Telegram na clínica: guia para elaborar uma estratégia de comunicação

telegram na clínica

Principais tópicos

O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens com foco em agilidade e segurança. Com uma estratégia de comunicação você consegue fidelizar ainda mais seus pacientes.

A internet mudou a dinâmica do relacionamento entre empresas e clientes ao construir uma nova estratégia de comunicação, caracterizada pelo marketing de relacionamento.

Segundo um artigo da Revista de Administração Contemporânea:

“O marketing de relacionamento constitui um esforço integrado das empresas para identificar, construir, manter e aprimorar relacionamentos individuais com clientes, em um processo de troca de benefícios voltado para o longo prazo.”

Com o uso do Telegram, você consegue obter uma proximidade maior com seus pacientes por meio do relacionamento, e estender seu atendimento para além da consulta.

Neste artigo, você vai conferir como elaborar uma estratégia de Telegram na clínica. Continue a leitura!

[crp]

3 principais vantagens do Telegram na clínica

Ao falar em mídias sociais, muitos pensam em Instagram ou Facebook. Porém, aplicativos de mensagem como o WhatsApp e o Telegram possuem recursos úteis para o marketing de relacionamento.

O Telegram é um aplicativo de troca de mensagens com uma interface intuitiva, personalização de layout e texto, além de diversas possibilidades para o uso profissional.

Diferente do WhatsApp, ele permite o envio de arquivos com até 2 GB, e a criação de um nome de usuário que te garante mais privacidade, pois você não precisa passar seu número pessoal para os pacientes.

Confira algumas vantagens de utilizar o Telegram na clínica:

1. Mais proximidade com seu paciente

Como você se relaciona com seus pacientes? Consegue manter contato mesmo no pós-consulta?

Por meio do marketing médico, é possível construir um relacionamento duradouro com seus pacientes, mesmo os que não têm retorno marcado.

Para isso, você pode utilizar diferentes estratégias, como e-mail marketing, e mídias sociais, como o Telegram.

A vantagem do Telegram é que ele torna possível produzir conteúdos com anexos, como áudios e fotos, em grupos exclusivos que podem chegar a 200 mil membros, ou canais de envio de mensagens em massa.

2. Comunicação assertiva

Você já participou de algum grupo no WhatsApp e se perdeu no meio de tantas mensagens?

No Telegram, a comunicação é muito mais assertiva, pois é possível fixar mensagens e usar hashtags para organizar o conteúdo.

As hashtags, representadas pelo símbolo do jogo da velha (#), funcionam como marcações em seu conteúdo para que haja mais organização.

Por exemplo, se você incluir a marcação #pre-operatorio em suas mensagens, ao clicar na hashtag, o usuário acessa todos os conteúdos marcados com ela.

Com ele, é possível se comunicar por:

  • Grupos: possui um limite de 200.000 participantes nos quais os pacientes podem enviar mensagens, reagir, participar de enquetes. Você também pode mencionar outros usuários, responder mensagens específicas e nomear administradores;
  • Canais: a audiência é ilimitada, os usuários podem reagir e participar de enquetes, mas não enviam mensagens, essa é uma boa opção se você não quiser lotar seu Telegram de mensagens, e enviar conteúdos de forma organizada.

Além do mais, os novos usuários podem ver todas as mensagens antigas, mesmo as enviadas depois de sua chegada. A opção de fixar mensagens garante que os assuntos importantes sejam sempre vistos.

Dessa forma, fica muito mais fácil organizar sua comunicação para que todos vejam os conteúdos mais importantes.

Se você quer produzir conteúdo, mas sente receio de não ter tempo para seguir um planejamento, confira nosso guia gratuito e aprenda como automatizar a comunicação com seus pacientes:

Guia Prático: 4 estratégias para automatizar a comunicação com os pacientes. Clique aqui e baixe agora!

3. Possibilidade de realizar pesquisas e enquetes

Você já realizou pesquisas com seus pacientes? Como identifica seus pontos de melhoria?

Em qualquer estratégia de marketing médico, é essencial realizar pesquisas frequentes para entender as necessidades do seu público e como você pode melhorar.

O Telegram, assim como o e-mail marketing, pode ser grande aliado nessa hora. Ele permite a criação de enquetes rápidas nas quais o usuário pode responder de forma anônima.

Ao elaborar suas enquetes, você consegue interagir com seus pacientes, e descobrir quais são suas maiores dores para ajudá-los com os conteúdos, garantindo uma fidelização cada vez maior.

5 passos para elaborar uma estratégia de Telegram na clínica

As redes sociais são ferramentas essenciais nas estratégias de marketing, mas é preciso usá-las com sabedoria e planejamento.

Elaborar uma estratégia de comunicação eficaz para o Telegram da clínica permite que você se relacione com seus pacientes, e alcance seus objetivos atraindo cada vez mais pessoas.

1. Conheça seu público-alvo e sua buyer persona

Quem são seus pacientes? O que eles gostam? Do que querem saber?

Responder a essas perguntas é o passo inicial para a elaboração de qualquer estratégia de conteúdo.

O público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes para que uma empresa possa direcionar suas comunicações, tornando-as mais eficientes.

Já a buyer persona é a junção das características mais importantes dos seus clientes ideais em um personagem semi-fictício. Por meio dela, é possível humanizar suas comunicações e gerar identificação.

A diferença entre os dois é que, enquanto o público-alvo é uma definição mais geral de seus principais pacientes, a persona é uma definição específica.

Se você ainda não mapeou as características de seus pacientes e nem conhece sua buyer persona, você pode utilizar o e-mail marketing para enviar algumas pesquisas a fim de entender melhor quem são eles.

Na pesquisa, vale perguntar:

  • Características demográficas: idade, profissão, sexo, estado civil, entre outras;
  • Características psicográficas: estilo de vida, valores, interesses;
  • Características comportamentais: motivação, que redes sociais eles utilizam, quais conteúdos costumam acompanhar.

A partir daí, construa seu público-alvo, uma ou mais personas conforme suas necessidades, e comece a pensar em que tipos de conteúdos você deve elaborar para ajudar essas pessoas.

Descubra mais sobre o uso do e-mail marketing em sua clínica, e aprenda a usá-lo em nossa websérie gratuita:

Websérie gratuita: Como usar o e-mail marketing na sua clínica!

2. Avalie os recursos disponíveis

O Telegram possui diversos recursos que podem ser utilizados em sua estratégia.

Dentre eles, pode-se destacar o uso de bots, ou seja, robôs virtuais que interagem com o usuário e conseguem resolver questões de baixa complexidade.

Uma opção muito interessante, considerando que os bots podem agilizar um atendimento ao responderem a dúvidas mais frequentes, ou iniciarem uma marcação de consulta, por exemplo.

Você encontra os bots em sites como o Botlist, ou pode criar seu próprio bot com o BotFather, uma opção disponível dentro do próprio Telegram.

Outro recurso interessante é o chat secreto. Caso algum paciente tenha uma dúvida e você precise responder de forma privada, basta ir no ícone de lápis para criar uma nova conversa e selecionar o chat secreto.

Assim, você escolhe com quem quer conversar por mensagens que se autodestroem depois de um tempo pré-programado e avisam caso um print seja tirado.

Como todas as mensagens do Telegram, as do chat secreto também são criptografadas de ponta a ponta, ou seja, não podem ser lidas por terceiros, nem mesmo pelos funcionários do Telegram.

Os chats não podem ser recuperados, e vale lembrar que não é recomendável utilizá-los para realizar uma consulta.

Se você deseja realizar uma Teleconsulta, o ideal é contar com um software médico apropriado, que envie um termo de consentimento para pacientes e forneça mais respaldo jurídico para sua prática.

3. Elabore conteúdos educativos

Como você constrói a autoridade de sua marca? Consegue ajudar seus pacientes mesmo fora da consulta?

Elaborar conteúdos educativos é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de construir sua autoridade, e passar a ser admirado mesmo por aqueles que ainda não marcaram uma consulta com você.

Dentro do Telegram, é possível enviar conteúdos de áudio, fotos, textos, e fortalecer o seu nome como uma autoridade online.

Elabore um post com dúvidas mais frequentes, queixas comuns dentro de sua especialidade, dicas de prevenção de doenças ou melhoria de estilo de vida.

Tudo isso fará com que as pessoas conheçam seu trabalho, confiem em você, e sua assistência irá além da clínica.

Com conteúdos, é possível atrair mais pessoas, além de fidelizar seus atuais clientes, que sempre terão a chance de se lembrar de você.

4. Faça pesquisas com os pacientes

Dentro do aplicativo, aproveite bastante o recurso das enquetes e perguntas. Com elas, você pode descobrir detalhes das queixas e dores de sua persona.

Pergunte se estão gostando do conteúdo, se possuem alguma sugestão ou crítica, se o conteúdo está ajudando.

O resultado será uma comunicação eficiente dentro de uma estratégia de marketing de relacionamento muito bem alinhada.

Confira mais dicas sobre marketing de relacionamento em nosso vídeo:

5. Avalie seus resultados

Ao manter uma estratégia consistente no Telegram, não se esqueça de avaliar quais resultados estão sendo obtidos na plataforma.

Veja se os pacientes estão interagindo com os conteúdos, se você recebe muitos agendamentos de pessoas que te conheceram pelo Telegram, e se está conseguindo atrair mais pessoas para seu canal.

Os grupos do Telegram com mais de 500 integrantes possuem acesso aos insights da plataforma.

Esses insights mostram conteúdos populares, dias e horários com mais engajamento, crescimento do grupo, e outras informações relevantes para melhorar seus conteúdos.

Todos esses dados lhe ajudarão a tomar decisões mais eficazes em seu planejamento de marketing. Certamente, os resultados a longo prazo serão cada vez melhores.

Espero que este artigo tenha te ajudado!

Antes de ir, comente aqui quais são as estratégias de marketing que você já realiza em sua clínica. Vou adorar saber. 🙂

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online