Controle financeiro para clínicas com o uso de sistema médico

Como ter um controle financeiro excelente com um sistema médico?

Leia em 4 min.

Já pensou em realizar os repasses financeiros de forma automática e ter controle total sobre suas finanças? Descubra aqui como um sistema médico pode te entregar isso na prática.

Infelizmente, na maioria das clínicas e consultórios médicos a gestão financeira é uma das áreas mais deixada de lado durante a administração do negócio.

Isso acontece porque muitos médicos, apesar de serem administradores do consultório, ainda não se veem como empreendedores

Essas situações acabam resultando em uma realidade onde mais de 60% das clínicas fecham em menos de cinco anos, de acordo com o IBGE.

Porém, com a ajuda de um sistema médico eficiente, ter um ótimo controle financeiro se torna um processo bem mais fácil do que normalmente é. 

Veja como o Dr. André Milanezi Lorenzini, urologista na Maximen, fez isso na prática com um sistema médico, o iClinic:

“Gostaria de manifestar a minha satisfação ao usar o módulo financeiro do iClinic. Com uma interface amigável e uma plataforma toda via web, recomendo o programa a todos.”

Veja a seguir como um sistema médico torna sua gestão financeira ainda mais fácil e descomplicada. 

6 funcionalidades de um sistema médico para ter um controle financeiro incrível

Na hora de escolher qual o sistema médico ideal para sua clínica, é importante verificar se ele possui as funcionalidades certas para sua rotina.

Afinal, nada adianta ter um sistema médico se ele não for eficiente e otimizar as áreas do seu consultório, principalmente a parte de gestão e controle financeiro.

Continue a leitura e confira as principais funcionalidades que um sistema de qualidade deve ter.

1. Controle das movimentações financeiras

Quer ter controle sobre todas as movimentações financeiras do seu consultório?

Um sistema médico eficiente permite que você tenha de forma ágil e visual todas as movimentações financeiras do seu consultório, inclusive, permitindo que você filtre de acordo com períodos de tempo, profissionais, conta bancária, entre outros.

Na hora de buscar um sistema médico, certifique-se de que é possível registrar todas as receitas e despesas do seu dia a dia, separando de acordo com categorias como contas bancárias.

Além disso, poder associar os registros a determinados profissionais da saúde, procedimentos e muito mais, é um grande diferencial que torna sua gestão ainda mais excelente.

2. Fluxo de caixa

O que acha de ter previsões dos seus faturamentos e despesas?

Com a ajuda de um sistema médico, é possível ter controle sobre todo o fluxo de caixa do seu negócio, permitindo uma análise de todos os recebimentos e pagamentos que você também terá no futuro.

Além de oferecer uma segurança maior na tomada de decisões relacionadas a investimentos, ajudando a escolher o momento ideal onde você terá menos custo, também permite uma organização muito maior sobre suas economias.

Assista ao nosso vídeo e conheça mais sobre a importância de um bom controle financeiro nos consultórios médicos:

3. Relatórios e gráficos automáticos

Já pensou em ter relatórios completos e precisos automaticamente?

Com um sistema médico na nuvem, que integra todos os seus dados em um único local, é possível conhecer melhor seus dados através de uma série de relatórios que permitem uma análise financeira mais prática e inteligente.

Um sistema médico permite que você obtenha relatórios e gráficos com dados muito mais completos, do que se você fizesse manualmente com várias planilhas ou arquivos de papel espalhados pela clínica.

No sistema iClinic, por exemplo, você pode obter relatórios com apenas alguns cliques, mostrando informações valiosas como qual convênio é mais rentável para seu consultório.

4. Repasse financeiro

Há mais de um profissional da saúde trabalhando no seu consultório?

Se o seu negócio possui mais de um médico atendendo pacientes, ter um financeiro que também faça os repasses financeiros é essencial.

Com um sistema médico, você pode configurar os valores de repasse por profissional, especificando porcentagens de acordo com o procedimento realizado.

Assim, o tempo que antes você passava calculando e verificando quanto cada profissional deveria receber, pode ser usado para atividades mais produtivas, como investir em estratégias de otimização. 

5. Controle de múltiplas contas bancárias

Possui mais de uma conta bancária para fazer os pagamentos do seu consultório?

Um bom sistema médico permite que você adicione múltiplas contas bancárias em sua conta, dessa forma, você consegue controlar tanto seu saldo geral, quanto os saldos específicos de cada conta.

Controlar todas as suas finanças através de um painel integrado economiza um tempo considerável do seu dia a dia, não é mesmo?

6. Parcelamento de procedimentos

Seus pacientes costumam pagar as consultas de forma parcelada?

Sabemos que ter um controle sobre todas as suas finanças não é fácil, principalmente quando há pagamentos sendo parcelados pelos seus pacientes.

Com a ajuda de um sistema médico, você pode registrar o parcelamento de consultas diretamente no sistema, e ter controle sobre quais foram realizados ou não.

É mais seguro para o seu negócio e seus pacientes, e ainda traz mais organização e previsibilidade para sua gestão. 

Quer controlar e analisar as finanças do seu consultório de forma mais eficiente? Teste gratuitamente o financeiro do iClinic agora mesmo e conheça todas essas vantagens na prática:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo e deixar sua opinião aqui embaixo nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.