Coronavírus (COVID-19): quais são as iniciativas da iClinic?

Coronavírus (COVID-19): quais são as iniciativas da iClinic?

Leia em 6 min.

Para muitas pessoas, o cenário de crise em que vivemos hoje, nunca foi presenciado. A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) está transformando todas as empresas ao redor do mundo, inclusive, a iClinic.

Quer escutar o áudio do conteúdo? É só clicar no player:

Sabemos que este momento é extremamente delicado e essencial no combate à COVID-19. Declarada como uma pandemia em 11 de março pela OMS, hoje, o Brasil conta com mais de 20 mil casos confirmados. 

Os profissionais de saúde estão na linha de frente desta luta, e mais do que nunca precisam de apoio e consciência de toda a população, para garantir mais segurança para todos

A verdade é que todas as pessoas estão sendo impactadas pela crise, e os pacientes também precisam de atendimento e informações verídicas, como nunca precisaram. 

As empresas, independente do seu porte, também estão sendo afetadas por todo este cenário. Com a iClinic, isso não é diferente. 

Neste artigo, reunimos as principais iniciativas da iClinic neste cenário de crise com a COVID-19, para continuarmos buscando transparência e confiabilidade na relação aos nossos clientes, colaboradores, e todas as pessoas.

Como a iClinic está se posicionando diante da COVID-19?

Segundo o relatório produzido pela Kantar sobre o impacto do coronavírus ao redor mundo, no Brasil, 77% das pessoas estão muito preocupadas em relação à COVID-19, principalmente com a saúde dos filhos ou dos idosos. 

Apesar do Brasil ter implementado medidas de segurança com antecedência, é fato que muitos postos de saúde não têm capacidade de aguentar a superlotação provocada pelo coronavírus

Por isso, diversas autoridades na área da saúde continuam reforçando a importância do distanciamento social, para que os profissionais consigam trabalhar com os melhores recursos possíveis

Nós não podemos estar na linha de frente com os profissionais de saúde.

Muitas vezes, o melhor que podemos fazer é ficar em casa. Mas a iClinic buscou diversas formas para ajudar os médicos, e essas são algumas delas:

1. Home office para todos os colaboradores 

Seguindo a recomendação da OMS e dos profissionais do setor médico, desde a semana do dia 16 de março de 2020, todos os nossos colaboradores começaram a trabalhar de forma remota, em suas casas. 

A contaminação da COVID-19 é extremamente rápida e o distanciamento social é uma medida necessária, assim implementamos essa prática de forma rápida, assertiva e segura para todos. 

Mesmo trabalhando de forma remota, assim como os profissionais de saúde, também não paramos de trabalhar. 

Estamos constantemente buscando oferecer soluções para ajudar os médicos, como a Teleconsulta, que foi desenvolvida rapidamente por uma equipe movida por tecnologia e inovação. 

2. Teleconsulta

Em menos de um mês, a equipe de produto da iClinic lançou uma nova funcionalidade: a Teleconsulta

Visando ajudar nossos usuários nesta época de distanciamento social, em que muitos consultórios fecharam temporariamente, e diversos pacientes não estão saindo de casa, a primeira versão da Teleconsulta foi liberada

O desenvolvimento de funcionalidades na iClinic é realizado com muito carinho pelos desenvolvedores, e melhorias contínuas são feitas em todas as funcionalidades.

Você pode conhecer todo o processo de desenvolvimento da equipe de produto neste vídeo:

Porém, com a Teleconsulta foi um pouco diferente. Ela foi desenvolvida com o intuito de ser lançada o mais rápido possível, considerando sua urgência. 

Diversas melhorias já estão sendo desenvolvidas, e atualmente, os profissionais de saúde conseguem realizar atendimentos à distância por videoconferência e chat como uma plataforma segura.

Confira alguns dos benefícios da funcionalidade:

  • Integração com o prontuário eletrônico: todos os dados e anotações realizadas durante a consulta à distância são anexados automaticamente no prontuário eletrônico;
  • Segurança de excelência: com uma plataforma desenvolvida exclusivamente para a área da saúde, você garante maior segurança dos dados médicos, e consegue mais proteção judicial para sua prática clínica; 
  • Criptografia em nível bancário: com a criptografia SSL 256 bits, você possui a mesma criptografia de bancos, e impede que informações sigilosas sejam acessadas por profissionais não autorizados;
  • Armazenamento na nuvem: assim como todo o sistema, todos os seus dados são salvos na nuvem, o que assegura a impossibilidade de perda de dados por conta de acidentes com seus dispositivos eletrônicos; 
  • Termo de consentimento para pacientes: para utilizar a Teleconsulta, seus pacientes recebem um termo de consentimento em relação a como o atendimento será realizado, e precisam estar de acordo. Assim, além de ter transparência com seus pacientes, você também consegue mais uma medida de segurança. 

Esta foi uma das primeiras iniciativas da iClinic neste momento de pandemia.

3. iClinic Marketing e Agendamento Online gratuitos

O iClinic Marketing é a plataforma de e-mail marketing exclusiva para os profissionais de saúde. Ela permite que você continue em contato com seus pacientes mesmo quando eles não estão em seu consultório.

Entre suas vantagens, podemos citar:

  • Contato pós-consulta: muitos médicos possuem dificuldades em engajar os pacientes no pós-consulta, principalmente, por conta da correria do dia a dia. O iClinic Marketing assegura que você continue em contato de forma automática e personalizada, sem deixar nenhuma atividade de lado; 
  • Fidelização de pacientes: com o envio de mensagens personalizadas, você consegue mostrar para seu paciente que mesmo sendo um profissional ocupado, ainda se preocupa em saber como ele está, e busca manter contato. Muitos pacientes não esperam esse tipo de iniciativa, e é uma ótima forma de fidelizá-los. 

De acordo com o Dr. Keny Chung, um dos nossos casos de sucesso, a plataforma foi uma aliada ideal neste cenário da COVID-19:

“Agora nós lançamos campanhas sobre o coronavírus e uma campanha sobre o encerramento dos atendimentos na clínica. Ao invés de enviar mensagem pra todo mundo, enviamos por e-mail. Atendemos cerca de 60 a 70 pacientes por dia, é um volume muito grande, imagina eu enviando mensagem pra todo mundo manualmente. É uma forma de facilitar essa comunicação com os pacientes.”

Assista nosso vídeo para entender melhor como o iClinic Marketing funciona na prática:

O iClinic Marketing, assim como o agendamento online, a agenda que permite o agendamento de consultas por parte dos pacientes a qualquer hora e de qualquer lugar, estão gratuitos durante o período da pandemia.

Acreditamos que elas facilitam a continuidade do atendimento médico, principalmente em situações de distanciamento social.

Ainda não conhece o software e as funcionalidades do iClinic? Realize um teste gratuito ou entre em contato pelo e-mail suporte@iclinic.com.br para conhecer mais.

Além disso, estamos à disposição para responder os comentários no final do artigo. 

4. Lives nas redes sociais 

Todo mundo está fazendo live ultimamente, não é mesmo? 

De fato, uma ótima forma de educar as pessoas sobre um assunto, é realizar lives em mídias digitais, como Instagram e Youtube.

Além dos chats proporcionarem engajamento, também funcionam perfeitamente para solucionar dúvidas

A iClinic já realizou diversas lives em  nossas redes sociais. Temos uma programação para as próximas semanas, e você pode acompanhar todo o calendário no nosso perfil no Instagram. 

Nossas lives têm como principal objetivo ajudar os médicos a levar informação relevante e com respaldo, e claro solucionando todas as dúvidas quanto a diversos assuntos, como Telemedicina, como praticar atendimento à distância e quais medidas devem ser adotadas.

Inclusive, estamos produzindo lives em parcerias com especialistas, como a Dra. Sandra Franco, advogada especialista em direito médico, e sociedades do meio médico, como a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). 

Caso você tenha uma sugestão de assunto que devemos abordar, deixe nos comentários. 😉

5. Conteúdos educativos em relação à COVID-19

Constantemente buscamos trazer conteúdos educativos e relevantes para os profissionais de saúde, seja por meio dos nossos cursos, blog ou canal no Youtube

Um bom conteúdo, além de agregar mais conhecimento e ajudar na especialização dos profissionais, também consegue combater fake news, algo que infelizmente está em alta nos últimos tempos. 

Diversos médicos estão educando seus pacientes quanto a COVID-19, medidas de segurança e outros assuntos. Para ajudá-los, também estamos produzindo diversos conteúdos:

Além dos artigos, também publicamos constantemente vídeos em nosso canal do YouTube:

Queremos ajudar de todas as formas possíveis. Inclusive, isso nos leva a próxima iniciativa: a liberação de todos os nossos cursos. 

6. Plataforma de cursos totalmente gratuita 

Diante desse momento, alguns profissionais, assim como várias pessoas, estão com mais tempo para realizar outras atividades, e isso inclui também cursos e especializações. 

Nós, da iClinic, temos como uma grande missão ajudar os médicos e profissionais da área da saúde com conteúdos e informações de qualidade. 

E foi assim, que lançamos nossa plataforma de cursos, que tem atualmente os seguintes cursos:

  • Curso de Gestão Financeira
  • Curso de Facebook para Médicos
  • Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios
  • Curso de Como Abrir uma Clínica
  • Curso para Recepcionista de Clínica
  • Curso de Marketing Médico
  • Curso de Como usar o iClinic

Pensando nisso, liberamos gratuitamente os cursos da iClinic. Quer saber mais e se inscrever em um desses cursos? Acesse nossa plataforma e comece agora mesmo.

Esperamos que eles possam te ajudar ainda mais, trazendo conteúdos e informações relevantes sobre a sua área de atuação. 

7. Dicas para lidar com o distanciamento social 

Essa distância não está sendo fácil pra ninguém.

Por isso, estamos publicando algumas dicas para lidar com a situação da melhor forma, como um guia de trabalho remoto e indicações do que assistir durante a quarentena. 

Você pode conferir nossas coletâneas de conteúdo para profissionais de saúde:

Uma ótima forma de passar o tempo, concorda? 

Qual é a principal missão da iClinic, visando a COVID-19?

Na iClinic, pensamos em como facilitar a vida dos médicos todos os dias. Mas, com atual cenário de pandemia, nossa missão de conectar tecnologia e saúde tornou-se uma obsessão.

Nossa equipe vem realizando uma série de iniciativas para empoderar a figura do médico nessa hora de necessidade. Tudo isso para que você, médico, possa continuar assim: essencial.

Por isso, não reduzimos nosso quadro de colaboradores, pois sabemos que os desafios são grandes, mas que vamos conseguir enfrentá-los juntos. 

E claro, realizando um atendimento de excelência em todos os níveis. Todas as nossas soluções, como o próprio sistema, não foram afetados de nenhuma forma em suas qualidades. 

Continuamos prestando suporte e atendendo da melhor forma para você.

Para saber mais sobre como a iClinic está lidando com a pandemia, acesse nossa página #ConectadosPelaSaúde, e saiba como mais de 500 mil pacientes foram orientados com a ajuda da iClinic. 

Neste artigo, reunimos nossas principais iniciativas. Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou queira compartilhar sua experiência com a gente, não deixe de entrar em contato


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.