Tecnologia na saúde: conheça as principais tendências para o setor!

tecnologia na saude medico examinando raio x

Principais tópicos

Assim como em outros setores, a tecnologia na saúde atua para trazer inovações e melhorias em processos já existentes. Com ela, tanto os cuidados com o paciente quanto os atendimentos podem ser otimizados, trazendo oportunidades excelentes para clínicas e profissionais.

O uso do termo “tecnologia”, em qualquer contexto, faz com que normalmente pensemos em computadores e smartphones de última geração, robôs e inteligência artificial.

No entanto, no caso da tecnologia na saúde, não podemos resumir apenas a isso. Existem diversas ferramentas tecnológicas em todos os ramos da saúde.

Um dos bons exemplos são os equipamentos médicos, que estão cada vez mais avançados e assertivos com relação aos tratamentos de condições de saúde. 

A reabilitação física é um ponto que hoje há muito mais equipamentos e qualidade em comparação aos últimos anos.

Outro exemplo importante é o uso de dispositivos vestíveis, que permitem às equipes médicas um acompanhamento melhor das condições de saúde do paciente. 

Prever problemas de saúde e eventos como infartos poderá salvar e prolongar a vida de muita gente, concorda?

O que significa a tecnologia na saúde?

tecnologia na saude consulta raio x

A tecnologia na saúde é um conjunto de técnicas, dispositivos, ferramentas e conceitos que permitem a um médico ou estabelecimento atuar de forma mais eficiente na prevenção e no tratamento de doenças, bem como no atendimento aos pacientes.

Exemplos disso são o monitoramento remoto das condições clínicas do paciente como a frequência cardíaca, pressão arterial, entre outros.

No caso dos atendimentos, há ferramentas que são capazes de melhorar a forma com que médicos e clínicas promovem o cuidado com os seus pacientes.

Nesse aspecto, podemos destacar os atendimentos por Telemedicina, o agendamento online de consultas, entre outros.

A tecnologia na medicina enfraquece ou empodera o setor?

Assim como em qualquer outro setor, a tecnologia vem para empoderar e dar ainda mais eficiência e liberdade nos atendimentos. 

Para quem sabe utilizar as tecnologias a seu favor, a tendência é ganhar cada vez mais espaço e atender mais pacientes.

Por outro lado, a tecnologia pode ser um desafio para aqueles que não sabem como utilizá-la.  

A verdade é que o impacto da tecnologia na medicina continuará acontecendo. Diferente do que muitos pensam, a tecnologia não substituirá os profissionais de saúde.

O que acontecerá é exatamente o oposto: com a automação de atividades mecânicas, as tarefas que exigem contato humano serão cada vez mais valorizadas e necessárias.

Ou seja, os profissionais de saúde que souberem usar a tecnologia com qualidade, humanização e ética, substituirão aqueles que não conseguiram se adaptar.

O médico precisa temer a tecnologia?

tecnologia na saude doutora

A tecnologia não é um rival do ser humano. Ela é uma aliada que pode acelerar nosso desenvolvimento.

Pense nas recepcionistas de uma clínica ou consultório. Elas podem perder quase um dia inteiro apenas confirmando consultas por ligação ou mensagem.

Com um serviço de lembretes de consulta automático, essas recepcionistas podem focar na organização da recepção ou na fidelização de pacientes

Elas não vão ser substituídas. Apenas sobrará mais tempo para outras atividades mais produtivas.

A mesma coisa serve para os médicos, nenhum algoritmo conseguirá criar as conexões que relações humanas desenvolvem. 

Uma máquina pode entregar um diagnóstico certeiro (por meio de análises e estudos médicos, feitos por humanos), mas o médico sempre será responsável por checar e discutir aquilo que é melhor para o paciente.

Embora os dados, as medições e a análise quantitativa sejam uma parte crucial do trabalho de um médico, estabelecer um diagnóstico e tratar um paciente são processos não lineares, o que requer habilidades de criatividade e resolução de problemas. 

Os pacientes e seus estilos de vida variam de acordo com o grau em que as pessoas diferem. Doenças têm o mesmo recurso. Assim, nenhum caso é o mesmo; cada um deles requer a atenção de médicos humanos.

Além disso, ao invés de gastar 10 minutos de uma consulta escrevendo no papel, você pode gastar dois minutos digitando os dados do paciente em um prontuário eletrônico, e passar o restante da consulta focado no paciente.

O impacto da tecnologia também vai além, e ajuda os pesquisadores a desenvolverem novos medicamentos e equipamentos que irão permitir a criação de uma medicina mais integrada e personalizada.

Avanços da tecnologia na saúde

A cada ano surgem novas tecnologias para substituir ou complementar etapas e procedimentos médicos. 

Os avanços da tecnologia na medicina são vistos de maneira positiva pela sociedade e pelos médicos, uma vez que, no geral, eles garantem uma maior abrangência no cuidado com a saúde, além de se mostrarem seguros e precisos na assistência. 

Por fim, a automatização garante integração, agilidade, redução de custos e, ainda, uma maior produtividade para as clínicas e os consultórios.

Alguns dos principais avanços da tecnologia na saúde são: 

Impactos da tecnologia na saúde

tecnologia na saude tela digital

Os impactos da tecnologia são diversos – tanto o atendimento quanto os tratamentos de saúde podem ser beneficiados com o uso de inovações.

Nesse sentido, algumas das inovações mais importantes dizem respeito ao uso da nanotecnologia, monitoramento médico e outros. Confira alguns: 

Impactos da nanotecnologia na saúde

A nanotecnologia é uma das novidades na saúde nos últimos anos. 

Através da manipulação da matéria em níveis moleculares e atômicos, é possível melhorar a eficiência de uma série de tratamentos, inclusive com o desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas de diagnósticos.

A tecnologia na reabilitação física

A reabilitação física de pacientes sempre foi um desafio na medicina. 

No entanto, com o passar dos anos, novos equipamentos e técnicas de tratamento foram desenvolvidas. 

Parte importante desse processo é a potencialização dos resultados por meio das tecnologias aplicadas em clínicas de fisioterapia.

Isso pode ser feito por meio de conceitos modernos como a realidade virtual e a gamificação, bem como pelo avanço dos equipamentos.

Os idosos e a tecnologia na saúde

Não há dúvidas – cada vez mais os idosos estão integrados com a tecnologia em seu dia a dia. 

Se antes era impensável vermos nossos “vovôs” utilizando determinadas ferramentas tecnológicas, hoje, muitos deles já estão acostumados com a realidade dos computadores e dos smartphones.

Também existem grupos de estudantes e profissionais dispostos a ajudar as pessoas idosas que possuem mais dificuldade com tecnologia, ensinando como usar aparelhos eletrônicos e seus aplicativos.

No entanto, a tecnologia na saúde pode ser aplicada para esse público de forma importante. Determinadas inovações podem ajudar no monitoramento das suas condições de saúde e alertar sobre a possibilidade de AVC, infarto ou queda.

Nesse sentido, o próprio idoso ou a família podem optar por adotar algumas dessas ferramentas para a rotina. 

Ferramentas como os assistentes virtuais, wearables e alguns aplicativos podem ser bastante úteis e ajudar no cuidado com a saúde dessas pessoas que amamos.

Tecnologias na prática médica

tecnologia na saude equipamento medico

A prática médica sempre está passando por algumas inovações. Há 30 anos, certos tratamentos e técnicas ainda estavam engatinhando ou sequer eram pensadas, mas hoje já são realidade.

Exemplos disso são próteses e instrumentos médicos feitos com uma impressora 3D

A confecção desses equipamentos é muito mais fácil e barata do que no método tradicional, trazendo, entre outras coisas, uma maior popularização dessas ferramentas tão necessárias.

Tendências da tecnologia na saúde

Saúde 4.0 e a tecnologia eficiência

A saúde 4.0 é um conceito que faz parte da Tecnologia da Informação (TI), e caracteriza o desenvolvimento e uso de novos recursos para melhorar os serviços da medicina.

A tecnologia fez com que os pacientes deixassem o papel de coadjuvantes em seus tratamentos, tornando-se mais ativos e informados sobre suas condições. 

Além disso, a comunicação com os profissionais da saúde ficou mais clara e efetiva, fortalecendo a importância do atendimento humanizado.

A saúde 4.0 já é uma realidade, e adotar os seus recursos é mais uma questão de adaptação que de preparação. 

É inegável que isso vai transformar toda a rotina médica, desde os atendimentos, passando pelos aparelhos utilizados e influenciando diretamente os diagnósticos.

5G na área da saúde

tecnologia na saude medico no celular

O 5G é capaz de otimizar a rotina de saúde do paciente e sua comunicação com o médico, com a rápida transferência de dados e a diminuição de período de latência, além da confiabilidade das conexões.

Com a tecnologia 5G sendo implementada na saúde, grandes arquivos de imagens médicas poderão ser transmitidos de forma mais rápida e confiável, levando agilidade para a telerradiologia e, consequentemente, maior qualidade no atendimento ao paciente.

Além disso, o 5G poderá conectar inúmeros dispositivos simultaneamente, sem diminuir a velocidade da conexão, o que permite atendimento e monitoramento remoto mais rápidos e com menor custo.

Tecnologia móvel na saúde

O avanço das tecnologias móveis, associado à mobilidade crescente dos dispositivos, permitiu a incorporação do ambiente virtual a diversas atividades cotidianas, inclusive no âmbito da saúde, introduzindo conceitos como Telemedicina, Telessaúde, eHealth e mHealth. 

Os tablets, como os iPads, estão sendo amplamente utilizados em clínicas e hospitais, tanto para melhorar a interação entre médicos, profissionais e pacientes, quanto para deixar o trabalho mais rápido e reduzir custos. 

Com eles, durante o atendimento, o médico não precisa procurar uma sala com um computador para acessar resultado de exames ou prontuários, é possível fazer isso enquanto anda pelos corredores.

Por isso, cada vez mais as operadoras de saúde vêm buscando desenvolver novos aplicativos integrados aos sistemas de gestão, para permitir que as instituições de saúde possam realizar um atendimento de qualidade, ampliando a integração do paciente ao processo.

Robôs na área da saúde

tecnologia na saude auxiliar medica

Os robôs na área da saúde conseguem realizar cirurgias, navegar por um organismo humano, coletar sangue, recepcionar pacientes e promover mais segurança durante os tratamentos.

Entre as principais vantagens do uso de robôs na área da saúde, é possível enfatizar:

  • Redução de riscos cirúrgicos, infecções, sangramentos e sequelas, como cicatrizes, devido à precisão dos robôs-cirurgiões;
  • Recuperação mais rápida pelos pacientes que passam menos tempo internados;
  • Melhor qualidade das imagens durante os procedimentos;
  • Democratização do acesso à saúde, uma vez que os pacientes podem ser atendidos a distância por meio dos robôs, e até mesmo passarem por cirurgias;
  • Ergonomia de alta qualidade para o cirurgião, que consegue realizar um procedimento de forma mais segura e precisa com a ajuda dos robôs;
  • Melhor experiência para os pacientes, que além de contarem com o atendimento humanizado dos profissionais de saúde, também contam com o melhor da tecnologia;
  • Procedimentos menos invasivos, com cortes menores e mais precisos, que também são prevenidos contra tremores, já que os robôs não tremem como as pessoas;
  • Clínicas mais modernas e atrativas, que passam a contar com a ajuda dos robôs para tarefas como recepcionar pacientes, auxiliar em atividades mecânicas e repetitivas, entre outros;
  • Aumento do auxílio para todos os médicos, seja em um consultório ou em um hospital, pois terão o apoio de robôs em atividades diárias.

Todos esses benefícios mudam completamente a medicina como conhecemos hoje.

IOT na medicina

A Internet das Coisas (IoT) é uma integração de dispositivos médicos a uma rede de comunicação onde ocorre a troca e coleta de informações.

São dispositivos que interagem entre si para resolver problemas e gerar eficiência, sem a necessidade de ajuda humana para auxiliar no processo. 

Diferentes dispositivos podem estar conectados à rede Wi-Fi de uma clínica, permitindo o controle descentralizado e o acompanhamento de informações por diferentes profissionais da equipe médica

Isso permite um rastreamento de dados mais apurado sobre pacientes, o que pode contribuir para processos de anamnese e diagnóstico. 

A praticidade que a IoT na Medicina trouxe é uma das grandes vantagens do seu uso. 

Não apenas as informações sobre os pacientes ficam disponíveis o tempo todo, como também podem ser coletadas novas. Isso ajuda a chegar a um diagnóstico mais preciso

Outro benefício observado é o tempo de resposta quando um dispositivo emite alerta. Os profissionais de saúde podem agir imediatamente, assim como o socorro inicial pode ser feito mais rápido. 

Medicina digital

A medicina digital refere-se a prática de usar TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para melhorar a assistência médica, seja por meio de wearables, Telemedicina, home care, entre outros.

Com as Tecnologias de Informação e Comunicação, uma clínica não precisa ter todos os equipamentos e profissionais presencialmente dentro do estabelecimento.

Os psiquiatras podem fazer a maioria das consultas em casa, a equipe de radiologia consegue enviar resultados de exames a distância, entre outras praticidades.

A tecnologia consegue padronizar processos e deixá-los mais simples, o que melhora a experiência de quem trabalha com eles (equipe clínica) e para os pacientes.

Veja importantes tecnologias para um consultório médico

Conheça a seguir os principais tipos de tecnologias usadas hoje nos consultórios médicos:

  1. Softwares de gestão

A tecnologia tem transformado o mercado de trabalho e o modo como as empresas executam suas tarefas. 

Aqueles que não acompanham essa evolução acabam perdendo espaço para a concorrência, já que a automatização pode agilizar o atendimento e a marcação de consultas, facilitar a entrega de diagnósticos, garantir mais assertividade nos processos, entre outros diferenciais.

Por meio de um programa de gestão de consultório, a secretária ou recepcionista poderá inserir os dados de cada paciente, organizar e programar a agenda de consultas, e todas essas informações ficam disponíveis para o médico em seu celular, computador ou tablet.

  1. Automação de e-mails

Automação de e-mails é o uso de ferramentas para motorizar o disparo de e-mail marketing e aumentar a escalabilidade da comunicação. O objetivo é criar um relacionamento personalizado com o paciente. 

Uma estratégia de automação de e-mail marketing garante mais agilidade nos envios da comunicação. Esse tempo extra pode ser usado para tarefas mais importantes.

  1. Home Care

Altamente tecnológica, esta é uma possibilidade prática para pacientes que continuarão os seus tratamentos em casa.

Por meio de um dispositivo eletrônico, o monitoramento de dados como pressão, glicose, batimento cardíaco, entre outros, é realizado de forma remota, para que o médico acompanhe a evolução do paciente e a eficácia do tratamento realizado.

  1. Organizador de documentos

A gestão de documentos na área da saúde costuma ser um processo de bastante trabalho: envolve prontuários dos pacientes, fichas dos fornecedores, documentos das operadoras de saúde, notas fiscais e demais dados. 

Portanto, trata-se de uma tarefa que exige organização, segurança no armazenamento e, sobretudo, facilidade de acesso aos documentos.

É possível facilitar o trabalho de gestão de documentos no software médico, não apenas para otimizar o tempo dos profissionais, mas também para melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes.

  1. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é capaz de armazenar e registrar os dados de cada paciente para acessá-los depois. Isso pode ser feito por qualquer médico da clínica e de qualquer dispositivo com internet.

As principais tecnologias para médicos

Todo médico utiliza tecnologia na sua rotina, mas com a ajuda das ferramentas certas, você pode transformar várias atividades manuais em automáticas. 

Um software médico é o melhor aliado para os médicos empreendedores que, além de cuidar dos pacientes, também administram um consultório.

Isso porque o software ajuda os profissionais na gestão financeira do consultório e, dessa forma, é possível analisar o fluxo de caixa, reduzir gastos excessivos e realizar os investimentos necessários.

Outro recurso simples e que faz parte da vida de qualquer pessoa que tem um celular é o envio de lembretes de consulta automáticos por WhatsApp, e-mail e SMS. 

Bastante útil para lembrar seus pacientes e para confirmação de consultas, é por isso que já vem integrado ao software de gestão. Você pode programar o envio de mensagens para lembrete de consulta e para confirmação.

Além disso, a possibilidade de guardar arquivos no prontuário eletrônico, para um cirurgião plástico, por exemplo, é bastante eficiente e informativo, no caso do uso de imagens do antes e depois do paciente.

O mesmo acontece para demais fotos e exames. Veja um exemplo de como é fácil de ser customizado no sistema iClinic.

Como implantar inovações tecnológicas na sua clínica ou consultório médico? 

Existem dois principais motivos para você aplicar a tecnologia no seu dia a dia:

  • estratégia de negócio;
  • atualização tecnológica.

O primeiro motivo está relacionado ao seu posicionamento de mercado, ou seja, como está sua situação frente à concorrência. Você se coloca como um profissional inovador? Sua clínica é conhecida por sempre se atualizar e trazer novidades da sua área de atuação para os pacientes?

Já a atualização tecnológica está ligada ao obsoletismo, ou seja, a necessidade de substituir tecnologias ultrapassadas que se  tornam inviáveis, seja por incompatibilidade ou por custos com manutenção.

Fizemos uma lista de passo a passo para você elaborar um planejamento eficaz para definir e alcançar seus objetivos com a tecnologia. Baixe gratuitamente nosso eBook sobre como implementar inovações tecnológicas na saúde.

Conclusão

A tecnologia ajudou a modernizar e deixar mais acessível antigos processos, como o prontuário e o histórico do paciente, além da liberação de laudos de procedimentos com mais rapidez e segurança.

De modo geral, apostar na tecnologia na saúde significa otimizar os processos, aumentando a produtividade dos profissionais de saúde e, consequentemente, oferecer um atendimento mais completo e humanizado para os pacientes. 

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online