Aprenda a reter e fidelizar pacientes na sua clínica médica com 15 técnicas!

fidelizar pacientes medica e paciente

Principais tópicos

Reter e fidelizar pacientes é um processo essencial para clínicas médicas, porque pacientes satisfeitos e fidelizados indicam a clínica para mais pessoas e geram credibilidade nos seus serviços.

Para obter uma clínica de sucesso e poder atender seus pacientes da melhor forma, investir no processo de fidelização é essencial, afinal, você apenas consegue oferecer o melhor tratamento se eles retornarem para o seu estabelecimento.

Cada vez mais os profissionais da área da saúde precisam saber se destacar e fidelizar pacientes para não serem “engolidos” pelo mercado da saúde.

Pensando em ajudar nesse processo, separamos essas 15 dicas incríveis para te ajudar a fidelizar pacientes na sua clínica. Continue a leitura e descubra!

Qual a importância de fidelizar pacientes?

fidelizar pacientes jaleco medico

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing, fidelizar é de 5 a 7 vezes mais barato do que investir na atração de novos clientes.

Em um mundo onde seus concorrentes estão a apenas um clique de distância, a lealdade do paciente é uma das melhores formas de atrair e fidelizar novos pacientes. 

Além de ser um passo fundamental para garantir o funcionamento do seu consultório, e ajudar na divulgação do seu serviço médico, investir no processo de fidelização também melhora sua relação com os pacientes.

Hoje em dia, as pessoas buscam atendimento de qualidade, principalmente quando o assunto é saúde. Se sua clínica já oferece isso, saiba que você está no caminho certo para fidelizar seus pacientes.

Atrair pacientes é um processo importante, principalmente quando você está começando no mercado. Porém, ao longo do tempo, manter seus pacientes se torna fundamental, porque mostra a qualidade do seu serviço

Além disso, uma das melhores estratégias de marketing é o marketing boca a boca, que é realizado gratuitamente pelos seus pacientes. Essa estratégia nada mais é do que os comentários positivos feitos voluntariamente sobre seu serviço.

A jornada do paciente no consultório médico

A jornada do paciente no seu consultório, diferente do que muitos pensam, não começa apenas quando alguém chega ao consultório. Essa jornada começa muito antes, quando uma pessoa decide marcar uma consulta e começa a procurar na internet por um profissional.

Para entender melhor como essa jornada funciona na prática, montamos como seria o passo a passo do caminho que é percorrido pelos seus pacientes.

  1. O cliente decide marcar uma consulta
  2. O cliente realiza o agendamento da consulta;
  3. O cliente chega no consultório;
  4. O paciente entra na sala de atendimento;
  5. Contato pós-consulta com o paciente.

Em casos de consultas a distância, as etapas de chegar no consultório e entrar na sala de atendimento são substituídas pelo momento de início da Teleconsulta.

É importante que a clínica não só ofereça um bom atendimento médico, mas entregue ao seu cliente conforto, um ambiente agradável, um atendimento humanizado e qualidade no atendimento como um todo

Por exemplo, uma ótima estratégia para conquistar clientes é investir na presença digital do seu serviço médico, principalmente quando falamos de redes sociais, site e até mesmo um blog. 

Se o seu consultório apenas agenda a consulta por meio da recepcionista, isso significa que o cliente deve ligar e esperar para conseguir ser atendido. Em um mundo tão tecnológico como o nosso, as pessoas têm cada vez menos paciência para esperar no telefone. 

O ideal seria disponibilizar um serviço de agendamento online, que permite um agendamento 24 horas por dia e de qualquer lugar, tornando esse processo extremamente ágil e prático. 

O momento pós-consulta é fundamental para os médicos que desejam fidelizar seus pacientes, afinal, um motivo muito recorrente para os pacientes não voltarem aos consultórios é o esquecimento. 

Na hora de enviar algum tipo de comunicação para seu paciente, seja por uma mensagem ou e-mail marketing, lembre-se de usar uma linguagem mais informal, com o objetivo de tornar o relacionamento mais íntimo. 

15 estratégias para fidelizar os pacientes na clínica

fidelizar pacientes visita medica

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não existe uma receita que garanta 100% a fidelização de pacientes. Esse processo precisa ser bem planejado e desenvolvido exclusivamente para seus pacientes e o seu público-alvo.

Porém, existem algumas práticas básicas que toda clínica que possui esse objetivo deve colocar em prática.

Confira a seguir quais são as 15 técnicas que você não deve deixar de lado no processo de fidelização de seus pacientes.

1. Inove nas formas de atendimento

Como seu paciente é atendido no consultório?

Quando falamos de inovar as formas de atendimento, não estamos falando exclusivamente do atendimento médico oferecido durante a consulta.

O primeiro atendimento que seu paciente recebe acontece na recepção do seu consultório, seja por conta de um retorno ou de uma primeira consulta ao seu serviço médico.

Por isso, é importante oferecer um atendimento diferenciado em todos os pontos de contato que o paciente possui com a marca do seu serviço médico, seja pessoalmente na recepção, por ligação, ou até mesmo por meio do agendamento online.

O agendamento online permite que seus pacientes agendem consultas a qualquer hora, em qualquer lugar, sem precisar de um contato direto com o consultório.

Um ótimo diferencial para quem procura praticidade na hora de agendar uma consulta, não acha?

2. Envie lembretes de consulta

Para aumentar a fidelização, um bom primeiro passo é reduzir a taxa de absenteísmo do consultório.

Que tal reduzir em até 30% as faltas do seu consultório?

Enviar lembretes de consulta é uma ótima estratégia para mostrar que você realmente se importa com seus pacientes, além disso, ajuda a reduzir a taxa de absenteísmo do seu consultório.

Você ainda consegue otimizar todo esse processo, ao utilizar um sistema que disponibiliza confirmações de consultas por SMS e e-mail de forma automática.

3. Defina o tempo médio por procedimento

Você sabe quanto tempo cada procedimento costuma levar nos seus atendimentos?

Para obter uma organização melhor da sua rotina, calcular quanto tempo os procedimentos, ou cada consulta costuma levar é essencial. Com essa informação, você pode definir um intervalo de tempo seguro entre um atendimento e outro.

Dessa forma, você diminui o tempo de espera que os pacientes costumam enfrentar por conta de  atrasos ou mal planejamento da rotina.

Além disso, também é possível calcular quantos pacientes por dia você consegue atender, dessa forma, quando sua agenda estiver cheia, você pode separar todos os materiais necessários no dia anterior e se preparar melhor.

4. Não deixe o paciente esperando por muito tempo

Seu paciente passa mais tempo na sala de espera do que na consulta?

Uma situação muito comum na maioria das clínicas e consultórios médicos é uma sala de espera cheia, com pacientes que ficam mais tempo aguardando, do que no atendimento em si.

Normalmente, ficar esperando só torna os pacientes ainda mais ansiosos. Muitos podem estar passando por situações estressantes ou com algum tipo de dor, o que pode tornar a experiência no seu consultório um pouco desconfortável.

Com a ajuda da dica do tópico acima, você pode ter um controle maior em relação ao tempo que cada consulta irá durar, evitando esses atrasos.

5. Crie um ambiente agradável na clínica

Seus pacientes se sentem confortáveis no seu consultório?

Investir em uma boa decoração e um ambiente confortável não é apenas questão de estética.

O ambiente do seu consultório é um processo importante na construção de uma marca forte para o seu negócio, além disso ajuda a fidelizar seus pacientes.

Imagine a seguinte situação: a recepção do seu consultório não possui móveis confortáveis, ar condicionado, e as recepcionistas estão sempre ocupadas demais para recepcionar os pacientes.

Não é um local muito agradável, certo? Será que seus pacientes sentirão vontade de voltar para o seu consultório?

Pensando nesses aspectos, lembre-se de criar um ambiente agradável para seus pacientes, e entregue uma experiência incrível durante toda a jornada do paciente em seu consultório.

6. Capacite sua equipe

Seus funcionários estão preparados para enfrentar os diversos tipos de complicações de uma clínica?

Apenas contratar bons funcionários não basta para garantir que sua equipe esteja preparada para realmente trabalhar em um consultório médico, atendendo seus pacientes da melhor forma.

É preciso investir em uma capacitação, seja por meio de um treinamento próprio, ou através de cursos e materiais educativos.

Lembre-se de sempre levar em consideração as características necessárias que um funcionário ideal deve ter para trabalhar em seu consultório, como simpatia, boa oratória, conhecimento de informática básica, entre outros.

7. Monte uma estratégia de marketing e comunicação

fidelizar pacientes doutor no telefone

Você sabe quais são os melhores canais para se comunicar com seus pacientes?

Hoje em dia, independentemente do tipo de serviço ou produto que você oferece, para conseguir ser uma verdadeira referência é preciso estar presente no mundo digital.

Afinal, assim como a maioria das pessoas, seus pacientes também procuram no Google os melhores serviços, principalmente quando se trata da própria saúde.

Se você não é encontrado facilmente pelo Google, provavelmente você está perdendo uma quantidade enorme de pacientes, que poderiam conhecer seu serviço médico por meio de uma boa divulgação.

Pensando nisso, considere elaborar uma estratégia de marketing e comunicação focada em mídias digitais, sempre considerando as características do perfil dos seus pacientes.

8. Prepare-se para cada consulta

Você possui informações relevantes do seu paciente mesmo antes dele entrar na sala de atendimento?

Apesar de ser algo pequeno, normalmente são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, principalmente quando falamos de entregar um atendimento humanizado.

Saber o nome dos seus pacientes mesmo antes de começar a primeira consulta, é um sinal de que você teve um preparo antes de recepcioná-lo de fato, mostrando mais um diferencial do seu serviço médico.

Se o paciente está retornando de um atendimento, retomar pontos de outra consulta também é uma ótima estratégia, perguntando como estão os familiares, se o paciente conseguiu seguir as orientações sem dificuldades, entre outros.

Para garantir que perguntas repetidas não serão feitas para seus pacientes, lembre-se de alinhar com sua recepcionista quais perguntas já foram feitas durante o cadastro, ou conte com um sistema integrado que registre o histórico completo dos seus pacientes.

9. Seja cordial com o paciente

Durante todo o atendimento no consultório, seu paciente é tratado de forma gentil e humanizada?

O momento do atendimento em um consultório médico normalmente é estressante para o paciente, que provavelmente está com alguma preocupação ou dor.

Por isso, é importante garantir que ele receba um tratamento humanizado durante todos os pontos de contato com o consultório, seja na recepção, durante a sua consulta e até mesmo após a consulta.

É importante reforçar que o atendimento não termina quando você finaliza a consulta com seu paciente. O atendimento finaliza quando seu paciente recebe alta.

10. Utilize a tecnologia no seu atendimento

fidelizar pacientes medico consulta online

Seu objetivo é ter um consultório modernizado?

Cada vez mais a tecnologia se torna presente nas nossas vidas, incluindo na dos seus pacientes. Ter um consultório modernizado é um ótimo diferencial para aqueles que desejam investir no processo de fidelização.

Os avanços da tecnologia proporcionam um aumento na qualidade do atendimento, principalmente quando falamos de um software médico, um sistema na nuvem que otimiza processos e te entrega mais tempo para focar nos seus pacientes.

Um exemplo prático de como um software médico pode te ajudar a oferecer uma experiência melhor para seus pacientes, é a funcionalidade de confirmações de consulta por WhatsApp, SMS e e-mail.

As confirmações de consulta em softwares médicos eficientes funcionam de maneira automática. 

Assim, o tempo que antes era perdido para confirmar manualmente cada consulta, pode ser focado em recepcionar da melhor forma os pacientes que chegam no consultório.

11. Flexibilize as formas de pagamento

Seu consultório disponibiliza diferentes formas de pagamento?

A maioria dos profissionais preferem a garantia do dinheiro na mão, ou seja, pagamento na hora em dinheiro ou no débito.

Apesar dessas formas de pagamento garantirem que você realmente esteja recebendo pela consulta, flexibilizar esse processo no consultório pode ser um ponto-chave para fidelizar pacientes, principalmente se você pretende atrair mais pacientes particulares.

Hoje em dia é muito comum pagarmos serviços com o cartão de crédito, boletos e carnês, e muitas pessoas precisam de um serviço médico de qualidade, mas não podem pagar por tudo exatamente na hora.

Considere oferecer diferentes formas de pagamento no seu negócio. Dessa forma, além de garantir um atendimento excelente, você também estará oferecendo praticidade em outros processos.

12. Promova workshops, lives e vídeos

Já pensou em realizar workshops para seus pacientes?

Não é todo profissional da saúde que promove workshops, lives e vídeos para seus pacientes, afinal, com a rotina agitada de ser um médico empreendedor, não sobra muito tempo para focar em outras atividades.

Porém, pensar em promover esses tipos de ações é uma ótima chamada para mostrar que você é de fato uma autoridade no assunto, além de criar um vínculo mais próximo com seus pacientes.

Pense em algum tema que seja de interesse dos seus pacientes, e faça uma pesquisa se eles teriam interesse em participar de alguma palestra ou roda de conversa sobre o assunto.

13. Envie mensagens para seus pacientes

Você mantém contato com seus pacientes no pós-consulta?

Quando falamos de enviar mensagens para seus pacientes, não estamos falando apenas de confirmar as consultas marcadas, na verdade, vai muito além disso.

Enviar mensagens como e-mail de aniversariante, ou um fluxo de e-mails com recomendações sobre o procedimento que o paciente realizou, são comunicações que ajudam a mostrar para seus pacientes que você é um médico atencioso, e não se esqueceu deles.

Hoje em dia há diversas ferramentas voltadas para marketing e fidelização, que otimizam esse processo de envio de mensagens, muitas vezes um próprio software médico já disponibiliza essa funcionalidade.

14. Aplique um questionário de satisfação e NPS

Você sabe se seus pacientes estão realmente satisfeitos com o seu consultório e atendimento?

Para saber como foi a experiência dos seus pacientes no consultório, é preciso realizar questionários de satisfação, ou pesquisa de NPS.

Mesmo que você pergunte pessoalmente, há uma chance do paciente não se sentir confortável para comentar tudo o que pensa, por isso, um questionário anônimo pode ser mais efetivo.

Você pode criar um questionário anônimo através do Google Forms, e uma ferramenta interessante de avaliação é o NPS (Net Promoter Score), onde seu paciente avalia a experiência em uma escala de satisfação, normalmente de 0 a 10.

Pergunte aspectos como o que eles acharam do atendimento da recepção, da estrutura do consultório, e deixe um espaço aberto para críticas e sugestões.

Assim, você consegue saber mais facilmente pontos de melhoria e fidelizar ainda mais pacientes.

Quer aplicar essa pesquisa na sua clínica? Baixe nossa planilha gratuita e aplique agora mesmo a pesquisa de NPS na sua clínica.

15. Não deixe que o paciente esqueça sua clínica

Muitos pacientes já foram atendidos no seu consultório e nunca mais retornaram?

Os pacientes que nunca mais voltam no seu consultório, não necessariamente tiveram uma experiência ruim, mas simplesmente se esquecem com o passar do tempo.

Para evitar que isso aconteça com frequência, é importante pensar em estratégias para garantir que você não seja esquecido pelos seus pacientes.

Você pode usar um fluxo de e-mail anual para lembrar seus pacientes para retornarem na clínica, ou enviar uma mensagem para seus pacientes em datas comemorativas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Natal, férias, entre outros.

Dessa forma, você mantém o contato com esses pacientes ao longo do ano, ajuda a lembrá-lo da sua clínica e de seu atendimento.

Dicas de fidelização de pacientes em algumas especialidades

fidelizar pacientes consulta

Fidelização de pacientes na dermatologia

Fidelizar pacientes na dermatologia é um processo que exige trazer o acolhimento para a consulta, transmitir confiança, gerar identificação com o paciente e ser verdadeiro. 

Pois, muitos problemas dermatológicos geram baixa auto estima e problemas psicológicos nos pacientes. 

Confira abaixo ensinamentos para fidelizar pacientes na dermatologia:

  • Faça o paciente se sentir acolhido: muitas vezes os pacientes quando procuram um médico já estão fragilizados e por isso, precisam se sentir acolhidos e não julgados. Afinal, não cabe ao médico julgar um paciente e sim buscar uma alternativa de tratamento;
  • Realize um exame físico dermatológico completo: outro ponto primordial, e que tem sido deixado de lado pelo que ouço de meus pacientes, é a importância de um exame físico dermatológico bem-feito. Por exemplo, examine todo o corpo do paciente e não apenas a área que possui algum problema dermatológico;
  • Transmita confiança: tenha humildade e calma para dizer que não tem certeza de algo, mas que irá avaliar com mais calma, discutir com colegas, pois esse gesto passa confiança ao paciente e mostra que você está interessado em oferecer o melhor tratamento;
  • Gere identificação por meio da conversa: converse com seu paciente de maneira que ele se sinta livre para trazer as dúvidas que considera mais tolas para você. Quando o paciente te enxerga como uma pessoa como ele, essa proximidade gera identificação. E identificação gera confiança.
  • Evite a mercantilização do paciente: deixe claro que você prioriza a saúde do paciente e não apenas a realização de procedimentos estéticos;
  • Tenha um canal de comunicação aberto para os pacientes: coloque-se à disposição para eventuais dúvidas que possam surgir. Deixe claro ao seu paciente que ele pode e deve entrar em contato com você em caso de dúvidas;
  • Seja verdadeiro: nunca omita informações do paciente, por exemplo, caso o tratamento não saia 100% como esperado ou o tratamento demore mais que o previsto o paciente tem direito de saber e entender sobre seu tratamento.

Fidelização de pacientes na endocrinologia

Para se diferenciar no mercado de trabalho, é fundamental saber como fidelizar pacientes em endocrinologia, uma área médica essencialmente clínica. 

Uma das vantagens da especialidade é a alta demanda, que atua em diversos problemas como diabetes, obesidade e hipotireoidismo, grande parte dos casos crônicos e de acompanhamento regular. 

O endocrinologista, portanto, tem que ser bom de consultório e bom em relacionamento humano. Os principais diferenciais para fidelizar pacientes em Endocrinologia são:

Conhecimento técnico: sem uma boa formação, o médico não consegue passar uma imagem profissional e se destacar no mercado. 

Ética: em qualquer nível de relacionamento humano e profissional, a honestidade, a transparência e a imparcialidade são características marcantes. 

Empatia: como a maioria dos pacientes têm doenças crônicas que requerem acompanhamento periódico, o médico precisa ser empático e criar uma relação mais próxima com o paciente. Por exemplo, saber o que ele busca, o que o motiva, quais as expectativas, qual sua condição financeira e emocional. 

Asseio: esse tópico abrange desde a organização da clínica (secretária, sala de espera, consultório), até a organização pessoal (estar bem vestido, com boa apresentação e postura, cordialidade, pontualidade). 

Disponibilidade: como mencionado anteriormente, o endocrinologista é médico de doenças crônicas. Essa disponibilidade não precisa ser para todos os pacientes, e vale combinar algumas regras nas formas de contato, como qual meio de contato ou horário de preferência. 

Presença Digital: ter um site próprio, gerar conteúdo de valor via blog, revistas ou redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn), e e-mail marketing, são fundamentais para fidelizar pacientes. Pois, essa estratégia mostra que o médico é uma referência da área e aumenta o nível de confiança nesse profissional. 

Como fidelizar pacientes no digital?

fidelizar pacientes telemedicina

O paciente digital é empoderado e busca um tratamento único, e para isso, deseja ter o apoio de um profissional modernizado que acompanhe as inovações tecnológicas da área da saúde. 

Por isso, confira abaixo 8 dicas para te ajudar a fidelizar pacientes no digital: 

  1. Conheça seus pacientes

Quais são os canais de comunicação que seus pacientes acessam todo dia? Eles preferem ler artigos, ou assistir vídeos no Youtube? Uma vez que você conhece seus pacientes, o contato com eles se torna mais fácil e simples. 

  1. Treine a sua equipe 

É fundamental que todos os funcionários da sua clínica entendam a importância da jornada do paciente, e como cada um pode impactar positivamente durante esse processo.

  1. Busque avaliações dos pacientes

Quantas vezes seus pacientes receberam uma pesquisa de satisfação após serem atendidos por um profissional de saúde?

Com um Google Forms, você consegue criar uma pesquisa de NPS em poucos minutos, e entender quais são os pontos de melhoria do seu atendimento.

A pesquisa de NPS permite que você calcule o nível de satisfação dos seus pacientes com a seguinte pergunta: de 0 a 10, quanto você indicaria meu serviço para seus colegas e familiares?

  1. Ofereça uma experiência personalizada

Seus pacientes sentem que seu atendimento é único? Seu consultório está sempre organizado para recebê-los da melhor forma? Seu consultório ainda utiliza documentos como prontuários e agendas no papel. 

Com um prontuário eletrônico personalizável, você consegue mais tempo para conversar com seu paciente, a evolução do tratamento se torna completamente visual e os dados são armazenados com segurança.

  1. Tenha uma ótima gestão do consultório

Para evitar erros comuns, é essencial que você se especialize em assuntos como gestão médica, empreendedorismo, finanças, e conte com um software de gestão para clínicas e consultórios.

Com a ajuda de um software médico na nuvem, você consegue centralizar seus dados, acessá-los de qualquer lugar, e ter funcionalidades como prontuário, prescrição, agenda online, entre outras.

  1. Melhore os agendamentos de consultas

fidelizar pacientes medico examinando paciente

Quanto tempo seus pacientes demoram para agendar uma consulta? 

Se o tempo for longo, saiba que uma plataforma de agendamento online como o AgendarConsulta, permite que seus pacientes marquem atendimentos 24 horas por dia, em qualquer horário.

Garantir que seus pacientes não tenham dificuldades na hora de agendar horários é essencial para a saúde financeira do seu consultório, e para assegurar uma boa experiência.

  1. Invista no marketing digital

Com estratégias como presença nas redes sociais, e-mail marketing, e produção de vídeos para o Youtube, você consegue criar conteúdos educativos e se tornar uma verdadeira referência no mercado. 

Além de ajudar na fidelização, pois seus pacientes irão ter contato com sua marca por meio dos seus conteúdos, você também aumenta sua presença online e atrai mais pacientes. 

  1. Trabalhe o pós-consulta

Você consegue manter contato com os pacientes que já foram atendidos?

Com uma plataforma de e-mail marketing exclusiva para médicos, por exemplo, você envia mensagens automáticas e tem a oportunidade de conversar novamente com seus pacientes.

O papel das redes sociais na retenção e fidelização de pacientes 

A área da saúde é bastante ampla, possibilitando diversas abordagens de conteúdo na gestão de redes sociais.

Clínicas médicas podem investir em posts focados em dicas para uma vida mais saudável, explicar doenças e termos mais complexos, contar novidades da área e explicar alguns tratamentos mais simples.

Este tipo de informação é bem popular no Facebook, podendo receber um bom número de compartilhamentos.

Visibilidade extra para a sua clínica pode significar mais pacientes. Para isso, é importante se certificar de planejar posts que possuam links para uma página de marcação de consultas ou mesmo um telefone de contato.

Como aumentar a fidelização e satisfação de pacientes com um sistema médico?

fidelizar pacientes atendimento medico

Para fidelizar pacientes não basta apenas oferecer um atendimento excelente durante a consulta.

Toda a experiência do paciente com seu consultório precisa ser positiva, e isso inclui processos como agendamento de consultas, garantia de segurança das informações e uma recepção agradável.

Saiba como um sistema médico ajuda em todas essas áreas e facilita tanto a sua rotina, quanto a dos seus pacientes:

Mais acessibilidade: cada vez mais as pessoas, incluindo seus pacientes, querem acesso à informações de forma rápida e prática, sem muitas complicações.

Pensando nisso, obter um software médico pode ser muito vantajoso, pois a maioria possui um armazenamento na nuvem, ou seja, podem ser acessados de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Agendamento online: quantas opções de agendamento você oferece a seus pacientes? Eles precisam ligar diretamente no seu consultório?

Com o serviço de agendamento online, você pode disponibilizar uma agenda online que fica acessível 24 horas por dia, todos os dias da semana para a marcação de consultas.

Lembretes e confirmação de consultas por SMS, WhatsApp e e-mail: seus pacientes costumam esquecer o dia que marcaram uma consulta?

Enviar lembretes de confirmação de consultas pode ajudar a reduzir até 30% das faltas dos seus pacientes.

Pensando nisso, alguns sistemas oferecem o serviço de lembretes e confirmações de consultas por SMS, WhatsApp e e-mail de forma automática.

Menos tempo na sala de espera: a sala de espera do seu consultório está sempre lotada?

Com a ajuda de uma agenda médica eficiente você pode visualizar todas as consultas agendadas, quantos procedimentos serão feitos na semana, e ainda obter relatórios de quanto tempo cada procedimento costuma durar.

Assim, você pode calcular melhor o tempo que uma consulta demora e não marcar procedimentos longos próximos um do outro, por exemplo. Com isso, você não lota a sua sala de espera, não deixa seus pacientes irritados e ainda oferece um atendimento de qualidade.

Recepção mais acolhedora: ao invés de ficar quase o tempo todo confirmando as consultas do dia, sua secretária pode oferecer um serviço de recepção excelente para os pacientes que acabaram de chegar no consultório.

Entenda como você pode captar mais pacientes para a clínica

fidelizar pacientes medico

Pacientes satisfeitos com seu atendimento, tendem a indicar essa experiência para amigos, parentes e conhecidos. 

E de acordo com a pesquisa da Nielsen Media Research, mais de 90% dos clientes se sentem confiantes ao contratar um serviço (ou comprar um produto) quando fazem isso por indicação de alguém, seja uma pessoa próxima ou qualificações de plataformas.

Ou seja, investir na qualidade do atendimento dos seus pacientes é uma das melhores formas de conquistar novos pacientes. 

Na hora de contar com um atendimento de excelência, a tecnologia pode ajudar de várias maneiras, como com programas, softwares ou simples e-mails que podem facilitar o dia a dia dos clientes, tornando-os mais suscetíveis a indicações.

Lembre-se, não existe ninguém melhor para promover a sua marca do que quem já conhece e confia nela, e agora você sabe como usar essa força para gerar ainda mais negócios e aumentar as suas vendas.

Conclusão

As estratégias de retenção de pacientes são, sem dúvida, fundamentais para manter a boa rentabilidade do seu consultório. 

Além da garantia das consultas recorrentes, ter uma base de pacientes estável significa, portanto, reunir mais indicadores do serviço que o médico oferece.

Além disso, pacientes satisfeitos com o atendimento recebido tendem a indicar seus profissionais de saúde favoritos para outras pessoas. 

Assim, cria-se uma forma econômica e incrivelmente eficaz de manter um consultório ou clínica sempre em pleno funcionamento: a credibilidade. Não existe melhor propaganda do que o bom e velho “boca a boca”.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online