A síndrome do jaleco branco causa hipertensão pontual nos pacientes com fobia irracional de médicos, profissionais de saúde e ambientes médicos, entre outros sintomas como tontura e náuseas.
Essa síndrome pode dificultar o atendimento médico e influenciar no diagnóstico e no tratamento do paciente. Por isso, é muito importante que o médico saiba identificar e tratar esses pacientes.
Ir a uma consulta médica ou realizar um exame provoca em muitos pacientes um estado de ansiedade que, conforme a gravidade, pode levar até mesmo a uma crise de pânico.
Esse medo irracional e exagerado é chamado de síndrome do jaleco branco.
Essa síndrome se refere a pessoas que, ao precisarem de atendimento médico, apresentam um medo irracional, não apenas de médicos, mas também do ambiente hospitalar, clínicas e consultórios, além de objetos relacionados.
Ela afeta tanto crianças quanto adultos. Cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, o que dificulta seu diagnóstico e a ação do médico sobre qualquer problema de saúde que ela venha a apresentar.
Essa síndrome, quando não tratada, pode piorar ao longo do tempo e dificultar diagnósticos e tratamentos, bem como gerar maiores complicações.
Como esse medo impede que os pacientes busquem assistência médica e mesmo quando são atendidos, não conseguem realizar os exames sem alterá-los, devido à ansiedade, é preciso saber como combater a síndrome.
Por isso, é importante que a questão seja evidenciada e debatida para que as pessoas consigam tratar o desconforto e impedir que ele evolua para um quadro mais grave.
O que é a síndrome do jaleco branco?
Hipertensão do jaleco branco, iatrofobia, latrofobia, todos esses nomes se referem a síndrome do jaleco branco, a fobia irracional de ambientes que remetem a hospitais e clínicas, bem como os profissionais de saúde.
Esse transtorno psicológico é classificado na categoria de fobia e as pessoas que sofrem dessa síndrome não conseguem controlar seu corpo ao se consultarem com um médico, sofrendo crises de ansiedade.
O gatilho que desencadeia esses sintomas podem ser a figura do médico, o ambiente da clínica e até mesmo objetos como agulhas. Esse medo aparece mesmo quando o paciente sabe que não há perigo.
Principais causas da síndrome do jaleco branco
É difícil estabelecer uma causa específica para a síndrome, pois ela pode surgir devido a um conjunto de fatores.
As causas da síndrome do jaleco branco são psicológicas, relacionadas a associação da imagem do médico e ambientes hospitalares a morte, doenças, e é conhecida como uma patologia multifatorial.
Geralmente, as causas envolvem eventos traumáticos no passado do paciente que estão relacionados com o atendimento médico.
Experiência negativa com profissionais de saúde
Uma experiência negativa relacionada ao atendimento médico é capaz de gerar um trauma difícil de ser contornado.
Assim, se na infância alguma pessoa passou por uma experiência ruim relacionada a médicos ou hospitais, pode ter um trauma que perdura por toda a vida.
Medos relacionadas à infância
De forma inconsciente, a pessoa relaciona a ida ao médico a alguma experiência traumática, o que gera o quadro de sintomas da síndrome.
Os traumas podem ser aqueles relacionados à infância, em que a imagem do médico é muito associada a injeções, agulhas e remédios com gosto ruim.
O quadro se agrava ainda mais quando o paciente passa por experiências negativas no ambiente hospitalar, como a perda de um familiar.
Erro médico
Um paciente que fez um tratamento médico doloroso ou que sofreu com algum tipo de erro médico, seja com ele ou com pessoas próximas, pode também desenvolver essa síndrome.
Notícias negativas em relação a medicina
Notícias divulgadas na mídia falando sobre casos de erro médico, cirurgias mal feitas, efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos, entre outros casos, podem fazer com que as pessoas desenvolvam um medo de que isso aconteça com elas.
Por isso, começam a evitar qualquer tipo de contato com os profissionais da área da saúde, pois têm uma imagem negativa do ambiente hospitalar em seus imaginários.
Resistência em abandonar vícios
A síndrome do jaleco branco também pode acontecer com pessoas dependentes de bebidas alcoólicas ou drogas, principalmente aquelas que apresentam resistência ao abandono desses vícios.
9 principais sintomas da síndrome do jaleco branco
Ainda que seja um problema causado pelo psicológico, os pacientes que apresentam a síndrome do jaleco branco podem sofrer de sintomas físicos.
Ao identificar os sintomas, você proporcionará um atendimento mais humanizado aos seus pacientes, compreendendo a melhor forma de ajudá-los.
Saiba quais são eles:
- Hipertensão pontual: em outras situações, o paciente apresenta níveis normais de pressão arterial, mas essa se eleva quando é um médico que está fazendo a aferição, o que pode ter como consequência um diagnóstico errôneo;
- Tremedeira;
- Suor excessivo;
- Suor frio;
- Tontura;
- Náuseas;
- Taquicardia;
- Tensão muscular;
- Descontroles emocionais antes ou durante as consultas.
Como identificar a síndrome do jaleco branco?
Cada vez que o paciente precisa de atendimento médico, seu quadro de ansiedade se altera, levando ao adiamento de consultas e à automedicação, o que traz grandes riscos à saúde do paciente.
Para identificar a síndrome do jaleco branco, o paciente deve apresentar uma pressão arterial superior a 140/ 90 mmHg pelo menos três vezes consecutivas nas consultas, porém, pressão arterial normal quando medida diversas vezes em casa.
5 formas de amenizar os problemas da síndrome do jaleco branco nos pacientes
É responsabilidade do médico ser capaz de identificar a síndrome do jaleco branco e aprender como amenizar esses problemas, para que possa proporcionar os tratamentos que o paciente precisa.
Para isso, existem algumas formas de diminuir os sintomas da síndrome, deixando o paciente mais confortável e criando uma relação de confiança com o médico.
Separamos aqui algumas dicas práticas que você pode começar agora mesmo na sua clínica.
1. Estabeleça diálogos não presenciais
Para que o paciente perca o medo irracional, ele precisa ser levado a sério e desenvolver um sentimento de confiança para com o médico.
Se o problema é o ambiente hospitalar, o consultório ou o jaleco branco, a melhor forma de amenizar os problemas da síndrome é retirar esses fatores.
Busque outras formas de se comunicar com o seu paciente — diálogos não presenciais podem ajudar a retirar a imagem de médico criada pela pessoa.
Troque mensagens com seus pacientes, descubra como eles se sentem mais confortáveis em falar dos seus problemas. A Teleconsulta pode ser uma ótima solução, por exemplo.
2. Realize atendimentos presenciais mais descontraídos
Quando houver a interação presencial, busque formas mais descontraídas de fazer o atendimento.
Inicie a consulta quebrando o gelo, conversando sobre assuntos diversos, não é necessário ir direto ao ponto.
Quanto menos metódica e mais dinâmica for a consulta, mais confortável o paciente irá se sentir.
Se possível, realize o atendimento em locais diferentes que não lembrem hospitais e clínicas. É possível personalizar esse espaço caso tenha uma clínica própria.
Outra dica é atender sem o vestuário médico tradicional, é um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença para o paciente que sofre com essa ansiedade.
3. Ofereça técnicas de relaxamento
Como estamos falando de ansiedade, ensinar ao paciente técnicas de relaxamento pode ser fundamental para que você consiga fazer a consulta e buscar o melhor tratamento para seu paciente.
Técnicas de respiração tendem a amenizar estados de ansiedade, aliviando os sintomas e reduzindo o medo que os pacientes estão sentindo no momento.
Assim, o médico pode seguir com a consulta, oferecer um diagnóstico correto e proporcionar ao paciente a melhoria na saúde que ele precisa.
4. Permita a companhia de uma pessoa amiga durante a consulta
A maioria dos pacientes que sofrem com ansiedade se sentem mais seguros com uma pessoa amiga por perto. Ela pode ajudar apenas estando perto ou segurando a mão do paciente.
5. Proponha terapia em grupo
Em casos mais sérios, você pode ajudar o paciente a encontrar grupos de terapia para que os sintomas possam ser tratados e amenizados.
As terapias fazem o paciente perceber que mais pessoas compartilham do mesmo problema.
O diálogo é um dos principais elementos para que a síndrome seja reduzida.
Além disso, os profissionais que estão dando a terapia precisam encontrar formas de mostrar àquele paciente a importância do tratamento médico e os perigos que a síndrome pode causar.
Riscos da síndrome do jaleco branco não tratada
Essa síndrome pode trazer consequências graves – além da dificuldade para o médico em tratar esses pacientes, pois há o adiamento das consultas, mesmo quando é necessário o tratamento urgente.
Evitar exames e contato com médicos fazem com que os pacientes busquem outras formas de tratar a doença, o que pode resultar em aumento de automedicação.
Por esse motivo, é de extrema importância que os médicos busquem diferentes técnicas para que esses pacientes não deixem de ser atendidos e consigam o tratamento adequado para seus problemas.
A síndrome do jaleco branco pode ser algo imperceptível e os médicos precisam de atenção extra aos sintomas, para que não passem nenhum diagnóstico errado ao paciente que já enfrenta traumas.
Ter um bom relacionamento com o paciente é essencial para que ele possa ser tratado com a qualidade que merece.
Como ter um consultório online?
Um consultório online é um negócio que adota um modelo de gestão aliado à tecnologia para prestar serviços de saúde com mais qualidade e praticidade.
Entre as tecnologias essenciais para um consultório online temos a Teleconsulta, assinatura e prescrição digital, prontuário eletrônico, agendamento online e um software médico que centraliza essas soluções.
Como resultado, essas tecnologias melhoram a experiência do paciente e permitem que o médico passe mais tempo cuidando do paciente e menos tempo dedicado a atividades burocráticas ou extraconsultório.
Investir em um consultório online não é apenas sobre seguir as tendências da área da saúde, mas também sobre tomar as melhores decisões para seus pacientes e seu trabalho. Confira algumas dicas abaixo:
1. Obtenha uma agenda médica para a recepção
Um bom sistema de gestão de clínicas possui funcionalidades de agenda que melhoram o dia a dia tanto do profissional de saúde, quanto do profissional da recepção.
Dão a possibilidade de criar múltiplos locais de atendimento, o que é muito comum em nosso segmento.
Os melhores sistemas podem ser acessados em qualquer lugar, inclusive com o celular. Enviam lembretes e alertas pré-consulta, para reduzir o absenteísmo.
2. Tenha um prontuário eletrônico
Prontuários de papel ainda são largamente utilizados por profissionais de saúde das mais diversas áreas. O grande problema de não utilizar um prontuário eletrônico é referente à segurança da informação.
Um prontuário eletrônico, preferencialmente em nuvem, é a forma mais segura de reter essa informação. A possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar, inclusive do celular, é extremamente útil em muitos casos.
3. Ofereça o agendamento online para os pacientes
Muitas soluções permitem que você disponibilize sua agenda online, para que o paciente marque consultas e procedimentos sem precisar entrar em contato com sua recepção.
A adesão ao agendamento online ainda é relativamente tímida, mas todas as tendências de comportamento de consumo apontam para uma demanda crescente dos pacientes por mais comodidade.
4. Tenha uma prescrição digital
As ferramentas de prescrição digital ou prescrição eletrônica, aumentam a segurança dos pacientes, o respaldo jurídico e ainda costumam ser bem mais ágeis que as feitas a mão.
5. Facilite os pagamentos de consultas
A tecnologia pode transformar a experiência de pagamento para o paciente e a de recebimento para você e sua clínica, por meio de ferramentas como o link de pagamento online, antecipação de recebíveis e maquininha de cartão.
Com uma solução financeira feita por médicos e desenvolvida para clínicas, você consegue integrar toda a sua gestão financeira, além de obter mais rentabilidade.
6. Invista no marketing médico
Uma página na internet, bem feita e ranqueada em boas posições no Google, pode aumentar significativamente a quantidade de consultas agendadas.
Produzir conteúdo sobre sua especialidade, seus tratamentos e as dúvidas mais frequentes de seus pacientes, por exemplo, aumenta sua autoridade nestes assuntos.
7. Automatize a gestão
Ainda existem muitos gargalos, desperdícios e prejuízos evitáveis em clínicas e consultórios brasileiros e a tecnologia pode reduzir esses riscos e danos consideravelmente.
O iClinic Pay, por exemplo, apresenta mais de 10 indicadores financeiros para que você acompanhe seus rendimentos de forma muito simples e segura. E esses dados são atualizados automaticamente.
Softwares médicos também permitem que você faça uma gestão simplificada do seu fluxo de caixa, emita guias TISS com mais agilidade, regule seus estoques e emita relatório automaticamente.
9. Implemente a Telemedicina
Se você não tem resistência e pensa em aderir, ela pode te dar grandes benefícios. Os mais evidentes:
- Aumento de acessibilidade aos seus serviços. Abrindo atendimentos online, seu universo de potenciais pacientes é ampliado;
- Comodidade para o paciente, que não precisa se deslocar até o consultório em casos que não demandem interação presencial.
Se a sua especialidade permite que você adote as consultas a distância, esse diferencial fará toda a diferença para os pacientes que desejam ter essa opção e você também terá mais tempo na sua rotina.
Boas práticas para realizar consulta online
As consultas onlines estão ganhando mais popularidade a cada dia, e os profissionais de saúde continuam buscando novas formas de aumentar a qualidade dos seus atendimentos.
Para melhorar a qualidade do seu atendimento você pode seguir algumas dicas importantes, entre elas:
- Tenha uma boa webcam e microfone: uma boa imagem e um bom áudio são fundamentais durante uma consulta online, por isso é fundamental investir nesses equipamentos;
- Escolha um local profissional: o médico precisa estar em um ambiente próprio para as consultas, um lugar tranquilo sem a influência de outras pessoas ou de barulhos externos;
- Fique atento a sua iluminação: um fator essencial para ter uma boa qualidade de imagem é a iluminação, evite lugares escuros e iluminação artificial;
- Entre na consulta online antes do horário marcado: essa dica permite que você confira se os equipamentos estão funcionando perfeitamente e mostra ao paciente que você se preocupa com ele;
- Facilite a experiência da consulta online para seus pacientes: torne o processo de agendamento mais fácil com funcionalidades como o agendamento online, que permite a marcação de consultas de qualquer lugar, e a qualquer hora;
- Continue se atualizando sobre as consultas onlines: a tecnologia sempre está evoluindo, por isso é importante que o médico se mantenha atualizado sobre novas opções de tratamentos e como manter o atendimento humanizado no ambiente online;
- Utilize uma plataforma de Teleconsulta segura: evite utilizar plataformas como WhatsApp e aplicativos de vídeo chamadas para atender seus pacientes. Para assegurar a proteção de dados dos seus pacientes busque softwares médicos seguros, que tenham todas as medidas de segurança necessárias.
A importância do atendimento humanizado nas consultas médicas
O atendimento humanizado é uma consequência da vontade do profissional querer genuinamente ajudar o paciente e se preocupar em entregar uma boa experiência.
Porém, existem pessoas que são muito inseguras e têm vergonha de falar com médicos ou até mesmo sofrem de síndrome do jaleco branco.
Felizmente, existem algumas técnicas que podem ajudá-las a ficarem mais à vontade durante a consulta, como:
- Conversar olhando no olho: evitar a troca de olhares com o paciente ou focar apenas na leitura ou preenchimento de um documento pode tornar o clima desconfortável, dando a impressão de que sua atenção não está totalmente voltada para a consulta;
- Escuta ativa: não basta apenas ouvir reclamações, escutar o paciente significa buscar o que realmente está por trás de suas queixas e inseguranças, dar espaço para que ele possa desabafar;
- Sorriso no rosto: você não precisa sorrir o tempo todo, mas cumprimentar com um sorriso no rosto e ter uma expressão simpática ajuda na construção de um relacionamento mais próximo;
- Aborde assuntos cotidianos: o paciente é mais que um sintoma ou uma doença. Caso sinta abertura, você também pode perguntar qual é a sua profissão, seus hobbies, se tem bichos de estimação, qualquer assunto mais leve e agradável;
- Tenha uma explicação didática: evite termos técnicos, busque mostrar ilustrações, imagens, usar expressões simples, tudo que ajude a explicar para o paciente o diagnóstico e quais são os próximos passos;
- Garanta que o paciente saía sem nenhuma dúvida: algumas pessoas têm vergonha de repetir a pergunta ou até de perguntar, por isso, antes de encerrar a consulta pergunte se não há nenhuma dúvida, e se coloque à disposição por meio do número do consultório ou um endereço de e-mail.
Como melhorar a experiência do paciente na sua clínica médica?
O primeiro contato direto do paciente com a sua clínica é por meio do agendamento, se esse processo for demorado ou complexo o paciente pode acabar desistindo de agendar a sua consulta e procurando outro lugar.
Um agendamento online é capaz de ampliar os pontos de contato entre os pacientes e a sua clínica. Ao fazer isso, você permite que seu paciente agende sua consulta a qualquer momento do dia.
Ter uma ferramenta de agendamento online é a melhor forma de otimizar o agendamento, pois permite que o paciente e a clínica tenham um novo canal comum que dispensa a necessidade de ligações ou esperas.
Para não ter problemas recorrentes em sua gestão de agendamentos, a agenda online sempre será a melhor opção, principalmente se estiver dentro de um sistema médico com outras soluções.
Depois do agendamento, o longo tempo de espera é uma das principais reclamações dos pacientes em relação ao atendimento em clínicas.
Segundo uma pesquisa iClinic sobre clínicas e consultórios médicos do Brasil mostra que o paciente passa 1 hora e 3 minutos no consultório, desses, 66% do tempo ele passa aguardando na sala de espera.
A agenda médica online, aliada à lista de espera, entrega uma organização do tempo de forma muito mais rápida.
Com ela, as chances de ter duas consultas marcadas no mesmo horário são eliminadas, por conta da visualização prática que ela oferece.
Com a agenda médica do iClinic, sua recepção conta com vantagens como:
- Funcionalidade de multi procedimentos, permitindo que você registre exatamente quantos e quais procedimentos serão realizados nas consultas;
- Bloqueio de horários, para que suas recepcionistas não marquem atendimentos em horários ou dias que você não está disponível;
- Personalização de cores da agenda. Assim, você consegue identificar quais procedimentos serão realizados ao longo do dia apenas pelas cores;
- Lista de espera para avisar quais pacientes estão esperando por um horário vago na sua agenda.
Melhorar a experiência do paciente envolve também a segurança dos dados. Inclusive, essa é uma necessidade que preocupa qualquer instituição de saúde. Para tornar esse processo mais rápido e eficaz, é importante utilizar o prontuário eletrônico.
Além disso, é possível usar o prontuário eletrônico nas seguintes atividades: prescrição de medicamentos, anotações da consulta, alergias e sensibilidades dos pacientes e visualização de exames laboratoriais.
Como deve ser a recepção da clínica para receber o paciente?
Desde o agendamento da consulta até a primeira impressão ao entrar no consultório, todos os detalhes do contato inicial devem ser pensados e preparados para encantar o paciente.
Por exemplo, a recepcionista deve ser orientada a conversar de forma clara, educada e gentil com os pacientes.
Também é importante ter jogo de cintura para manejar situações inesperadas, como um paciente que sente algum mal-estar ou acompanhantes impacientes.
Para além do atendimento das recepcionistas, também é fundamental oferecer um ambiente físico agradável e acolhedor na recepção.
Uma boa estrutura faz toda diferença na recepção clínica, ou seja, ter um espaço amplo com cadeiras que acomodam a demanda de pacientes, sem que alguém precise esperar em pé pelo seu atendimento.
Além disso, é importante oferecer algumas opções de entretenimento, como Wi-fi, televisão e música ambiente. Isso será importante para manter os pacientes mais tranquilos e distraídos enquanto esperam pelo atendimento.
Uma recepção agradável cativa os pacientes, por isso, deve-se avaliar algumas questões como a iluminação, a decoração interior, a limpeza, a acústica e toda circulação de ar.
Conclusão
Uma das principais consequências da síndrome do jaleco branco é que ela faz o paciente negligenciar a própria saúde, pois a ideia de ter contato com hospitais, consultórios ou clínicas é apavorante.
Por esse motivo, os profissionais da saúde precisam estar atentos a algumas técnicas que podem ajudar a lidar com pacientes com síndrome do jaleco branco.
Para que o paciente continue o tratamento é preciso adotar algumas estratégias. Assim, a principal envolve a remoção dos elementos que são gatilhos para as crises de ansiedade e desenvolver um atendimento mais humanizado e pessoal com seus pacientes.