Como criar um relacionamento com seus pacientes no pós-consulta?

Como criar relacionamento com seus pacientes pós-consulta?

Principais tópicos

O sucesso de uma clínica está muitas vezes ligado ao bom relacionamento com os seus pacientes. Para fidelizar esses pacientes, é necessário um cuidado especial também com o momento pós-consulta.

É por isso que muitos consultórios e clínicas hoje estão investindo em estratégias que fortalecem a relação com seus pacientes após o primeiro atendimento.

A manutenção desse contato é fundamental para que você os mantenha sempre por perto, quando precisarem. Afinal, é no pós-consulta que o paciente tem a chance de decidir  se segue ou não o tratamento na sua clínica ouse confia no médico de verdade para indicá-lo a outras pessoas.

Quer saber como isso é possível? Veja essas dicas:

1. Tenha um cadastro completo de pacientes

A dica básica é construir um bom banco de dados dos seus pacientes. E isso vai além do simples cadastro com nome, endereço e telefone de contato. Essa relação de informações deve conter também detalhes de atendimentos anteriores, andamento dos tratamentos, preferências e hábitos de cada pessoa.

Com esses dados, você consegue ter um histórico completo do seu paciente e saberá atendê-lo com maior atenção. Essas informações específicas ajudam a personalizar o atendimento, inclusive, mostrando para ele que você realmente está cuidando de perto da sua saúde.

Um dica importante é usar um prontuário com o máximo de informações que você precisa de seus pacientes, tudo personalizado por você de acordo com a sua especialidade. Um maneira simples e já bastante utilizada é o prontuário eletrônico integrado a algum sistema médico. Mas saiba aqui, antes de decidir pela contratação, o que um prontuário eletrônico de qualidade precisa ter.

2. Construa um alto padrão de atendimento

Por falar em atendimento, é neste momento que você consegue conquistar e encantar seu paciente. E não estamos falando só do contato inicial, mas também do pós-atendimento, que requer uma atenção maior — contatos frequentes por e-mail e outras maneiras de abordar o paciente no tempo entre a primeira consulta e o retorno. Crie, então, um padrão de qualidade em todas as etapas de relacionamento com o seu paciente. Assim, ele terá a confiança necessária para retornar, se necessário.

3. Realize pesquisas de satisfação

Para saber se tudo está funcionando, é bom também ouvir o outro lado: neste caso, os seus pacientes. Para isso, é interessante realizar pesquisas de satisfação, que vão fornecer dados importantes e úteis para a melhoria de sua clínica e de seus métodos de abordagem, por exemplo.

Nessas pesquisas, você receberá não só elogios, como também críticas e sugestões, que podem ser usadas como ingredientes para otimizar o seu trabalho. Essa atitude também demonstra para o paciente que você se importa com o que ele pensa.

Não deixe de considerar a atuação da secretária na satisfação de seus pacientes, afinal ela é o cartão de visita de sua clínica e o primeiro contato que o seu paciente terá com seu consultório.

eBook Grátis: Aumente a fidelização dos seus pacientes com essas 15 dicas. Clique aqui e baixe agora!

4. Ofereça conteúdo de qualidade

Outra forma de manter um bom relacionamento pós-consulta com os seus pacientes é oferecendo  informações valiosas com certa periodicidade. Você pode fazer isso utilizando a tecnologia e as mídias digitais, por exemplo, para enviar conteúdos relevantes e de qualidade por e-mail com o uso de newsletters.

Você também pode convidar os pacientes para palestras e outros eventos periódicos sobre prevenção e manutenção da saúde e demais assuntos relacionados. Atente-se sempre para que os assuntos sejam do interesse específico de cada paciente!

5. Parabens aos pacientes aniversariantes

Atitudes simples conseguem criar e fortalecer o relacionamento pós-consulta com os seus pacientes.

Uma pesquisa mostra que os emails de aniversário tem em média 300% mais abertura do que os emails comuns. Ou seja, é uma grande oportunidade para você se relacionar com seus pacientes e posicionar sua marca.

Essa estratégia de envio de emails para os aniversariantes tem um grande potencial de aumentar o engajamento dos pacientes.

Além disso, é muito fácil executar essa estratégia de relacionamento! Basta habilitar o envio no sistema e as mensagens serão enviadas automaticamente no dia do aniversário dos seus pacientes.

Quer saber mais como um sistema faz isso automaticamente? Aqui a gente explica.

Quer fazer aquela apuração completa dos resultados da sua clínica desde a gestão até o atendimento com o paciente? Baixe nosso e-Book Como Medir o Sucesso da Sua Clínica e aplica todas métricas de avaliação.

Baixe grátis: eBook sobre como medir o sucesso da sua clínica

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online