Quais as vantagens do atendimento particular e como oferecer essa modalidade?

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Principais tópicos

O atendimento particular é uma das várias formas que um médico pode proporcionar atendimento aos seus pacientes. Normalmente, essa terminologia é usada quando o atendimento é feito sem nenhum intermediário como os planos de saúde e custa mais caro para o paciente.

A consulta médica é um dos tipos de serviço que um médico pode prestar que mais tem variações com relação aos métodos de atendimento e captação de clientes.

Um exemplo bastante popular disso são os profissionais que atendem por meio dos convênios e planos de saúde. 

Nesse tipo de atendimento, o paciente costuma pagar um valor menor ao plano de saúde ao qual ele está conveniado e, por consequência, o médico também acaba recebendo menos.

Os planos de saúde também costumam determinar um limite de tempo para a consulta e, como os profissionais recebem pouco, precisam atender um alto volume de pacientes para ter uma remuneração razoável.

No entanto, por ter um número maior de clientes em sua base, os convênios podem proporcionar maior segurança aos médicos, sobretudo para aqueles que ainda não formaram recorrência de pacientes ou que não têm energia ou experiência na captação ou manutenção de clientes.

O mais comum é que o médico faça a escolha por um modelo híbrido, que permita deixar a agenda lotada e, ao mesmo tempo, sem depender de uma ou mais empresas conveniadas.

Se você é médico e pretende entender melhor sobre como tornar o seu atendimento particular mais eficiente ou aplicar esse conceito em sua clínica ou consultório como um todo, continue lendo!

O que é um atendimento particular?

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Atender no particular é uma das formas que um médico ou outro tipo de profissional pode usar para conseguir atender pacientes que não tenham vínculo com nenhum órgão ou instituição conveniada à clínica, como planos de benefícios, empresas e planos de saúde.

Os pacientes que costumam buscar atendimento particular normalmente são pessoas que trabalham por conta própria (autônomos), aposentados que não têm plano de saúde ou profissionais que não têm direito ao plano de saúde da empresa.

Além desses públicos citados, há também funcionários de empresas que fornecem cobertura de plano de saúde. Porém, em alguns casos, os trabalhadores podem optar por reduzir o nível de sua cobertura, para não sofrer descontos em seu salário.

Qual é a diferença entre convênio e particular?

A principal diferença entre o atendimento particular e por convênio é que no primeiro, o paciente precisa pagar o valor integral da consulta ou procedimento a ser realizado. 

Por outro lado, no caso dos convênios, cobra-se um valor chamado comumente de “participação”. Essa participação é um valor bem menor que o da consulta “cheia” e pagar o valor do plano costuma valer a pena para quem realiza muitos procedimentos, exames e consultas por ano.

Há casos de planos de saúde que não fazem a cobrança dessa participação, sobretudo para pessoas que pagam mais caro para ter a cobertura.

Uma analogia que se pode fazer quanto a isso são os seguros automotivos. Quem faz o seguro do seu carro sabe: você até encontra opções de seguro mais baratas, mas terá que arcar com um valor de franquia mais alto. 

Essa franquia nada mais é do que uma participação no valor do conserto quando há algum tipo de sinistro.

Já no atendimento particular, podemos dizer que é como se fosse um carro sem seguro. Qualquer dano que houver, desde os mais simples aos de perda total, a pessoa terá que arcar com o valor inteiro.

Quais as vantagens do atendimento particular?

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Mesmo que o atendimento por convênio seja promissor e lucrativo em boa parte das vezes, priorizar o atendimento particular pode ser um bom negócio. 

Algumas vantagens de atender dessa forma são:

Personalização do atendimento

Por uma consulta particular, os médicos conseguem praticar a medicina em que acreditam, ou seja, eles que definem o tempo necessário para a consulta. 

Desse modo, os profissionais não apenas focam na anamnese, mas dedicam seu tempo para conversar com o paciente e criar uma conexão, construindo um relacionamento duradouro, bem diferente de consultas por planos de saúde que costumam durar menos de 10 minutos. 

Isso também permite que os médicos ganhem melhor trabalhando menos. Se você recebe 40 reais por consulta por plano de saúde, precisa fazer 8 consultas para ganhar 340 reais, e essas consultas podem ter, em média, 20 minutos cada. 

Com 2 consultas particulares no valor 170 de que podem durar 1 hora cada, você ganha o mesmo valor e ainda presta um atendimento mais humanizado aos pacientes.

Maior lucro para clínica ou consultório

Quando falamos de um atendimento por convênio, estamos falando também de dividir os lucros. Afinal, a instituição conveniada ou o plano de saúde também terá que ganhar dinheiro em cima da consulta e procedimento feitos pela clínica.

Por isso, ao firmar qualquer tipo de parceria desse tipo, o empreendedor deve ficar atento aos custos e possibilidade de receitas advindas do convênio. Muitos profissionais acabam não fazendo essa avaliação e praticamente “pagam para trabalhar”.

Por outro lado, os atendimentos particulares se convertem em receitas 100% para a clínica ou consultório. O controle desse valor também fica muito mais facilitado, uma vez que são menos pessoas e entidades envolvidas e por consequência, os custos também.

Se o atendimento for feito por convênio, a clínica terá de repassar o valor e prestar contas para o médico e para a empresa conveniada, no mínimo. Já com o atendimento particular, toda a negociação é feita apenas com o profissional responsável por atender.

Agenda mais flexível

Uma das melhores vantagens de se atender no particular é poder formar a própria agenda. Muitos planos de saúde exigem que o profissional ou clínica disponibilize algumas horas ou dias da semana exclusivamente para o atendimento de seus conveniados.

A princípio, isso pode ser visto como algo positivo – afinal, nesses dias, a agenda deve estar lotada. E isso traz lucro para a clínica, não é?

Porém, para o profissional, isso pode se tornar uma prisão e submetê-los a esse tipo de obrigação compulsória pode fazer com que a rotatividade de profissionais na clínica aumente.

Até porque, como você já sabe, os convênios pagam valores menores do que os de uma consulta particular e, por isso, eles podem acreditar que estão ganhando menos dinheiro do que poderiam e também tendo menor qualidade de vida por não poderem escolher os seus horários.

Menos questões burocráticas

Uma das piores coisas que um dono de negócio tem que lidar são questões burocráticas. Ao atender no particular, o relacionamento financeiro e contábil será apenas entre você e o seu paciente, o que facilita muito em qualquer tipo de processo.

No caso dos convênios, planos de saúde e outras formas de atendimento, a sua clínica terá que fazer demonstrações e organizações referentes aos seus atendimentos.

Isso fará com que o pessoal administrativo da sua empresa fique mais ocupado preenchendo formulários e planilhas dos convênios

Apesar de ser um “mal necessário”, a depender do nível de parceria e o quanto ela traz de receitas ao seu negócio, essa estrutura de processos engessados pode trazer um aumento de custo.

Qual o valor de uma consulta particular?

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Não há um valor tabelado para um atendimento particular. Os valores normalmente variam de acordo com a região que o profissional atua, além de sua especialidade, experiência, entre outros.

Naturalmente, médicos especialistas cobram mais pelas consultas – o valor pode chegar a até R$500 como “piso” de determinadas especialidades

Por outro lado, um clínico-geral pratica valores mais baixos (a partir de 120 reais por consulta), mas recebe mais pacientes e faz atendimentos mais rápidos do que um especialista.

Para calcular o preço ideal para sua consulta particular, baixe gratuitamente nossa planilha de precificação de consulta.

Como iniciar um atendimento particular?

Para ter sucesso fazendo atendimento particular, o primeiro passo é definir processos e estruturas dentro da clínica. Muitos profissionais querem começar a atender dessa forma, mas sequer são conhecidos ou tem reputação no lugar em que atendem.

Além disso, o médico precisa analisar sua agenda e ver quantos atendimentos por particular e por convênio realiza, além da lista de espera dos pacientes. 

Muitas vezes, existe uma lista de espera para atendimentos particulares, mas a agenda está totalmente ocupada com planos de saúde. 

Por isso, o médico precisa abrir espaço na agenda para realizar os atendimentos particulares e melhorar os processos da clínica. 

Se o paciente passa por uma experiência ruim, como demora no agendamento, demora na recepção e uma consulta de 20 minutos, ele não vai indicar a clínica e pode até falar mal, o que dificulta a atração de pacientes particulares. 

Desse modo, o consultório deve contar com uma ferramenta de agendamento online integrada à agenda médica. Ao escolher uma agenda online, o processo de alteração de datas e horários se torna mais simples, podendo ser feito em poucos cliques. 

Outra possibilidade é a marcação de consultas e procedimentos de forma personalizada, considerando histórico, horários, datas, etiquetas e até cores distintas por especialidade, por exemplo.

Além disso, uma agenda médica online permite o envio de lembretes de consulta por SMS, e-mail e WhatsApp, status de agendamento que mostram se o paciente confirmou a consulta, está aguardando na recepção ou não compareceu, e a lista de espera com todos que estão aguardando por um horário vago. 

Uma vez que você tenha investido nessa tecnologia, é preciso fazer a divulgação da sua clínica para que os pacientes conheçam o seu serviço. 

Embora o CFM tenha várias ressalvas e regras com relação às formas de marketing médico, a clínica ou o médico interessado deve saber lidar com essas regras.

Para isso, deve-se construir uma marca própria e investir tempo e energia nas redes sociais. 

Os médicos mais requisitados hoje em dia são aqueles que têm um bom nível de presença digital – por isso, faça lives, vídeos e produza conteúdo escrito para os clientes em potencial.

Além disso, a equipe de recepção também deve estar atenta de forma a captar o sentimento dos pacientes na sala de espera. 

Muitos pacientes acabam compartilhando feedbacks com as pessoas da recepção e não com os médicos, por isso, ouvi-los é fundamental.

Treinar e valorizar esses funcionários fará com que haja uma captação mais eficiente de pacientes e, ao mesmo tempo, gerar a recorrência e manutenção desses na sua base.

Com isso, um ciclo virtuoso deve ser formado: clientes satisfeitos indicam novos clientes para a sua clínica e, assim, você estará sempre com a agenda cheia, sem depender de plano de saúde ou convênios.

Como funciona a consulta particular a domicílio?

Uma das formas de personalizar o seu atendimento é fornecer consultas a domicílio. 

Esse tipo de atendimento é mais indicado para pacientes que têm algum tipo de problema para se deslocar até o consultório ou para aqueles que, por algum motivo, preferem ser atendidos em casa.

Algumas empresas são especializadas nesse tipo de atendimento, destinado principalmente a idosos acamados ou que sofreram algum tipo de lesão que impeça a ida à clínica ou hospital.

Como o profissional terá de se deslocar até a casa do paciente, deve ser cobrada uma taxa adicional de deslocamento

É importante saber que essa taxa não deve somente cobrir os custos com gasolina e hora do médico, mas também pela “exclusividade” desse momento.

Esse tipo de consulta, no entanto, não se aplica para casos em que o paciente deverá passar por algum tipo de exame que demande equipamentos e ferramentas especiais.

Além da consulta particular a domicílio, também é possível oferecer o atendimento via Telemedicina por meio de Teleconsultas, como veremos a seguir.  

E a consulta particular via Telemedicina?

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Muito popularizada durante a pandemia de COVID-19, as Teleconsultas viraram um diferencial e até mesmo uma obrigação para certos profissionais.

Isso porque, em algumas vezes, os pacientes não têm tempo para se deslocar até um consultório para fazer a sua consulta. 

Há também casos de pessoas que estão com suspeita de COVID-19 e, por isso, tem medo de infectar outras pessoas apenas para buscar um atestado médico.

Por esses motivos, oferecer consultas por Telemedicina é muito importante, sobretudo para proporcionar um atendimento que esteja de acordo com a necessidade dos seus pacientes.

Porém, muita gente acaba tendo dúvidas sobre como prestar esse tipo de atendimento com excelência e como cobrar por ele.

Quando o médico deve cobrar em uma Teleconsulta?

Essencialmente, a diferença entre uma Teleconsulta e uma consulta presencial é o meio pelo qual esse atendimento será feito. 

A recomendação de órgãos como o CFM é que a Teleconsulta não tenha um valor abaixo da consulta presencial, pois a qualidade do seu atendimento deve ser a mesma, seja a distância ou presencialmente na clínica.

Vale ressaltar que quando o atendimento é prestado pelo SUS ou por plano de saúde, os médicos não podem cobrar as Teleconsultas. 

Para Teleconsultas particulares, os médicos precisam se atentar às normas de como não ter um preço abusivo e sobre como não oferecer um preço abaixo do piso de consulta estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos. 

Alguns médicos optam por manter o valor igual, tanto na consulta quanto no atendimento a distância, pois já contam com um software de médico de gestão com essa solução, sem necessidade de pagar mais por isso.

Outros, definem um valor diferente para as Teleconsultas, devido ao investimento extra que precisam realizar.

Por isso, antes de precificar uma consulta por Telemedicina, é preciso fazer uma breve pesquisa de mercado. Avalie o preço cobrado por especialistas da mesma área para que seu valor não esteja fora da realidade.

Além disso, considere o investimento em estrutura e em equipamentos para realizar as consultas

Afinal, você precisa de um boa plataforma de Telemedicina que ofereça a segurança de dados dos pacientes, uma boa conexão com a internet e uma câmera e microfone de qualidade.

Qual a importância de oferecer um bom atendimento?

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Por mais que pareça um ponto óbvio da gestão empresarial, muitos profissionais e médicos ainda não compreenderam a importância de um bom atendimento em todos os pontos de contato que o paciente tem com a clínica.

Um bom atendimento não oferece apenas uma ótima performance para a clínica, mas também traz novos pacientes, fideliza os antigos e faz com que a gestão de funcionários se torne mais eficiente.

O estudo State Of Global Customer Service Report de 2018 da Microsoft mostra que 85% dos brasileiros são fidelizados pelo bom atendimento das empresas.

Ao oferecer uma experiência incrível para o seu paciente, até mesmo o tratamento médico pode se tornar mais eficaz. 

Porém, é importante reforçar que essa experiência envolve não apenas o atendimento médico, mas inclui desde o momento em que o paciente decide marcar uma consulta até o momento pós-consulta.

Por exemplo, não é nada agradável para o paciente entrar em contato com uma clínica para agendar uma consulta e receber um atendimento frio e distante.

Mesmo que a sua clínica ainda não tenha tecnologias para o atendimento, é bom conhecer as opções existentes de software médico e como eles facilitam as operações da clínica.

Veja a seguir quais são suas principais vantagens.

  • Aumenta a satisfação dos pacientes: a automatização soluciona diversos problemas como tempo de espera para solucionar dúvidas, e falta de proximidade com o profissional de saúde;
  • Proporciona mais agilidade: a pior experiência para qualquer paciente é sentir que o médico não está disponível para conversar, ou que não é lembrado pelo profissional. Com a tecnologia, você consegue tranquilizar o paciente, e responder com calma posteriormente, sem ter ignorado o contato;
  • Gera oportunidades para criar conexões com os pacientes: com as mensagens automáticas, você cria uma oportunidade para conversar com pacientes antigos, e reforça que sua atenção e cuidados vão muito além da consulta;
  • Otimiza processos da gestão do seu consultório: com processos automáticos, você pode gerenciar seu negócio de forma mais rápida e eficiente.

Como um software médico pode te ajudar nesse processo?

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As ferramentas digitais mais utilizadas que automatizam alguma funções nas clínicas e consultórios médicos:

  • Agendamento online: funcionalidade que disponibiliza uma agenda 24 horas por dia para seus pacientes, basta que eles tenham um dispositivo eletrônico conectado à internet para agendar uma consulta a qualquer hora;
  • Confirmações de consulta por SMS e e-mail: disparo automático de mensagens por SMS ou e-mail lembrando os pacientes sobre a data e horário da consulta, que também podem ser enviados por WhatsApp;
  • Automação de e-mail: envio automático de e-mails pré-programados para seus pacientes, para você compartilhar diversos conteúdos relevantes e investir na fidelização de pacientes;
  • Relatórios e gráficos automáticos: uma funcionalidade que gera relatórios e gráficos automáticos sobre diversas áreas do seu consultório, como o financeiro, gestão e perfil dos pacientes.

Como atender particular e convênio de forma simultânea?

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Avalie o perfil dos pacientes que a sua clínica atende

Definir o perfil dos pacientes envolve descobrir características e necessidades comuns em seus pacientes e, dessa forma, desenvolver estratégias a fim de satisfazê-las da melhor forma. 

Com essa definição, você consegue direcionar suas comunicações, torná-las mais assertivas para atrair novos pacientes e fidelizá-los. 

Com o iClinic, por exemplo, é possível descobrir diversas informações do seu público por meio da centralização e visualização dos dados, como procedimentos mais realizados, faixa etária e gêneros mais atendidos.

A definição do público-alvo geralmente é feita por meio de pesquisas para entender o perfil predominante de seus pacientes, que também são os clientes do consultório.

Confira a seguir um passo a passo para definir o perfil dos seus pacientes:

  • Pesquise e analise o mercado: o primeiro passo para começar a construir o público-alvo do seu consultório é realizar muitas pesquisas e fazer uma análise aprofundada do seu mercado;
  • Utilize segmentações: para que sua comunicação seja eficiente, é necessário identificar alguns segmentos no mercado e analisar em quais deles seus pacientes estão inseridos. Para isso, utilize segmentações geográficas, demográfica e psicográficas;
  • Realize entrevistas com seus pacientes: o objetivo das pesquisas é entender qual é o perfil predominante de seus clientes reais e se basear em dados para que o público traçado esteja coerente com a realidade do seu negócio. Essas pesquisas podem ser feitas por meio de envio automáticos de e-mails;
  • Use os dados coletados: para que a estratégia de definição do público-alvo seja efetiva, é preciso usar os dados coletados.
  • Entenda a diferença entre público-alvo e persona: para que sua comunicação seja ainda mais eficiente, é preciso definir também a buyer persona do seu consultório. A grande diferença entre a persona e o público-alvo, é que a persona é uma definição específica, que levará em conta características psicológicas, hábitos, preferências, enquanto o público-alvo é amplo;
  • Construa sua persona: você pode usar os dados obtidos em suas pesquisas para construir o perfil de seu paciente ideal;
  • Reveja seu público-alvo: mesmo depois de encontrar seu perfil de paciente, você precisa revê-lo de tempos em tempos. Em 5 anos, seu público pode mudar, bem como as estratégias de seu consultório, seus recursos, e modernizações. Por isso, revisite e adapte seu público com a frequência que faz sentido para seu negócio, pode ser a cada 2 anos, por exemplo.

Organize a agenda do seu consultório ou clínica

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Organizar a agenda médica é quase sempre um desafio, mas certamente é uma etapa importante para o sucesso de qualquer clínica ou consultório. 

Afinal, sem um planejamento adequado da agenda, o profissional pode acabar com a sala de espera cheia e, mesmo que o primeiro atendimento comece pontualmente, atrasos acabam se somando ao longo do dia.

O resultado é uma rotina corrida e sem tempo o suficiente até mesmo para fazer uma breve pausa para o café. Do mesmo modo, haverá dias com nenhum paciente marcado e o médico com tempo ocioso demais. 

Um consultório requer organização e a falta dela tira a tranquilidade de qualquer ambiente. 

Uma recepção cheia pode levar estresse e caos aos profissionais pelo acúmulo de tarefas a serem realizadas simultaneamente e tendo que conciliá-los com atendimentos telefônicos.

Por isso, uma agenda médica online facilita e agiliza todo o processo de atendimento, pois toda a informação do paciente está a apenas um clique, podendo ser acessado de qualquer dispositivo bastando ter acesso a internet.

Além disso, uma das principais vantagens da agenda médica é que ela contribui para a diminuição do número de faltas e atrasos nas consultas. 

É possível enviar para o paciente um lembrete com a data e horário marcados, por meio de mensagens automáticas. Após o paciente responder confirmando ou cancelando a consulta, o sistema automaticamente atualiza a agenda. 

Isso reduz as faltas em até 30%, e a recepção ainda pode usar a lista de espera para verificar quais pacientes podem repor o horário vago que ficou na agenda, em caso de cancelamento. 

Invista no marketing médico

Confira a seguir 7 motivos para começar a investir no marketing médico:

  1. Auxilia na atração de novos pacientes: ao investir no marketing médico, você consegue atrair mais pacientes utilizando anúncios, produção de conteúdo em blogs ou redes sociais, agendamento online, entre outros;
  2. Melhora a experiência do paciente: o marketing médico se preocupa com toda a jornada do paciente, desde o agendamento da consulta até o pós-consulta;
  3. Proporciona um consultório diferenciado: o marketing médico pode proporcionar para o seu consultório garantir um posicionamento de destaque no mercado;
  4. Oferece um ótimo custo-benefício: o marketing digital permite ações com custo inferior ao das mídias tradicionais, além de ter uma ótima segmentação de público e mensuração de resultados;
  5. Possibilita que você se torne referência em sua área: por meio do marketing médico, todas as pessoas, não só seus pacientes, começam a te ver como uma autoridade na área e a confiar em seu trabalho, mesmo que nunca tenham feito uma consulta com você;
  6. Ajuda na fidelização: o marketing médico também te ajuda a fidelizar os pacientes, e a melhor estratégia para isso é utilizar o e-mail marketing, o qual permite desenvolver uma comunicação automatizada e personalizada;
  7. Faz com que sua produção de conteúdo ajude muitas pessoas: quando você produz conteúdo de valor, está ajudando não apenas seus pacientes, mas todos os usuários da internet.

Aposte em tecnologias para otimizar processos

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Com praticidade e maior otimização dos processos, é possível ter uma gestão qualificada, rápida e muito eficiente, aumentando de forma total a qualidade do atendimento em si, bem como dos processos internos.

Por meio de ferramentas e inovações tecnológicas a saúde ganha um forte impulso para melhorar os seus sistemas de atendimento e a experiência dos pacientes. 

Um exemplo de otimização é a utilização de um software de gestão médica, onde são inseridos dados de todos os setores da clínica e eles ficam disponíveis para consulta por quem precisar. 

Assim é possível realizar abordagens personalizadas junto aos pacientes. 

Afinal, o software de gestão de clínicas é pensado e desenvolvido para a rotina das clínicas médicas. 

Isso quer dizer que seus recursos, funcionalidades e benefícios são vantajosos para o setor médico, principalmente porque esse segmento tem necessidades específicas que devem ser cumpridas com sucesso para garantir o bom funcionamento do espaço como um todo, bem como da rotina de todos os profissionais envolvidos.

A tecnologia trouxe também ferramentas indispensáveis para uma boa organização financeira de clínicas e consultórios. 

Um software que armazena informações de todas as movimentações financeiras da clínica é capaz de apontar pontos positivos e negativos da gestão e aumentar os ganhos. 

Até mesmo porque, tais recursos que aprimoram a administração do tempo, faz com que os atendimentos sejam mais rápidos, gerando, assim, um aumento da rotatividade de pacientes nas clínicas.

O iClinic possui uma variedade de funcionalidades, como:

  • Painel que gera dados automáticos sobre seu negócio, como pacientes agendados e atendidos em um determinado período, e duração média dos seus atendimentos;
  • Agenda médica com cores personalizadas para cada procedimento, visualização por dia ou semana, lista de espera e lista de pacientes do dia;
  • Lembretes e confirmações de consulta automáticas;
  • Agendamento online, uma agenda disponível 24 horas no AgendarConsulta ou no seu próprio site, para que seus pacientes marquem atendimentos de qualquer lugar, e a qualquer hora;
  • Prontuário eletrônico personalizável, que centraliza todas as informações dos pacientes em um único local, e permite que você salve modelos de receitas, documentos e atestados;
  • Teleconsulta com integração ao prontuário eletrônico e termo de consentimento para pacientes;
  • Prescrição eletrônica integrada ao iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp;
  • Relatórios e gráficos automáticos com dados fundamentais como faltas por paciente, pacientes para retorno, repasse por profissionais, entre outros;
  • E-mail marketing que permite o envio de mensagens automáticas e personalizadas para seus pacientes, no período que você desejar.

Conclusão

Trabalhar com convênios de saúde inevitavelmente traz consigo algumas exigências, como apresentação de documentos e comprovações de cada consulta realizada. 

E só então, após a análise da empresa de convênios, o consultório recebe pelo serviço médico. Nos atendimentos particulares isso não existe. 

Além de eliminar a burocracia e trabalhar diretamente com o paciente, tem a vantagem de que o consultório recebe o pagamento logo após a consulta, sem precisar passar por liberação ou aprovação de terceiros.

Entretanto, cada modalidade de atendimento médico possui suas vantagens e desvantagens. A escolha dependerá dos seus objetivos pessoais e profissionais e do momento em que sua clínica se encontra.

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