Pacientes millennials: quem são e como eles se comportam?

Pacientes millennials: quem são e como eles se comportam?

Leia em 5 min.

Com a evolução da sociedade, em conjunto com as revoluções tecnológicas e a digitalização do mundo, surgiram os Millennials. Não, eles não são uma nova tecnologia derivada da modernização, mas sim a geração de pessoas que nasceu no meio de todo esse movimento. O questionamento é: quando falamos em atendimento médico, como os pacientes Millennials se comportam?

As gerações mais antigas, como os Baby Boomers e a Geração X, acompanharam o desenvolvimento do mundo e o surgimento da tecnologia e precisaram se adequar a ela. 

Por sua vez, os Millennials, também conhecidos como Geração Y, nasceram em meio a isso e construíram o seu modo de viver já com todas as facilidades que a tecnologia proporciona.

A forma de se comportar dos pacientes Millennials têm suas características específicas. Nesse sentido, entender esse comportamento é essencial para as clínicas que os têm como foco de atendimento. Com isso, passa a ser possível atraí-los e atendê-los da melhor forma possível, a fim de criar um relacionamento de confiança

Pensando em te ajudar ainda mais com um atendimento de excelência no consultório, elaboramos esse conteúdo para explicar quem são os pacientes millennials. Continue a leitura e descubra!

Quem são os Millennials?

Os Millennials são as pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 1995, em meio a grandes evoluções tecnológicas, como o surgimento da internet. Por terem crescido nesse contexto de mudanças, o modo como eles criam relações, compram e trabalham se modificou quando comparado às gerações anteriores. 

Isso resultou em um perfil totalmente novo de consumidores, e por consequência, de pacientes.

Como eles se comportam?

Para atender os pacientes Millennials da melhor forma, é preciso primeiro entender suas principais características e como eles geralmente se comportam. Assim, o marketing da sua clínica será mais preciso e o vínculo com o paciente será mais fácil de ser criado.

No mercado de trabalho

Uma das principais mudanças dessa geração foi como eles se comportam no mercado de trabalho. Antes deles, o importante era ter um emprego fixo e “vestir a camisa da empresa”, apresentando como prioridade a segurança e a estabilidade e não necessariamente saber se as condições de trabalho são as melhores.

Por sua vez, os Millennials buscam, acima de tudo, a realização profissional. Não exatamente uma vaga que proporcione estabilidade, mas sim desafios e oportunidades baseados no bom desempenho. 

Em contrapartida, essa busca pode, muitas vezes, levá-los a sérios problemas relacionados ao estresse e à desmotivação.

Como consumidores

Benefícios, experiências de compra diferenciadas, rapidez e pesquisa. Esses quatro fatores definem o comportamento dos Millennials como consumidores. Eles são mais imediatistas e gostam de fácil acesso. Assim, pesquisam muito antes de comprar e buscam os melhores produtos com as melhores condições.

No relacionamento interpessoal

Conectividade pode ser uma das principais características do Millennials. Com a ajuda das redes sociais, a vida se tornou mais pública, e a forma de se relacionar e de se comunicar também se adequou à tecnologia.

As mensagens de WhatsApp e de Instagram passaram a ser mais comuns do que as ligações, por exemplo. Por um lado, isso facilita a comunicação, por outro, reduz o contato pessoal.

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Como lidar com os pacientes Millennials?

Agora que você sabe quais são as principais características da geração Y, vamos mostrar quais ações podem ser tomadas para que sua clínica tenha mais alcance a esses pacientes e qual a melhor forma de criar um bom relacionamento com eles. Confira!

Ofereça diversos canais de atendimento

Proporcionar aos pacientes formas diferenciadas de canais de atendimento pode contribuir na prospecção dos Millennials para a sua clínica. Redes sociais e chats facilitam a comunicação e são rápidos e práticos, excelentes para quem tem uma rotina acelerada.

Assim, se o paciente estiver com alguma dúvida, ele não precisará fazer uma ligação, bastando enviar uma mensagem. Esse tipo de contato auxilia no processo de fidelização do paciente, pois você estará presente sempre que ele precisar.

Tenha presença ativa nas redes sociais 

Quando os pacientes Millennials têm dúvidas, eles pesquisam. Quanto mais presente você estiver nas redes sociais, maior a possibilidade de sua clínica chamar a atenção desse paciente, que pesquisará mais sobre ela caso tenha interesse.

Assim, oferecer conteúdo de qualidade, que demonstre que sua clínica tem domínio sobre o assunto pesquisado, e mostrar ser expert no que faz é fundamental para que uma relação de confiança comece a ser criada.

Além disso, responder rapidamente aos questionamentos desse tipo de paciente pode ser um fator decisivo quando ele estiver à procura de tratamento médico.

Quer saber o que não deve ser evitado? Confira aqui os 6 principais erros que você não deve realizar com as redes sociais da clínica e obtenha sucesso na atração de pacientes. 

Invista em tecnologia

Utilizar aplicativos e softwares que otimizem o atendimento quando o paciente chegar à sua recepção é uma boa forma de receber um Millennial. Demora ao fazer cadastros iniciais e problemas relacionados à falta de tecnologia podem ser um fator que fará com que ele não volte mais ao seu consultório.

Outra boa maneira de investir em tecnologia é oferecer formas mais rápidas de agendar consultas, como agendamentos online. Isso porque eles permitem que o paciente verifique por si só os horários vagos na sua agenda e escolha rapidamente o que mais se adéqua ao dia a dia dele, deixando o atendimento mais rápido e flexível.

Ofereça tratamentos e atendimento rápidos e eficazes

Demora no atendimento, atrasos e falta de eficiência durante a consulta são aspectos que podem fazer os pacientes da geração Y não quererem mais voltar ao seu consultório. Por esse motivo, tornar as consultas mais dinâmicas e rápidas é indispensável para a fidelização desses pacientes.

Melhore a experiência de atendimento

Oferecer um diferencial também é crucial no momento de prospecção e fidelização dos pacientes Millennials. Eles buscam novas e melhores formas de atendimento, algo que os beneficie, seja em tempo, seja em qualidade de atendimento ou vantagens. 

Tendo isso em vista, busque conhecer seus pacientes e entender quais são suas reais necessidades, para que assim eles criem laços e sempre voltem quando precisarem.

O mundo muda a cada instante e, com isso, novos comportamentos surgem. Hoje são os pacientes Millennials que ditam a forma como você deve planejar sua forma de atender e a aplicação do marketing da sua clínica (se eles forem o seu foco, é claro).

Amanhã surgirão novas gerações e formas de atendimento. Por esse motivo, estar atualizado e buscar inovação frequentemente para suas consultas são fatores essenciais para sua clínica estar sempre presente na sua área de atuação.

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.