Como aumentar o faturamento do seu consultório com o iClinic?

Como aumentar o faturamento do seu consultório com o iClinic?

Leia em 6 min.

Seu objetivo é atender mais pacientes e aumentar seu faturamento? Veja aqui como o software médico iClinic pode ajudar nesses processos.

Está sem tempo para ler o artigo? Escute ele agora mesmo, é só clicar no play aqui embaixo:

Para exercer sua vocação plenamente e atender cada vez mais pacientes, não é necessário apenas ser um excelente médico, mas também ser um ótimo empreendedor.

Os profissionais que desejam tornar seu consultório em uma verdadeira referência, precisam estar atentos a todos os objetivos do AAFR (Atrair, Atender, Fidelizar pacientes e Rentabilizar).

Com um software médico como o iClinic, você pode facilmente alcançar todos esses aspectos de forma muito mais prática do que normalmente é. 

O Dr. Vinicius Alves, caso de sucesso da iClinic, explica como nosso software médico o ajudou a duplicar o seu faturamento:

“Eu precisava de um sistema para organizar tudo […] perto do que eu gastava pra ter esse controle, ficou bem mais barato. O iClinic foi uma ferramenta que a gente encontrou para organizar o consultório e também  organizar minha vida.”

Veja a seguir 7 maneiras que o software médico iClinic pode aumentar a rentabilidade do seu consultório. Continue a leitura!  

7 maneiras que o software médico iClinic aumenta seu faturamento 

Um software médico possui diversas funcionalidades que tornam seu dia a dia mais rentável, seja em otimização de processos, ou auxiliando em uma análise mais efetiva sobre as áreas do seu consultório.

Continue lendo o artigo e entenda como exatamente isso acontece. Boa leitura!

1. Agenda sempre cheia

Quer ter sua agenda cheia até quando você volta de férias?

Na maioria das clínicas e consultórios médicos, para os pacientes marcarem uma consulta é necessário ligar para a recepção e tentar encontrar um horário e dia que sejam mais favoráveis para agendar a consulta, o que costuma tomar bastante tempo. Isso quando de fato são atendidos!

Você sabia que todo esse processo pode levar cerca de 18 dias

Este dado foi obtido na pesquisa da iClinic sobre as tendências do mercado médico, e está diretamente relacionado com a necessidade do paciente entrar em contato com a recepcionista da clínica para agendar a consulta.

No iClinic, há o serviço do agendamento online, que é integrado com sua agenda médica do sistema. Ele permite que seus pacientes marquem consultas 24 horas por dia, de qualquer lugar.

Para ver como ele funciona na prática, assista ao nosso vídeo explicativo de apenas 33 segundos:

Com essa funcionalidade, você garante que sua agenda esteja sempre preenchida, mesmo quando retornar de férias, por exemplo. 

Além disso, erros como duas consultas marcadas no mesmo horário são impossíveis de acontecer, já que há uma integração de qualidade entre ambas as agendas.

Assim, com mais consultas agendadas, maior a sua previsão de faturamento, correto?

2. Confirmação de consultas por SMS e E-mail

Mesmo com tantas consultas agendadas, é possível que haja muitas faltas. 

Cancelamentos de última hora são acontecimentos bem comuns na maioria dos estabelecimentos médicos. Isso porque a maioria deles vêm de um motivo simples: esquecimento por parte do paciente.

A maioria dos consultórios tentam reduzir essas faltas pedindo aos profissionais da recepção que confirmem cada consulta do dia manualmente.

Porém, além de gastar um tempo excessivo em uma atividade repetitiva e ter um custo alto em telefonia, também impede as recepcionistas de oferecerem um atendimento de qualidade para os pacientes que chegam na clínica.

Quer reduzir até 30% das faltas dos seus pacientes, sem exigir esse trabalho manual?

Com o software médico iClinic, você pode programar mensagens personalizadas que serão enviadas automaticamente um dia antes da consulta, onde o paciente poderá responder “SIM” ou “NÃO” por SMS ou e-mail para confirmar a consulta agendada.

Assim que ele responde a mensagem, o status de agendamento também muda automaticamente, mostrando que foi confirmado ou cancelado pelo próprio paciente.

Dessa forma, você torna sua equipe ainda mais produtiva, pois reduz os processos repetitivos e otimiza também um trabalho que torna seu consultório ainda mais rentável. 

Além disso, ao diminuir as faltas dos pacientes com lembretes de consulta, você aumenta o seu faturamento!

3. Gestão de finanças 

Você tem um bom controle financeiro do seu consultório? Sabe quais convênios trazem mais retorno?

Para qualquer profissional que tenha como objetivo tornar seu consultório uma referência, ter uma gestão de finanças excelente é fundamental

Com o controle financeiro do iClinic, é possível ter relatórios e gráficos automáticos que mostram, de forma prática e visual, detalhes sobre as finanças do seu negócio, permitindo uma análise mais completa, em menos tempo.

O tempo que antes você reservava para juntar os dados do financeiro manualmente, agora pode ser usado para atividades mais produtivas, como verificar quais áreas estão trazendo ótimos retornos. 

Você também pode registrar todas as movimentações financeiras do seu consultório, e verificar em tempo real como está o saldo geral do seu negócio, especificando inclusive a conta bancária, caso você tenha mais de uma.

Com um bom controle financeiro, você pode cortar gastos que estão sendo desnecessários, identificar gargalos do seu consultório, e o sistema ainda te ajuda a economizar recursos com o uso reduzido de papel, já que todos os relatórios estarão disponíveis diretamente no sistema.

4. Lista de espera

Além do serviço de lembretes e confirmação de consulta por SMS e e-mail, há outras funcionalidades dentro do sistema que auxiliam na redução de  horários vagos não aproveitados.

A lista de espera, por exemplo, te permite registrar aqueles pacientes que estão aguardando um espaço vago na sua agenda para serem atendidos. 

Assim, quando um paciente cancela de última hora, rapidamente você pode acessar a lista e conferir quem estava aguardando, o que te permite fazer um realocamento de forma mais ágil

Na lista você também pode adicionar observações como “paciente pode ser atendido quinta-feira das 10h às 16h”, para facilitar ainda mais o processo.

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Provavelmente até o próprio paciente tinha se esquecido que precisava marcar um atendimento, porém, você não se esqueceu. Uma ótima maneira de fidelizar, não é mesmo?

5. Marketing Médico

Você sabia que os médicos que investem em marketing possuem uma renda 48,6% superior do que aqueles que não investem?

De acordo com a mesma pesquisa da iClinic, os médicos que investem em marketing médico possuem uma renda financeira consideravelmente maior do aqueles profissionais que não investem.

Metade dos médicos costumam não investir em nenhum tipo de marketing por não saberem como começar ou nunca terem considerado a ideia. 

Realmente, atender pacientes, administrar um consultório e ainda pensar em estratégias de marketing médico pode ser difícil para uma única pessoa. Porém, um software médico pode ajudar a tornar esse processo muito mais fácil.

No iClinic, há diversas funcionalidades voltadas especialmente para estratégias de engajamento e fidelização, como o e-mail de aniversariante.

Após ser habilitado, ele envia mensagens automáticas no dia do aniversário de cada paciente registrado no sistema, bastando apenas que você lembre de adicionar essa informação nos cadastros dos seus pacientes.

Você pode personalizar o e-mail da forma que achar melhor, escolhendo também a imagem que mais combina com o perfil do seu consultório.

A maioria dos pacientes podem se surpreender com esse e-mail, principalmente por terem aquela ideia de médicos que são muito ocupados para qualquer outro tipo de comunicação fora do atendimento.

Mostrar que você se importa e lembra de detalhes importantes mesmo fora do momento da consulta, com certeza é uma ótima maneira de criar uma relação duradoura com seus pacientes. 

E pacientes fidelizados voltam sempre para a sua clínica, garantindo o seu faturamento!

6. Uso mais produtivo do espaço

A maioria dos consultórios médicos ainda possuem espaços que são usados exclusivamente para armazenamento de documentos físicos, como fichas de pacientes, prontuários, relatórios, entre outros.

Além de não ser uma ação ecológica para o meio ambiente, uma sala que poderia ser usada para ampliar a recepção, ou até mesmo para outro profissional atender pacientes, é totalmente desperdiçada

Como em um software médico todos os dados são centralizados em um único local, as gavetas e salas que antes eram cheias de papéis, podem ter uma função mais produtiva. 

7. Organização de excelência 

Um software médico eficiente torna seu consultório muito mais organizado do que a maioria dos consultórios médicos, que ainda deixam suas informações espalhadas em locais diferentes, sem nenhum tipo de integração.

O prontuário eletrônico do iClinic, além de centralizar todas as informações do seu paciente em um único documento, que pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, também mostra o tempo de atendimento que cada consulta está demorando.

Mas, como saber o tempo de cada consulta ajuda a aumentar minha renda financeira?

Segundo a pesquisa iClinic, mencionada anteriormente, um paciente passa cerca de 66% do tempo na sala de espera, ao invés de estar sendo atendido.

Essa demora pode causar um sentimento de descaso, possivelmente gerando mais estressepara alguém que está em um momento delicado, até mesmo com dores e preocupações. 

Essa experiência ruim pode fazer com que o paciente não retorne mais no seu consultório.

Sabendo o tempo que cada procedimento e consulta costumam durar, você pode organizar sua agenda de forma prática, evitando a marcação de consultas muito longas próximas umas das outras, por exemplo.

Assim, você pode se destacar dos seus concorrentes, mostrando que seu consultório dificilmente se atrasa, e quando acontece, não é por conta de descaso ou desorganização.

Está interessado em testar todas essas funcionalidades na prática e aumentar sua renda financeira? Faça um teste gratuito no iClinic agora mesmo:

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Entendeu como o iClinic aumenta o faturamento do seu consultório? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.