam para trazer mais pacientes, aumentando sua base e impulsionando sua receita. 

Hoje em dia,  captar pacientes requer muito mais do que apenas distribuir panfletos ou veicular anúncios que listam seus serviços.

Agora, em vez de simplesmente dizer a seus possíveis pacientes que devem se consultar em sua clínica, você deve mostrar suas habilidades e personalidade nas mídias sociais para realmente se destacar. 

Investir em sua presença digital dá ao seu público uma visão interna de suas habilidades como prestador de serviços na área da saúde, e fará com que eles se sintam mais confiantes ao escolhê-lo.

Por que é importante ter estratégias para captar pacientes?

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Do ponto de vista comercial, seu objetivo deve ser manter um crescimento de receita consistente ano a ano, o que só pode ser alcançado quando mais pacientes escolherem sua clínica. 

Sendo assim, a aquisição de novos pacientes dará à sua clínica a oportunidade de crescer em volume, ver melhores margens e permanecer relevante entre seus concorrentes.

Ter uma estratégia para captar pacientes também é importante sob uma perspectiva a longo prazo.  

Pois, embora hoje você possa estar satisfeito com o crescimento de sua clínica e com sua receita atual, captar novos pacientes abre oportunidade para oferecer novos serviços, entender as mudanças nas necessidades do mercado e ampliar sua marca.

Como captar novos pacientes para sua clínica médica?

Uma estratégia bem definida para captar pacientes é o primeiro passo para transformar um potencial paciente em um paciente fiel. 

Para isso, é melhor começar com uma abordagem focada nos itens abaixo:

1. Entenda as necessidades que levam pacientes à sua clínica

Para realizar o melhor e mais qualificado atendimento, é preciso antes de tudo, entender as necessidades de cada paciente.

Que cliente não gosta de sentir todas as suas necessidades atendidas? A oferta de um serviço personalizado que não só cumpra, como supere as necessidades apresentadas pelo cliente, é essencial para agradá-lo. 

Demonstre que a clínica conhece seu público e está ali à disposição, preparada para resolver todos os seus problemas. 

2. Estude a concorrência

As empresas  devem se preocupar com o que a concorrência está fazendo. Isso porque saber o que seus concorrentes estão fazendo pode ajudá-lo a tomar medidas pró-ativas, tais como identificar prontamente áreas mal servidas. 

Por exemplo, se você descobrir que ninguém em sua área oferece um tipo de exame de imagem, você acaba de identificar uma oportunidade para diferenciar sua clínica e começar a oferecer esse serviço.

3. Estabeleça uma meta

Justificar o uso de recursos necessários para lançar e manter uma campanha de captação de pacientes exigirá esforço e tempo. 

Por esse motivo, você deve ser capaz de medir os resultados obtidos e acompanhar como sua clínica está melhorando o seu desempenho. 

4. Trabalhe na excelência do atendimento

Ninguém administra uma clínica sozinho, sua equipe médica e seus assistentes também desempenham um papel na qualidade geral do serviço de sua clínica.

Uma parte crítica que determina a qualidade do atendimento ao paciente em sua clínica é o padrão de serviço de sua equipe médica, tais como recepcionistas, assistentes e enfermeiros. 

Eles representam sua clínica de uma forma que determina as primeiras impressões dos pacientes.

É importante treinar sua equipe para garantir que os pacientes tenham a melhor experiência quando visitarem sua clínica.  

Eles devem ser capazes de responder as perguntas e preocupações dos pacientes de forma didática, oferecer detalhes sobre sua clínica e, mais importante ainda, manter um bom relacionamento com os pacientes.

5. Tenha uma boa infraestrutura

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Além das salas e dos locais importantes para atendimento e recepção de clientes, a infraestrutura planejada da clínica deve levar em consideração os espaços para corredores, portas e todos os meios de circulação necessários.

Considerando-se que a clínica é um negócio do segmento de saúde, é imprescindível consultar as regras estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todas as exigências, ao fim, são importantes para garantir o conforto daqueles que vão frequentar e trabalhar no ambiente.

Qual a importância do marketing na captação de pacientes?

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Diferente do que muitos imaginam, o marketing médico não se resume a criar e espalhar diversas propagandas sobre um profissional de saúde, mas sim desenvolver diversas estratégias para comunicar, se relacionar e entregar valor para o paciente.

Portanto, a ferramenta do marketing de conteúdo se apresenta como uma excelente estratégia digital que irá colaborar com a construção de um perfil confiável e, ainda, fará com que a clínica ajude os pacientes a sanarem as suas dúvidas de saúde, entre outros ganhos. 

Estratégias de como captar e fidelizar pacientes

1. Gere conteúdo interessante nas redes sociais

Um estudo elaborado pela Havas’ Meaningful Brands descobriu que 84% das pessoas esperam que as marcas forneçam conteúdos valiosos que contem histórias, forneçam soluções e criem experiências.  

Considerando seu público-alvo, você deve criar um conteúdo preciso que os eduque e informe. Apresente-o de várias formas que tornem as informações complicadas mais fáceis de entender.  

Exemplos de conteúdo incluem informações sobre questões médicas importantes, notícias sobre saúde preventiva e dicas de saúde, tais como orientações sobre o COVID-19. 

Quanto mais conteúdo de alta qualidade você produz, mais você estabelecerá sua clínica como um especialista em sua área, uma fonte de informação que o paciente pode confiar.

Nesta era digital, as pessoas sempre recorrem à mídia social para compartilhar e procurar informações relacionadas aos cuidados de saúde, e muitos pacientes em potencial verificaram online a reputação de sua clínica. 

Portanto, é importante estabelecer uma imagem de confiança e de reputação em suas contas de mídia social

Você também deve manter sua presença nas mídias sociais receptiva e envolvente para manter conexões com os pacientes existentes, enquanto alcança os pacientes em potencial.

2. Tenha uma conta no Google Meu Negócio

Não é segredo que o Google é o mecanismo de busca mais popular do mundo, com mais de 90% das buscas realizadas. Incluindo aqueles que procuram por uma clínica perto deles.

Você deve definitivamente registrar uma conta no Google Meu Negócio. Ela é gratuita e permite que sua clínica apareça nos resultados de busca quando as pessoas estão procurando por você online. 

Uma vez que elas o encontrem, sua listagem mostra onde e como visitar sua clínica. 

Simplesmente faça uma listagem para baixo:

  • Seu tipo de negócio, seja uma clínica médica, odontológica ou especializada;
  • Serviços oferecidos;
  • Horário de abertura;
  • Localização;
  • O site de sua clínica; 

O Google Meu Negócio também melhora seu SEO local, ele otimiza sua presença online nos resultados de pesquisa. E se alguns pacientes de sua vizinhança procurarem uma clínica, sua clínica estará no topo da lista.  

Além disso, ele tem um recurso de revisão para mostrar alguns comentários sobre sua clínica. 

Basta solicitar aos seus pacientes que compartilhem suas experiências indo à sua clínica e dando uma classificação no Google. Essas avaliações podem ajudá-lo a se destacar entre outras clínicas no Google

Lembre-se de responder as avaliações, de preferência, agradeça todas, mesmo que sejam negativas. Veja os feedbacks difíceis como uma oportunidade para melhorar! Esse posicionamento de buscar a melhoria contínua agradará muitos pacientes.

Para aprender mais sobre como divulgar sua clínica no Google Meu Negócio, baixe nosso material gratuito:

  Google Meu Negócio para clínicas e consultórios

3. Crie um site profissional

Para encontrar pacientes e promover seus médicos online, você precisa deixar os pacientes encontrarem facilmente sua clínica na internet. 

Os pacientes devem ser capazes de chegar a você por meio de seu site. É importante estabelecer um bom design com uma interface de usuário clara, permitindo que os pacientes naveguem facilmente pelo seu site sem distrações.

Seu site também deve conter uma página de contato com claras chamadas para ação, tais como números de telefone ou um formulário de contato e uma página para agendamento online de consultas

Assim, os pacientes podem agendar consultas online com facilidade, aumentando muito o fluxo de pacientes em sua clínica.

4. Invista em mídia paga

Mídia paga é toda comunicação que uma marca realiza investindo dinheiro para ter algum resultado esperado. Ou seja, são anúncios pagos que promovem uma marca ou os seus serviços, e permitem gerar mais visibilidade, engajamento e pacientes.

Os anúncios podem conter gatilhos que ajudam a solucionar suas dúvidas ou resolver um problema que esteja lhes afligindo. Dessa forma, sua clínica é a solução para os pacientes que são impactados nas mídias investidas.

Você, que estará fazendo seu marketing médico, buscando trazer mais pacientes para sua clínica, poderá definir especificidades do público-alvo como idade, localidade, interesses, comportamento e outras definições.

5. Trabalhe ações de pós-atendimento

Apesar de buscar uma clínica quando há algum desconforto ou mesmo a necessidade de prevenção, o paciente deseja ter o máximo de receptividade e a sensação de bem estar com aquele profissional. 

E isso segue da porta para fora do consultório, portanto, a importância do pós-atendimento vem sendo cada vez mais discutida.

O ideal é trabalhar para que o paciente se sinta convidado a voltar, principalmente se for necessário um acompanhamento médico ao longo do tratamento. Isso irá construir uma base sólida de clientes, levando mais estabilidade financeira para a clínica.

Deixe aberto aos pacientes meios para que eles possam se comunicar com a sua clínica

Dessa forma, caso eles tenham dúvidas sobre o tratamento, eles sabem que podem entrar em contato com sua instituição a qualquer momento para esclarecê-las. 

6. Faça parcerias

Você pode formar parcerias estratégicas com outros consultórios e profissionais de saúde em que confia. Há diversos benefícios nessa relação, e um deles é o ganho não apenas dos parceiros, mas também dos próprios pacientes.

Assim, você pode oferecer um leque maior de serviços, com menor custo. Sem dúvida, esse método atrairá mais pacientes.

Fora da área médica também é possível realizar parcerias entre sua clínica e outras empresas, por exemplo, uma clínica de ortopedia pode realizar parcerias com fisioterapeutas, academia de pilates, lojas de suplementos alimentícios, entre outros.

7. Ofereça atendimento via Telemedicina

A Telemedicina nada mais é que consultas, exames e até acompanhamentos cirúrgicos via celular, tablets ou notebooks. 

Basta uma boa conexão com a internet e falar todos os seus sintomas e queixas como uma consulta presencial para receber o melhor diagnóstico.

A Telemedicina otimiza tempo e não faz você, e muito menos seu paciente, gastar com deslocamento, trazendo mais eficiência e possibilidades para sua clínica ou consultório médico. 

Para isso, é importante garantir que o ambiente digital para a Teleconsulta seja seguro e que os equipamentos sejam adequados. A implantação da estrutura médica com acesso à internet é fácil, mas requer alguns cuidados para que seja feita corretamente. 

Como captar pacientes pelo Instagram?

Utilize uma conta business

O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham um perfil comercial, façam anúncios e acessem dados dos seguidores na rede social. 

Ficam disponíveis informações como gênero, idade, localização e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das publicações.

O Instagram para clínicas, quando utilizado de maneira adequada, é uma ótima ferramenta para divulgação e captação de pacientes, além de contribuir para que você seja um nome de referência em sua especialidade. 

Use hashtags

As hashtags (#) são fundamentais para quem deseja aumentar o alcance de uma postagem no Instagram. Isso porque elas juntam em grupos imagens postadas em diferentes contas. 

Você não precisa exagerar na quantidade de hashtags, use apenas as que fazem sentido para seu conteúdo e público.

Faça post atrativos e informativos

Os conteúdos são parte fundamental de uma estratégia para conseguir pacientes no Instagram. Para manter a sua frequência de postagens, é interessante criar um calendário editorial com materiais de diferentes formatos.

Busque mesclar conteúdos mais educativos com divulgações comerciais, lembrando-se sempre de compartilhar publicações que sejam relevantes e gerem valor para a sua persona.

Busque o engajamento do público

Incentive o público a interagir com a sua marca, realizando ações de engajamento e respondendo as mensagens e comentários recebidos.

Procure responder todos os comentário ou mensagem dos seus seguidores

As redes sociais devem ser utilizadas para criar um relacionamento entre a sua clínica e os seus seguidores, que podem se tornar pacientes.

Por isso, é muito importante responder todos os comentários no feed, as interações nos stories e as mensagens diretas (DMs) que seus seguidores enviam para o seu perfil. 

É por meio desses comentários e mensagens que você pode ter um contato mais direto com as pessoas que te seguem.

Invista em anúncios para aumentar o alcance

Combinar uma estratégia orgânica de marketing de conteúdo com uma campanha paga, por meio do Ads do Instagram, é uma forma de garantir resultados tanto em curto quanto em longo prazo. 

A plataforma oferece várias possibilidades de segmentação do público, sendo bastante estratégica para atingir os seus potenciais clientes. Com isso, você consegue aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca, para além dos seus seguidores.

Adiciona a identidade visual da sua clínica

A identidade visual é como o cartão de visitas da sua empresa. Ela é responsável por trazer a lembrança de sua marca à mente do consumidor. 

Pense na identidade visual como a “personalidade” da sua empresa. Esse conjunto de aspectos visuais faz com que ela seja interessante — ou não — aos olhos dos outros e, mais do que isso, faz com que ela seja vista.

Como fidelizar os pacientes já conquistados?

Se você retém um paciente, isso impulsiona a rentabilidade desse paciente. Eles lhe trarão mais receita com o tempo, tornando ainda mais úteis os recursos que você coloca na aquisição e manutenção desse paciente. 

É muito mais econômico reter um paciente do que adquirir um novo. 

Adquirir fidelidade do paciente, no entanto, está se tornando mais difícil com mais opções disponíveis para os pacientes. 

Com tanta informação online, muitos pacientes podem facilmente pesquisar outras opções se ficarem insatisfeitos com os serviços que recebem na sua clínica. 

Confira 5 dicas para fidelizar pacientes:

  1. Permaneça em contato com o paciente após o tratamento;
  2. Ofereça diferenciais para os seus pacientes;
  3. Preze pela pontualidade;
  4. Controle os retornos dos pacientes;
  5. Analise os resultados.

Qual a importância de ter processos automatizados para o atendimento?

O atendimento automatizado é um complemento na rotina de uma clínica. Ele oferece o suporte para a humanização no contato com as pessoas, afinal, haverá mais tempo para essas e outras tarefas.

Quando automatizamos uma tarefa, deixamos que uma ferramenta realize determinada tarefa que não precisa de ação humana para esse fim. Normalmente são ações repetitivas, ou seja, que fazem parte do dia a dia da sua clínica.

Demandas como a de validação de dados da ficha de cadastro do paciente, agendamento de consultas, atendimento na recepção e registros financeiros, tendem a melhorar e ficar mais ágeis quando os profissionais contam com a ajuda de softwares.

Conheça os benefícios de um software médico

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Nos últimos anos, a procura por um software médico com gestão completa tem aumentado, e isso acontece por ele oferecer ferramentas próprias para o gerenciamento financeiro, administrativo e, principalmente, de pacientes. 

Sendo assim, a automatização da clínica pode ser um ponto de virada para gerar diferenciais importantes no mercado. 

Uma grande vantagem dos softwares médicos está no fato de que permitem ao usuário automatizar uma série de atividades que, em outros momentos, teriam que ser feitas de forma manual, ocupando muito tempo da equipe. 

Por exemplo, o prontuário eletrônico é um grande aliado para segurança das informações dos pacientes, que poderão ficar armazenados em nuvem. Assim, caso você troque o dispositivo, poderá recuperar os dados rapidamente.

Outro ponto importante é a realização de agendamento e confirmação de consultas de forma otimizada, por meio da tecnologia. Hoje, é possível que seus pacientes consigam realizar esse procedimento sem a necessidade de intervenção humana.

Conclusão

Um paciente em potencial muitas vezes tem várias opções quando está tomando uma decisão sobre qual clínica escolher. A questão é que seus pacientes atuais e potenciais sempre terão escolhas à sua frente. 

Você não só precisa ser a melhor escolha quando eles estão tomando uma decisão pela primeira vez, mas continuar sendo a melhor escolha quando eles são expostos a seus concorrentes. 

Felizmente, muitas das coisas que você usaria para adquirir pacientes podem ser usadas para mantê-los: boas revisões, lembretes de serviços que você oferece, acompanhamento por sua equipe e serviço personalizado são apenas algumas coisas que muitos pacientes procuram ao escolher uma clínica.

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