Estratégia de vídeos para clínica: conheça ferramentas e dicas de como melhorá-la

Estratégia de vídeos para clínica: ferramentas e dicas para melhorá-la

Leia em 5 min.

Você já pensou no quão importante é mostrar ao paciente a seriedade e expertise da sua clínica? Hoje o paciente não precisa mais ir até você para criar a confiança necessária para marcar uma consulta. Com uma estratégia de vídeos, os médicos podem desde apresentar seu consultório e os diferenciais contidos nele, até comprovar sua autoridade em diversos assuntos de interesse dos pacientes. Quer saber como? Confira o conteúdo a seguir! 

Escrever conteúdos de qualidade, com uma linguagem adequada para o público-alvo e com informações relevantes é muito importante para as clínicas e consultórios. Esses conteúdos aumentam a proximidade com o paciente, sendo algo que deve ser tratado como prioridade.

A estratégia de vídeos é uma excelente forma de mostrar a credibilidade da clínica e melhorar ainda mais o relacionamento entre o paciente e o médico. Afinal, a confiança é maior quandoo paciente podever como a clínica funciona e se tanto o consultório como os médicos que atendem no local são íntegros e têm domínio sobre o assunto.

Quer saber um pouco mais como utilizar a estratégia de vídeos para o marketing digital da sua clínica? Então continue a leitura!

Os maiores benefícios da estratégia de vídeos para sua clínica

Uma clínica que tem a confiança de seus pacientes têm tudo. É só com isso que eles se tornam fiéis ao consultório e retornam mais para as consultas. Um relacionamento estreito é a principal estratégia que uma clínica deve trabalhar para conseguir fidelizar seus pacientes.

Quando você prepara um conteúdo em formato de vídeo, o paciente se sente mais próximo e com vontade de acessar o conteúdo, principalmente porque o consumo é mais fácil e rápido de ser conferido do que a leitura de um texto. 

Entre outras possibilidades, você pode usar o vídeo para falar sobre novidades da área médica, para divulgar serviços da clínica, para trazer informações sobre localização e horário de funcionamento, e também para compartilhar dicas de saúde.

Se o assunto a ser abordado é mais complexo, por exemplo, e é utilizado o vídeo para explicá-lo, a compreensão fica mais clara, minimizando possíveis erros de interpretaçãoe reduzindo o ruído na comunicação. Ou seja, é uma forma mais eficiente de transmitir informações.

Além disso, ele aumenta a visibilidade da sua clínica, afinal, possibilita a utilização de três canais de comunicação bastante populares: YouTube, Instagram e Facebook.

Segundo pesquisa da We Are Social, o YouTube conta com 83 milhões de inscrições no Brasil, o Instagram possui um número de 57 milhões de registrados, e o Facebook já atingiu o alcance de 130 milhões de usuários no país.

Quanto mais presente sua clínica estiver nesses canais, maiores são as chances de encontrar novos pacientes.

videos-para-clinica

As melhores ferramentas para crescer a estratégia de vídeos

Com o avanço da tecnologia, hoje já é possível fazer um vídeo para postar nas redes sociais da sua clínica sem muita dificuldade, e fazê-lo ficar profissional. Para garantir isso, é preciso apenas utilizar as ferramentas certas.

Selecionamos as melhores delas para ajudar na estratégia de vídeos do seu marketing digital:

1. Movavi

O Movavi é uma ferramenta excelente para quem está iniciando a produção de vídeos. Ele é voltado para o público iniciante, mas oferece recursos avançados para edição que podem  aperfeiçoar ainda mais o conteúdo. É bastante simples de ser utilizado, e está disponível para testes gratuitos.

Pode trazer vantagens nos casos em que o conteúdo é mais simples, como por exemplo a divulgação dos horários de atendimento da sua clínica ao utilizar  uma animação.

2. Camtasia

O Camtasia é um programa para nível intermediário, e possui soluções mais robustas, muito popular entre os produtores de conteúdo de videoaulas e tutoriais. A ferramenta oferece diversas opções para edição e tratamento de vídeo, e também dispõe de uma versão gratuita para teste.

3. Adobe Premiere

O Adobe Premiere é uma das ferramentas mais indicadas para produtores de conteúdo em vídeo. Voltada para o público profissional, o programa dispõe ainda de mais recursos, possibilitando a conexão direta com as demais ferramentas da Adobe.

Os programas mais avançados tendem a ser mais caros, já que é voltado para edições de grandes produções, que exigem maiores efeitos e qualidade nos vídeos.

As dicas mais importantes na hora da produção do conteúdo em vídeo

Agora que você já conhece algumas ferramentas, separamos algumas dicas valiosas a serem consideradas no momento de construção do conteúdo em formato de  vídeo para comunicação com  seus pacientes. Continue a leitura e confira!

Faça videos curtos

A ideia principal do vídeo é atrair a atenção dos pacientes. Com a quantidade de informação presente nas redes sociais, se o conteúdo for muito longo, a possibilidade de perda de interesse é grande. Então, para que ele tenha vontade de assistir, é preciso que seja sucinto e ao mesmo tempo atrativo.

Busque explicar o conteúdo de forma simples

As informações passadas devem ser planejadas e o roteiro deve ser o mais claro e simples possível. Busque uma sequência lógica para a composição do vídeo. Seus pacientes precisam assimilar o conteúdo com facilidade, logo, se o assunto for mais complexo, o ideal é tentar ilustrar a situação, para um melhor entendimento.

Escolha os temas de forma estratégica

O conteúdo que é colocado nas páginas da sua clínica deve estar sempre voltado a temas que agreguem valor aos pacientes. Assim, a escolha dos assuntos dos vídeos devem ser tratada de forma estratégica, conectada com os objetivos de resultado do consultório.

A pergunta que deve ser feita é: qual assunto é melhor ser tratado por vídeo, e qual é melhor ser publicado como texto no blog do consultório. Além disso, é preciso observar se o melhor é fazer um vídeo rápido, com animações e narração, ou se é preciso mostrar a imagem do médico para passar maior confiança e autoridade sobre o assunto.

Tudo depende de quem a clínica deseja alcançar com o conteúdo, e qual o nível de complexidadedo assunto que está sendo tratado. É sempre preciso pensar como o paciente gostaria de receber a informação, e qual é a forma mais simples de passá-la, para que não gere dúvidas, algo arriscado, afinal, estamos falando de assuntos voltados à saúde.

Para conhecer mais sobre marketing digital e estratégia de vídeos específicos para sua clínica, que tal seguir a iClinic no Youtube? Assim, você pode conferir os conteúdos de forma mais rápida, e conferir dicas especiais para otimizar os resultados e aumentar ainda mais o alcance do seu consultório.

E se você se interessou e deseja saber mais sobre produção de vídeos para potencializar o marketing da sua clínica, confira nossa websérie de como produzir vídeos 🙂

Wesérie: Como produzir vídeos para atrair pacientes para sua clínica? Assista tudo gratuitamente!

Gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário sobre o uso dos vídeos na sua clínica, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos. 


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.