fidelizar os pacientes da clínica

4 passos para fidelizar os pacientes da sua clínica

Hoje em dia, com tantas opções de profissionais, especialmente os que estão conveniados a planos de saúde, torna-se cada mais necessário criar estratégias para fidelizar os pacientes da sua clínica.

Existe uma série de ações que você pode tomar e que trarão o resultado desejado.

Se essa é sua necessidade, acompanhe nesse post o porque e como fazer para conquistar pacientes fiéis a sua clínica.

Porque fidelizar os pacientes da sua clínica?

Você sabia que fidelizar seus pacientes atuais é muito mais barato do que conquistar novos?

Uma das estratégias de marketing mais eficiente que pode ser feita é de graça: o testemunho positivo de seus pacientes.

Principalmente em um momento em que a sociedade se torna cada vez mais vulnerável às manifestações em mídias sociais, que podem ser viralizadas em segundos.

Além disso, os pacientes fiéis tendem a consumir mais e a fazer tratamentos com investimentos maiores, pois sentem-se seguros e confiantes. Vamos então falar de estratégias simples e que podem ajudá-lo com essa questão:

1. Atendimento

O primeiro passo para que um paciente deseje voltar á sua clínica, é o atendimento que ele recebe enquanto está lá, não só do profissional com quem ele marcou horário, mas também das recepcionistas, equipe de enfermagem, se houver, ou de auxiliares de sala.

O paciente precisa sentir-se acolhido e especial desde o primeiro contato.

Na hora de agendar a consulta é importante que você tenha o máximo possível de horários em sua agenda, outra coisa que pode ajudar é contratar profissionais de sua total confiança e que possam compartilhar agenda, atender os casos mais urgentes e liberar alguns encaixes se você não puder atender.

Assim, os pacientes sentirão que vocês, da clínica, se importam com ele e se preocupam com seu bem-estar.

Torne-se disponível para responder dúvidas por e-mail e whatsapp, muitas vezes os pacientes se sentem frustrados por ter dúvidas sobre um tratamento e terem que esperar até a próxima consulta, nesse meio tempo, eles podem desistir de realizar os procedimentos sugeridos por você.

Se possível, utilize em seu sistema de cadastro com fotos dos pacientes, assim pode olhar quem é a pessoa antes de chamá-lo para atendimento e nesse momento, buscá-lo na sala de espera, aproximando-se e já se apresentando e o convidando para que ele o acompanhe até o consultório.

Dessa forma é possível fazer um atendimento muito mais próximo e com certeza o paciente se sentirá especial.

2. Ambiente

A sala de espera de seu consultório é um cartão de visitas. É ali onde começam a primeiras impressões do que está por vir.

Consultórios médicos e odontológicos muitas vezes podem ser lugares em que as pessoas ficam tensas e, nessa hora, é preciso trabalhar para que a pessoa se acalme, sinta-se bem e não perceba o tempo de espera.

O design e como você trabalha a ambientação da sua sala de espera são pontos importantíssimos para colaborar com essas sensações.

Uma opção bastante interessante para dar a sua recepção uma atmosfera agradável é utilizar uma rádio personalizada com músicas que acalmem seus pacientes e anúncios que comuniquem de maneira sutil, seus diferenciais, falaremos mais disso a seguir.

  fidelizar os pacientes da clinica

3. Comunicação

Quantas vezes seus pacientes já buscaram um outro lugar para realizar um procedimento que você oferece em sua clínica?

Acontece que muitas vezes as pessoas não sabem de todas as especialidades e tratamentos que você oferece.

Nesse caso, é de extrema importância que você comunique seu público sobre seus diferenciais, para tal você deve usar não só seu site e suas redes sociais, mas também é muito importante aproveitar o tempo que o paciente está na sua sala de espera.

Você pode criar anúncios sutis para uma rádio personalizada da clínica, por exemplo.

Dessa forma, você não depende que os pacientes leiam  impressos deixados na recepção e nem que ele vá procurar seus diferenciais na internet.

Ele simplesmente ouve enquanto está ali, assim você aproveita um momento que o paciente já está conectado com o serviço e especialidade que você oferece, isso pode inclusive despertar a curiosidade antes da consulta e já deixá-lo de mente aberta para quando você oferecer algum dos procedimentos, tratamentos ou especialidade que também já foi anunciado em sua rádio.

 redes sociais para medicos e profissionais da saude

4. Música

A sala de espera de um consultório é um lugar mítico, é nela que se tem a primeira impressão sobre o profissional que vai nos atender.

Se passaremos algum tempo neste ambiente temos de ter certeza que ele foi preparado para nos acolher da maneira mais confortável possível, no caso de dentistas esta espera pode ser tensa e a atmosfera deve ser composta para dar ao paciente o máximo de calma e descontração, a música entra como um fator determinante neste quesito.

Sabemos que a música tem o poder de relaxar e transportar. Como uma importante ferramenta sensorial, a seleção musical do consultório tem de ser direcionada para um momento de tranquilidade, de pausa e porque não de entretenimento.

É por estas razões que a seleção musical que toca neste ambiente pode fazer uma grande diferença no atendimento, fazendo os pacientes se descontraírem antes da consulta e também dizendo algo sobre o profissional que teve mais esta atenção dispensada a seus pacientes.

As músicas de sala de espera (e seu conceito) evoluíram da simples “música de elevador” onde os pacientes eram jogados em um mar sonoro maçante e impessoal a conceitos mais polidos, realmente preocupados com o ser humano e seu melhor aproveitamento no espaço.

Música com significado e programação musical com um propósito distinto: o de comunicar algo e causar uma determinada sensação.

 4 passos para fidelizar os pacientes da sua clínica ou consultorio

Conclusão

Se você quer pacientes mais fiéis e que tragam cada vez mais resultados e indicações para sua clínica, você precisa tratá-los bem, fazer com que eles confiem na sua clínica.

Deixar o ambiente agradável, mantê-lo bem informado sobre seus diferenciais e cuidar da atmosfera da sua clínica com uma música que envolva e conforte seus pacientes.

Sobre o Autor:

Alexandre Casanova é empreendedor, músico e especialista em marketing. É CEO e fundador da ListenX, do RadioAcademia e do Atmosfera, serviços que utilizam música e comunicação para ajudar empresas a surpreender e fidelizar clientes.

Quer saber mais como a música certa e a comunicação adequada podem ajudar a encantar e fidelizar seus pacientes?

Conheça e experimente grátis o Atmosfera!
Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus