O que você perde ao deixar de modernizar seu consultório?

O que você perde ao deixar de modernizar seu consultório?

Leia em 7 min.

Equipamentos médicos construídos por meio de impressoras 3D, supercomputadores que processam mais de 200 milhões de páginas em segundos: as inovações da medicina não param de chegar, não é mesmo? Por isso, vale a pergunta: seu consultório é modernizado o suficiente para acompanhar o futuro da medicina?

Novas inovações tecnológicas surgem todos os dias na área da saúde, e a cada ano elas parecem ser ainda mais surpreendentes. Se você acompanha as novidades da medicina, com certeza já ouviu falar de alguma delas.

Como o The Medical Futurist aponta, daqui algumas décadas talvez exista um futuro no qual médicos consigam monitorar e diagnosticar condições de saúde graves como arritmia, problemas de sono, corações de bebês prematuros, tudo por meio de tatuagens digitais.

De acordo com o artigo do The Medical Futurist, as tatuagens digitais podem ficar na pele dos pacientes por alguns dias ou semanas, e com pequenos eletrodos usados para conectar circuitos elétricos, conseguem transmitir informações para smartphones ou outros dispositivos.

É difícil imaginar que tatuagens possam ser digitais, e é mais desafiador ainda pensar que elas podem auxiliar a área da saúde. Mas é um futuro provável, e ele está chegando.

Já parou para pensar o que você está perdendo ao deixar de modernizar o seu consultório

É claro, hoje não é possível que você implemente uma estratégia de tatuagem eletrônica, mas você pode começar a preparar o seu consultório para o futuro da medicina, ficando à frente dos concorrentes. 

Vamos descobrir como isso é possível? Acompanhe!

Passo a passo para modernizar seu consultório

Modernizar o consultório é apenas ter uma decoração moderna e equipamentos eletrônicos? O que os profissionais de saúde podem fazer para preparar seus consultórios para a expectativa dos pacientes?

Para ter um verdadeiro “consultório do futuro“, é necessário que você invista nas práticas certas, e esteja atualizado sobre as novidades da área da saúde. 

Pensando em te ajudar nessa jornada, nós separamos 7 passos que irão modernizar seu consultório, auxiliando também na fidelização de  pacientes. Aproveite o conteúdo!

1. Obtenha equipamentos de qualidade 

“Para ter equipamentos de qualidade no meu consultório, basta apenas adquirir  os equipamentos de lançamento?”

Não necessariamente. Os últimos lançamentos podem ser ótimos, mas não significa que você sempre precisa adquirir os equipamentos mais caros. Primeiramente, você deve se preocupar em escolher uma empresa que vá além de apenas entregar o produto. 

Em seguida, certifique-se que os equipamentos médicos tenham tecnologias que atendam seus critérios de qualidade, e principalmente, que supram as necessidades dos seus pacientes. 

Além disso, é importante escolher uma  empresa que se comprometa com um suporte técnico, mesmo após a venda do produto.

Um bom exemplo de um equipamento de qualidade é o prontuário eletrônico, que consegue centralizar todas as informações do seu paciente em uma única tela, com mais segurança que um simples papel. 

Porém, é difícil identificar o melhor prontuário eletrônico com tantas opções no mercado. Por isso, contar com guias como o disponível abaixo, pode facilitar muito essa busca. Baixe gratuitamente:

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Outro ponto importante é realizar a escolha dos equipamentos que tenham um bom custo-benefício, e também que permitam a realização de financiamento.

2. Invista na identidade de marca do consultório

A identidade visual do seu consultório tem um papel importantíssimo nessa estratégia. Pois representa todo o ponto de  contato existente entre seu paciente e sua marca, e deve ser constantemente trabalhado para que a mensagem certa sempre seja passada.

O seu consultório possui missão e valores. Caso você ainda não os tenha definido, é fundamental que esse seja seu primeiro passo para a construção de uma marca forte

Imagine que sua missão seja educar pacientes sobre a prevenção de doenças cardíacas, e seu principal valor seja: oferecer um atendimento humanizado em todos os momentos

Agora, a logo do seu consultório, estrutura do imóvel, equipamentos, comunicação, perfil nas redes sociais, site, tudo isso deve passar essa mensagem. 

Resumindo, toda a estratégia de marketing médico precisa refletir essa  identidade. Dessa forma, você consegue atrair pacientes que irão enxergar seus diferenciais, conseguindo fidelizá-los de forma muito mais rápida

Quer saber mais? Veja como criar a marca do seu consultório.

3. Conquiste autoridade online

Apesar de todos já terem notado que hoje a tecnologia está presente em todas as esferas da nossa sociedade, muitos médicos ainda não investem em obter autoridade online

“Tudo bem, mas se minha missão é cuidar de pacientes, por que preciso estar presente nas redes sociais?”

 Vamos listar alguns pontos para trabalhar essa questão.

  • Para cuidar de pacientes, primeiro é preciso atraí-los, e principalmente, fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço. A melhor forma de conhecer pessoas e divulgar seu consultório, é por meio da internet.
  • Educar seus pacientes e conscientizá-los sobre a promoção do cuidado da saúde é um desafio, e uma ótima forma de fazer isso a longo prazo, mesmo quando eles não têm uma consulta no seu consultório, é por meio do marketing de conteúdo: novamente, a internet. 
  • O seu atendimento não precisa se limitar apenas ao momento físico. Hoje, os pacientes buscam um relacionamento digital, um atendimento que vá além da presença no consultório, e a única forma de atender essa expectativa é por meio do meio digital.

E então, viu algumas vantagens de conquistar autoridade online? Para se aprofundar mais no assunto, baixe nosso eBook grátis

como criar um site para consultorio

Já que iniciamos o assunto quanto às expectativas dos pacientes, é hora de abordar algumas práticas inovadoras que todo consultório modernizado deve investir. 

4. Fidelize pacientes com práticas inovadoras

“A consulta é o único momento de fidelizar meus pacientes? Os pacientes são fidelizados apenas pelo meu atendimento médico?”

Um erro comum dos profissionais de saúde é pensar que os pacientes são fidelizados apenas por meio de um excelente atendimento. Com certeza, esse é um passo fundamental – sem ele não há como fidelizar, mas não é o único critério

Imagine que um paciente tenha adorado seu atendimento, mas o valor da consulta é maior que de outros profissionais. Provavelmente, vai ser difícil ele retornar, caso conheça outros médicos com consultas de menor valor. 

Para conseguir vantagem competitiva, existem algumas práticas que você pode adotar:

  • Marketing de relacionamento: estratégias que são focadas, exclusivamente, no seu relacionamento com os pacientes são chamadas de marketing de relacionamento. Um exemplo prático de uma dessas estratégias são as pesquisas de satisfação, também conhecidas como NPS;
  • Agendamento online: agendar uma consulta muitas vezes pode se revelar um verdadeiro desafio para os pacientes, seja pela falta de tempo para ligar, ou até mesmo um telefone sempre ocupado. O agendamento online permite que seus pacientes agendem uma consulta a qualquer momento, e de onde quiserem;
  • Marketing de conteúdo: como já mencionamos no artigo, o marketing de conteúdo são estratégias focadas em educar seu paciente por meio de conteúdos originais e relevantes, e você pode divulgá-los no seu site, redes sociais, e até mesmo e-mail marketing

Esses são apenas alguns exemplos que vão além do atendimento, que você pode começar a adotar agora mesmo, caso ainda não as utilize no seu dia a dia. 

Quer saber ainda mais?  Acesse a seção de materiais educativos do nosso blog, e encontre mais conteúdos sobre essas práticas.

5. Estude sobre as novas tendências da área da saúde

Estudar faz parte da rotina de todos os médicos, mesmo quando eles já se formaram. Porém, muitos estudam apenas práticas da área médica ou de sua especialidade, deixando de lado estudos sobre as novas tendências do mercado.

Durante o conteúdo, algumas inovações como tatuagens digitais e impressoras 3D foram citadas. Você já as conhecia? Quais novidades tecnológicas, que ainda não chegaram nos consultórios, você conhece?

Segundo o The Medical Futurist que foi citado mais acima no artigo, Cientistas da Universidade College of London previram que, nos próximos 5 a 10 anos, drogas imprimidas em formatos de dinossauro para crianças poderão ser comercializadas. 

A indústria da biotecnologia conseguiu imprimir remédios em um formato mais divertido para crianças com o uso de  impressoras 3D, com o objetivo de engajá-las ainda mais.

Realmente, 5 a 10 anos não é um futuro tão longe assim, não é mesmo? No entanto, nem todos os profissionais conhecem os impactos que as  impressoras 3D podem proporcionar na área da saúde. 

Impressoras 3D para modernizar seu consultório

6. Tenha um atendimento automatizado e personalizado

Antes de falar sobre as vantagens que o atendimento automatizado proporciona para o seu consultório, precisamos esclarecer um ponto: ele não exclui ou diminui o seu atendimento humanizado. 

Como falamos neste artigo sobre o assunto, o ideal é que você combine os dois tipos de atendimento para entregar a melhor experiência possível para seus pacientes.

Com o atendimento automatizado, além de reduzir custos e aumentar sua produtividade, você também tem mais tempo para focar nos pacientes, inclusive fora da consulta. 

Algumas formas de atendimento automatizado já foram citadas durante o artigo, como o agendamento online. Mas aqui também podemos citar as confirmações de consultas por SMS e e-mail, que também trazem resultados positivos  para os médicos que buscam modernizar e reduzir as faltas no consultório.

7. Implemente a Inteligência Artificial no consultório

A inteligência artificial, também conhecida como IA, pode ser definida como a área da ciência que desenvolve sistemas de computação que simulam o raciocínio humano para solucionar problemas em uma velocidade muito maior do que os humanos.

Muitas pessoas possuem receio sobre a IA por imaginarem, que com robôs e supercomputadores, profissionais irão perder seus empregos, mas na verdade, esse futuro pode ser bem vantajoso. 

No caso de supercomputadores da área da saúde, por exemplo, eles são treinados por médicos, e contam com seus auxílios durante a solução de problemas. 

Com as habilidades certas, empregos não serão perdidos, apenas existirá um novo formato de trabalho: mais ágil, mais assertivo e com uma qualidade de excelência

Em casos de doenças contagiosas, a Inteligência Artificial utiliza robôs para que os médicos consigam se comunicar com os pacientes por meio de videoconferência, sem colocar os profissionais em risco.

Chatbots (robôs que respondem chats e chamadas de telefone automaticamente) também são treinados para responder dúvidas e recomendar cuidados médicos. As pessoas são encaminhadas para os centro médicos certos, sem que um profissional de saúde fique encarregado de apenas responder o telefone

Mas como você pode implementar a IA no seu consultório? 

Um exemplo prático, de como os consultórios podem adotar a IA, é a utilização da recepção robótica. A Puglinbot é uma empresa que desenvolve robôs para o Brasil. Eles se comunicam com os pacientes, e possuem um design amigável.

Eles são treinados para atender os pacientes no consultório, conseguem conversar, interagir e até mesmo realizar entrevistas em estabelecimentos médicos e eventos. Os robôs também podem ser usados para melhorar a segurança, apoio e entretenimento no consultório.

Implementar a inteligência artificial no seu consultório é um investimento, mas, a longo prazo, além de se tornar um dos principais diferenciais do consultório, a IA pode reduzir custos, gerar inteligência clínica e fidelizar pacientes.

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.