21 filmes que todo profissional da saúde deveria assistir

Filmes que todo profissional da saúde deveria assistir

Leia em 7 min.

Quem não gosta de assistir um filme de vez em quando, certo? Confira uma lista completa com 25 filmes que todo profissional de saúde deveria assistir. 

Escute o áudio do conteúdo:

A área da saúde, por se basear principalmente no contato humano, serve de inspiração para várias obras da sétima arte, o cinema. 

Histórias emocionantes e inspiradoras são aproveitadas por produtores, roteiristas e diretores para criar roteiros premiados e atuações tocantes.

Um estudo realizado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) sobre o uso de filmes na educação, aponta algumas vantagens do conteúdo audiovisual:

“O cinema possibilita o encontro entre pessoas, amplia o mundo de cada um, mostra na tela o que é familiar e o que é desconhecido, e estimula o aprender. Penso que o cinema aguça a percepção e a torna mais ágil.”

Neste artigo, elaboramos uma coletânea de filmes que todo profissional de saúde deveria assistir, tanto pela qualidade dos enredos, quanto pelas reflexões que eles despertam para o exercício da profissão

Continue a leitura e descubra quais são eles!

Quais são os filmes que todo profissional de saúde deveria assistir?

A coletânea a seguir foi baseada em filmes renomados aclamados pela crítica, e recomendações de profissionais de saúde.

Aproveite o conteúdo!

1. Tempo de Despertar

Robin Williams interpreta o papel de Malcolm Sayer, um neurologista que inicia um trabalho em um hospital psiquiátrico. 

Diversos pacientes aparentemente estão catatônicos, mas Malcolm decide ter um olhar mais crítico e humanizado, percebendo que com a medicação correta, muitos podem ser “despertados”. 

O filme indicado ao Oscar foi inspirado no livro Tempo de Despertar, escrito pelo neurologista Oliver Sacks, um relato autobiográfico sobre seus próprios pacientes.

2. O Óleo de Lorenzo

O filme “O Óleo de Lorenzo” foi inspirado em uma história real. 

Em seu enredo, um garoto de 6 anos começa a ter diversas complicações, que foram diagnosticadas como ALD (adrenoleucodistrofia), uma doença que provoca degeneração no cérebro.

Como a ALD não possui cura, os pais de Lorenzo buscam o melhor para sua saúde, começando a pesquisar sozinhos formas de impedir o avanço da doença, por se sentirem frustrados com os médicos. 

Na vida real, Lorenzo viveu até os 30 anos, superando as expectativas dos médicos. Os pais de Lorenzo também criaram um projeto chamado The Myelin Project para incentivar pesquisas na área da ALD

3. Kinsey – Vamos falar de Sexo

Em 1948, abordar o tema da sexualidade era um enorme tabu para a sociedade. 

Albert Kinsey, interpretado por Liam Neeson, lança um livro “Sexual Behavior in the Human Male” para abordar dados sobre o comportamento sexual da população

O filme foi inspirado em um homem chamado Alfred Charles Kinsey, um biólogo americano, que teve uma educação extremamente religiosa. Ao se casar virgem com 25 anos, descobriu que o sexo poderia ser doloroso, se não fosse feito corretamente. 

Ao buscar ajuda de profissionais da saúde, não conseguiu nenhum conselho e decidiu estudar o assunto por si próprio, inspirando a história que presenciamos no filme. 

4. Um método perigoso

O enredo gira em torno da relação entre Sigmund Freud e Carl Jung, criadores da psicanálise. 

No filme, Carl Jung coloca em prática a psicanálise de Freud, de que o desejo sexual é o motivador do comportamento humano. Uma de suas pacientes, Sabina Spielrein, que se sente atraída pelas punições físicas do pai, é usada para testar essa teoria.

O Festival de Veneza exibiu o filme em 2011 e “Um método perigoso” conquistou indicação de Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro. 

5. Um estranho no ninho

Randle McMurphy é preso com uma extensa ficha de episódios de agressão. Ao ser sentenciado, sua defesa afirma que ele é insano, e McMurphy é enviado para um hospital psiquiátrico. 

No estabelecimento, conhece a enfermeira Ratched, com quem entra em conflito pois discorda da forma como ela trata os pacientes. 

McMurphy incentiva os pacientes a exigirem mudanças e serem tratados com dignidade, um movimento que causa polêmica no hospital psiquiátrico e muda a vida de diversos profissionais e pacientes. 

6. Mar Adentro

Em “Mar Adentro”, Ramón Sampedro sofreu um acidente que o deixou tetraplégico, e está há 28 anos preso em uma cama. 

Sampedro decide entrar na justiça para ter direito sobre sua própria vida: ele deseja realizar eutanásia. Sua luta provoca polêmica entre a sociedade, sua família e a Igreja.

7. Clube de Compras Dallas

Inspirado em um fatos reais, o filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista diagnosticado com AIDS. 

Woodroof, após se sentir frustrado com a área da saúde e o Estado, começa a contrabandear medicamentos que não eram legalizados nos EUA, mas que mostravam ser eficazes para seu tratamento.

8. O Escafandro e a Borboleta

Jean-Dominique Bauby era um jornalista renomado, que após sofrer um derrame cerebral, passa três semanas em coma em um hospital, e quando acorda, sua vida muda para sempre. 

Bauby desenvolveu a Síndrome do Encarceramento, uma doença neurológica em que todos os músculos do corpo ficam paralisados, excetos os olhos. 

Como o filme mostra, o paciente fica preso dentro do próprio corpo, mesmo estando consciente e compreendo tudo que se passa ao seu redor. 

9. Patch Adams –  O amor é contagioso

O filme “O amor é contagioso” é muito famoso e não é à toa, seu enredo é extremamente tocante, feito para emocionar não apenas os profissionais de saúde, mas todos que o assistem. 

Após tentar se suicidar, Hunter Adams, interpretado por Robin Williams, se interna em um hospital psiquiátrico. Nele, descobre que deseja ajudar outras pessoas e decide entrar na faculdade de medicina. 

Contrariando os métodos tradicionais da área da saúde, Hunter Adams tenta provar para todos que o amor pode transformar as pessoas.

10. 50%

Com apenas 27 anos, Adam descobre que tem câncer e possui apenas 50% de chances de sobreviver

Seu melhor amigo Kyle, além de ser engraçado, também está dedicado em ajudar Adam a tornar a vida um pouco mais leve. Um excelente filme para se colocar nos lugares de pacientes da oncologia. 

11. Mãos talentosas – A história de Ben Carlson

Baseado na história real de um cirurgião de fama internacional, Ben Carlson consegue se tornar referência em sua área mesmo enfrentando os desafios e preconceitos por ser negro.

Ele é conhecido por ser o criador de um método revolucionário de cirurgia de separação de gêmeos siameses.

12. Lado a Lado

Jackie e Luke são divorciados e pais de dois filhos, Anna e Ben. Seus filhos não aceitam a separação dos pais, e tratam a namorada de Luke de forma fria. 

Jackie também alimenta o conflito entre a família. Porém, tudo muda quando ela é diagnosticada com câncer. Essa situação ensina a família uma lição sobre amor e união.

13. O Físico

Rob é uma criança órfã, que presenciou a morte de sua mãe por conta da “doença de lado”. Ele é criado por Bader, um barbeiro que vende bebidas que prometem curar doenças.

Rob se interessa em saber tudo sobre como cuidar de pessoas, e descobre que na Pérsia existe um médico famoso, chamado Ibn Sina. 

Buscando ir até seu hospital e aprender com o profissional, Rob esconde sua religião (cristã) e entra na Pérsia, que só permitia judeus e árabes, para aprender medicina. 

14. SiCKO

“SiCKO” é um documentário produzido por Michael Moore, lançado em 2007, sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos.

Moore busca comparar o sistema de saúde com outros países como Cuba, Reino Unido e Canadá, criticando fortemente as companhias privadas de saúde de seu país.

15. Quase Deuses

Vivien Thomas é atingido pela Grande Depressão, em que todas as suas economias para ingressar na faculdade de medicina desaparecem após a falência do seu banco.

Ao conseguir um emprego de faxineiro, Alfred Blalock, um médico pesquisador para quem trabalha, descobre seus talentos e decide se unir a Thomas para revolucionar a medicina da época com técnicas inovadoras de cirurgia cardíaca. 

16. Um golpe do destino

O filme “Um golpe do destino” é desenvolvido em torno do personagem Jack McKee, um médico cirurgião arrogante e bem sucedido. 

Após se diagnosticado com câncer, McKee entra no lugar do paciente e começa a buscar tratamentos e profissionais da saúde, e percebe que ser médico é muito mais do que apenas realizar cirurgias

Um excelente filme para os médicos refletirem sobre atendimento humanizado e relação entre médico e paciente.

17. Garota, interrompida

Um hospital psiquiátrico está repleto de mulheres que não foram compreendidas ou tratadas de uma forma humanizada. 

Em “Garota, interrompida”, Susanna Kaysen é enviada para Claymoore, após um diagnóstico suspeito. No hospital, ela se aproxima de outras pacientes e inicia uma amizade com Lisa Rowe.

Um filme essencial para os profissionais de saúde refletirem sobre as práticas da psiquiatria.

18. Gênio Indomável 

Will é um gênio da matemática. Porém, por conta de suas diversas passagens pela polícia, ele é obrigado a fazer terapia, e se recusa a receber ajuda até conhecer Sean Maguire.

Sean Maguire, interpretado por Robin Williams, é um personagem vulnerável que emociona a todo momento. Ele é o único que consegue se aproximar de Will e ajudá-lo. 

19. Meu pé esquerdo 

Já imaginou como seria nascer com paralisia cerebral e poder mexer apenas o pé esquerdo? 

Essa é a história de Christy Brown, que apesar de suas limitações físicas, consegue se tornar escritor e pintor

20. Para sempre Alice

Alice Howland é doutora em linguística, reconhecida como uma profissional renomada em sua área. Sua vida começa a mudar após esquecer algumas palavras e se perder nas ruas que conhece há muitos anos. 

Diagnosticada com Alzheimer, Alice percebe que suas lembranças são seus bens mais preciosos.

“O simples fato de ter o mal de Alzheimer não significava que ela já não fosse capaz de pensar analiticamente. O fato de ter Alzheimer não significava que não merecesse sentar-se naquela sala, entre eles. O fato de ter Alzheimer não significava que já não merecesse ser ouvida.”

21. Nise – O coração da loucura

O filme brasileiro retrata a história da Dra. Nise da Silveira, que propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia.

Isolada pelos colegas que não concordam com seu meio de tratamento, a psiquiatra assume o Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

22. Contágio

Contando a história da rápida contaminação de um vírus letal transmissível pelo ar, “Contágio” aborda o desafio da área da saúde em tentar contar uma pandemia.

Ao mesmo tempo que os profissionais de saúde arriscam sua vida em uma batalha contra o tempo, as pessoas começam a entrar em pânico e tentam sobreviver. 

23. Boa Sorte

João é diagnosticado com depressão, e sua família decide interná-lo em um hospital psiquiátrico. Lá ele conhece Judite, uma paciente que está em fase terminal.

Apesar de estarem em um ambiente cheio de tensões, Judite e João se apaixonam, mesmo sabendo que não possuem muito tempo juntos.

24. Super Size Me

O documentário “Super Size Me” foi produzido nos Estados Unidos, e acompanha a experiência de Morgan Spurlock, que comeu por um mês apenas no McDonald’s

O filme relata o efeito físico e emocional que a alimentação possui em Spurlock, além de realizar críticas a indústria de fast food, mostrando como ela encoraja péssimos hábitos alimentares para gerar lucro. 

25. Cartas para Deus

Inspirado em uma história real, “Cartas para Deus” possui como protagonista Tyler, uma criança de 8 anos que está lutando contra um câncer no cérebro. 

Ele decide escrever cartas para Deus, orando por sua saúde e por sua família, além de desabafar sobre seus medos. Suas cartas emocionam toda a comunidade, e muda a vida de diversas pessoas. 

Você também pode conferir nossa lista de séries, canais no Youtube e livros para médicos:

Sentiu falta de algum filme que não está na nossa lista? Comente aqui embaixo e compartilhe a coletânea com outros profissionais de saúde!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.