Ao empreender, o médico precisa estar preparado para diversos desafios e um dos maiores é como atrair pacientes para seu consultório médico. Como um estabelecimento comercial, um dos seus objetivos é aumentar o número de pacientes enquanto os fideliza.
Atualmente, o número de clínicas e consultórios médicos tem aumentado significativamente, o que indica que muitos médicos e profissionais de saúde estão investindo no próprio negócio, fazendo com que a concorrência do setor seja cada dia maior.
Segundo dados da demografia de 2020 do CFM, em 2020, o Brasil passou a contar com mais de 500 mil médicos.
O principal local de trabalho privado referido pelos médicos é o consultório particular, com 47,6% de frequência. Ou seja, quase metade dos médicos no Brasil mantém consultório individual ou divide o espaço com colegas.
Nesse contexto, garantir que o consultório possua uma boa quantidade de pacientes e obtenha bons resultados não é uma tarefa nada fácil.
Se você também é um médico que tem enfrentado grande concorrência e deseja atrair pacientes para o consultório, este artigo é para você! Descubra como diferenciar sua clínica das demais.
20 dicas de como atrair pacientes para o consultório
1. Analise os clientes ideais para sua clínica ou consultório
As clínicas médicas têm diversos públicos. Mas existe um público visto como ideal e saber como captar essas pessoas é fundamental para alcançar o sucesso.
O público-alvo é o grupo de pessoas que representa seus pacientes. No caso da pediatria, por exemplo, o público-alvo ideal pode ser mulheres que estão tentando engravidar, mulheres que já estão na gestação ou casais que já têm filhos.
O público-alvo da sua clínica são os pacientes que você deseja captar. Com esse perfil definido, o gestor pode direcionar melhor os seus serviços e os seus atendimentos para ter mais fidelização de pacientes e aprimorar o seu atendimento.
A Buyer Persona são perfis semi-fictícios, baseados em pessoas reais, que representam seus pacientes ideais. Para um dermatologista, uma Buyer Persona pode ser a Gabriela, uma jovem de 24 anos que quer começar a cuidar da sua pele e não tem o costume de passar protetor solar.
Com as Personas, você pode implementar estratégias mais segmentadas, economizando tempo e dinheiro.
Isso quer dizer que encontrar um público mais específico para o seu consultório pode ser a fórmula do sucesso, uma vez que as pessoas estão mais exigentes e à procura de serviços personalizados, que se adequam exatamente aos seus gostos.
Quanto mais direcionado for o seu negócio, maiores serão as chances de conquistar a preferência e fidelização de um determinado grupo de pacientes.
2. Tenha cuidado ao local do consultório ou clínica
Fazer uma boa escolha em relação ao lugar em que você deseja estabelecer a sua clínica é muito importante, pois uma má escolha pode resultar em um prejuízo financeiro.
Para definir o local da clínica, é muito importante saber quais serão os pacientes da sua clínica. Por meio dessa informação, é possível pensar no local ideal do negócio.
Por exemplo, se os seus pacientes são pessoas idosas, é interessante optar por uma localidade mais tranquila e com acessibilidade, pois você pode atender pessoas com dificuldades de locomoção.
No caso de pacientes jovens e adultos, é possível escolher uma região próxima aos centros comerciais. Normalmente, essas pessoas trabalham nesses locais e podem chegar até você com mais facilidade.
3. Monitore sua concorrência
Monitorar sua concorrência é um dos melhores meios para entender quais são os pontos que merecem sua atenção, além de descobrir como as outras clínicas têm resolvido seus problemas ou aproveitado oportunidades.
Quando se trata da concorrência, devemos melhorar aquilo que é bem executado e utilizar as informações coletadas para perceber as lacunas presentes em nossas próprias estratégias.
Além de facilitar a tomada de decisão, contribuindo para que os melhores caminhos sejam escolhidos para o seu negócio, a prática também é uma forma de evitar repetir os mesmos erros dos concorrentes.
4. Organize a agenda e os formatos de marcação
Os médicos devem tirar um tempo para organizar a agenda e definir quais serão os horários disponíveis todos os dias da semana. Para começar a divulgar a clínica e buscar novos pacientes, é fundamental que se tenha horários vagos e definidos para atendê-los.
Ou seja, os médicos devem deixar a agenda constantemente organizada e aberta a novos pacientes.
Além disso, devem investir em ferramentas de agendamento online que permitam que seus pacientes agendem consultas a qualquer horário de qualquer lugar.
Seus pacientes ficarão muito satisfeitos ao perceber que o agendamento é organizado e que serão atendidos no horário certo. Essa atitude cria um diferencial de mercado, pois faz com que o paciente sinta-se valorizado.
5. Proporcione um atendimento de qualidade aos pacientes
Todas as pessoas esperam ser bem atendidas e desejam que as clínicas as recebam bem, tratando-as de forma diferenciada.
Por isso, é essencial que os médicos e todos os funcionários do consultório prestem um atendimento de qualidade e tratem bem todas as pessoas.
Mas, como isso vai fazer com que novas pessoas sejam atraídas para a clínica?
Uma das melhores formas de promover um negócio é por meio de pessoas satisfeitas e que falam bem do empreendimento, a famosa propaganda “boca a boca”, correto?
Por isso, não deixe de prestar um atendimento com agilidade, educação, sensibilidade e prestatividade de forma a fidelizar os atuais pacientes e assim disseminar uma boa imagem da clínica.
Mas, se o médico atende principalmente por plano de saúde, ele precisa fazer consultas rápidas e em alto volume para ter uma remuneração razoável.
Isso significa que ele não consegue praticar a medicina em que acredita na maioria dos casos, ou seja, com o tempo que ele considera necessário e de forma que crie conexão com o paciente.
Mesmo que ele dê o seu melhor, com esse limite imposto pelos planos de saúde, ele não atende a maior parte das expectativas dos pacientes que podem não recomendar o serviço do médico – e até sair falando mal.
Nesse caso, buscar atrair pacientes particulares também é importante para aumentar a qualidade do atendimento, pois você pode definir um valor justo para sua consulta, ter mais tempo para o atendimento, criar mais conexão e ainda ganhar mais sem trabalhar excessivamente por isso.
6. Invista no marketing
O mundo tem mudado bastante nos últimos anos, principalmente nas formas de se relacionar com a audiência e de divulgar um negócio para o público.
O marketing digital está se tornando um grande aliado das clínicas que desejam atrair novos pacientes e fidelizar os atuais.
Por isso, uma ótima dica para que os médicos consigam atrair mais pacientes para o consultório é por meio do uso de estratégias de marketing digital.
Os médicos que desejam aderir o marketing às suas clínicas podem contratar um especialista para ser o responsável pelo marketing médico da instituição, ou contar com o apoio de uma agência especializada em marketing.
Os profissionais em marketing podem colocar o consultório em outro patamar no que diz respeito a atrair novos pacientes, fazendo com que os resultados da clínica sejam ainda melhores.
Baixe gratuitamente nosso guia de marketing digital para médicos para implementar essas estratégias em seu consultório. Você também pode fazer nosso curso gratuito e complementar ainda mais seus estudos.
7. Demonstre autoridade no assunto
Por último, os médicos não podem deixar de transmitir às pessoas que possuem total autoridade em sua especialidade.
Ao transmitir domínio do assunto abordado e segurança aos pacientes, conseguirá fazer com que as pessoas deem preferência a clínica quando precisarem de algum atendimento, pois terão confiança no seu serviço.
8. Tenha cautela com a imagem que você quer transmitir
Uma boa imagem profissional é composta por comportamentos, hábitos, posturas, conhecimentos, habilidades e competência.
Principalmente na medicina, conseguir passar aos pacientes uma imagem de profissionalismo é parte essencial para ganhar a confiança dos mesmos.
Dentre os fatores que impactam diretamente na construção da imagem profissional, podemos citar como principais:
- Aparência: ligado ao dress code (código de vestimenta) e a maneira que o profissional se apresenta;
- Reputação: é a credibilidade do profissional no mercado de trabalho;
- Conhecimento: aborda o conhecimento técnico, habilidades e conhecimento de mercado de trabalho que o profissional possui;
- Postura: fisicamente falando, tem a ver com a forma de andar, cumprimentar e olhar as outras pessoas;
- Emocional: profissional proativo, com visão positiva das coisas e habilidade de solucionar problemas, muitas vezes de forma criativa.
Assim como há atos que colaboram para alavancar sua imagem, há atitudes que prejudicam como as pessoas te enxergam no local de trabalho. Veja abaixo algumas delas:
- Usar roupas inadequadas para o local de trabalho;
- Falar excessivamente alto ou com gírias em excesso;
- Fazer postagens comprometedoras nas redes sociais;
- Utilizar o celular durante a consulta médica;
- Mostrar-se inflexível e arrogante;
- Ser mal educado ou grosseiro.
Por isso, é essencial cuidar da imagem que você deseja transmitir ao paciente, pois a percepção que o paciente tem de você e do seu consultório de modo geral é fator importante para a satisfação com o atendimento e atração de novos pacientes.
9. Invista na criação de conteúdo digital
Em resumo, podemos dizer que a produção de conteúdo consiste em oferecer materiais no meio digital que sejam relevantes para o seu público. Essa estratégia tem como objetivo educar, ensinar, tirar dúvidas ou ajudar o leitor a resolver algum problema que ele tenha.
Sendo assim, a produção de conteúdo é baseada no desenvolvimento de materiais com o intuito de fortalecer o seu negócio e criar autoridade para a sua clínica, sendo esses materiais apresentados em diversos formatos, como:
- Artigos;
- eBooks ou guias (livros digitais);
- Webinars, lives, entre outros;
- Postagens em redes sociais.
Produzir conteúdo digital pode trazer diversos benefícios para sua clínica, principalmente quando falamos em conquistar a confiança dos pacientes e mostrar que sua clínica é uma instituição séria e confiável.
Saiba como produzir conteúdo na prática para atrair pacientes em nosso eBook gratuito!
10. Tenha estratégias de anúncios pagos
Com as estratégias de anúncios pagos é possível alcançar um público que realmente tem interesse em adquirir seus serviços.
A partir do momento que ele sabe que pode contar com profissionais capacitados para cuidar da sua saúde, mais seguro ele se sente para marcar uma consulta.
Essa é a sensação que um anúncio bem-feito transmite: credibilidade para que o paciente se sinta tranquilo ao colocar o seu bem-estar nas mãos dos profissionais.
Essa é uma característica muito importante para quebrar uma das principais objeções dos pacientes quando o assunto é saúde: o medo de os serviços não serem de qualidade.
Em seus anúncios, você pode divulgar a estrutura da sua clínica, mostrar quais equipamentos ela tem disponível, quais são os serviços oferecidos e, inclusive, o nível de conhecimento dos profissionais que lá atuam.
Quanto mais conhecimento você passa, mais as pessoas confiam nos seus serviços. Nesse momento, os anúncios podem transformar os profissionais que trabalham na sua clínica em referências online em suas respectivas áreas de atuação.
Quanto mais contato com o público a sua clínica tiver, mais as pessoas a reconhecem pelo trabalho prestado e pelas informações relevantes que ela transmite.
Vale ressaltar que as estratégias de marketing escolhidas devem seguir as restrições estabelecidas pelo CFM quanto à propaganda voltada para os serviços prestados por médicos e clínicas.
Por exemplo, é proibido o uso de fotos de pacientes em material promocional, anúncio dos equipamentos da clínica, comunicação das especialidades e publicação da titulação acadêmica.
Também é proibido oferecer garantia de resultados do tratamento ao paciente ou a familiares. Por mais que as chances de sucesso sejam grandes, cada organismo reage de uma forma, portanto, não é possível garantir o sucesso do tratamento.
11. Use as redes sociais para criar relacionamentos
Quando falamos de atrair novos pacientes, a melhor forma é com uma divulgação eficiente do seu consultório médico.
Hoje em dia, uma das melhores formas de divulgação é por meio das redes sociais, as quais a maior parte das pessoas se encontram presentes, todos os dias.
Para isso, é extremamente importante que você crie um conteúdo relevante e útil para seus pacientes, assim, eles conseguirão ver na prática todo o seu conhecimento como profissional de saúde, além de se sentirem acolhidos, mesmo fora do consultório.
Entretanto, apesar de, muitas vezes, a maioria das pessoas estarem presentes em diferentes redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, a linguagem utilizada em cada canal é diferente.
Isso não quer dizer que você precisa criar um conteúdo diferente para cada rede social, mas é importante saber qual é a melhor abordagem para cada rede social. Assim, você garante que sua comunicação será eficiente em todas as redes sociais.
12. Crie uma conta no Google Meu Negócio
O primeiro passo para estar presente digitalmente é colocar a sua clínica na internet. A principal maneira de fazer isso é criar o site próprio da sua clínica e divulgá-lo para atrair visitantes até ele.
Para divulgar a sua clínica — e o seu site — você pode criar um perfil no Google Meu Negócio.
Nele você insere as informações básicas da sua clínica, como endereço, telefone, horário de funcionamento, website médico e fotos. Quanto mais informações você inserir, melhor.
Assim, quando alguém pesquisar sobre a sua clínica no Google — ou algo relacionado à sua especialidade — o seu perfil aparecerá como uma das sugestões na busca, e você pode atrair mais pacientes!
Dica: habilitar a avaliação dos seus pacientes no perfil do Google Meu Negócio te traz mais credibilidade, pois você deixa disponível a opinião sincera de pessoas a respeito dos seus serviços e da sua clínica.
Nós elaboramos um eBook que te ensina a criar um perfil no Google Meu Negócio.
13. Construa uma identidade visual
A identidade visual de uma clínica é o conjunto formado por símbolos, cores, tipografia e diversos outros elementos. Essas características, agrupadas e organizadas formalmente, constroem a imagem que o profissional quer passar para o seu público.
Fazem parte da identidade visual de um consultório médico o logotipo, os cartões de agendamento, o receituário, os resultados de exames, a sinalização interna e até o uniforme dos funcionários.
A organização e coerência dos elementos que formam essa identidade permite que seus pacientes diferenciam o seu trabalho dos concorrentes e criem uma relação de identificação com o seu negócio, aumentando a credibilidade.
14. Promova o marketing de indicação
O marketing de indicação nada mais é do que a estruturação de estratégias e iniciativas para transformar seus pacientes em promotores da sua marca. Por meio dele, os pacientes que você já tem, passam a indicar novos clientes para o seu estabelecimento.
Além de atingir o público-alvo correto, os novos pacientes já chegam com um nível maior de consciência sobre o seu serviço, fazendo com que você não precise percorrer uma grande jornada com ele.
É importante que essa estratégia esteja associada a outras estratégias e ferramentas de marketing para clínicas.
Com isso, você poderá garantir a satisfação desses novos pacientes, criando relacionamentos duradouros, humanizados e benéficos, tanto para a clínica quanto para sua equipe de trabalho.
15. Otimize o atendimento com prontuários eletrônicos personalizados
O prontuário eletrônico personalizado facilita não apenas o acesso aos dados dos pacientes, mas agiliza a consulta e proporciona mais tempo para o atendimento.
Confira a seguir 7 benefícios do prontuário eletrônico personalizado.
- Adaptável às suas necessidades: com um prontuário personalizado, você consegue criar os campos e seções que deseja em sua anamnese para adaptá-lo de acordo com a sua maneira de atendimento;
- Agiliza sua rotina: o prontuário eletrônico facilita o preenchimento das informações mais utilizadas, sem que você precise digitá-las até o fim;
- Possibilita a personalização da prescrição eletrônica: com a prescrição eletrônica integrada ao prontuário, é possível personalizá-la e salvar todos os modelos que você mais usa;
- Permite a adição de fotos, arquivos de exames e documentos: ao contar com um prontuário personalizado, você pode inserir fotos, arquivos de exames e documentos de seus pacientes de forma muito mais prática;
- Facilita a compreensão do paciente: um prontuário personalizado permite a adição e comparação de imagens de maneira muito intuitiva. Com esse recurso, você pode adicionar uma foto dentro do prontuário, e mostrá-la ao paciente ao lado de outra mais antiga. Dessa forma, ele pode perceber a evolução do tratamento com mais facilidade;
- Melhora ainda mais seus atendimentos: ao invés de gastar tempo preenchendo fichas ou tentando localizar alguma informação, você tem a chance de conversar mais com o paciente, atendendo-o com calma.
Esse atendimento humanizado traz benefícios a ambos os lados, aumenta as chances de fidelização, fornece um melhor atendimento, e faz com que o paciente indique seus serviços a todos os conhecidos.
16. Tenha a cultura do atendimento humanizado
O atendimento humanizado consiste em estratégias que visam melhorar a interação entre médico e paciente, elevando a qualidade do serviço prestado.
Desse modo, a humanização no atendimento está ligada à capacidade organizacional da sua clínica de entender as necessidades individuais do paciente.
Confira algumas dicas para começar a implementar o atendimento humanizado no seu consultório:
- na hora de escolher os métodos e procedimentos que serão utilizados durante o tratamento, explique para o paciente como cada técnica irá funcionar, e confira se ele se sente confortável com essa forma de tratamento;
- atenda os pacientes de maneira adequada e acolhedora;
- respeite as particularidades de cada paciente, como a orientação sexual, crenças e valores, sem que isso interfira nas consultas;
- dê o apoio necessário aos familiares ou acompanhantes do paciente no momento em que os procedimentos são realizados, inclusive, oriente sua equipe de colaboradores a realizar o mesmo;
- seja comunicativo, educado e atencioso;
- chame o paciente pelo nome, ouça seus medos e dúvidas, além de dar a atenção necessária para perceber qual a sua realidade;
- não adote métodos generalistas, atenda cada paciente de forma especial, exclusiva e personalizada.
O atendimento humanizado começa com um pequeno gesto: o olho no olho, do momento que o paciente chega até a hora de ir embora. Esse movimento transmite confiança, respeito e que a clínica valoriza seus pacientes.
17. Invista em um software médico
Manter uma boa gestão do tempo é um dos principais fatores que influenciam no sucesso de uma clínica médica, pois pode significar uma melhor prestação de serviços relacionados ao atendimento do paciente.
Nesse sentido, um software médico, além de facilitar a administração dos processos e melhorar os serviços prestados, auxilia no gerenciamento eficiente do tempo.
Essa é uma solução prática para quem procura melhorar o atendimento, otimizar seu tempo, conhecer melhor seus pacientes e ainda ter acesso a todos os dados da clínica sempre que precisar.
Projetado e desenvolvido especialmente para clínicas e consultórios, softwares para gestão de clínicas oferecem soluções para o dia a dia de forma simplificada, econômica e eficiente.
O iClinic, por exemplo, possui uma variedade de funcionalidades, como:
- Painel que gera dados automáticos sobre seu negócio, como pacientes agendados e atendidos em um determinado período, e duração média dos seus atendimentos;
- Agenda médica com cores personalizadas para cada procedimento, visualização por dia ou semana, lista de espera e lista de pacientes do dia;
- Lembretes e confirmações de consulta automáticas;
- Agendamento online, uma agenda disponível 24 horas no AgendarConsulta ou no seu próprio site, para que seus pacientes marquem atendimentos de qualquer lugar, e a qualquer hora;
- Prontuário eletrônico personalizável, que centraliza todas as informações dos pacientes em um único local, e permite que você salve modelos de receitas, documentos e atestados;
- Teleconsulta com integração ao prontuário eletrônico e termo de consentimento para pacientes;
- Prescrição eletrônica integrada ao iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio por WhatsApp;
- Relatórios e gráficos automáticos com dados fundamentais como faltas por paciente, pacientes para retorno, repasse por profissionais, entre outros;
- E-mail marketing que permite o envio de mensagens automáticas e personalizadas para seus pacientes, no período que você desejar.
18. Expanda os serviços para a Telemedicina
Por se tratar de um serviço prestado de forma remota, a Telemedicina pode oferecer maior auxílio principalmente para regiões que possuem poucos recursos médicos.
Do ponto de vista do paciente, as consultas geralmente são mais baratas e eliminam a necessidade de gastos com transporte.
Em relação ao corpo clínico, há menores despesas na infraestrutura laboratorial e no armazenamento de dados, visto que todas as informações do paciente podem ser armazenadas na nuvem, sem a necessidade de um espaço físico.
Isso confere mais comodidade e flexibilidade, uma vez que melhora a gestão do tempo e torna possível a realização de consultas em horários alternativos.
Além disso, essa opção diminui o risco de exposições a doenças em ambientes médicos, pois muitos aspectos da medicina podem ser realizados remotamente, sem prejuízo ao paciente.
19. Tenha uma equipe multidisciplinar
O trabalho da equipe multidisciplinar na saúde indica importância para o atendimento às necessidades e problemas de saúde humana, uma vez que esses nem sempre podem ser atendidos por uma única especialidade e nem individualmente.
A equipe focada em atender as necessidades integrais e buscando soluções que se complementam e sejam efetivas é uma estratégia que torna o atendimento mais qualificado e seguro. Além disso, permite outras vantagens como:
- Assegura a participação de toda a equipe por meio de um trabalho integrado;
- Propicia uma assistência mais condigna e humana ao paciente por meio da interação multiprofissional;
- Centra as responsabilidades por meio do trabalho integrado;
- Fortalece as relações entre os profissionais, paciente e família para o alcance dos objetivos;
- Aumenta o aproveitamento da capacidade profissional pela coesão do trabalho;
- Favorece o relacionamento interprofissional.
Logo, podemos concluir que um paciente bem acolhido pela equipe tende a se dedicar no tratamento e a cooperar.
Portanto, estabelecer uma relação de confiança entre paciente e equipe é um ponto importante para melhorar a qualidade do atendimento e os resultados esperados.
20. Ofereça múltiplas maneiras de realizar o pagamento da consulta
Os meios de pagamento representam as diversas opções pelas quais os pacientes podem pagar pelas suas consultas e procedimentos, como PIX (transferência instantânea), dinheiro, cartão e pagamento online.
O pagamento online é uma das tendências mais fortes na área da saúde, porque permite que o paciente efetue o pagamento fora da clínica, sem precisar entregar seu cartão para qualquer profissional.
Você provavelmente já notou que muitas pessoas preferem pagar suas contas pelo celular, ao invés de ir presencialmente ao banco, o que exige tempo e gastos com locomoção.
Ou seja, ao oferecer o pagamento online como opção de pagamento na sua clínica, você aumenta a satisfação do seu paciente, que vai ter mais comodidade e praticidade.
Confira outros benefícios ao diversificar suas opções de pagamento:
- Aumento do número de consultas marcadas, devido aos pacientes atraídos pela facilidade dos meios de pagamento oferecidos pela clínica e que podem ter um atendimento a distância 100% completo;
- Melhora na experiência do paciente, que não precisa mais ir até um banco apenas para sacar dinheiro, e não precisa ser cobrado antes da consulta, porque pode pagar sem sair de sua própria casa;
- Diminuição da taxa de inadimplência, pois diferente de transferências, carnês ou cheques, você não precisa depender da confiança no paciente, que muitas vezes pode se esquecer de pagar, e os bancos asseguram que o pagamento será feito pelo cartão de crédito;
- Segurança financeira de excelência, tanto para o médico, quanto para o paciente, que não precisam se preocupar em andar com dinheiro ou ter dinheiro em caixa;
- Melhora nas finanças da clínica, quando o profissional de saúde conta com um sistema médico que centraliza todas as movimentações financeiras.
Saiba como ter uma gestão inteligente e eficiente da sua clínica ou consultório
A gestão de clínicas e consultórios exige diversas habilidades, como administração de processos como atendimento, recepção, marketing e pós-consulta, além de conhecimentos sobre gestão financeira e de pessoas.
Ter uma boa gestão é fundamental para atrair pacientes, pois sem uma excelente organização e atendimento, os pacientes não se sentirão satisfeitos e não indicarão seus serviços.
Veja como alcançar seu objetivo com estes passos.
Mapeie seus processos para alcançar uma boa organização: ao mapear os processos da sua clínica você poderá encontrar pontos de melhoria, deixá-los padronizados e organizados, o que aumentará a produtividade da clínica como um todo.
Capacite a sua equipe e melhore seu processo de seleção: ao contratar pessoas alinhadas com a cultura da clínica, você terá mais chances de ter uma clínica de sucesso que oferece a melhor experiência para os pacientes.
Mas não basta apenas contratar as pessoas certas, você precisa mantê-las engajadas em seu trabalho e na missão da clínica através de treinamentos e cursos.
Entenda como fazer a gestão e controle de estoque de clínicas: entender o que entra e sai do seu estoque é uma tarefa muito importante. Para isso, você pode realizar inventários periodicamente, armazenar corretamente os produtos, organizar o processo de compras e ter o histórico dos fornecedores.
Invista na gestão financeira: é necessário que a gestão financeira seja uma das áreas mais importantes na sua gestão clínica.
Você precisa saber quanto está gastando, lucrando, ter previsão financeira dos próximos meses, capital de giro, oferecer diversos meios de pagamento, entre outros.
Não existe nenhum segredo para ter uma gestão de excelência. O mais importante é ter as ferramentas certas ao seu lado, colaboradores eficientes e processos bem definidos. Para isso, você pode:
- Usar uma agenda médica online;
- Permitir que seus pacientes agendem seus atendimentos pela internet;
- Enviar lembretes de consulta para os pacientes;
- Marcar um intervalo entre os agendamentos;
- Produzir relatórios sobre a duração média dos atendimentos e faltas por paciente;
- Estabelecer um limite de consultas por dia;
- Ter um software médico completo.
Conclusão
A maioria das dicas sobre como atrair pacientes para o seu consultório médico se resumem ao uso de tecnologias que facilitam diversas atividades da sua clínica.
Afinal, a tecnologia já é indispensável na área da saúde, não só nos aparelhos modernos, mas também na forma de se comunicar com os pacientes. Dessa forma, é possível utilizar as plataformas digitais para chamar atenção do seu público e falar com ele.
Além disso, os softwares para gestão de clínicas conseguem, além de gerir todos os processos da clínica, como agendas e controle financeiro, enviar SMS para confirmação de consultas e manter um relacionamento médico-paciente mais próximo.