Como engajar o paciente no pós-consulta com o iClinic?

Como engajar o paciente no pós-consulta com o iClinic?

Leia em 5 min.

Como ter tempo para engajar o paciente no pós-consulta, se ao mesmo tempo preciso atender pacientes e administrar meu consultório? Tire todas as suas dúvidas neste artigo e descubra como o iClinic torna esse processo ágil, prático automático, e até mesmo personalizado. 

Deixar de engajar seus pacientes no pós-consulta é perder uma oportunidade de fidelizar pacientes e aumentar a rentabilidade do consultório. Porém, como os profissionais de saúde conseguem ter tempo para conciliar todas as atividades do dia a dia?

Uma boa solução para esse problema é contar com um software médico, como o iClinic, que possui funcionalidades focadas na fidelização dos pacientes no momento pós-consulta.

Não quer perder oportunidades de fidelização dos pacientes? Descubra quais são as formas de engajar seus pacientes com o uso do iClinic. Boa leitura! 

O que você perde ao deixar de fidelizar pacientes no pós-consulta?

O atendimento médico é um passo fundamental para começar o processo de fidelização de pacientes. Porém, como uma boa parte dos médicos empreendedores já perceberam, apenas oferecer um excelente atendimento no consultório não basta para encantar seus pacientes.

A experiência do paciente com o seu atendimento começa muito antes dele chegar ao consultório. Para entender a jornada do paciente de forma completa, é fundamental perceber, que desde a pesquisa na internet até o pós-consulta, é preciso investir em processos de fidelização.

Apesar do pós-consulta ser essencial para criar um bom relacionamento com seus pacientes, muitos médicos perdem essa oportunidade diariamente. Sabemos que é bastante difícil conseguir tempo para enviar e-mails ou mensagens, lembrar os pacientes de marcarem seus retornos, e até mesmo ter presença nas redes sociais. 

Porém, ao deixar de investir no pós-consulta, você automaticamente precisa se preocupar em atrair mais pacientes, um processo que é muito mais caro e trabalhoso

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um atual. 

Fidelizar pacientes que já conhecem seu serviço é muito mais prático, e para quem não quer perder tempo e oportunidades, praticidade é fundamental no dia a dia. 

Por isso, é importante implementar um marketing de relacionamento eficiente no seu consultório. E claro, utilizar uma excelente ferramenta, como um software médico, pode te auxiliar nesse processo.

Veja a seguir como o software médico iClinic ajuda diretamente no atendimento pós-consulta, e como aproveitar as funcionalidades da melhor forma. Confira!

4 funcionalidades do iClinic que engajam os pacientes no pós-consulta

Um dos principais desafios dos profissionais da área da saúde, independente da sua especialidade, é conseguir tempo para cuidar de pacientes, administrar seu consultório e ainda oferecer um excelente atendimento no pós-consulta.

Pensando em ajudar os médicos nesse desafio, o iClinic conta com funcionalidades focadas exclusivamente na extensão do atendimento, visando a fidelização de pacientes. 

Vamos descobrir quais são elas? Continue a leitura 🙂

1. Lembretes de confirmação de consulta por SMS e E-mail

A taxa de absenteísmo é um fator que prejudica não apenas a gestão financeira do seu consultório, mas mostra claramente como está o nível de engajamento dos seus pacientes após a consulta. 

Primeiramente, é importante analisar quais os principais motivos que seus pacientes esquecem das consultas, ou por que eles não marcam um retorno no período determinado. Uma boa parte dessas respostas, provavelmente, é o esquecimento.

A funcionalidade de confirmação de consultas por SMS e e-mail do iClinic envia mensagens de forma automática no dia anterior da consulta, lembrando o paciente do seu agendamento. 

Na mensagem, o paciente pode responder “SIM” ou “NÃO”, e de acordo com a sua resposta, o agendamento automaticamente é marcado como confirmado ou cancelado na agenda dentro do sistema.

Dessa forma, você pode marcar outro atendimento, caso o paciente não possa comparecer, ao invés de descobrir em cima da hora que ele não virá. Ao mesmo tempo, você também engaja seus pacientes de forma prática e automatizada.

Sem contar que com as confirmações de consulta automáticas, você também reduz custo de telefonia, aumenta a produtividade dos profissionais das recepções e oferece mais praticidade para seus pacientes. 😉

2. Agendamento Online

Não são apenas os médicos que querem ganhar tempo hoje em dia. Os pacientes buscam formas ágeis de marcar suas consultas, principalmente nessa era pós-digital, em que não é mais necessário ligar para agendar um atendimento.

Por isso, ter uma ferramenta como o agendamento online, que permite que seus pacientes marquem consultas de qualquer lugar e a qualquer momento, é um ótimo diferencial.

Imagine poder lembrar seus pacientes de marcarem um retorno, e enviar seu agendamento online para que eles marquem naquela mesma hora, sem precisar entrar em contato direto com você ou sua recepcionista. É extremamente prático, não concorda?

Quer saber mais? Confira nosso vídeo explicativo de apenas 33 segundos e descubra como essa funcionalidade funciona na prática:

3. iClinic Marketing

Para os médicos que, realmente, desejam investir em um excelente atendimento pós-consulta, a estratégia de e-mail marketing é uma das melhores soluções para esse objetivo. 

O e-mail marketing permite que você envie mensagens personalizadas aos seus pacientes, com conteúdos relevantes, educando-os sobre os tratamentos e os assuntos importantes da especialidade

Imagine que você tenha decidido elaborar uma série de artigos explicando a importâncias dos cuidados médicos pós-procedimento, e como os pacientes podem realizá-los da melhor forma, evitando os erros mais comuns.

Uma plataforma de e-mail marketing, como o iClinic Marketing, permite que você envie todos esses conteúdos de forma automática, especificando quais pacientes receberão, datas para cada e-mail, e muito mais. 

Uma excelente forma de manter contato durante o pós-consulta, não é mesmo? Afinal, além do envio ser automático, os pacientes podem responder esses e-mails, e você também pode tirar todas as dúvidas, fortalecendo ainda mais o relacionamento médico-paciente. 

4. Prescrição eletrônica da Memed

Algum paciente já precisou retornar ao seu consultório apenas para buscar um receituário?

A forma tradicional de entregar um receituário é durante a consulta, escrevendo em um papel ou imprimindo o conteúdo. Isso significa que para um paciente conseguir outro, é necessário ir até o consultório.

O iClinic possui integração com a Memed, a plataforma de prescrição eletrônica mais atualizada do país, que conta com atualizações em tempo real sobre nome de medicamentos e preços. Nesse receituário, você pode inserir logo, cabeçalho, rodapé, e até mesmo ajustar os tamanhos das margens para realizar a impressão em papel timbrado.

Além disso, o receituário eletrônico possui diversas vantagens, como aviso de interação medicamentosa, alerta caso o paciente seja alérgico a algum componente do medicamento, e um dos principais benefícios: a prescrição pode ser enviada por SMS e e-mail para seus pacientes. 

Para o atendimento pós-consulta, poder enviar o receituário diretamente no celular do paciente para que ele leve em qualquer lugar sem se preocupar em perder o papel, definitivamente, é uma boa forma de fidelização. 

Todas essas funcionalidades contribuem no engajamento do seu paciente no pós-consulta. 

Mas, para te ajudar ainda mais, nossa equipe de conteúdo da iClinic também produz diversos materiais educativos voltados para esse objetivo, como o eBook gratuito sobre comunicação automatizada com pacientes, pesquisa de satisfação, e muitos outros.

Para ter acesso a mais materiais como esses, inscreva-se na nossa newsletter, dê uma olhada nos nossos materiais educativos aqui mesmo no blog, e acesse também nosso canal no Youtube

Quer conhecer essas funcionalidades na prática? Teste gratuitamente o iClinic:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Como você engaja seus pacientes no pós-consulta? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, e compartilhe o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.