Saiba como conquistar novos pacientes para sua clínica médica!

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Principais tópicos

Para conquistar novos pacientes, é necessário ter uma boa estratégia, pois a concorrência de todos os serviços está muito acirrada hoje em dia. Sendo assim, será necessário investir em novas tecnologias e em estratégias de marketing.

Conquistar novos pacientes é uma tarefa desafiadora, que exige dedicação e assiduidade. Principalmente quando o serviço oferecido não é algo que as pessoas costumam procurar com frequência. 

Por isso, é necessário encontrar maneiras eficazes de divulgar sua clínica médica, de modo que ela seja encontrada e se destaque entre meio a diversas outras, que estão trabalhando com o mesmo objetivo.

Para isso, é importante ter alguns cuidados com as instalações, traçar estratégias de comunicação e otimizar todos os serviços prestados no consultório, como a marcação de consultas e serviços personalizados.

Hoje, é importante ter estratégias de marketing médico e considerar especialmente a internet como um canal importante para conquistar novos pacientes.

Afinal, se o seu paciente não tiver uma boa experiência, certamente ele vai comentar com alguém sobre o ocorrido. Da mesma maneira que se ele tiver uma ótima experiência, vai indicar o serviço para seu círculo de familiares e amigos.

10 formas de conquistar novos pacientes e ter sucesso!

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1. Conheça o seu público-alvo e a jornada do paciente

O público-alvo é o segmento de pacientes que a sua clínica deseja atender. Conhecer o seu público-alvo é a forma mais eficiente de fazer com que seu serviço se destaque. 

A partir do entendimento sobre o quanto seus pacientes estão dispostos a se envolver com a sua clínica, mais fácil será criar estratégias de marketing e conteúdos direcionados especialmente aos seus interesses, anseios e objetivos.

Estratégias e campanhas de marketing não são mais criadas para atingir todo mundo, mas apenas um grupo de pessoas com perfil demográfico, comportamental e psicográfico semelhante.

Além disso, conhecer seu público alvo ajudará a criar uma estratégia eficiente sobre como melhorar a jornada do paciente. 

A jornada do paciente é toda a sequência de eventos que começa quando o paciente pensa em procurar atendimento médico, até marcar uma consulta em sua clínica e o período pós-consulta. 

Ela é importante por que não se trata de um único ponto de contato, mas do conjunto de experiências que definem a jornada do paciente no seu esforço de cuidar da sua saúde.

Uma boa jornada do paciente possibilita a criação de uma experiência perfeita do início ao fim, melhorando a qualidade do atendimento e potencializando indicadores como a retenção de pacientes, a redução de custos e a lucratividade.

Uma estratégia abrangente de envolvimento do paciente toca em todos os aspectos do relacionamento de um paciente com a clínica médica.

Confira nosso guia gratuito e definitivo sobre a jornada do paciente e amplie o seu faturamento com 4 dicas poderosas.

Dica: para entender como é a jornada do seu paciente, o que acha de tentar agendar uma consulta com você mesmo? Use o número de um amigo para ver o quão fácil – ou difícil – é agendar uma consulta em sua clínica. Você pode se surpreender!

2. Coloque em prática o marketing de indicação

O marketing de indicação é o método de gerar vendas utilizando os seus próprios clientes atuais. 

Se os seus pacientes estiverem satisfeitos com seu atendimento, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.

Lembre-se que nenhuma estratégia de marketing funcionará se seus pacientes não estão satisfeitos com seu atendimento. Por isso, lembre-se de mapear a jornada do paciente e identificar seu público-alvo antes de investir em qualquer estratégia.

Segundo um levantamento de pesquisas feito pelo Buzzlead, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Investir em marketing de indicação é fundamental para atrair novos pacientes, parceiros de negócio ou outros promotores, e transformar a sua clínica em um verdadeiro canal de aquisição.

Nesse sentido, o marketing de indicação é um grande aliado na conquista e manutenção de pacientes.

Além de atingir o público-alvo correto, os novos pacientes já chegam com um nível maior de consciência sobre o seu serviço, fazendo com que você não precise percorrer uma grande jornada com ele.

É importante que essa estratégia esteja associada a outras estratégias e ferramentas de  marketing para clínicas

3. Estabeleça parcerias

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Uma forma de aumentar o número de pacientes em sua clínica se dá a partir de parcerias com especialistas em outras áreas da medicina. 

Assim, você pode divulgar o trabalho de outros profissionais enquanto eles divulgam o seu. Tal amplitude do seu trabalho também ajuda na fidelização e satisfação de pacientes.

Para se tornar um bom médico empreendedor, você também precisa analisar as necessidades da sua clínica

Ou seja, é necessário verificar quais serviços podem ser oferecidos aos seus pacientes, para fazer com que sua clínica ganhe mais autoridade no mercado e mostre-se completa aos seus pacientes.

Suponhamos que sua especialidade seja ortopedia. Realizar parceria com fisioterapeutas, nutricionistas, reumatologistas e cirurgiões, por exemplo, é uma excelente maneira de oferecer tudo em um só lugar

Tudo isso ajudará a tornar o seu espaço mais eficiente e, consequentemente, fará com que o paciente saia 100% satisfeito com os serviços prestados, além de aumentar o ticket médio de cada paciente (o quanto gasta em sua clínica).

4. Implemente tecnologias no seu consultório ou clínica

Alguns profissionais de saúde ainda encaram, erroneamente, o investimento em tecnologia como um custo. 

Na realidade, implementar tecnologias no seu consultório precisa ser encarado como um investimento, uma vez que o dinheiro aplicado em novos serviços, aparelhos e soluções trará diversos resultados financeiros. 

Por exemplo, ao investir em um software médico, toda a gestão da sua clínica se torna automatizada, evitando falhas humanas ou desperdício de tempo dos colaboradores em tarefas burocráticas.

Além disso, em um único acesso, o gestor pode administrar o financeiro e acompanhar os agendamentos realizados na agenda. 

Por meio dessa ferramenta, é possível reduzir o trabalho da secretária em tarefas complexas e repetitivas, ao mesmo tempo que otimiza o atendimento dos pacientes.

Não é possível melhorar e crescer se o gestor da clínica não sabe com detalhes como é o seu cenário atual. Por isso, o melhor caminho é buscar o máximo de informações possíveis, que serão a base para decisões futuras.

Um sistema de gestão pode fazer a maioria do trabalho, já que este possui ferramentas integradas de gestão de finanças, pessoal, pacientes e administrativas.

5. Use estratégias de marketing para atrair seu paciente

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O marketing para atrair pacientes se baseia na execução de estratégias com o objetivo de envolver e educar os pacientes em sua jornada na saúde. 

Para isso, usa estratégias por meio de SEO, publicidade digital, site, marketing de conteúdo e muito mais.

Com o uso correto das redes sociais, você pode atrair uma ótima quantidade de pacientes, criando uma conexão com aqueles que você já atende, e tudo isso respeitando todas as regulamentações do CFM

Por exemplo, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo atrair, engajar, converter e fidelizar clientes. É por meio dele que as empresas entregam informações relevantes que esclareçam as dúvidas de seu público-alvo.

Quando falamos da área médica isso é ainda mais visível, uma vez que as pessoas buscam assuntos relacionados a sintomas de alguma doença, por exemplo.

Se o paciente precisa passar por algum procedimento, eles também costumam pesquisar como ele é feito. 

Levar informações de valor para essas pessoas é mais do que mantê-las informadas: é uma maneira de agregar valor ao consultório e se posicionar como autoridade.

Normalmente, estratégias como redes sociais, marketing de conteúdo e SEO, trazem resultados a médio e longo prazo. Para resultados mais rápidos, é necessário o investimento em anúncios e, de preferência, um site com agendamento online.

Saiba mais sobre como atrair pacientes em poucos dias por meio do Google Ads em nosso guia gratuito!

6. Ofereça atendimento via Telemedicina

A principal vantagem da Telemedicina é proporcionar assistência médica de forma acessível e efetiva sem a necessidade de atendimento presencial.

Como a consulta presencial demanda deslocamento, estacionamento e tempo de espera no consultório, a Telemedicina é considerada mais prática para realizar o atendimento e, muitas vezes, costuma ser uma preferência do próprio paciente.

Para o profissional de saúde, consultas via Telemedicina também são mais práticas e cômodas. 

Por exemplo, o médico pode reservar turnos específicos para esse tipo de consulta e, assim, fechar o consultório naquele período, reduzindo custos de pessoal, energia elétrica, manutenção, entre outros.

7. Disponibilize sua localização no Google Meu Negócio

A principal razão para sua clínica ter seu perfil gratuito no Google Meu Negócio é que diversos pacientes poderão ter mais informações sobre sua empresa.

Tudo sobre seus horários, localização e tipo de consultório e de atendimento poderá ser acessado pelos computadores e smartphones de potenciais usuários e futuros clientes.

Como muitas pessoas usam a geolocalização e pesquisa em bairros e regiões específicas, não estar presente no Google Meu Negócio será, com certeza, um desperdício financeiro, já que seus concorrentes estarão sendo vistos antes de você!

Permita que mais pessoas encontrem sua clínica por meio de buscas no Google com o Google Meu Negócio, é só baixar nosso guia gratuito!

8. Tenha uma presença digital forte

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Ao se tratar de um negócio, a presença digital é o modo como uma marca se posiciona e se comunica no ambiente virtual. 

Para isso, são usadas ferramentas e estratégias que garantem o alcance ao público-alvo com o objetivo de fidelização e atração.

A presença digital permite que sua clínica construa um relacionamento com pacientes e potenciais pacientes, além de se mostrar diferente, capacitada a resolver seus e confiável.

Além disso, ter uma boa presença digital é uma maneira de construir autoridade para sua marca e torná-la referência, aumentando seu valor.

Para isso, você deve produzir conteúdos relevantes e que atraiam a atenção dos pacientes, pensando sempre em como sua clínica pode ajudar a resolver seus problemas.

Defina um responsável ou contrate uma empresa especializada para produzir e definir o objetivo de cada conteúdo, sejam eBooks, posts no blog, infográficos ou estudos de casos.

É importante que sua clínica siga um cronograma, com datas definidas e quantidade de conteúdos para garantir periodicidade.

A produção de conteúdo constante dentro da estratégia estabelecida garante o posicionamento de sua clínica nos mecanismos de busca e a conquista de novos pacientes.

9. Monitore sua concorrência

Hoje em dia, com a internet, é muito fácil coletar informações da concorrência, principalmente se você pesquisar nos portais próprios e nas redes sociais. 

Assim, você pode ter uma pista se as ações deles estão obtendo resultados melhores ou piores do que as suas. 

Você poderá entender seu posicionamento no mercado e desenvolver estratégias de marketing eficazes para explorar seus pontos fortes e eliminar os pontos fracos, neutralizando as atividades da concorrência com maior eficiência.

Ao estabelecer benchmarks (estudos de concorrência), você pode analisar as realizações de seus concorrentes e almejar resultados semelhantes. 

Sua análise também pode ajudá-lo a determinar quais estratégias podem ajudá-lo a obter esses resultados. 

Ao identificar as áreas que você deseja melhorar em sua clínica médica e ao comparar seu desempenho existente com os da concorrência, sua clínica pode se esforçar para melhorar ainda mais. 

10. Promova pesquisas de satisfação

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Com uma pesquisa de satisfação, a clínica pode entender se as expectativas dos pacientes estão sendo atendidas e, assim, implementar melhorias nos processos que os pacientes estão insatisfeitos.

Por meio das pesquisas de satisfação, é possível entender as dificuldades e aspirações dos pacientes, mapeando o que é mais importante para essas pessoas. 

Por exemplo, o Net Promoter Score (NPS) é uma métrica bastante utilizada para estimar a lealdade, satisfação e entusiasmo do paciente por meio de uma simples pergunta: 

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar este produto/empresa para um amigo ou colega?”.

A partir desses dados, você fica sabendo qual o percentual de pacientes detratores, neutros e promotores da sua clínica.

Se o paciente responder de 0 a 6, quer dizer que ele é um detrator, ou seja, muito provavelmente ele irá falar mal da sua empresa para seus amigos e familiares.

No entanto, se ele responder com uma nota 7 ou 8, é considerado neutro. Nesse caso, provavelmente ele não irá falar nem mal, nem bem, irá ficar em cima do muro. 

Se o paciente marcar o número 9 ou 10, ele é considerado um promotor. Isso significa que ele será aquela pessoa que irá falar bem sobre sua clínica, e até indicá-la para pessoas do seu círculo de convivência.

Como fidelizar pacientes e ter retorno financeiro?

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Fidelizar pacientes é extremamente importante para o sucesso de uma clínica ou consultório médico.

Um dos principais motivos é que ao aumentar a retenção de pacientes que já conhecem seu consultório é muito mais barato do que conquistar novos pacientes.

Um paciente fiel não irá apenas ser um consumidor dos seus serviços, ele irá promover seu trabalho e atrair mais pacientes para sua clínica. 

Busque estar facilmente encontrável na internet

Estar na primeira página de pesquisa do Google é uma grande vantagem competitiva para as clínicas médicas.

Afinal, conquistar novos pacientes é algo complexo que exige ações estratégicas de marketing para que aconteça, visto que o principal elemento que se deve passar é o da confiança e segurança.

Ter um planejamento adequado de SEO incluso nas ações de marketing da sua empresa pode garantir que os pacientes em potencial, que ainda não conhecem o seu trabalho, sintam-se confortáveis e confiantes em procurá-lo.

Se sua clínica está na primeira página do Google, a insegurança do paciente ainda não teve contato com seu trabalho diminui, pois sua clínica passa a mensagem de integridade e credibilidade.

Desenvolva relacionamento com os pacientes

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Construir um bom relacionamento com os pacientes é – ou pelo menos deveria ser – um dos objetivos principais de qualquer clínica ou consultório médico.

Para desenvolver essa relação de confiança mútua é preciso pensar em toda a experiência do seu paciente no seu consultório, e não só no atendimento dentro da sala de consultas.

É por isso que muitos consultórios e clínicas estão investindo em estratégias que fortalecem a relação com seus pacientes após o primeiro atendimento.

A manutenção desse contato é fundamental para que você os mantenha sempre por perto, quando precisarem. 

Afinal, é no pós-consulta que o paciente tem a chance de decidir  se segue ou não o tratamento na sua clínica ou se confia no médico de verdade para indicá-lo a outras pessoas.

Pacientes leais podem ajudá-lo a fazer mais do que economizar dinheiro e tempo para adquirir novos pacientes. Eles também são ativos valiosos que o ajudam a lucrar mais a longo prazo indicando seus serviços a outras pessoas. 

Quer saber como criar uma boa estratégia de marketing de relacionamento? Baixe nosso eBook: use o marketing de relacionamento para fidelizar e conquistar pacientes e veja 5 estratégias práticas.

Faça questão de enviar mensagens em datas comemorativas

Uma pesquisa mostra que os emails de aniversário tem em média 300% mais abertura do que os e-mails comuns. Ou seja, é uma grande oportunidade para você se relacionar com seus pacientes e posicionar sua marca.

Essa estratégia de envio de e-mails para os aniversariantes tem um grande potencial de aumentar o engajamento dos pacientes.

Além disso, é muito fácil executar essa estratégia de relacionamento! Basta habilitar o envio no sistema médico e as mensagens serão enviadas automaticamente no dia do aniversário dos seus pacientes.

Facilite o agendamento de consultas

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Não adianta muito você apostar em um atendimento humanizado, oferecer serviços diferenciados e manter diversos canais de comunicação se você não der a devida atenção ao agendamento de consultas, não é verdade? 

Automatizar o processo de agendamento de consultas permite que sua clínica seja muito mais produtiva e organizada. 

Os profissionais da sua recepção podem focar no atendimento presencial e na satisfação dos pacientes, melhorando a reputação da sua clínica e atraindo mais pacientes enquanto os fideliza.

Ao optar por uma opção de agendamento online, além da facilidade de não precisar atender telefonemas durante todo o dia, o paciente pode marcar sua consulta de qualquer lugar, a qualquer hora.

Os sistemas de agendamento de consultas geralmente permitem uma personalização da agenda médica, oferecendo cores personalizáveis para cada procedimento, por exemplo.

Com essa personalização, fica fácil se preparar para cada consulta de maneira eficiente, principalmente se a agenda oferece uma funcionalidade como o multiprocedimentos, que permite a marcação de vários procedimentos em uma única consulta.

Proporcione uma boa experiência no ambiente de espera

Desde o agendamento da consulta, que é feito pela recepcionista, até a primeira impressão ao entrar no consultório, todos os detalhes do contato inicial devem ser pensados e preparados para encantar o paciente

Para além do atendimento das recepcionistas, também é fundamental oferecer um ambiente físico agradável e acolhedor na recepção.  

Uma boa estrutura faz toda diferença na recepção clínica, ou seja, ter um espaço amplo com cadeiras que acomodam a demanda de pacientes, sem que alguém precise esperar em pé por atendimento

Entre tantas outras possibilidades, é essencial que a recepcionista da clínica seja gentil, simpática e atenciosa com os pacientes. Ela deve ser capaz de solucionar dúvidas e fazer o possível para encontrar soluções para imprevistos e problemas.

Envie lembretes de consultas

Enviar lembretes de consultas diminui bastante a porcentagem de pacientes que faltam na consulta, seja porque marcaram outro compromisso, esqueceram ou porque não puderam comparecer.

No iClinic, eles são enviados no dia anterior à consulta via SMS e e-mail de forma automática. Eles também podem ser enviados por meio do WhatsApp em poucos cliques dentro da agenda.

Assim que os pacientes recebem os lembretes, eles respondem “sim” ou “não”, e os status dos agendamentos mudam para “cancelado/confirmado pelo paciente” instantaneamente, de acordo com a resposta.

Essa é a tática mais efetiva para confirmar consultas, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, após confirmar consulta por SMS, apenas 4% dos pacientes não compareceram ao consultório. 

Já entre os pacientes que recebiam a ligação telefônica da secretária, 9,4% faltavam. Dos pacientes que não eram lembrados da consulta, 10,5% faltavam.

Como um software médico ajuda na conquista e fidelização de pacientes?

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O uso de um software médico ajuda o profissional a organizar a gestão, desafogar a recepção e otimizar o atendimento.

Essas ações em conjunto impactam na produtividade da equipe, que acaba focando o tempo em atividades mais importantes para o resultado do consultório.

Projetado e desenvolvido especialmente para a área da saúde, softwares para gestão de clínicas oferecem soluções de forma simplificada, econômica e eficiente.

O iClinic, por exemplo, possui uma variedade de funcionalidades, como:

  • Painel que gera dados automáticos sobre seu negócio, como pacientes agendados e atendidos em um determinado período, e duração média dos seus atendimentos;
  • Agenda médica com cores personalizadas para cada procedimento, visualização por dia ou semana, lista de espera e lista de pacientes do dia. A agenda médica do iClinic proporciona uma ótima organização dos seus atendimentos, o que afeta diretamente a experiência do paciente com o seu serviço médico;
  • Lembretes e confirmações de consultas automáticas, fazendo com que os pacientes não esqueçam das datas e horários das consultas ou procedimentos marcados. Com a confirmação da consulta, você consegue reduzir as faltas dos pacientes e ter uma agenda mais organizada;
  • Agendamento online, uma agenda disponível 24 horas no AgendarConsulta ou no seu próprio site, para que seus pacientes marquem atendimentos de qualquer lugar, e a qualquer hora;
  • Prontuário eletrônico personalizável, que centraliza todas as informações dos pacientes em um único local, e permite que você salve modelos de receitas, documentos e atestados;
  • Teleconsulta com integração ao prontuário eletrônico e termo de consentimento para pacientes;
  • Prescrição eletrônica integrada ao iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio por WhatsApp;
  • Relatórios e gráficos automáticos com dados fundamentais como faltas por paciente, pacientes para retorno, repasse por profissionais, entre outros;
  • E-mail marketing que permite o envio de mensagens automáticas e personalizadas para seus pacientes, no período que você desejar.

Conclusão

Atrair e conquistar pacientes para a sua clínica médica é essencial para que você mantenha os serviços em dia e com a receita necessária para o bom funcionamento da sua empresa.

Existem diversas estratégias para atrair mais pacientes para sua clínica médica e saber como usar é o que trará resultados. 

A partir de uma forte presença digital e da implantação das funcionalidades disponíveis em um software médico, é possível atrair e conquistar pacientes mais facilmente!

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