Qual é o momento ideal para migrar para o software iClinic?

Qual é o momento ideal para migrar para o software iClinic?

Leia em 8 min.

Está cansado de lidar com a pilha de papel do seu consultório, ou com a ineficiência do seu sistema médico? Descubra aqui se agora é o seu momento ideal de migrar para o software iClinic.

Saber qual é o momento ideal de migrar de software é um processo fundamental, principalmente para os profissionais que desejam alavancar o sucesso de seus consultórios.

Diferente do que o senso comum diz, realizar uma migração de dados não precisa exigir tanto trabalho e dor de cabeça. Com a Dra. Imara, por exemplo, a migração do Consultório Digital para o iClinic foi extremamente prático.

“A importação foi muito fácil, rápida, todos os dados foram importados. Vou atualizando conforme os atendimentos, mas o histórico está lá. Nunca tivemos um caso de um paciente do Consultório Digital não ter ido para o iClinic.”

É fundamental reforçar que a migração de dados para o iClinic é feita de forma personalizada, sendo realizado um estudo no formato de armazenamento de dados do sistema antigo do usuário. Dessa forma, a iClinic não garante a migração para todos os tipos de sistema, sempre há a avaliação caso a caso. 

Quer descobrir se agora é o momento certo de migrar para o software iClinic? Continue a leitura e descubra!

Como saber se é o momento ideal para migrar para o software iClinic?

Contar com a ajuda de um software médico eficiente facilita o dia a dia independente da época do consultório. Porém, existe um certo momento em que o médico deseja ir além de apenas atender pacientes, e sente a necessidade de ter um controle maior sobre seu consultório.

Para saber se você realmente precisa migrar para o software iClinic, analise se você se identifica com pelo menos um dos pontos a seguir: 

  • Tenho um alto volume de papel no meu consultório;
  • Não possuo nenhum tipo de integração de dados;
  • Os dados dos meus pacientes ficam armazenados em gavetas ou armários, ou no próprio computador do consultório;
  • Muitos espaços do meu consultório são usados exclusivamente para guardar documentos físicos;
  • Tenho dificuldade em me manter próximo do paciente quando não estamos em atendimento;
  • Não consigo realizar uma análise completa da gestão financeira do meu negócio por falta de tempo;
  • Só consigo verificar os dados dos pacientes quando estou no consultório.

Caso você tenha se identificado com a maior parte das afirmações, provavelmente já chegou a hora de migrar para um software médico de excelência, que traz mais diferenciais para sua rotina médica.

Para os médicos que possuem o objetivo de se tornarem verdadeiras referências em sua especialidade, alcançar todos os objetivos do AAFR (atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar) é essencial.

Ou seja, é preciso se tornar um verdadeiro médico empreendedor, e para que isso aconteça, é muito importante contar com a ajuda da tecnologia, especialmente uma voltada para sua área de atuação.

Descubra quais são os principais benefícios de migrar para o software iClinic agora mesmo. Acompanhe!

6 principais vantagens de migrar para o software iClinic

De acordo com a pesquisa do Think With Google, os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes em suas interações, e isso também abrange seus próprios pacientes.

“Nós, cidadãos conectados, valorizamos cada vez mais as inovações que trazem mais rapidez, menos custo, mais comodidade e menos fricção.”

Para poder alcançar as expectativas dos seus pacientes e facilitar sua rotina médica, adotar um software médico no seu consultório pode ser uma ótima decisão.

Confira a seguir quais são as 6 principais vantagens de migrar para o software médico iClinic. Boa leitura!

1. Modernize seu consultório

Segundo um estudo da Accenture, as empresas que investem em tecnologia possuem o dobro de receita daquelas que não investem de nenhuma forma.

“As empresas nas últimas posições devem perder em torno de 46% da receita até 2023 se não mudarem a forma como lidam com a tecnologia. Ou seja: não investir em avanços traz prejuízos concretos ao negócio.”

Para garantir o bom funcionamento do seu consultório, investir na modernização do seu consultório também é um processo indispensável. 

Afinal, quando pensamos em fidelização de pacientes, não basta apenas oferecer um atendimento médico de excelência, é preciso ir além e oferecer uma experiência incrível em todos os pontos de contato que os pacientes possuem com o seu consultório.

Um ponto de contato importantíssimo é a própria experiência dentro do consultório, como a equipe de colaboradores,  estrutura do local, sala de espera, e muitos outros aspectos. 

Além de se preocupar com aspectos como conforto e ambiente agradável, oferecer um ambiente modernizado é extremamente importante, principalmente na era pós-digital em que vivemos.

Cada vez mais a tecnologia faz parte da nossa vida, incluindo na de seus pacientes. 

Um software médico te permite otimizar processos dentro do consultório, oferecendo eficiência na busca por informações, e trazendo essa percepção de modernidade. Além disso, ajudaa reduzir as faltas no consultório ao enviar confirmações de consultas por SMS e e-mail

Por fim, com um software médico você acessa o prontuário dos seus pacientes de qualquer lugar, através de um dispositivo eletrônico conectado à internet, conseguindo também encaminhar receitas médicas por SMS e e-mail.

2. Ganhe mais inteligência

O software médico iClinic é um sistema na nuvem, ou seja, ele funciona da mesma maneira que o Facebook. Você consegue acessá-lo de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, e não precisa instalar no seu computador.

Como o iClinic possui esse armazenamento em nuvem, ele não ocupa nenhum espaço de memória do seu dispositivo, e possui  uma integração de dados incrível na sua clínica, pois reúne todas as informações do seu consultório em um único lugar.

Para entender mais sobre a tecnologia em nuvem, assista ao nosso vídeo explicativo:

Essa centralização das informações traz muito mais inteligência para o seu negócio, afinal, o iClinic conta com relatórios e gráficos automáticos sobre sua gestão e o andamento das consultas.

Com os relatórios, você pode ter uma visão mais ampla sobre o seu consultório em poucos cliques. Além disso, você poupa um tempo precioso que antes era usado para coletar esses dados, e investe em uma análise mais completa e efetiva.

Os gráficos também ajudam a analisar os resultados do seu negócio de maneira mais visual, assim, você consegue ver informações sobre seus pacientes, saúde financeira da clínica, e atendimento dos pacientes de forma mais prática.

3. Tenha mais segurança dos dados médicos

Como mencionamos no tópico acima, o iClinic é um software médico na nuvem, e pensando em termos de segurança, atende a um padrão de excelência muito maior que sistemas instalados ou documentos físicos.

O software médico iClinic conta de diversas práticas, como criptografia SSL 256 bits,a mesma utilizada por sistemas bancários,que garante o acesso aos dados dos pacientes apenas por profissionais de saúde autorizados.

Além disso, o iClinic é cliente da AWS, a plataforma em nuvem mais utilizada e abrangente do mundo.

Segundo o especialista Marcello Zillo, com o iClinic você tem o mesmo nível de segurança da NASA e a Casa Branca, por contar com a tecnologia em nuvem da Amazon.

Com um software médico, você elimina totalmente o problema de perda de dados, afinal, não há como perder os dados na nuvem, diferentemente de um sistema instalado no seu computador. Nesse último, basta um simples acidente para prejudicar todo o armazenamento de dados do seu consultório.

É importante enfatizar que o iClinic é desenvolvido por especialistas em segurança médica, e o próprio software conta com atualizações diárias para salvar seus dados automaticamente.

Essa segurança é uma ótima vantagem não apenas para seus pacientes, mas também para a sua imagem profissional, afinal, você consegue garantir para seus pacientes que seus dados não serão perdidos ou acessados por pessoas não autorizadas.

Não podemos nos esquecer que, de acordo com a LGPD, a lei de segurança de dados que será vigente a partir de 2020, as multas envolvendo violação de dados podem custar até 50 milhões de reais.

Pensando nisso, investir em um bom software médico que garante uma segurança de excelência para seus pacientes é uma ótima estratégia, principalmente para os médicos que se preparam para o futuro do mercado médico.

Quer saber mais sobre as segurança dos dados médicos no iClinic? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas.

4. Reduza o volume de papel

Em uma realidade onde o mundo é cada vez mais digital, acumular muitos documentos físicos acaba perdendo o sentido, principalmente quando pensamos em economizar recursos.

Imagine um consultório médico que ainda não se modernizou. Apenas com a agenda, é gasto mais de 300 folhas, isso sem contar o volume de papéis para cada ficha de paciente e os prontuários físicos.

Para reduzir o volume excessivo de papel, um software médico como o iClinic é a solução ideal. E diferente do que muitos pensam, essa transição pode ser simples e descomplicada.

reduza-o-volume-de-papel-com-o-iclinic

O Dr. Celso Bregalda, por exemplo, possuía 11 anos de registro em prontuário de papel quando migrou para o iClinic, e segundo o profissional, o processo foi bem tranquilo.

“Os pacientes antigos eu faço como se fosse uma ficha resumida nesse prontuário, e a ficha prévia eu escaneio e adiciono no programa. Então, não tivemos dificuldade nenhuma.”

Pense na quantidade de papel que o Dr. Celso produziu em 11 anos apenas com os prontuários dos pacientes. É um volume excessivo que prejudica não apenas o meio ambiente, mas a própria produtividade do consultório. 

E você? Como guarda os documentos e prontuários do seu consultório?

5. Melhore a experiência do paciente

Hoje os médicos precisam lidar com um novo perfil de paciente, os pacientes millennials.

Isso significa ter que lidar com pacientes que já pesquisaram no Google sobre seus sintomas, e possuem sua própria suposição sobre o que pode estar acontecendo ou não.

Além disso, eles também já pesquisaram seu currículo na internet, e sabem mais sobre você antes mesmo de entrarem no seu consultório.

Para acompanhar esse progresso, é preciso contar com a ajuda de ferramentas digitais como softwares médicos, agendamento online, e claro, ter presença digital para ser encontrado facilmente pelos seus pacientes.

Além disso, os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação a sua saúde, e procuram médicos que estendam seu atendimento além da consulta, com confirmações de consultas, materiais educativos, e-mails de lembrete, entre outros diferenciais.

De acordo com a Deloitte, a tecnologia cada vez mais se torna uma prática fundamental da medicina.

“Os benefícios dos cuidados virtuais ajudam os profissionais a aumentarem sua produtividade, focando mais nos pacientes e os ajudando a terem um papel maior no cuidado da sua própria saúde.”

Pensando nesses aspectos, os profissionais que desejam oferecer a melhor experiência para seus pacientes devem investir em tecnologia.

6. Torne seu consultório mais sustentável

Durante o artigo, falamos sobre a quantidade excessiva de papel que normalmente as clínicas e consultórios médicos gastam frequentemente, apenas com agendas médicas ou prontuários de papel.

Quando pensamos em começar a viver de um modo sustentável, isso vale não apenas para as pessoas, mas principalmente para as instituições, como o seu consultório médico.

A ideia de ter um consultório sustentável é uma ótima estratégia para começar a cuidar da saúde dos seus pacientes em um sentido muito mais amplo, afinal, estamos todos no mesmo lugar e, para viver bem, precisamos cuidar de onde vivemos.

Além disso, é uma ótima forma de contribuir para a construção de uma marca forte

Um software médico contribui para a diminuição de uso de recursos desnecessários, tornando seu consultório mais sustentável e principalmente, rentável.

Essas foram as principais vantagens de migrar para o software iClinic. Ainda está em dúvida sobre migrar ou não para o sistema?

Para mostrar nosso comprometimento em ajudar nossos clientes a alcançarem sucesso em sua jornada, nós lançamos o Desafio iClinic, no qual você tem um prazo de 30 dias para ficar satisfeito com o sistema desde a assinatura, ou devolvemos todo o seu dinheiro. Esse é o nosso compromisso com a sua satisfação.

Participe do Desafio iClinic e confira na prática todos os benefícios de realizar essa migração. Aceite o desafio agora mesmo, experimentando o iClinic:

Desafie-se agora: você satisfeito ou seu dinheiro de volta

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos, e assine nossa newsletter para receber outros artigos interessantes da área da saúde.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.