Tecnologia na Saúde

Confira 9 séries que todo médico deveria assistir

Nos últimos anos, os seriados se tornaram uma das principais fontes de entretenimento para os brasileiros. Dentro desse universo, o que não falta são opções para todos os gostos e interesses.

As séries médicas, que envolvem atendimento hospitalar ou de emergência, são muito populares. Além de levantar discussões relevantes para o dia a dia dos médicos, esses seriados são fonte de aprendizado sobre habilidades e diagnósticos diversos, ainda que com uma boa dose de ficção.

Quer conhecer as séries de médicos mais marcantes da televisão? Separamos 9 títulos que você não pode deixar de conferir!

1. Grey's Anatomy

Criada em 2004 por Shonda Rhimes, "Grey's Anatomy" conta a história da Dra. Meredith Grey (Ellen Pompeo), residente de cirurgia em um hospital renomado de Seattle.

A série é famosa --- e criticada --- pela frequência de tragédias e mortes de personagens, mas permanece muito popular e já está garantida para a 16ª temporada, o que fará dela a série médica mais longa da história.

2. Scrubs

De maneira bem humorada e cheia de personagens estereotipados, "Scrubs" é uma comédia que relata as experiências de J.D. Dorian (Zach Braff), um residente de clínica médica, e seus colegas.

Com 9 temporadas, "Scrubs" se diferencia das outras séries de médicos por tratar dos temas mais sérios da medicina com muito humor, mas sem perder a sensibilidade.

3. Mulher

Pouco conhecida atualmente, "Mulher" foi sucesso na televisão brasileira em 1998. A série mostra a rotina de uma clínica médica especializada no atendimento a mulheres. No comando, estão as médicas interpretadas por Patrícia Pillar e Eva Wilma.

Alguns dos temas abordados ao longo dos episódios são abuso sexual, câncer, aborto, eutanásia e gravidez na adolescência.

series-que-todo-medico-deveria-assistir

4. ER --- Plantão Médico

Famosa nos anos 90 por contar com atores como George Clooney e Julianna Margulies, ER (sigla em inglês para Emergency Room) recebeu diversos prêmios da televisão americana, sendo indicada 123 vezes ao Emmy Award.

A série mostra a rotina do departamento de emergência de um hospital em Chicago, focando sua história nos médicos e nos enfermeiros da equipe de plantão.

"ER --- Plantão Médico" ficou no ar entre 1994 e 2009. Ao longo dos anos, o seriado contou com participações especiais de atores como Lucy Liu, Zac Efron, Thandie Newton, Dakota Fanning, Susan Sarandon, Stanley Tucci e Sally Field.

5. The Knick

"The Knick", criada pelo cineasta Steven Soderbergh, passa-se em um hospital de Nova Iorque no ano de 1900.

A obra apresenta as barreiras médicas e morais da época, como o avanço tecnológico das condutas médicas, o preconceito racial, a imigração e a conquista de direitos pelas mulheres. A equipe médica é chefiada pelo Dr. John W. Thackery (Clive Owen).

6. House

Uma das séries de médicos mais famosas da televisão, "House" acompanha a vida de um médico de destaque por suas habilidades diagnósticas.

Em cada episódio, o Dr. Gregory House (Hugh Laurie) e sua equipe decifram um mistério médico, ao mesmo tempo em que se envolvem em conflitos devido à personalidade antissocial e cética do protagonista.

Apesar de todo o sucesso, a série é uma das mais criticadas pela incongruência científica e pela representação pouco realista da rotina médica.

7. Sob Pressão

Mais um título brasileiro para a lista! Lançada em 2017, "Sob Pressão" é uma produção da Rede Globo que retrata a realidade da medicina em um hospital público.

Ao longo dos episódios, acompanhamos a dificuldade dos profissionais em oferecer o melhor cuidado aos pacientes devido à carências de recursos, ao mesmo tempo em que lidam com as dificuldades dos próprios dramas pessoais.

8. The Good Doctor

Também lançada em 2017, "The Good Doctor" conta a vida do Dr. Shaum Murphy (Freddie Highmore), um jovem cirurgião que, em meio aos desafios da rotina médica, lida também com seus diagnósticos de autismo e síndrome de Savant.

9. Unidade Básica

Com Caco Ciocler como Dr. Paulo, a série mostra o cotidiano de uma unidade básica de saúde (UBS) na periferia de São Paulo.

Os episódios detalham a importância de um atendimento humanizado, centrado no paciente e na família, para o diagnóstico de patologias e a execução de condutas mais eficazes.

São 9 séries que não dá para perder! Por qual você vai começar? Compartilhe esse post nas redes sociais e combine aquela sessão pipoca com os amigos.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus