7 principais tendências de tecnologia na área da saúde

4 principais tendências de tecnologia na área da saúde

Principais tópicos

As tendências de tecnologia na área da saúde, como inteligência artificial, wearables, machine learning e softwares inteligentes, prometem trazer simplicidade e melhoria contínua dos serviços prestados.

Além dos avanços em pesquisas e descoberta de novas curas, equipamentos de diagnóstico, softwares de gestão e comunicação por dispositivos móveis, são tecnologias que vão se destacar na Medicina.

Continue a leitura para conhecer as tendências que pretendem tornar os processos ainda mais eficientes em clínicas, consultórios e operadoras de saúde.

Tendências de tecnologia na área da saúde e seus impactos

1. Novos tratamentos baseados no avanço da tecnologia

O progresso científico e tecnológico vem possibilitando que doenças sejam diagnosticadas com mais agilidade e tratadas com equipamentos e medicamentos cada vez mais eficientes, o que tem levado esperança para muitos pacientes.

Segundo um artigo publicado no portal Common Health, o grande destaque de 2015 foi o tratamento do câncer através da imunoterapia e o prognóstico continua promissor, tornando-se uma das primeiras opções de tratamento para muitos tipos de câncer.

O reflexo desse destaque no mercado de saúde norte-americano pode ser visto no cenário brasileiro.

Os avanços da Medicina em tecnologia de ponta tem demonstrado avanços positivos com novas combinações de medicamentos e tratamentos com efeito satisfatório.

Medicamentos biológicos, diagnósticos móveis, utilização de impressoras em 3D no tratamento e na pesquisa fortalecem a ideia de que a tecnologia está transformando a Medicina e, melhor, colocando-a ao alcance de todos.

2. Monitoramento constante com dispositivos móveis e tecnologias vestíveis

Não há como pensar em tendências para o setor da saúde sem englobar os dispositivos móveis e suas inúmeras facilidades.

Mas, quando se fala em mobilidade para clínicas e consultórios médicos, isso vai muito além de apenas celulares, tablets e smartphones.

Os wearables, por exemplo, são tecnologias “vestíveis” que passam a fazer parte do corpo, como pulseiras, relógios e roupas com mecanismos de detecção inteligente.

Diabéticos ou pessoas com doenças que demandam um controle mais rigoroso das condições físicas passam a contar com as possibilidades do monitoramento em tempo real pelos wearables.

3. Cuidado na palma da mão com os aplicativos

Já não é nenhuma novidade que os aplicativos passaram a compor a rotina de clínicas e consultórios médicos.

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, começaram a surgir novos aplicativos com propostas extremamente úteis e que facilitam a comunicação entre médicos e pacientes.

Monitoramento de sinais de saúde e de avaliação da pressão arterial, por exemplo, são algumas das funcionalidades de novos apps.

Além do acompanhamento, a tecnologia fortalece a prevenção para muitas doenças, aumentando o papel da medicina preventiva e facilitando o cuidado em qualquer lugar e a qualquer hora.

4. Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) usa sistemas e máquinas que imitam a inteligência humana para realizar tarefas, só que com uma capacidade muito maior de processamento e aprimoramento contínuo.

Os supercomputadores da área da saúde são um ótimo exemplo de IA.

Ao serem treinados por meio de dados e estudos de casos selecionados por médicos, eles conseguem identificar diagnósticos precoces com mais precisão e agilidade do que um profissional humano.

Diferente do que muitos imaginam, a IA não substituirá os profissionais de saúde, mas os profissionais que aprenderem sobre IA terão uma imensa vantagem sobre aqueles que não se especializaram.

A inteligência artificial permitirá que a área da saúde ganha mais agilidade, precisão e eficácia, ao mesmo tempo que os profissionais têm mais tempo para focar no tratamento dos pacientes.

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite “estender o mundo real” por meio de elementos virtuais que se sobrepoem a realidade física.

Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente completamente novo no contexto digital, a realidade aumentada apenas aumenta o que já existe, ou permite que vejamos com “outros olhos”.

Na área da saúde, a RA é utilizada tanto na educação, possibilitando que os estudantes pratiquem sem colocar vidas em risco, quanto na prática médica, facilitando a coleta de sangue com um scanner portátil, por exemplo.

A AccuVein é uma startup que utiliza a realidade aumentada para oferecer um scanner portátil que projeta as veias na pele dos pacientes, o que aumenta a precisão na hora da coleta.

6. Softwares médicos de gestão

As ferramentas Business Intelligence (BI) se tornaram uma realidade nas instituições de saúde.

Por meio do BI é possível implantar uma forma mais eficaz de gestão, que otimiza os processos diários, facilita e melhora o atendimento aos pacientes.

A gestão estratégica da qualidade em clínicas e consultórios vem sendo alcançada através da utilização de ferramentas que viabilizam a organização de dados e informações.

Além de facilitar o gerenciamento e aumentar a segurança dos dados, essas ferramentas proporcionam um serviço mais ágil e humanizado aos pacientes.

Clínicas que se aliam às novas ferramentas de gestão passam a tornar o processo decisório mais seguro, reduzindo custos e alcançando o máximo de eficiência operacional.

Uma ótima forma de conhecer essas vantagens na prática, no contexto de clínicas e consultórios, é contar com um sistema que centralize todas as soluções que você precisa.

Um software médico de qualidade conta com soluções como prontuário eletrônico, agenda médica, prescrição digital, Teleconsulta, marketing médico, gestão financeira, entre outros.

7. Softwares de auditoria em saúde

A auditoria em saúde é o processo responsável por avaliar se os serviços, atendimentos e procedimentos realizados nas instituições de saúde estão de acordo com as normas regulatórias.

É um processo de extrema importância, visto que, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), apenas em 2019, foram gastos mais de 174 bilhões de reais em despesas assistenciais no setor privado e a auditoria monitora esse cenário, prevenindo gastos desnecessários.

As atuais tendências de tecnologia na área da saúde podem também otimizar o processo de auditoria, facilitando o trabalho dos médicos auditores e demais profissionais.

Por meio dos softwares de auditoria é possível otimizar a gestão e monitoramento de pacientes internados, além de centralizar as equipes e dados em um só lugar.

Além de diminuir o tempo de trabalho, os softwares permitem que os profissionais deixem de lado planilhas e papéis, que podem não ser seguros e ocasionar perda de dados.

Assim, esse tipo de tecnologia traz ganhos aos profissionais, à instituição e também ao paciente que tem seu fluxo na instituição facilitado e recebe um atendimento mais assertivo.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a tecnologia é uma importante aliada na área da saúde?Confira este artigo sobre os benefícios da inteligência artificial na saúde!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online