O convênio médico oferece descontos em serviços de saúde para os pacientes beneficiários de operadoras de saúde, enquanto um plano costuma cobrir os custos ou reembolsar (totalmente ou parcialmente).
Você sabe qual a diferença entre plano de saúde e convênio médico?
Apesar dos dois termos muitas vezes serem empregados como sinônimos, na prática, existem diferenças importantes.
Pensando nisso, neste artigo falaremos sobre a diferença entre o plano de saúde e o convênio médico, assim como as principais características de cada um deles.
O que é convênio médico?
O convênio médico é um serviço oferecido por operadoras de saúde para que seus clientes tenham acesso a consultas, exames e procedimentos por um valor mais baixo.
O paciente paga um valor mensal para a operadora e tem acesso aos médicos credenciados na empresa, assim como outros profissionais e serviços de saúde.
O que esse valor mensal cobre vai variar de acordo com o convênio escolhido pelo cliente. Geralmente, eles são oferecidos em 4 principais tipos:
- Empresarial: oferecidos aos funcionários de uma empresa que tem parceria com uma operadora de saúde, na qual eles podem pagar por coparticipação ou a empresa arca com todos os custos;
- Individual: uma pessoa contrata um convênio apenas para si;
- Familiar: uma pessoa contrata um convênio para si mesma e adiciona membros da família;
- Coletivo por adesão: contratado por uma associação ou grupo específico de profissionais, por exemplo, um sindicato.
Dentro dessas subdivisões há vários tipos de convênios, vamos explicar cada um deles ao longo do artigo.
Qual a diferença de convênio médico e planos de saúde?
Apesar de serem usados como sinônimos no dia a dia, há várias diferenças conceituais entre convênios e planos de saúde.
O convênio médico apenas garante desconto em consultas e exames, enquanto o plano de saúde cobre consultas, exames, oferece assistência hospitalar e realiza reembolso em alguns casos.
É por conta dessas diferenças que o convênio costuma ser uma opção mais em conta para a maior parte da população, enquanto o plano de saúde é mais caro, logo, inacessível para uma quantidade considerável de pessoas.
Continue a leitura para conhecer outras diferenças entre convênios e planos de saúde.
1. Adesão
A adesão do convênio costuma ser rápida e simples, de aproximadamente alguns minutos. Você só precisa realizar seu cadastro, incluir ou não dependentes e acessar a lista de profissionais credenciados.
No plano de saúde, o processo de adesão demora mais tempo devido à burocracia do contrato que contém várias cláusulas.
2. Carência
Geralmente, a partir do momento que você contrata um convênio já é possível utilizá-lo.
No caso dos planos de saúde, há um período de carência que pode durar um mês ou mais, no qual você não pode utilizar os serviços, com exceção em casos de urgência e emergência.
3. Proposta
Como você viu anteriormente, a proposta do convênio é oferecer descontos expressivos, enquanto a proposta do plano de saúde é cobrir os serviços de assistência médica.
4. Cobrança
Em relação à cobrança, o valor mensal do convênio médico é mais acessível do que o do plano de saúde, e é preciso ficar atento aos valores extras que podem ser cobrados no plano.
Ao ultrapassar a utilização de serviços previstos no contrato ou usar serviços que não são cobertos pelo seu plano, é provável que você precise pagar valores extras.
Por isso, é fundamental ler com atenção o contrato firmado com a operadora.
5. Cancelamento
O cancelamento do convênio não costuma ser complicado. Assim como a atenção, é feita de maneira rápida e exige apenas o pagamento da mensalidade que está em aberto.
No caso do plano de saúde, haverá mais burocracia e o processo pode demorar mais, principalmente em casos de pagamentos de multa por quebra de contrato.
É importante lembrar que enquanto o convênio pode oferecer seguro de vida e auxílio funeral, o plano de saúde foca apenas em serviços de saúde, também oferecendo reembolso em alguns casos, enquanto o convênio não.
Como funciona o convênio médico?
Cada convênio médico tem seu próprio processo, mas normalmente todos pedem os mesmos documentos básicos e o que você precisa fazer é entrar em contato com a equipe para entender como se credenciar.
Para quem está considerando se aliar a um convênio, é preciso saber que estes são os documentos básicos para o cadastro:
- CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde);
- Inscrição no CCM (Cadastro de Constituinte Mobiliário) ou ISS (Imposto sobre Serviço);
- Alvará da Vigilância Sanitária;
- Certificado de inscrição da entidade junto ao CRM;
- Currículo;
- Diploma;
- CPF;
- Título de especialista do responsável técnico;
- CRM ou crédito do responsável técnico;
- Comprovante de conta bancária;
- Informações do espaço de atendimento.
É essencial que todos esses documentos estejam atualizados e oficializados, assim, você evita um retrabalho de precisar enviar mais de uma vez para a operadora de sua escolha.
Veja a seguir como as operadoras de saúde costumam se dividir para entender qual se encaixa melhor no seu perfil.
- Cooperativas médicas: associação autônoma feita por médicos que trabalham para atender os pacientes que se associam à cooperativa;
- Cooperativas odontológicas: se especializam em serviços odontológicos, diferente de outras operadoras que focam em serviços médicos ou ampliam seus planos;
- Seguradoras especializadas em saúde: sociedade com fins lucrativos que vendem seguros de saúde e reembolsam seus clientes com despesas médicas e odontológicas;
- Filantropia: convênio sem fins lucrativos que faz parcerias com o sistema público de saúde para prestar atendimento aos pacientes do SUS;
- Autogestão: pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que se vincula a uma entidade pública ou privada para oferecer serviços a um grupo específico de beneficiários;
- Odontologia de grupo: vende planos exclusivamente odontológicos para pessoas físicas ou pessoas jurídicas, normalmente contam com uma rede de serviços própria;
- Medicina de grupo: oferece serviços de saúde para pessoas físicas ou pessoas jurídicas nos quais os benefícios fazem uso de uma rede própria da operadora, como médicos, hospitais, clínicas e laboratórios;
- Administradora de benefícios: empresas que contratam e gerenciam convênios médicos e odontológicos, sejam eles coletivos, empresariais ou por adesão.
Independentemente de qual operadora você decida se credenciar, é essencial ler com atenção o contrato para entender os direitos e deveres que você terá com essa instituição.
Caso você esteja escolhendo um convênio para ser um cliente, fique atento aos prazos de carência.
O que é o faturamento de convênio?
O faturamento de convênios é o processo de cobrança pelos serviços médicos prestados às operadoras de saúde.
As guias devem ser encaminhadas aos convênios de duas formas: no próprio site da operadora de saúde ou por meio de um software médico.
Por se tratar de uma documentação que comprova o fluxo de serviços realizados na clínica, ou seja, os recursos utilizados pelo paciente que geram custos, os registros devem estar em dia para que o repasse seja liberado pela operadora e não acarrete em prejuízo.
Algumas dicas importantes para fazer o faturamento de convênios são:
- Saiba o que são as guias;
- Entenda o funcionamento dos lotes;
- Confira seus pagamentos;
- Aprenda como agir em caso de glosas;
- Faça relatórios diários de guias;
- Treine a equipe da clínica;
- Estude sobre gestão financeira;
- Mantenha todas as informações organizadas.
E o faturamento de contas médicas?
O faturamento de contas médicas refere-se a cobrança de serviços de saúde às operadoras. Quando você atende um paciente por convênio, por exemplo, é preciso realizar o faturamento dessa consulta depois.
Também conhecido como faturamento de guias médicas, faturamento médico e faturamento de convênio, esse processo é essencial para garantir a saúde financeira da sua clínica.
5 dicas para fazer um bom faturamento de contas médicas:
- Treine os profissionais da recepção;
- Revise diariamente os dados dos faturamentos;
- Tenha um sistema para faturamento TISS;
- Fique atento ao prazo de envio dos faturamentos;
- Conte com uma solução financeira com antecipação de recebíveis.
Por que é importante ter um sistema para faturamento TISS?
De acordo com o Ministério da Saúde, a Troca de Informações na Saúde Suplementar – TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas de dados dos beneficiários de planos entre os agentes da Saúde Suplementar.
A principal vantagem de investir em um sistema de faturamento TISS é minimizar erros de preenchimento de dados, evitando assim as glosas médicas.
Consequentemente, pode aumentar o faturamento da clínica, além de otimizar tempo dos colaboradores e facilitar a gestão financeira.
Existem diversas opções de software médico no mercado. Para te ajudar, listamos 5 passos que garantirão que você escolha a opção ideal para sua clínica.
- Verifique se o sistema possui a geração de guias de consulta TISS em lotes;
- Avalie o módulo de gestão financeira do software;
- Liste suas necessidades e descubra se o sistema as soluciona;
- Garanta que a equipe de suporte é ágil e eficiente;
- Escolha uma empresa inovadora preocupada com o seu sucesso.
5 tipos de convênio médico
1. Ambulatorial
O convênio médico ambulatorial é focado em consultas, exames e atendimentos de urgência ou emergência. Ele não inclui internação hospitalar, logo, é mais acessível para a maioria das pessoas.
2. Hospitalar
Diferente do ambulatorial, inclui internação, UTI e procedimentos como transfusão, radioterapia e quimioterapia.
Entretanto, consultas e exames só são cobertos durante o período de internação.
3. Hospitalar com obstetrícia
Além dos procedimentos citados no tópico hospitalar, ele também inclui consultas e exames relacionados ao pré-natal, parto e pós-parto (durante os 30 primeiros dias de vida).
4. Odontológico
Dentre os principais tipos de convênio, temos a categoria odontológica que pode ser dividida em vários planos, mas o foco é oferecer serviços de odontologia, desde de consultas à cirurgias complexas.
5. Referência
O convênio mais completo inclui serviços do ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia e pode ou não incluir o odontológico, de acordo com a preferência do cliente.
Vantagens do convênio médico
1. Atração de pacientes
Como há uma parcela considerável de brasileiros que são beneficiários de convênios, eles darão preferência para médicos credenciados em seus convênios, ou seja, você será buscado naturalmente por mais pacientes.
Mesmo sem investir no marketing médico, seu nome será visto por mais pacientes, o que ajuda principalmente os profissionais que estão em início de carreira ou que precisam de um fluxo maior de pacientes.
2. Geração constante de fluxo de caixa
Como a atração de pacientes é natural ao se aliar a um convênio, quando você oferece um bom atendimento, os pacientes irão indicá-lo para colegas e familiares.
Esse processo garante uma entrada constante no seu fluxo de caixa, mesmo que não sejam valores extremamente altos, há uma consistência importante para qualquer negócio.
3. Experiência garantida
Para os médicos que buscam ter mais experiência prática, com variados atendimentos e casos, o convênio é uma ótima opção, porque muitos pacientes chegam com casos diferentes à sua clínica.
4. Transferência de cidade
Algo que pode ser uma verdadeira dor de cabeça são médicos que desejam mudar de cidades e perdem toda sua cartela de pacientes.
Com um convênio com cobertura nacional, você não precisa se descredenciar. Apenas avise que está mudando de cidade e seu registro será atualizado.
Assim, os pacientes voltarão a aparecer naturalmente mesmo com a mudança de localização.
Desvantagens do convênio médico
1. Menos tempo para atender os pacientes
Apesar do fluxo de pacientes aumentar, a principal reclamação dos médicos em relação aos convênios e planos de saúde é a limitação de tempo para atender os pacientes.
Algumas operadoras estabelecem um limite de tempo para determinados serviços, mas mesmo quando não há esse limite, é preciso diminuir o tempo da consulta.
Isso acontece porque os médicos ainda são remunerados por quantidade ao invés de qualidade, o que exige que eles atendam muito mais para terem uma renda mínima.
2. Burocracia excessiva
Ao longo do conteúdo você pode perceber que apesar do convênio trazer vantagens, há muita burocracia envolvida e ela não termina no momento da finalização do contrato.
Ao receber seus pagamentos, por exemplo, há toda uma análise dos procedimentos que foram feitos, os motivos, confirmação de informações, entre outros processos.
3. Valores baixos
Diferente de atendimentos particulares, nos quais você consegue precificar de acordo com a margem de lucro desejada, os convênios têm valores padrão para cada serviço.
Eles seguem a tabela de honorários da CBHPM, mas é um fato que os atendimentos particulares trazem mais rendimento para os profissionais de saúde.
Uma dica de ouro é entender qual é o convênio mais rentável para sua clínica de acordo com o cadastro dos pacientes. Analise qual é o mais utilizado e se vale a pena continuar no que você está.
4. Glosas médicas
Um dos problemas mais graves de convênios e planos de saúde são as glosas médicas, que ocorrem quando um pagamento por parte da operadora não é feito ou é feito parcialmente.
As glosas acontecem quando há algum erro como número da carteirinha do paciente digitado errado, contestação do motivo do exame ter sido feito, entre outros.
Ou seja, às vezes você pode prestar um serviço e não receber por ele!
Existem formas eficientes de evitar glosas, mas o ideal é contar com uma solução financeira que oferece um controle preciso dos seus custos, meios de pagamento e antecipação de recebíveis.
Assim, você pode antecipar pagamentos de operadoras que só caíriam daqui um mês.
5 dicas para escolher convênios médicos para clínicas
Para escolher convênios médicos para clínicas é preciso pesquisar as operadoras de saúde, conhecer os tipos de plano de saúde da operadora e analisar as vantagens e desvantagens.
Veja abaixo 5 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica:
- Pesquise as possíveis operadoras que vão trabalhar com você: conheça o mercado e pesquise quais os benefícios e serviços inclusos em cada operadora;
- Saiba qual plano é importante estar vinculado com a sua clínica ou consultório: é importante conhecer quais hospitais e laboratórios estão credenciados ao seu negócio;
- Verifique qual apoio será dado para sua empresa antes de firmar um contrato: além de ser uma questão fundamental para a qualidade dos serviços prestados, um bom suporte é fundamental para contornar eventuais problemas que venham a acontecer;
- Conheça de forma minuciosa com quais tipos de planos a empresa trabalha: conhecer com detalhes os produtos oferecidos por essas empresas permite que você escolha os melhores convênios médicos para atender os pacientes que frequentam sua clínica;
- Tenha sempre em mente as seguintes perguntas:
- Quantas pessoas são beneficiárias de um plano de saúde na sua região e qual é a empresa que mais possui beneficiários?
- O custo-benefício do repasse da operadora de saúde é bom?
- O prazo de repasse e facilidade são bons?
- Quais são as reclamações no geral dos profissionais credenciados da operadora?
Como escolher o convênio mais rentável?
Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais rentável?
Um convênio oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa.
No entanto, é preciso planejar e ponderar alguns critérios antes de escolher, afinal, o mercado oferece inúmeras opções de operadoras de saúde.
Pensando nisso, o primeiro passo é coletar informações sobre seus pacientes.
Depois de definir quais são as principais características da sua base de pacientes, pesquise quais convênios atendem melhor seu público, e veja quais benefícios sua clínica pode ganhar com essa parceria.
Como credenciar a um plano de saúde?
O credenciamento médico é a inclusão da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica na lista da rede credenciada, ou seja, ela prestará assistência médica para os pacientes que utilizam a operadora de saúde.
Como funciona o contrato de plano de saúde?
Planos de saúde podem ser uma grande jogada na carreira de um profissional de saúde.
Médicos novatos, inexperientes ou com pouco prestígio, que estejam abrindo seu próprio consultório, podem ter um salto no número de pacientes com o apoio dos planos.
Mas existem algumas coisas que os profissionais que pretendem aderir a esse modelo de negócio precisam saber para não caírem em ciladas e se tornarem reféns de empresas.
Antes de assinar qualquer contrato de plano de saúde para médicos, é importante estar atento a alguns pontos essenciais que fazem toda a diferença para prestar seus serviços da melhor forma.
Confira a seguir 5 pontos que devem ser avaliados em um contrato de plano de saúde para médicos:
- Contrato de obrigações e deveres;
- Definição dos serviços contratados e prestados;
- Reajustes;
- Multas e penalidades;
- Proibições.
Como é a Telemedicina nos planos de saúde?
A Telemedicina nos planos de saúde possui regulamentações específicas relacionadas à pandemia de COVID-19, além de normas prescritas por órgãos como o Conselho Federal de Medicina.
A lei nº 13.989/2020 autorizou os atendimentos a distância em todo território brasileiro devido ao caráter emergencial da pandemia. Essa lei foi apoiada pelo CFM e desde então se popularizou.
Milhares de médicos e pacientes notaram que apesar da Telemedicina ser a solução ideal para a pandemia, seus benefícios se estendem para qualquer período.
4 dicas para contratar um plano de saúde para sua clínica
1. Pesquise
É importante verificar o que cada operadora oferece, quais são as suas necessidades, e se vai trazer facilidade para os seus pacientes terem acesso à sua clínica ou consultório.
2. Reflita sobre qual plano de saúde você quer estar vinculado
Quais os hospitais e laboratórios sua clínica quer ter em sua rede credenciada?
3. Confira a cobertura do plano de saúde
Sempre confira se o plano de saúde é regional ou nacional, quanto maior a cobertura, mais pessoas poderão ter acesso aos seus serviços.
4. Pense em perguntas chaves antes de tomar uma decisão
- Qual a quantidade de pessoas que aderiram a esse plano de saúde na sua região?
- Qual o valor que a operadora de plano de saúde vai te repassar?
- Qual o prazo e facilidade para esse repasse?
- Quais as maiores reclamações de outros médicos com o plano de saúde?
A maior vantagem de contratar um plano de saúde para a sua clínica é o fato de os clientes terem mais facilidade e praticidade para encontrar o seu serviço, e a sua empresa pode se beneficiar muito disso a curto e médio prazo.
Melhores planos de saúde
Para te ajudar a realizar a melhor escolha, separamos 7 ótimos planos de saúde para médicos. Confira quais são eles:
- Bradesco Saúde;
- SulAmérica Saúde;
- Central Nacional Unimed;
- Amil Saúde;
- Qsaúde;
- Porto Seguro;
- Omint.
O que é o repasse médico?
O repasse médico é a divisão e pagamento de valores entre a clínica e os profissionais de saúde que prestam serviço. Ele também é conhecido por outros nomes, como rateio, comissão ou pagamento por produção.
Conclusão
Antes de escolher um convênio, analise com cuidado o que melhor atende às suas necessidades e de sua clínica.
Com a ajuda do iClinic, você pode se concentrar no atendimento enquanto utiliza informações colhidas com os pacientes para gerar, de forma automática, gráficos e relatórios sobre rendimentos por convênio/plano de saúde.
Essas informações serão valiosas na hora de contratar um plano de saúde para sua clínica.