Como melhorar sua produtividade com o iClinic?

Como melhorar sua produtividade com o iClinic?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 8 min.

Para aumentar sua produtividade, é necessário conseguir realizar diversas atividades, com o mínimo de recursos. Você pode conquistar esse objetivo com um sistema que otimiza seu tempo, como o iClinic.

Ser um profissional de saúde produtivo não significa atender o maior número possível de pacientes durante o dia. 

Você, melhor do que ninguém, sabe que oferecer um atendimento de qualidade leva tempo, e um médico empreendedor possui também outras responsabilidades, como a administração do consultório.

Um estudo da ResearchGate sobre produtividade na área da saúde, explica o verdadeiro conceito de ser produtivo no mercado médico.

“O conceito de produtividade em saúde agrega, além dos aspectos quantitativos, aspectos qualitativos […]. Diante de tais características pode-se observar que a mensuração da produtividade em serviços de saúde deve estar de alguma forma atrelada a organização do processo de trabalho.”

Para melhorar sua produtividade e ter mais tempo para cuidar dos pacientes, sem deixar suas atividades administrativas de lado, é necessário contar com a ajuda de softwares médicos eficientes.

Veja a seguir como o iClinic pode te ajudar na sua jornada.

Como o iClinic pode melhorar a sua produtividade?

Ao estudar sobre aumento de produtividade, é fácil perceber que a organização é mais importante do que a execução de atividades. 

Durante o curso de Medicina e sua residência médica, você aprendeu tudo que precisava para oferecer um atendimento humanizado para seus pacientes.

Porém, talvez você não tenha aprendido como organizar sua rotina médica, ou planejar as atividades relacionadas ao seu consultório, certo?

A verdade é que é praticamente impossível lidar com tantas responsabilidades completamente sozinho. Contar com uma equipe qualificada, e ter ferramentas de gestão no seu dia a dia, são essenciais.

Neste artigo, iremos mostrar como você pode utilizar o iClinic para melhorar a produtividade da sua clínica.

1. Agenda sempre organizada

A melhor forma de aumentar sua produtividade é manter uma agenda organizada. Se você não sabe o que precisa fazer durante o dia, é impossível se planejar com antecedência.

Muitos costumam utilizar uma agenda de papel, ou uma checklist escrita em algum caderno. Porém, além de ter que carregar esse documento para todo lugar, você pode esquecer de atualizá-lo com frequência.

No iClinic você conta com duas agendas: a agenda médica do sistema, e o agendamento online.

A agenda médica centraliza todos os seus atendimentos. Você pode bloquear horários para que as recepcionistas não marquem um paciente em um período que você não esteja disponível.

Também é possível registrar todos os procedimentos que você realiza no consultório, e especificar quais procedimentos serão feitos em cada consulta. 

Entre as principais funcionalidades da agenda, podemos citar:

  • Lista de pacientes do dia: permite que você visualize todos os pacientes agendados no dia em formato de lista;
  • Lista de espera: registra todos os pacientes que estão aguardando por um horário livre, e evita espaços vagos na agenda;
  • Cores personalizadas por procedimento: personaliza todos seus procedimentos com as cores que desejar, e assegura uma visualização mais organizada da agenda;
  • Visualização por dia ou semana: é possível visualizar a agenda por dia ou semana, além disso, você pode imprimi-la, caso deseje.

A agenda do sistema também é totalmente integrada ao agendamento online, citado anteriormente. 

Ele permite que seus pacientes marquem uma consulta de qualquer lugar, e a qualquer hora, por meio do seu perfil médico no AgendarConsulta, ou pelo seu próprio site.

Além de melhorar sua presença online, você também facilita a experiência de agendamento dos seus pacientes, potencializando ainda mais sua estratégia de fidelização.

Assista o vídeo abaixo para entender como a agenda funciona na prática:

Dê uma olhada em como a agenda do iClinic pode transformar sua rotina, como aconteceu com o Dr. Raphael.

“Eu não consigo mais ficar sem. Disse há alguns dias que se todos os médicos da atual clínica onde trabalho usassem o iClinic seria ótimo! Sou muito perfeccionista, tenho necessidade de organização, controle e planejamento. O iClinic me dá uma segurança muito grande para lidar com meus horários. É uma forma de me sentir seguro em relação à agenda.”

2. Relatórios e gráficos automáticos

Muitos profissionais de saúde sentem que não são produtivos pela falta de tempo. 

Como é possível atender pacientes, cuidar da administração do consultório, e ainda se aperfeiçoar com estudos em diversas áreas, como gestão médica?

De fato, se pararmos para analisar quantas atividades os médicos empreendedores precisam realizar, quase não sobra tempo para outros aspectos essenciais, como vida pessoal.

Felizmente, a resposta para melhorar a produtividade não é ter mais tempo, mas saber como utilizá-lo

No iClinic, diversos processos podem ser automatizados, como a produção de relatórios sobre a gestão e controle financeiro do seu consultório.

Imagine quanto tempo um administrador, que registra tudo no papel, precisa gastar para saber como está o fluxo de caixa, qual é o saldo atual do consultório, e qual convênio é mais utilizado pelos pacientes.

O iClinic permite que você tenha todos esses relatórios em poucos cliques, proporcionando mais tempo para que você possa focar em atividades mais estratégicas.

Veja como a parte de relatórios e gráficos do iClinic facilitam a rotina da Dra. Gabriela.

“Outros diferenciais do iClinic são: a possibilidade de personalizar os campos do prontuário; a organização do histórico das consultas; a forma como os exames e receitas estão organizados; a facilidade de gerar relatórios, atestados e modelos, tudo isso facilita bastante.”

Para saber como os relatórios e gráficos automáticos do iClinic funcionam na prática, assista nosso vídeo abaixo:

3. Prontuário personalizável

O prontuário é um documentos mais importantes para os profissionais de saúde, e seus pacientes. 

Ele precisa ser armazenado em um local seguro, e ser de fácil acesso para que durante emergências ou soluções de dúvidas, você possa acessá-lo rapidamente.

Um prontuário eletrônico armazenado na nuvem, como o iClinic, garante essas vantagens. Mas uma boa personalização pode proporcionar ainda mais benefícios, como agilidade nas suas consultas.

Ao personalizar seu prontuário, você consegue deixar sua anamnese da melhor forma para seu atendimento, e adicionar quantas seções desejar. 

Além disso, você consegue salvar modelos de prescrição de medicamentos e solicitação de exames. Assim, você não perde tempo digitando as mesmas anotações em documentos recorrentes.

A adição de imagens e arquivos no prontuário também é simples de ser utilizada, e a prescrição eletrônica permite que você envie receitas por SMS e e-mail para seus pacientes.

Tem um certificado digital, e gostaria de utilizá-lo no iClinic? Você pode instalar sua assinatura digital em 3 passos simples. 😉

Com a agilidade que o prontuário do iClinic proporciona para seu dia a dia, é fácil ser mais produtivo utilizando apenas um sistema. 

Veja como o Dr. Valdir, um dos nossos casos de sucessos, conquistou mais tempo para seus pacientes:

“Papel nunca mais. Software acumula informações, me permite dar várias orientações via e-mail, online, por impressão. Com um software médico consigo dar mais atenção para meus pacientes.”

Quer entender mais sobre a personalização do iClinic? Clique no player aqui embaixo:

4. Chat interno do consultório

Ter uma comunicação ágil e centralizada é uma característica essencial para evitar confusões, e garantir mais produtividade para toda a sua equipe.

Talvez você se comunique com suas recepcionistas pelo WhatsApp, ou outro aplicativo de mensagens. 

Isso significa que você precisa prestar atenção em outros canais, e às vezes pode ser interrompido durante outras atividades. 

No iClinic você possui um chat interno no próprio sistema, com mensagens padrões que podem enviadas para suas recepcionistas em apenas um clique, como “Próximo paciente, por favor”.

Chat interno do iClinic melhora sua produtividade

Além de centralizar suas funcionalidades em um único local, você também torna os profissionais da recepção ainda mais produtivos. 

Para aumentar a produtividade da sua recepção, você também pode contar com as confirmações de consultas automáticas do iClinic.

Os lembretes podem ser enviados por WhatsApp, SMS e e-mail, e reduzem as faltas dos seus pacientes em até 30%.

Independentemente de qual canal o paciente responda, o status do agendamento muda automaticamente para “confirmado/cancelado pelo paciente”, sem tomar nenhum tempo das recepcionistas.

Dê uma olhada no depoimento do nutricionista Albespyerry, que reduziu as faltas dos seus pacientes em 30% com o iClinic: 

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

E você, quer reduzir as faltas e ainda melhorar a comunicação interna no seu consultório?

5. Marketing médico automatizado

Para conquistar estabilidade no mercado médico, cada vez mais os profissionais de saúde buscam investir na fidelização de seus pacientes. 

A fidelização pode ocorrer em diversos momentos, seja durante um agendamento rápido, no atendimento do especialista durante a consulta, ou em um ótimo pós-consulta. 

Porém, a verdade é que o marketing leva tempo, principalmente quando falamos de um marketing de relacionamento personalizado para os pacientes.

No iClinic você consegue comunicar com os pacientes em todas as etapas da jornada deles de forma automática, e personalizada. 

O iClinic Marketing, por exemplo, é a plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde, integrada totalmente ao sistema. 

Com ela, você pode enviar campanhas de e-mail para seus pacientes, ou programar envios automáticos de mensagens personalizadas,  selecionando exatamente quais pacientes devem recebê-las. 

O e-mail de aniversariante é um dos fluxos de mensagens pré-programado no iClinic Marketing. Ao ativá-lo, todos os aniversariantes registrados no sistema recebem um e-mail.

A Dra. Luciana é uma das especialistas que conseguiram estabelecer um marketing de relacionamento com seus pacientes por meio do iClinic.

O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”

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6. Acesso de qualquer lugar

Ao longo do conteúdo já comentamos que o iClinic possui armazenamento na nuvem, e assim como o Facebook, Netflix, e Youtube, você consegue acessá-lo de qualquer dispositivo eletrônico, e a qualquer momento. 

Tudo bem, mas como a acessibilidade do sistema melhora minha produtividade?

Imagine que você queira organizar sua semana antes de ir para o consultório, na sua própria casa. Basta acessar o aplicativo iClinic pelo seu smartphone, e dar uma olhada na sua agenda.

Vamos supor que você também deseja pedir os materiais do consultório para seu fornecedor. É só acessar o controle de estoque pelo aplicativo, e verificar quais materiais estão em falta. 

O planejamento é a etapa mais importante para melhorar sua produtividade. Se você conseguir organizar suas tarefas prioritárias de qualquer lugar, sua agilidade será ainda maior.

7. Atendimento à distância

Quantas horas seus pacientes gastam no trânsito para chegar ao seu consultório? Você já gastou um tempo considerável para solucionar dúvidas de pacientes por mensagens?

A Telemedicina é uma das tendências mais fortes da Medicina atualmente, e tudo mostra que ela será cada vez mais presente nos próximos anos. 

O atendimento à distância proporciona diversos benefícios, como a redução de custos, otimização de tempo, democratização do acesso à saúde, entre outros. 

A Teleconsulta iClinic permite que você atenda seus pacientes de forma remota, com toda a segurança necessária para você e seus pacientes.

Diferente de outras plataformas, como Skype e Zoom, a Teleconsulta iClinic foi desenvolvida para a área da saúde, e busca seguir as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina). 

Entre suas principais medidas de segurança, podemos citar a integração com o prontuário eletrônico, termo de consentimento para pacientes, e a possibilidade de gravar as consultas.

Em situações de emergência ou em atendimentos que não exigem um exame presencial, como retornos, avaliação de exames, e validação de hipóteses diagnósticas, você consegue mais agilidade e sigilo. 

Veja como a cirurgiã Ana conquistou essas vantagens:

“Tenho tudo que eu preciso em uma única plataforma. No nosso dia a dia, já utilizamos várias ferramentas, e ter a Telemedicina integrada ao prontuário eletrônico é excelente, fica tudo em lugar só, fica fácil para o paciente, e para mim também.”

Uma ótima forma de atender pacientes de forma rápida, não concorda? 

Essas são apenas algumas maneiras de melhorar sua produtividade com o iClinic. 

Um software médico de qualidade te proporciona uma gestão de excelência com processos automáticos, e assim, você pode escolher como quer gastar seu tempo.

Afinal, com a automação de processos e funcionalidades como o prontuário eletrônico personalizável, você possui mais tempo para cuidar, melhorando ainda mais a experiência de seus pacientes.

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.