Guia definitivo de Facebook Ads para médicos

Guia definitivo de Facebook Ads para médicos

Yasmim Mayumi Marketing Médico

Leia em 7 min.

Última atualização em 06/07/2021 por Yasmim Mayumi

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook, a maior rede social do mundo. Por meio dele, os médicos podem criar anúncios personalizados para cada perfil de paciente.

Você já recebeu um panfleto ou cartão de uma loja que não tinha nenhum interesse, e apenas jogou fora? Investir em anúncios que não trazem retorno é um dos erros mais comuns dos profissionais.

Diferente do marketing tradicional, a segmentação de público do Facebook alcança exatamente a audiência que você deseja, e divulga seu serviço para as pessoas mais propensas a agendarem consultas.

Em 2020, o Facebook alcançou a marca de 3 bilhões de usuários ativos por mês. 

Segundo outras estatísticas, há mais de 80 milhões de páginas de negócios na rede social, e 44% dos consumidores admitem que o Facebook influencia seus comportamentos de compra.

Todos esses dados mostram o grande potencial do Facebook Ads para médicos que desejam atrair mais pacientes e investir no marketing digital.

Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre esse sistema!

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga que você pode utilizar para criar diferentes anúncios, aumentar seu ROI (Retorno sobre Investimento), e atrair pacientes.

A plataforma possibilita a criação de diferentes públicos com segmentações como localização, idade, interesses, tudo para divulgar seu serviço para seus potenciais pacientes, ao invés de um público genérico.

O Facebook é uma escolha natural em qualquer estratégia de marketing digital, porque é muito provável que seu público esteja nele. Se você não tem certeza desse dado, faça uma pesquisa com seus pacientes.

O resultado deve mostrar que pelo menos metade dos seus clientes estão nessa rede social.

Para entender, na prática, como o Facebook Ads funciona, veja a seguir seus principais tipos de anúncio:

  • Imagens: ao navegar pelo seu feed, você já viu propagandas com imagens chamativas? Também conhecidas como Image Ads, elas são ótimas por capturarem a atenção do usuário sem muito esforço;
  • Vídeos: os vídeos são fortes concorrentes em anúncios no Facebook, tanto no feed, quanto nos stories (publicações que desaparecem após 24 horas, disponíveis na parte superior do seu Facebook). Os vídeos não precisam ser necessariamente uma gravação, você também pode utilizar animações, como GIFs;
  • Carrossel: um anúncio de carrossel utiliza várias imagens ou vídeos em um único anúncio. É uma boa escolha se você quer destacar vários benefícios do seu serviço, mas não pode sobrecarregar uma imagem;
  • Mensagens: também é possível enviar anúncios por mensagens, que aparecem no Messenger do seu público;

É importante lembrar que o Facebook comprou o Instagram em 2012. Portanto, você também pode programar anúncios no Instagram pelo próprio Facebook.

Quer aprender mais sobre o Instagram para médicos? Baixe nosso material gratuito:

eBook gratuito: Como divulgar sua clínica no Instagram e ter ainda mais sucesso. Clique aqui e baixe agora!

Termos básicos para entender o funcionamento do Facebook Ads para médicos

Para quem ainda não conhece profundamente os termos do Facebook Ads, entender como ele funciona pode parecer complexo e confuso.

Pensando nisso, vou explicar os termos básicos desse sistema para você não ficar perdido na hora de criar seus anúncios. Dê uma olhada!

  • Gerenciador de Negócios: destinado aos criadores de anúncios, o gerenciador é uma área fundamental para os médicos monitorarem suas propagandas, assim como seus resultados;
  • Central de anúncios: por meio da central, você pode criar novos anúncios, ver suas principais métricas, e ver atualizações do próprio Facebook;
  • Pixel de conversão: o Pixel do Facebook é uma ferramenta que utiliza uma linha de código para acompanhar anúncios fora do Facebook, como em sites. É preciso configurá-la para ter resultados assertivos, além de ser considerada uma configuração avançada dentro da plataforma;
  • Feed de notícias: sua página inicial, que mostra a atividade dos seus amigos, e publicações de perfis que você segue, é o feed de notícias, ou apenas feed;
  • Publicação impulsionada: se você tem uma página de negócio, provavelmente já viu a opção de impulsionar uma publicação. Ao realizar essa ação, você cria uma publicação impulsionada, que aparece no feed de pessoas que atendem aos critérios dos seus anúncios. Por exemplo, você pode escolher impulsionar uma publicação que fala sobre seu consultório para pessoas da sua cidade, com a idade média dos seus pacientes;
  • Publicação patrocinada: a diferença entre publicação impulsionada e patrocinada, é que a patrocinada apenas aparece para pessoas que curtiram sua página. Ou seja, não atinge novos usuários. Elas estão localizadas mais no topo do feed de notícias;
  • Dark post: existem posts (publicações) que são criados apenas para anúncios. Eles não são publicados, de fato, na página, e não aparecem no feed de notícias, por isso são chamados de dark posts, e aparecem apenas para o público do seu anúncio;
  • Teste A/B: no Facebook é possível criar dois formatos de anúncio, conhecidos como teste A/B. Imagine que você queira divulgar seu consultório, mas não sabe se enfatiza sua especialidade, ou o endereço. Com o teste A/B, você anuncia esses dois formatos, e analisa qual apresenta melhores resultados;
  • Impressões: as impressões representam o número de vezes que seu anúncio foi exibido para os usuários;
  • Conversões: ao criar um anúncio ou impulsionar uma publicação que já foi postada na sua página, você tem um objetivo, como direcionar os usuários para seu site médico. Essas ações, ao serem completadas, são chamadas de conversões.

Muitos termos e áreas escondidas do Facebook Ads, não concorda? 

Lembre-se que você também pode contar com a ajuda de agência de marketing especializada na área da saúde, se não tiver tempo para gerenciar seus anúncios sozinhos.

Porém, mesmo que você conte com uma agência, é importante entender o funcionamento do Facebook Ads para médicos. Assim, você não fica totalmente dependente da empresa. 

Veja a seguir nosso guia completo para criar seus próprios anúncios. Acompanhe!

Facebook Ads para médicos: passo a passo completo

Antes de usar o Facebook Ads, é necessário ter uma página comercial no Facebook. Se ainda não tem uma, crie sua página, e depois volte para este guia. 😉

Caso queira apenas impulsionar uma publicação, é só escolher uma, e clicar no botão “Impulsionar/Turbinar publicação”. Você vai poder configurar suas metas, público, orçamento, duração, entre outros.

Agora vou ensinar a criar anúncios do zero, e o passo a passo que vou mostrar é baseado no Gerenciador de Negócios, mas você também pode usar a Central de Anúncios futuramente.

1. Escolha seu objetivo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é pensar nos seus objetivos. No Gerenciador de Negócios você pode escolher objetivos como reconhecimento de marca, aumento de tráfego, entre outros.

Passe o mouse por cima de cada objetivo para ver uma pequena explicação do próprio Facebook, assim, fica mais fácil entender a melhor opção para o seu consultório.

Após selecionar seu objetivo, desça até o final da página. Você pode escolher o nome da sua campanha, e ativar ou não o teste A/B e a otimização de orçamento da campanha.

A otimização de orçamento permite que você defina seu investimento como diário ou vitalício (valor total dividido pelo período em que a campanha estiver ativa).

Depois, é só clicar em “Configurar conta de anúncios”.

Quer conhecer outras redes sociais além do Facebook? Assista ao vídeo abaixo para descobrir mais benefícios dessas mídias:

2. Segmente seu público

O público da sua campanha será impactado pelos seus anúncios. Você pode configurar de acordo com características como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Interesse;
  • Status de relacionamento;
  • Formação profissional;
  • Viagens;
  • Comportamento, entre outros.

Nesta etapa, é essencial conhecer sua Buyer Persona, ou seja, o perfil do seu paciente ideal. Porque quanto mais você conhecer, maiores as chances de atingir pessoas com esse perfil.

Imagine que você tenha realizado uma pesquisa com seus pacientes, e chegou a conclusão que 60% do seu público são mulheres, entre 24 a 37 anos, em um relacionamento estável, que adoram viajar.

Na segmentação de público do Facebook, você consegue selecionar todas essas características, além de selecionar a região do seu consultório. Dessa forma, você cria uma excelente oportunidade de atrair pacientes.

3. Selecione o posicionamento do anúncio

Após escolher seu público, é preciso decidir o posicionamento do anúncio, ou seja, em qual local da rede social ele vai aparecer para os usuários.

Você pode escolher manualmente, ou optar pelo posicionamento automático, que é o mais recomendado pelo Facebook, pois o algoritimo vai definir as melhores posições de acordo com seu orçamento.

Ah, também é possível divulgar no Instagram, mesmo sem ter uma conta.

Para aprender mais sobre marketing digital, baixe nosso material grátis:

Guia sobre marketing digital para médicos

4. Estabeleça seu orçamento

No Facebook Ads, você controla o quanto gasta. Seu orçamento é referente ao dinheiro que você deseja gastar, e o valor gasto é o que, de fato, foi gasto do seu orçamento total.

Isso significa que você pode definir um orçamento de R$500,00, mas ter um gasto de R$437,00. Tudo vai depender do desempenho do seu anúncio e da duração do tempo que você determinou.

Imagine que um médico tenha estabelecido o período de duas semanas para um anúncio, e definiu um orçamento de R$700. Agora, ele precisa escolher entre os dois tipos de orçamento:

  • Orçamento diário: valor que pode ser gasto no dia em que o anúncio será veiculado;
  • Orçamento total: valor que deve ser gasto durante todo o tempo de veiculação do anúncio.

Os R$700,00 podem ser o limite máximo para o período inteiro de veiculação, assim, o profissional não gasta mais do que pode.

Lembre-se que os preços de anúncios do Facebook funcionam como um leilão. Os anúncios competem entre si por impressões, e cobram apenas pelo número de cliques ou impressões.

Ou seja, quanto mais cliques/impressões, maior será seu gasto, mas isso também significa que seu anúncio está alcançando pessoas.

Você pode pagar os anúncios automaticamente com seu cartão, ou usar o pagamento manual, como boleto bancário.

Caso tenha alguma dúvida sobre como a cobrança de anúncios é feita pelo Facebook, leia este artigo da central de suporte da plataforma.

5. Crie o conteúdo do anúncio

Lembra dos principais tipos de Facebook Ads do início do artigo? 

Na hora de criar o conteúdo do seu anúncio, você seleciona qual deseja veicular, como uma imagem, um carrossel, um vídeo, animação, e assim por diante.

O ideal é contar com a ajuda de um designer e um redator para criar seus anúncios, ou uma equipe de marketing.

Existem algumas boas práticas que todo conteúdo, independente do formato, deve seguir:

  • Ter uma comunicação objetiva. Ninguém vai parar para ler um texto grande, mas uma imagem com frases chamativas e relevantes irá funcionar;
  • Ser criativo. No Facebook, além de competir com outros anúncios, você também compete com conteúdos orgânicos do feed, como publicações de amigos, logo, a criatividade é fundamental;
  • Use CTAs (Chamadas de Ação). Todo anúncio tem um objetivo, seja o agendamento de consultas, ou visitas para um site médico. Portanto, todo conteúdo precisa fazer essa chamada para que suas chances de conversão sejam altas.

Ao seguir essas práticas, você fortalece ainda mais seu Facebook Ads. 

Depois de criar seu anúncio, não se esqueça de acompanhar as métricas e resultados. Eles irão mostrar o que está dando certo, e mostrar pontos de melhoria.

Com o Facebook Ads para médicos, muitas clínicas e consultórios estão se destacando no mercado, e chamando a atenção de pacientes. Não fique de fora dessa tendência!

Para aprender mais sobre essa rede social, baixe gratuitamente nosso eBook:

eBook gratuito de Facebook para clínicas: aumente sua presença online para atrair ainda mais pacientes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos! Para receber mais artigos como este, inscreva-se na nossa newsletter.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.