Confira 9 séries que todo médico deveria assistir

Descubra quais são as séries que todo médico deveria assistir

Yasmim Mayumi Tecnologia na Saúde Leave a Comment

Leia em 5 min.

As séries são ótimas fontes de entretenimento, e mais que isso: elas também podem nos ensinar. Para ir para outro mundo, não é preciso sair de casa. Confira neste artigo quais são as séries que todo médico deveria assistir. 

Quer escutar o áudio do conteúdo ao invés de ler? Clique no player:

Não faltam opções de boas séries na internet atualmente. Seja pela Netflix, TV, HBO ou qualquer outro canal, é possível ter novas experiências sem sair do sofá. 

As séries médicas, que envolvem atendimento hospitalar ou de emergência, são muito populares. 

Além de levantar discussões relevantes para o dia a dia dos médicos, esses seriados são fontes de aprendizados sobre habilidades e diagnósticos diversos, ainda que com uma boa dose de ficção.

Para trazer as séries médicas mais famosas, reunimos uma coletânea especial para os profissionais de saúde. Aproveite o conteúdo!

Lista de séries que todo médico deveria assistir

Quer conhecer as séries da área da saúde mais emocionantes? 

Continue a leitura e descubra os 15 títulos que você não pode deixar de conferir. 

1. Segredos Médicos

A série “Segredos Médicos” é brasileira e mostra o dia a dia de um hospital, focando principalmente nas relações entre médicos e pacientes. Todas as histórias são baseadas em casos reais. 

Um ótimo seriado para aqueles que buscam refletir sobre o relacionamento com pacientes, e como lidar com situações inesperadas e, até mesmo, estressantes.

2. Diagnóstico

“Agora, há milhares de casos no mundo ainda sem diagnósticos. Com a internet, temos a habilidade de agregar toda a inteligência, todo o conhecimento dos médicos e das pessoas comuns em todo o planeta, para ajudar aqueles não diagnosticados a conseguirem uma resposta. E isso pode salvar vidas.”

Essa é abertura da série Diagnóstico. Inspirada na coluna de jornal escrita pela Dra. Lisa Sanders, médica da Universidade de Yale, conhecida por inspirar a famosa série House

O foco do seriado é mostrar histórias de pacientes que obtiveram esclarecimento em relação aos seus diagnósticos pela internet

3. Pure Genius 

James Bell é um bilionário do Vale do Silício, que tem o sonho de criar um hospital com tecnologias de ponta, para tratar doenças raras e incuráveis. 

Seu objetivo é utilizar as inovações tecnológicas para salvar vidas, sem nenhum custo para os pacientes

A série mostra como os avanços da medicina podem auxiliar os profissionais de saúde a ajudarem cada vez mais seus pacientes. Um ótimo conteúdo para os fascinados por tecnologia!

4. Unidade Básica

“Unidade Básica” é um seriado brasileiro que conta a história do Dr. Paulo, um médico que atua na Unidade Básica de Saúde de uma periferia de São Paulo. 

Os episódios detalham a importância de um atendimento humanizado, centrado no paciente e na família, para o diagnóstico de patologias e a execução de condutas mais eficazes.

5. Nurse Jackie

Como se dedicar aos pacientes e lidar com os dramas pessoais?

A série “Nurse Jackie” conta a história de Jackie, uma enfermeira viciada em remédios, que tenta conciliar a vida pessoal com seu trabalho na saúde. 

Ela é uma das enfermeiras mais dedicadas aos pacientes, e muitas vezes acaba se envolvendo emocionalmente mais do que o recomendado.

Um dos principais temas da série é a desvalorização dos profissionais da enfermagem, um assunto que não é muito comum em todos os seriados médicos.

6. Scrubs 

“Scrubs” é uma das séries médicas mais humoradas, e conta com personagens bem estereotipados da área da saúde. Ela consegue ter uma ótima dose de humor sem perder a sensibilidade.

Um seriado ideal para quem procura um conteúdo mais descontraído. 

7. Mulher

Pouco conhecida atualmente, “Mulher” foi sucesso na televisão brasileira em 1998. 

A série mostra a rotina de uma clínica médica especializada no atendimento à mulheres. No comando, estão as médicas interpretadas por Patrícia Pillar e Eva Wilma.

Alguns dos temas abordados ao longo dos episódios são abuso sexual, câncer, aborto, eutanásia e gravidez na adolescência.

8. The Knick

1900 era uma época com altos índices de mortalidade, e os antibióticos ainda não tinham sido descobertos. Esse é o cenário da série “The Knick”, que se passa no Knickerbocker Hospital, em Nova Iorque. 

A obra apresenta as barreiras médicas e morais da época, como o avanço tecnológico das condutas médicas, o preconceito racial, a imigração e a conquista de direitos pelas mulheres.

9. ER – Plantão Médico

Famosa nos anos 90 por contar com atores como George Clooney e Julianna Margulies, ER (sigla em inglês para Emergency Room) recebeu diversos prêmios da televisão americana, sendo indicada 123 vezes ao Emmy Award.

A série mostra a rotina do departamento de emergência de um hospital em Chicago, focando sua história nos médicos e nos enfermeiros da equipe de plantão.

“ER — Plantão Médico” ficou no ar entre 1994 e 2009.

Ao longo dos anos, o seriado contou com participações especiais de atores como Lucy Liu, Zac Efron, Thandie Newton, Dakota Fanning, Susan Sarandon, Stanley Tucci e Sally Field.

10. Sob Pressão

Mais um título brasileiro para a lista! Lançada em 2017, “Sob Pressão” é uma produção da Rede Globo que retrata a realidade da medicina em um hospital público no Rio de Janeiro. 

Ao longo dos episódios, acompanhamos a dificuldade dos profissionais em oferecer o melhor cuidado aos pacientes devido à carências de recursos, ao mesmo tempo em que lidam com as dificuldades dos próprios dramas pessoais.

11. The Resident

“The Resident” aborda muito bem as expectativas dos médicos residentes em relação ao dia a dia da saúde. 

Conrad Hawkins, protagonista do seriado, possui diversas frustrações em relação às prioridades do sistema médico, erros dos profissionais de saúde, e tenta lidar com todas elas enquanto cuida de seus pacientes.

12. The Good Doctor

O Dr. Shaun Murphy é um cirurgião jovem extremamente talentoso, mas precisa lidar com seu autismo e savantismo enquanto trabalha em um hospital renomado.

Ele possui um conhecimento médico excelente, mas não consegue se relacionar com as pessoas, principalmente com seus colegas de trabalho.

É uma ótima história para entender que trabalho em grupo também é uma habilidade essencial para os profissionais de saúde, mesmo aqueles com experiências extraordinárias. 

13. House

“House” com certeza é uma das séries mais famosas não apenas entre os médicos, mas entre todas as pessoas. O Dr. Gregory House é um profissional problemático, e, muitas vezes, ultrapassa as regras do hospital.

Porém, não há dúvidas que ele é brilhante, com um conhecimento extraordinário. Em todos os episódios, o Dr. House consegue solucionar casos médicos que inicialmente, pareciam impossíveis.

Apesar da série ser super famosa, muitos profissionais de saúde criticam sua veracidade científica, pois ela não representa a realidade da rotina médica.

14. Chicago Med

“Chicago Med” apresenta o dia a dia dos profissionais de saúde de um pronto-socorro em um hospital de Chicago. A série é relacionada com outros seriados: Chicago Fire e Chicago P.D.

Seus episódios fazem bastante sucesso por conta do enredo emocionante, que representam por meio da ficção a rotina dos médicos em meios a situações de emergência. 

15. Grey’s Anatomy

Criada em 2004 por Shonda Rhimes, “Grey’s Anatomy” tem como principal personagem a Dra. Meredith Grey, residente de cirurgia em um hospital renomado de Seattle.

A série é famosa — e criticada — pela frequência de tragédias e mortes de personagens, mas permanece muito popular e é conhecida como a série médica mais longa da história.

Conhece outra série interessante que não está na nossa coletânea? Comente aqui embaixo nos comentários! 


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.