controle das finanças do consultório

Gestão financeira do consultório: Como monitorar e otimizar esse processo interno?

A boa saúde financeira de um consultório depende da correta gestão dos recursos.

Mas será que é possível realizar essa tarefa, que nem sempre é fácil, de forma organizada, objetiva e segura?

Vamos explicar como monitorar e otimizar o processo interno de gestão financeira do consultório e como usufruir de todos os benefícios que isso poderá trazer para você.

* *

Separe as contas do consultório e pessoais

Para que sua clínica possa usufruir dos benefícios de uma boa gestão financeira, é preciso, antes de qualquer coisa, separar e organizar toda a documentação.

* *

É muito importante não misturar as finanças da pessoa física com a jurídica, ou seja, os seus documentos com os da clínica.

* *

Para que essa tarefa fique mais fácil, você pode criar, por exemplo, uma conta corrente separada, utilizando-a somente para lidar com as despesas específicas da clínica, como salários de funcionários e materiais utilizados nos atendimentos.

Procure, também, evitar o pagamento das contas da clínica com o seu dinheiro pessoal, já que isso impede que você conheça a real situação das suas finanças.

* *

Invista em um software de gestão

Para que você possa acompanhar suas finanças de perto, nada melhor que investir em um bom software de gestão.

* *

Com ele, você poderá inserir toda a movimentação financeira de determinado período e terá acesso a diferentes relatórios, que poderão ser emitidos e utilizados nos processos futuros de tomada de decisão.

Além disso, um software de gestão diminui o tempo empregado no ingresso das informações financeiras, já que ele permite a padronização e otimização dos processos que ocorrem dentro da sua clínica, como os pagamentos e recebimentos realizados.

* *

Utilize ferramentas financeiras

Agora que você já sabe que vale a pena investir em um bom software de gestão, é importante otimizar ainda mais a gestão da sua clínica e começar a utilizar ferramentas financeiras como o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa permite a gestão financeira do consultório, e pode ser utilizado para conhecer, de forma detalhada, os seus tipos de despesas e recebimentos.

Se utilizado de forma correta, o* fluxo de caixa pode fornecer informações preciosas sobre o futuro de seu consultório*.

Por exemplo, se você precisará de capital para cobrir um caixa negativo ou se você terá recursos suficientes, que poderão ser utilizados como investimentos.

Fluxo de Caixa para clínicas e consultórios*

Planeje a gestão financeira do consultório

Com o auxílio de seu software, de diferentes relatórios e ferramentas financeiras, será possível planejar o progresso de sua clínica, monitorando quais são as suas necessidades e expectativas para o futuro e quais recursos financeiros, humanos e materiais serão necessários para colocar os seus planos em prática.

Caso você queria comprar equipamentos ou investir em novas instalações para aumentar a sua clínica, somente uma gestão financeira bem implementada e organizada poderá ajudar a colocar seus planos em ação.

* *

Assim, é preciso investir na área financeira para que você possa crescer e aprimorar os serviços que oferece a seus pacientes.

* *

A gestão financeira do consultório deve ser feita com atenção e alguns cuidados que começam com a separação das finanças pessoais daquelas relativas ao negócio.

Além disso, investir em um bom software de gestão é essencial e permitirá que você utilize importantes ferramentas financeiras, possibilitando planejar o futuro da clínica de forma prática, rápida e segura.

modulo financeiro iclinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus