Por que ter presença online é importante para consultórios?

Por que ter presença online é importante para consultórios?

Yasmim Mayumi Marketing Médico

Leia em 5 min.

Última atualização em 15/10/2021 por Yasmim Mayumi

A presença online é importante para consultórios porque permite que os pacientes encontrem os médicos mais facilmente e cria uma oportunidade de conexão, mesmo sem o encontro presencial.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player abaixo:

Um estudo feito pelo Google mostra que no mundo digital em que vivemos, os pacientes são agentes ativos em suas jornadas de saúde.

Por isso, a empresa realizou uma pesquisa para entender como o digital impacta nessa jornada. Veja os principais resultados:

77% dos pacientes realizam buscas online, 83% utilizam sites de estabelecimentos médicos, 54% utilizam sites de convênios de saúde, 50% utilizam outros sites com informações sobre saúde e 26% consultam as avaliações feitas por outros pacientes.

Não há dúvidas de que essas estatísticas cresceram ainda mais depois da pandemia de COVID-19, já que na maior parte do tempo, apenas a presença online conseguiu conectar as pessoas. 

Ou seja, quem não tem presença digital está perdendo oportunidades de ser encontrado pelos pacientes.

Continue a leitura e descubra como você pode mudar esse cenário no seu consultório!

Principais vantagens da presença online para consultórios

Lembra quando o paciente precisava ligar para o consultório para marcar uma consulta, e voltar ao estabelecimento apenas para buscar uma receita ou um resultado de exame?

Esse tempo já se foi, e muitos jovens da Geração Z sequer sabem como era o mundo antes da internet.

Com a ajuda das inovações tecnológicas, hoje os pacientes podem – e desejam – marcar consultas por sites, entrar em contato com os médicos por mensagem e segui-los nas redes sociais.

Isso significa que quem ainda não tem um site próprio, está ficando para trás. E aqueles que já estão investindo no marketing de relacionamento estão ganhando uma ótima vantagem competitiva no mercado.

Imagine que, ao pesquisar por seus sintomas no Google, um paciente tenha encontrado um artigo do seu blog que explica como cuidar dos sintomas. 

Ao ler todo o conteúdo, percebe que pode marcar uma Teleconsulta e entender se precisa ou não ir até um médico presencialmente.

Você acha que ele vai preferir marcar uma consulta pela internet, no seu site, ou ligar para um médico que só oferece agendamento por telefone?

É provável que ele escolha a primeira opção.

Com essa atitude, além de atender as expectativas dos pacientes, estender o relacionamento para o digital e seguir as tendências do mercado, você também investe em inovação para seu consultório.

6 formas de aumentar a presença online para consultórios

Agora que você conhece a importância da presença online para consultórios, veja a seguir as 7 principais estratégias que irão te ajudar a alcançar seu objetivo.

1. Agendamento online

O agendamento online é uma ferramenta que permite a marcação de consultas pela internet a qualquer hora e de qualquer lugar pelos seus pacientes.

Ele fica disponível em plataformas como o AgendarConsulta ou seu próprio site médico.

A principal vantagem do agendamento online é que ao mesmo tempo em que você oferece mais praticidade para os pacientes, também aumenta sua presença digital com um perfil médico na internet.

2. Redes sociais

Você conhece alguma pessoa que não tenha nenhuma rede social?

É difícil conhecer alguém que não esteja presente nas redes sociais. Até mesmo gerações mais velhas costumam estar presentes no WhatsApp, por exemplo.

A cada ano, o número de usuários das mídias sociais aumenta, e não é de se surpreender: o mundo está cada vez mais conectado pelo digital.

Para aumentar sua presença online, considere criar um perfil profissional em algumas destas redes sociais:

Talvez você esteja pensando: preciso estar presente em todos esses canais? 

A resposta é não! Quando tentamos estar presentes em todas as redes sociais, no final, não conseguimos montar estratégias consistentes e não ficamos presentes de forma plena em nenhuma plataforma.

O ideal é que você estude seu público, faça uma pesquisa com seus pacientes para entender em quais canais eles estão, e a partir daí escolha em quais redes vale a pena estar conectado.

Para entender como criar sua estratégia de marketing digital na prática, baixe gratuitamente nosso material:

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3. Site médico

Já vimos no conteúdo que ter um site médico é fundamental para ser encontrado pelos pacientes. Hoje em dia, a discussão não é mais sobre ter ou não um site, mas como estar presente e criar diferenciais.

Entretanto, o que muitos médicos não sabem é que um bom site médico também funciona para pacientes antigos, que já conhecem seu serviço.

Vamos supor que você seja um oftalmologista especializado em cirurgia de catarata. Apesar de realizar cirurgias frequentemente, também faz atendimentos de rotina em seu consultório.

Como muitos pacientes fazem apenas atendimentos regulares, ao precisarem de uma cirurgia de catarata, buscam outro profissional por supor que você não tem essa especialidade.

Pode não parecer, mas essa situação é extremamente recorrente na área da saúde. 

Isso acontece porque muitos pacientes pensam que um médico especializado em cirurgia não atua em consultórios ou não faz atendimentos de rotina. 

A verdade é que se você não mostra o que faz, não vai conseguir ganhar reconhecimento ou se tornar uma autoridade.

Para criar seu site médico, é possível começar com uma plataforma gratuita de sites, como a Wix, ou contratar uma agência de marketing voltada para a área da saúde.

4. Ads (links patrocinados)

Quantos links patrocinados você vê durante o dia?

Se você pensa que não vê nenhum, provavelmente não sabe o que é um link patrocinado. Eles aparecem como anúncios em pesquisas no Google, propagandas no Instagram, Youtube e Facebook.

Diferente de um comercial tradicional, como os que passam na TV e apenas falam sobre um produto, um link patrocinado faz um anúncio e te leva para outro site

Existem vários tipos de links patrocinados na internet, como o Google Ads, Youtube Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, e assim por diante. 

Para usá-los, é preciso estudar os limites do marketing do médico e entender como funciona cada tipo de anúncio nas redes sociais.

No vídeo abaixo, por exemplo, explicamos como o Google Ads funciona e como usá-lo para atrair pacientes seguindo o código de ética do CFM.

5. Google Meu Negócio

Você já notou que, ao pesquisar por uma empresa no Google, um perfil com várias informações aparece em destaque ao lado dos resultados?

Presença online para consultórios com o Google Meu Negócio

Esse perfil se chama Google Meu Negócio. Ele é totalmente gratuito e é essencial para os consultórios que desejam aumentar a presença online no Google.

Como é uma ferramenta da própria empresa, ela prioriza os serviços que têm esse perfil e o mantém atualizado. 

Nele você pode adicionar informações como endereço, fotos, biografia, formas de contato, e os pacientes podem deixar avaliações e perguntas, o que aumenta a confiança de quem procura seus serviços na internet.

6. E-mail marketing

Por fim, mas com certeza não menos importante, outra forma de aumentar sua presença digital é o e-mail marketing.

O e-mail marketing consiste no envio de mensagens automatizadas para leads (potenciais clientes) e clientes por meio de e-mails. 

Diferente de uma rede social como o Instagram, o conteúdo de um e-mail não se perde dentre milhares de imagens, vídeos e anúncios. 

A partir do momento que alguém clica na mensagem, não é bombardeado por outras informações.

O e-mail marketing também costuma ser mais barato do que outras estratégias de marketing digital, e é muito valorizado por pacientes que gostam de receber conteúdos educativos com frequência.

Essa estratégia é utilizada por médicos que desejam fortalecer o marketing de relacionamento com os pacientes.

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Viu como é possível aumentar a presença online para consultórios com os canais certos? Espero que este conteúdo tenha te ajudado a começar seu marketing digital!

Qual é a sua rede social favorita e quais são os conteúdos que mais gosta de ver nela? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude outros médicos a entender como a internet atrai a atenção do público. 😉


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.