Uma boa prática médica permite um melhor atendimento e maior satisfação dos seus pacientes. Como resultado, todas as operações da sua clínica serão realizadas de uma forma mais segura e eficiente.
Depois de anos de estudo e preparação em diferentes especialidades, os médicos recém-formados precisam encarar o desafio de praticar o que aprenderam. No entanto, a falta de experiência pode prejudicar a prática médica.
Isso porque o medo e a insegurança, tão comuns no início de qualquer carreira, muitas vezes, impedem que o médico tome decisões acertadas e rápidas, algo fundamental para uma boa prática médica.
Além do atendimento de qualidade, muitos pacientes prezam por uma relação próxima e ágil com a instituição médica.
Para cumprir essa missão com êxito, o ideal é sempre responder os pacientes com objetividade e rapidez nas redes sociais, além de utilizar ferramentas que permitam agendar consultas e verificar se o paciente realmente ficou satisfeito com o atendimento.
Qual o significado do conceito “prática médica”?
A prática médica consiste no atendimento ao paciente, nesse sentido, é importante entender que o cuidado não deve ser engessado e aplicado da mesma forma para todos.
Afinal, cada pessoa tem uma necessidade que o torna singular, e esse olhar possibilita entender o outro na sua maior vulnerabilidade e fazer o concebível para minimizar seus problemas.
O que é considerado uma má prática médica?
A má prática acontece quando as atitudes médicas se desviam da sua finalidade humanitária e usam a medicina para ir contra a dignidade do ser humano ou omitir suas falhas.
A ética na prática médica
A bioética tem quatro princípios que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde.
Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
- Autonomia
O fundamento filosófico da autonomia estabelece que todas as pessoas têm valor intrínseco e incondicional e, portanto, devem ter o poder de tomar decisões racionais e escolhas morais, e a cada um deve ser permitido exercer sua capacidade de decisão própria.
Assim, qualquer tipo de procedimento a ser realizado no corpo de um indivíduo e/ou que tenha relação com a sua vida, deve ser autorizado por ele.
- Não-maleficência
A não-maleficência é a obrigação de um médico de não prejudicar o paciente. Esse princípio apoia várias regras morais – não matar, não causar dor ou sofrimento, não incapacitar, não causar ofensa e não privar os outros dos bens da vida.
A aplicação prática da não-maleficência consiste no médico avaliar os benefícios contra os malefícios de todas as intervenções e tratamentos, para fugir daqueles que são inapropriadamente onerosos e escolher o melhor curso de ação para o paciente.
- Beneficência
Esse princípio estabelece que os tratamentos médicos precisam ser aplicados levando em consideração o máximo de benefício com a menor quantidade de prejuízos.
Ou seja, refere-se à obrigação ética de maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. O princípio exige não apenas evitar danos, mas também beneficiar os pacientes e promover seu bem-estar.
- Justiça ou Equidade
A justiça é geralmente interpretada como um tratamento justo, equitativo e apropriado das pessoas.
Entenda os pilares fundamentais da prática médica
Vínculo
É importante criar um vínculo entre médico e paciente, pois ele é importante para determinar o melhor tratamento para aquele paciente.
Por meio do vínculo o médico conhece o cotidiano do paciente, seu contexto social, medos e angústias e até questões pessoais que podem prejudicar o tratamento.
Continuidade
Por meio de um bom relacionamento médico-paciente, é possível incentivar o paciente a manter a continuidade de seus tratamentos ou prezar pela atenção periódica à sua saúde.
Empatia
É fundamental ter empatia na prática médica, o paciente deve ser visto como um ser humano e não apenas como um doente.
Assim, ao demonstrar solidariedade, empatia e preocupação, as pessoas se sentem mais confiantes de compartilhar seus problemas e seguir as orientações profissionais.
Escuta
Para entender as pessoas, bem como suas necessidades e medos, é fundamental saber escutar. Isso deve ser feito de forma ativa, atenciosa e livre de julgamentos, prezando sempre por um contato “olho no olho”.
Responsabilização
O médico é responsável por toda informação, recomendação e instrução que oferece ao paciente.
Coletividade
Uma boa prática médica é pautada na relação entre profissionais de saúde, admitindo que cada profissional é importante e o trabalho em equipe permitirá um melhor tratamento ao paciente.
Como manter uma boa prática médica no seu consultório?
Ofereça um atendimento humanizado
O atendimento humanizado visa reverenciar as relações humanas, valorizando o contato médico-paciente, o olho no olho e o diálogo aberto e mais próximo durante o atendimento.
Entretanto, o atendimento humanizado não se resume apenas ao contato médico-paciente e sim a todas as etapas do atendimento, desde a marcação da consulta e a passagem pela recepção, consulta, encaminhamento, diagnóstico, até o fim do tratamento e pós-tratamento.
Dessa forma, o atendimento humanizado não é uma responsabilidade apenas do médico. Desde o momento em que entra na clínica, faz toda a diferença o modo como uma pessoa é recebida, ouvida e orientada.
Sendo assim, desde os funcionários da recepção até os médicos, é fundamental que o paciente tenha toda a ajuda possível, dando uma sensação de mais conforto e tranquilidade.
Por isso, deve-se priorizar um atendimento ágil, eficaz e resolutivo, além disso, é importante ter formas de comunicação para gerar maior proximidade com o paciente em todos os pontos de contato durante a jornada dele no consultório.
Crie relacionamentos com o seus pacientes
A relação médico e paciente é baseada na interação e sentimentos entre o profissional de saúde e a pessoa que necessita do serviço médico. Apesar de ser uma relação profissional, ela exige empatia e conexão.
O atendimento humanizado tem o foco no paciente e por isso cria um relacionamento com seus pacientes.
A técnica aumenta o grau de satisfação em cada atendimento, eleva as taxas de sucesso em tratamentos e, ainda, facilita a fidelização dos pacientes em sua clínica médica.
Confira abaixo as principais dicas para melhorar a relação médico e paciente:
- Prepare-se para receber o paciente: antes do paciente entrar na sala de atendimento, você deve tirar cinco minutos para se preparar. Foque nas necessidades daquele paciente e em como você pode ajudá-lo.Ao contar com um software médico que integre as informações adicionadas pela recepção ao prontuário do paciente você pode consultar as informações do paciente e o motivo da consulta antes mesmo do paciente entrar na sala de atendimento;
- Use uma linguagem didática: a medicina tem termos técnicos para todas as doenças e procedimentos, mas seu paciente provavelmente não conhece eles. Na hora de explicar, dê preferência para os termos populares;
- Crie um vínculo: é possível manter o relacionamento com o paciente fora da consulta, por exemplo, por meio das redes sociais, e-mails, mensagens, produção de conteúdo, assim por diante;
- Tenha uma escuta ativa: orientar o paciente é fundamental, mas você também precisa estar atento aos detalhes que podem passar despercebidos, como insegurança, desconforto e receio;
- Faça uma boa gestão do tempo: para melhorar sua gestão do tempo, tenha uma agenda online que seja visualmente bem organizada e estabeleça intervalo obrigatório de 10 minutos entre as consultas;
- Treine sua empatia: empatia é sobre se imaginar no lugar do paciente e entender porque um tratamento provavelmente é tão difícil, demonstrar que se importa e que está ali para ajudar;
- Utilize um prontuário eletrônico: além da evolução dos tratamentos, o prontuário eletrônico, por exemplo, agiliza a consulta e oferece uma visão global e atualizada do caso, permitindo um atendimento mais amplo;
- Facilite a marcação de consultas para o retorno: ao disponibilizar diferentes canais de atendimento, por exemplo, você permite que ele tenha mais facilidade em marcar consultas, principalmente com o agendamento online;
- Envie mensagens em datas comemorativas e aniversários: uma ótima forma de manter contato com os pacientes é programar e-mails automáticos que serão enviados para todas as pessoas cadastradas no seu sistema médico;
- Conte com a ajuda de um software médico: um software médico de qualidade ajuda a fidelizar pacientes, não apenas por conta do contato após a consulta, mas também pode otimizar sua gestão e controle financeiro, o que te dará mais tempo para focar em outras áreas de sua vida.
Esteja em constante atualização dos conhecimentos
Um erro que muitos cometem é pensar que a formação em medicina já basta e é o suficiente para trabalhar o resto da vida. Diferente do que se pensa, o diploma em medicina é apenas o começo da carreira.
Isso quer dizer que, por mais que você tenha passado anos se dedicando aos estudos e tenha conseguido se formar, parar nesse ponto, sem investir em novas qualificações e especializações, é extremamente prejudicial para a sua vida profissional.
Sendo assim, a atualização de seus conhecimentos médicos é uma prática que deve ser constante na vida do profissional. Ela agrega valor à assistência prestada, reforçando a competência como profissional e agregando valor ao cuidado com o paciente.
A tecnologia, por exemplo, contribui cada vez mais para uma medicina mais precisa e humanizada. Além do aspecto essencialmente tecnológico, os médicos conseguem aperfeiçoar técnicas ou mesmo utilizar novas opções de tratamentos.
Busque ter uma rotina organizada
A rotina do médico é sempre muito corrida e, por isso, pode se tornar também exaustiva e estressante. Confira abaixo algumas dicas para ter uma rotina mais organizada:
Tenha uma secretária eficiente
Uma forma de melhorar a rotina de clínica médica é capacitar toda a equipe para lidar com pessoas de forma eficaz e treiná-lo de modo a aproveitar da melhor forma os recursos tecnológicos.
Assim, fica assegurado que todos tenham o conhecimento necessário para fazer um bom trabalho.
Mantenha a agenda sempre otimizada
Uma agenda desorganizada pode acarretar em problemas como dois atendimentos marcados no mesmo horário, consultas corridas e atrasos. Nenhum desses cenários é ideal para o seu consultório.
O primeiro passo para ter uma agenda organizada é entender qual é a dinâmica de sua rotina. Cada tipo de atendimento irá demandar um tempo específico, e você precisa conhecê-los.
Alguns softwares médicos te ajudam bastante nessa parte. Com eles, você consegue marcar a duração de suas primeiras consultas, consultas de retorno e procedimentos.
O iClinic, por exemplo, dispõe de um cronômetro dentro do prontuário eletrônico que é iniciado sempre ao início de cada consulta.
Além disso, se você atende em outros locais, deve considerar qual seu tempo de deslocamento entre eles. Também é importante levar em conta o tempo de preparo dos materiais.
Utilize ferramentas do segmento
Por fim, uma gestão de tarefas para médicos eficiente está diretamente atrelada ao uso de ferramentas modernas que facilitem esse procedimento.
Hoje em dia, existe uma série de recursos interessantes que podem não apenas facilitar esse processo, como também otimizá-lo.
Os sistemas de gestão médica facilitam na hora de ter mais praticidade na rotina de clínica médica.
Os softwares disponíveis beneficiam os gestores, pois otimizam a realização de tarefas e contribuem para a redução dos custos e no tempo gasto com cada uma delas.
Por isso, vale a pena procurar pelas melhores ferramentas do segmento de tecnologia na saúde, para ajudar os colaboradores e ter uma rotina mais estruturada com sucesso.
Por exemplo, agendamento online, prontuário eletrônico, software médico, lembretes de consulta, entre outros.
Invista em automação de processos
O atendimento automatizado é todo tipo de interação entre o paciente e o consultório que não depende do contato humano. A automação de processos oferece agilidade, praticidade e economia, tanto para a instituição quanto para os pacientes.
Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar a emissão de receitas médicas, o agendamento e o cancelamento de consultas e até o próprio atendimento médico.
As principais vantagens de investir na automação de processos são:
-
Agilidade no agendamento de consultas
Implantar um sistema de agendamento de consultas automatizado, além de agilizar a rotina da clínica, é muito mais prático para seus pacientes, principalmente se esse sistema de agendamentos puder ser feito online.
-
Melhora na dinâmica de trabalho
Um dos benefícios da automação é a melhoria na produtividade dos colaboradores. Afinal, muitas tarefas que demoravam muito tempo para serem realizadas, passam a ocupar pouco espaço na rotina desses profissionais.
Como resultado, seus funcionários terão mais tempo para se dedicarem a outras demandas da clínica, como compra de material, contatos com pacientes e pesquisa de fornecedores.
-
Otimização da gestão financeira
Automatizar o sistema financeiro melhora consideravelmente o controle sobre as receitas da sua clínica.
Um bom controle da gestão financeira da clínica permite que você aplique melhor seus investimentos, saiba quais gastos podem ser cortados ou reduzidos e ainda possibilita que você emita boletos e notas fiscais.
Se relacione bem com outros profissionais de saúde
É da natureza do ser humano se relacionar e, quanto melhores e mais positivas forem essas relações, maiores serão as chances de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com quem convivemos.
A relação entre o médico e os demais profissionais que atuam na área da saúde deve ser pautada na solidariedade e no respeito.
Embora todas as profissões que atuam na saúde sejam igualmente importantes, cada um dos cursos tem suas próprias e diferentes matizes, especificidades e saberes, fazendo com o que tais profissionais sejam diferentes entre si.
Vale ressaltar que todas as profissões que atuam na área da saúde são importantes para a obtenção do melhor resultado possível para o paciente.
Por isso, as diferenças na formação de cada uma delas devem ser reconhecidas e respeitadas para que não ocorram atuações indevidas e invasões de espaços de atuação, com prejuízos para os pacientes.
Ofereça diferentes canais de atendimento
Definir processos claros de atendimento, criar canais de atendimento eficientes e realizar treinamentos periódicos aumentam a satisfação dos seus pacientes.
Ao adotar um modelo de atendimento eficiente, além de garantir a satisfação e fidelização dos pacientes, sua clínica também passa a sofrer menos com problemas como:
- ausência do paciente no horário agendado,
- remarcações,
- necessidade de realizar consultas rápidas para diminuir a fila de espera,
- desorganização da ficha do paciente,
- marcação de diferentes pacientes no mesmo dia e horário,
- falta de disponibilidade da secretária para conversar com pacientes presencialmente, por telefone ou outros canais.
Outra forma de aumentar os seus canais de atendimento é por meio da telemedicina. A Telemedicina garante que os pacientes tenham acesso aos profissionais de saúde de diferentes especialidades, independentemente de suas localizações.
Afinal, os pacientes que residem em regiões de difícil acesso, com falta de profissionais, conseguem ser atendidos tranquilamente em suas próprias casas.
O que é prática médica independente?
A prática médica ou conduta médica é a maneira como o profissional de saúde faz seu trabalho ou se porta durante o serviço. Esse conceito está atrelado ao comportamento e ética profissional.
Portanto, a prática médica independente se refere aos médicos que atuam em clínicas e consultórios, seja em suas próprias clínicas ou em salas alugadas em um coworking.
Um médico independente faz sua própria gestão e é livre para personalizar seus atendimentos, atender apenas no particular ou credenciar-se aos planos de saúde.
Ele também é o especialista que mais precisa se preocupar em fidelizar o paciente digital, que cada vez mais é o perfil de consumidor predominante na área da saúde.
O conceito de fidelização não significa que o paciente não terá um tratamento resolutivo, apenas significa que ele voltará a sua clínica sempre que precisar de um atendimento.
Hoje em dia, o paciente ter mais acesso às informações, não significa a perda de autoridade do médico.
O que muda é que ao invés do paciente um papel passivo em sua própria saúde, que apenas espera as orientações médicas sem questionar, ele passa a ser um agente ativo que toma decisões junto com o especialista.
“As informações disponíveis na internet têm potencial para modificar a relação médico-paciente. Ao elevarem o poder decisório do paciente, colocam em questão a formação e autoridade profissional médica e desafiam o médico a estar constantemente atualizado.”
Como a internet está repleta de informações incompletas ou falsas sobre a saúde, é dever dos médicos educarem seus pacientes com os fatos da medicina, seja durante as consultas ou por meio da internet.
5 formas de aumentar o valor da sua prática médica independente
1. Tenha uma educação médica continuada
Independentemente da profissão, atualmente é impossível dizer que você domina todo o conhecimento da sua área. Um livro que é publicado em 2021, por exemplo, provavelmente estará desatualizado em 2025.
O mesmo acontece com cursos, graduações, pós-graduações, e qualquer documento que não pode ser atualizado a qualquer hora, devido a velocidade que as novas descobertas aparecem.
Por isso, é essencial prezar pela sua atualização profissional. Não é apenas sobre continuar estudando, mas buscar novos conhecimentos em áreas que vão ajudar sua conduta médica independente.
Matérias como empreendedorismo, gestão financeira, marketing digital, inovação e tecnologia, não costumam ser vistos nos cursos de medicina, mas são essenciais para quem deseja atuar no âmbito privado.
O ideal é buscar por uma plataforma de cursos exclusiva para médicos, que conta com materiais educativos como artigos, podcasts, vídeos, entre outros conteúdos.
2. Mantenha uma excelente gestão em sua clínica
Para ser independente, é preciso ter sua própria clínica ou alugar uma sala de um coworking.
Qualquer que seja a sua realidade, é essencial garantir que o espaço tem uma excelente gestão que vai proporcionar uma experiência agradável aos pacientes.
Imagine que um paciente tenha marcado sua primeira consulta em uma clínica perto de seu trabalho.
Ao chegar no local, nenhum recepcionista tem tempo para tirar suas dúvidas. Ele precisa esperar mais de uma hora e não tem revistas ou Wi-fi para passar o tempo.
Apesar do atendimento ter sido ótimo, ele opta por não voltar à clínica, porque sua jornada como um todo não foi satisfatória.
Viu como a gestão faz toda a diferença na hora de fidelizar pacientes?
Para alcançar a gestão que a sua clínica e seus pacientes merecem, é preciso contar com ferramentas gerenciais como agendamento online, cadastro de pacientes, fluxo de caixa, prontuário eletrônico, entre outros.
Essas funcionalidades podem ser encontradas em um software médico.
3. Implemente um marketing de relacionamento
Consegue manter contato com todos os pacientes que já se consultaram com você?
Provavelmente não, principalmente aqueles sem retorno marcado ou que concluíram seus tratamentos.
Talvez você esteja refletindo sobre a necessidade de entrar em contato com os pacientes depois da consulta.
A primeira questão é: atrair novos consumidores é muito mais caro do que fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço.
Quando um paciente não volta mais à clínica é porque ele não foi fidelizado. Ele pode ter ficado insatisfeito ou simplesmente se esquecido de quem o atendeu.
Para evitar que você seja esquecido, é essencial ter um marketing de relacionamento sólido e automatizado que vai te ajudar a construir um relacionamento duradouro com os pacientes.
Em segundo lugar, ao conversar com quem já se consultou e concluiu o plano terapêutico, é possível enviar pesquisas de satisfação e descobrir como melhorar ainda mais o serviço da clínica.
4. Invista em inovações tecnológicas
A cada ano o mundo fica mais globalizado e dependente da tecnologia, seja a internet ou dispositivos como smartphones, smartwatches e inteligência artificial.
O mesmo acontece na medicina.
A tecnologia melhora processos, traz mais medicamentos e vacinas, além de criar inovações como robôs-cirurgiões, impressoras 3D e pílulas digitais.
Pensando nos médicos independentes, a tecnologia trouxe ferramentas essenciais como o prontuário eletrônico, que potencializa seus benefícios em um software de gestão de clínicas.
Para não ficar atrás da concorrência e se destacar no mercado, é preciso investir em tecnologias que vão te dar mais tempo e aumentar sua inteligência clínica.
5. Aumente sua presença online
Você atua em mais de um local, como a clínica e o hospital? Tem o sonho de conseguir viver apenas da sua própria clínica?
Para alcançar esse objetivo, é necessário aumentar a percepção de valor que seus pacientes têm em relação ao seu serviço, que é justamente o que estamos trabalhando neste artigo.
Porém, algo que ainda não vimos é que a melhor forma de fazer isso é por meio do marketing médico.
Faz muito tempo que o marketing deixou de ser apenas propaganda e começou a atender as necessidades dos clientes para agregar mais valor a marca, seja ela um produto ou serviço.
Hoje em dia, ninguém mais lê propaganda, as pessoas apenas leem o que é interessante, e algumas vezes esse conteúdo está divulgando um serviço.
Ao investir no marketing digital, seja ao criar um perfil online, ter redes sociais, montar um site para a clínica ou publicar conteúdos relevantes e úteis para os pacientes, você se torna uma referência online.
Sua presença digital passa a ser seu cartão de visita para quem não conhece seu atendimento, e quem já conhece, consegue te acompanhar e não se esquecer de seus diferenciais.
Como um sistema médico pode contribuir para a prática médica?
A utilização de um software médico pode fazer muita diferença na eficiência da sua clínica ou consultório.
Por meio de ferramentas como as do iClinic, software de gestão clínica e prontuário eletrônico, você pode trazer melhorias tanto em seus atendimentos a distância ou presenciais.
Conheça algumas das funcionalidades do iClinic para tornar a rotina e a sua gestão mais fácil e eficiente:
Teleconsulta: por meio de uma plataforma exclusiva, os atendimentos por Teleconsulta na iClinic são mais seguros e transparentes.
Você pode utilizar ferramentas como o compartilhamento de tela para mostrar o prontuário eletrônico para o seu paciente e demonstrar a evolução dos números e sintomas dele com o passar do tempo.
Gestão financeira: a gestão de dados como o fluxo de caixa e distribuição dos recursos pode ser um gargalo numa clínica.
Com soluções como o fluxo de caixa, repasse médico e pagamento online, há uma facilidade para o pessoal administrativo e da recepção no registro dessas operações e na análise de dados.
Agenda médica: em estabelecimentos com vários profissionais (como numa clínica ampliada, que usa tratamentos da medicina integrativa) é importante contar com um sistema que permita o agendamento fácil de novas consultas e procedimentos.
No iClinic a recepção pode fazer isso de forma simples, prática e rápida.
Outras funcionalidades do iClinic incluem prontuário eletrônico, marketing médico e agendamento online.
Faça um teste grátis e sem compromisso de todas as funcionalidades do iClinic por 5 dias!
Conclusão
Cuidar é entender que os mínimos detalhes fazem a diferença e, mais do que tudo, é demonstrar que nos importamos com aquela pessoa que está na nossa frente, afinal, o cuidado é a essência da prática médica.
Um mau atendimento ao paciente pode manchar e comprometer a reputação e todo o trabalho de um profissional de saúde.
Dessa forma, assegurar a qualidade da assistência nas clínicas antes de iniciar uma consulta pode fazer a diferença na hora em que o paciente for remarcar o retorno ou recomendar o seu trabalho a outras pessoas.