Dicas de como desenvolver seu conhecimento na área da saúde!

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Principais tópicos

Além das habilidades inerentes à profissão, os médicos devem desenvolver competências e seu conhecimento na área da saúde por meio de diversas estratégias e metodologias.

Para se destacar, é preciso ser um profissional dinâmico, proativo e com amplo conhecimento na área da saúde. É necessário desenvolver diversas habilidades que serão usadas durante toda jornada profissional. 

Também é preciso adaptar-se às possíveis mudanças organizacionais e jurídicas, e estar preparado para as alterações nas regulamentações sanitárias e clínicas.

Por isso, as competências adquiridas ao longo da graduação devem se estender aos campos clínico, gerencial e pessoal, para que o profissional possa assumir posições de liderança em equipes multidisciplinares.

Qual a importância da gestão do conhecimento na área da saúde?

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Promoção da inovação

A gestão de conhecimento é a capacidade de buscar, reunir, identificar, administrar e reter conhecimentos relevantes para determinado contexto.

A gestão de conhecimento atua ao fazer um estudo de causa e trazer cada vez mais ideias e motivação para a clínica, de forma a possibilitar a implantação de mais estratégias, técnicas e métodos.

Por isso, a gestão do conhecimento e a inovação são processos que andam juntos, auxiliam-se e garantem que a clínica se mantenha atualizada e competitiva no mercado. 

E tudo isso aproveitando os recursos que já existem na clínica e desenvolvendo novas competências e ações.

Incentivo ao compartilhamento do conhecimento

O compartilhamento do conhecimento está relacionado à gestão do conhecimento e sua difusão torna-se cada vez mais imprescindível, pois não adianta dispor de conhecimentos se não é compartilhado.

A clínica só é beneficiada quando o conhecimento é difundido, transferido, compartilhado e alavancado, ou seja, quando existem canais de rede de comunicação dentro da clínica que facilitam a troca de informações e experiências.

Geração de valor

Hoje em dia, as pessoas baseiam as suas decisões muito mais em experiências que têm com as marcas do que necessariamente na qualidade do serviço prestado, pois já se compreende que é obrigação da clínica oferecer um atendimento com excelência

Ser bem atendido, ter o acompanhamento do pós-consulta e sua opinião respeitada, está entre os elementos que contribuem para que uma clínica tenha maior valor para o paciente.

Quando o paciente se sente satisfeito, feliz e tem uma boa lembrança da sua clínica, é bem mais fácil que retorne. Contudo, mais do que ter qualidade e boa experiência, os pacientes querem saber que estão levando algo mais

A gestão do conhecimento habilita as empresas em última instância para a geração de valor e aumento da competitividade.

O valor gerado, como vantagem competitiva, se materializa com a aplicação do processo de aquisição da informação, aprimorando sua capacidade de resolução de problemas com maior agilidade em relação a seu competidor.

3 pilares básicos da gestão do conhecimento na área da saúde

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Dado

Dados são registros, fatos brutos coletados que não possuem qualquer significado, contexto ou nexo com a realidade.

Um dado pode ser uma letra, um número, uma palavra, bem como conjuntos de números e vocábulos desorganizados, o qual não transmite nenhuma informação ou conhecimento.

São as informações que ainda estão cruas e precisam ser trabalhadas, mas nem por isso deixam de ser importantes. Portanto, os dados por si só não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões.

Por exemplo, uma clínica, ao realizar o fechamento do mês, identificou um faturamento de 50 mil reais. Você pode pensar que esse valor é uma informação, mas, na verdade, ele é apenas um dado. 

Afinal, esse dado não informa quais e quantos atendimentos foram realizados, se a clínica teve lucro, qual a quantidade de novos pacientes. Esse dado apenas informa o valor do faturamento, nada mais. 

Informação

Quando os dados são estruturados, organizados, processados, contextualizados ou interpretados, eles geram uma informação.

As informações possuem um propósito, significado e relevância, podendo ser utilizadas pelo ser humano durante a tomada de decisão, por meio da sua compreensão e análise. 

Continuando o exemplo anterior, temos como dado o faturamento de 50 mil reais, mas a meta de faturamento mensal era de 40 mil reais para realizar o pagamento das despesas e dos funcionários. 

Após o processamento desse dado, temos como informação que a clínica  atingiu a meta de faturamento e ainda gerou um lucro no valor de 10 mil reais. Com essa informação, a clínica pode planejar investimentos e tomar decisões de forma mais acertada. 

Conhecimento

O conhecimento é gerado por meio da análise das informações encontradas. 

Em outras palavras, o conhecimento acontece quando as informações são integradas e processadas, sendo que, por meio da análise do todo, podem ser encontradas determinadas conclusões.

As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não serão capazes de mostrar. 

Assim, por meio de análises, o conhecimento produziu reflexões e conclusões que as informações, por si sós, não são capazes de gerar.

Voltando ao exemplo anterior, quais conclusões poderiam ser encontradas? Se a clínica está gerando lucro, é possível que as estratégias de marketing estejam atraindo o público desejado, por exemplo. 

Quais são as principais habilidades que profissionais de saúde precisam desenvolver?

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Aprimoramento das habilidades cognitivas

A cognição é o processo de construção do conhecimento. Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento

Essas capacidades mentais recebem o nome de habilidades cognitivas. 

É importante perceber que cada pessoa tem o seu perfil cognitivo, o que significa que cada um tem seus padrões para captar e processar as informações que recebe. 

É normal que o desempenho cognitivo vá diminuindo ao longo da vida e, para retardar ou diminuir os prejuízos, alguns hábitos devem ser praticados, entre eles:

  • Dormir bem: é muito importante dormir bem diariamente, pois a falta de sono pode gerar danos ao cérebro afetando a concentração, a atenção e deixando o indivíduo cansado ou fadigado;
  • Beber café: ao consumir a cafeína, neurotransmissores são liberados fazendo com que o humor, o tempo de reação, a memória e o estado de vigília melhorem – mesmo que temporariamente. Entretanto, o consumo de cafeína deve ser moderado, pois ela pode afetar a qualidade do sono. 
  • Praticar atividades físicas: o exercício físico aumenta as sinapses e ajuda na formação de novas células. Além disso, proporciona uma boa saúde cardiovascular, que faz com que você transporte mais oxigênio e glicose para o seu cérebro;
  • Viver experiências novas e desafiar a si próprio: é muito comum que o médico viva uma rotina muito rígida e muitas vezes monótona ao longo dos anos. Essas atividades repetitivas fazem com que o cérebro viva no “automático” e perca suas capacidades cognitivas. Por isso, é fundamental procurar experiências novas e desafiadoras, como aprender um novo idioma,  viajar e conhecer novas culturas, praticar um esporte novo, entre outros.

Conhecimento em inovações tecnológicas

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As inovações tecnológicas na área da saúde são frequentes, por isso, é essencial ficar atualizado sobre as tendências da medicina, como órgãos impressos em 3D, Big Data, blockchain, realidade aumentada, entre outros. 

A tecnologia usada na medicina auxilia na redução de erros em todas as suas áreas. Isso vale tanto para os diagnósticos e tratamentos prescritos pelos médicos, quanto pelo atendimento na pré-consulta. 

Assim como diferentes tecnologias, os softwares médicos melhoram processos e permitem que as instituições entreguem o que possuem de melhor ao máximo para os pacientes.

Por exemplo, já é possível ter prontuários eletrônicos, os quais permitem que o histórico dos pacientes seja armazenado de maneira segura, com maior riqueza de detalhes e com o acesso facilitado.

Especialização em marketing digital

Para ter sucesso na área médica não é necessário apenas ser um bom profissional, é preciso ter conhecimento em diferentes áreas, como empreendedorismo e marketing digital. 

O marketing digital melhora o relacionamento entre médico e pacientes, potencializando a comunicação e popularizando o conhecimento. Por sua vez, os conteúdos geram interesse sobre a clínica ou o consultório.

Hoje, potenciais pacientes pesquisam na internet por hospitais, planos de saúde, médicos ou especialistas, antes de entrar em contato com o serviço médico.

As mídias sociais são uma excelente forma de divulgar seu conhecimento técnico, auxiliando os pacientes que buscam por ajuda na internet e incentivando-os a marcar uma consulta, quando necessário.

Estar presente na internet também é uma forma de fortalecer relacionamentos com quem já conhece seu serviço, porque eles nunca vão esquecer de você ao ver seus conteúdos.

No entanto, o marketing médico tem implicações diferentes e regras diferentes do marketing digital de outras áreas. 

Por isso, baixe nosso guia grátis para atrair pacientes e aumentar o lucro em suas consultas e veja como aplicar o marketing médico de forma correta no seu consultório médico.

Lembre-se que mesmo que você decida contratar uma agência ou profissional para ficar responsável pelo marketing, é fundamental que você consiga opinar e decidir sobre as estratégias, para não ficar refém de algo que não faz sentido para você.

Olhar para o empreendedorismo

O ensino da medicina ainda foca apenas nas habilidades técnicas, essenciais para o atendimento aos pacientes, mas que gera um déficit de conhecimento em relação a gestão do seu próprio consultório.

Sem conhecimento em assuntos como liderança, empreendedorismo, administração, finanças, atendimento ao cliente, marketing e gestão de pessoas, fica difícil uma clínica médica dar certo. 

Você pode saber atender seus pacientes, mas, sem gerir seu negócio de forma adequada, as chances de crescimento são menores, porque empreender requer ter uma visão do todo e conseguir gerenciar muitas áreas diferentes do negócio. 

A relação médico e paciente é pautada por diferentes experiências de vida que podem ser beneficiadas por atitudes empreendedoras, as quais possuem a finalidade de otimizar os procedimentos rotineiros de um consultório.

Desenvolvimento da comunicação médico-paciente

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A boa comunicação entre médico e paciente gera confiança e elimina barreiras, como a falta de entendimento.

Os profissionais de saúde que conseguem transmitir suas mensagens com clareza e empatia, aumentam as taxas de sucesso dos tratamentos e melhoram os cuidados com a saúde dos pacientes.

Mas, por outro lado, se o paciente não é honesto em relação aos seus sintomas e problemas de saúde, isso pode dificultar o vínculo com o médico e, consequentemente, a condução do caso, prejudicando o tratamento.

Quanto mais transparente for o vínculo entre médico e paciente, maiores são as facilidades no processo de tratamento e, quando possível, a cura. 

Quando o vínculo é frio e superficial, é possível que o paciente não siga o tratamento e nem realize exames necessários, podendo até mesmo optar pela automedicação.

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a aperfeiçoar suas habilidades de comunicação com seus pacientes: 

  • Mantenha sempre que possível o contato visual;
  • Atente-se ao tom de voz do seu paciente;
  • Utilize exemplos ao argumentar;
  • Fale com a linguagem do paciente;
  • Dê um retorno após a consulta, destacando os pontos importantes;
  • Solicite feedbacks;
  • Faça uma avaliação própria sobre o seu atendimento e quais pontos podem melhorar (dica: tente se passar pelo paciente e agendar uma consulta ou peça para um colega fazer esse exercício, você pode se surpreender com a dificuldade que seus pacientes passam). 

Capacidade de adaptação

Com os avanços tecnológicos e das novas formas de pensar e agir, a sociedade atual passa por transformações mais intensas e em um ritmo muito mais acelerado. 

Tal fato aponta para a necessidade de aperfeiçoarmos a nossa capacidade de adaptação.  

A adaptabilidade é, portanto, uma característica que une a flexibilidade, coragem e a resiliência para atuar com o novo ou com mudanças que possam surgir.

Um médico com uma forte capacidade de se adaptar:

  • Mantém-se a par das novidades: um profissional com capacidade de adaptação pesquisa sobre novas tecnologias ou novas ferramentas úteis à sua especialidade, além disso, se informa sobre os acontecimentos atuais e como eles podem impactar no seu dia a dia; 
  • Antecipa cenários: antecipar cenários é uma consequência direta de se manter informado sobre as últimas tendências. Saber o que está acontecendo ajuda a pensar no que pode acontecer;
  • Mantém uma atitude positiva e de crescimento: a habilidade de se adaptar permite ter um pensamento positivo sobre o futuro, ao se focar nas soluções e não nos problemas;
  • Cultiva boas relações: a adaptação facilita o convívio com pessoas diferentes e permite manter um uma relação saudável e profissional com os seus pacientes e colegas de trabalho, seja qual for o cargo que ocupam, como resultado, reforça o espírito de equipe na sua clínica médica.

Inteligência emocional

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A inteligência emocional é a capacidade de monitorar as próprias emoções e, também, as emoções de outras pessoas. Ou seja, é possível distinguir e rotular sentimentos, guiar pensamentos e comportamentos, além de  influenciar os outros.

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico, autor do livro “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, os cinco pilares são determinantes para se ter êxito nos relacionamentos, no trabalho e no bem-estar físico são:

Autoconsciência: a autoconsciência é a capacidade de manter plena atenção ao que sentimos internamente, sendo capaz de reconhecer um sentimento quando ele ocorre.

Controlar as emoções: o gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. Logo, após entender as suas emoções, é o momento de trabalhá-las. 

A gestão das emoções nos ajuda a equilibrar nossos sentimentos e é importante para um ambiente de trabalho mais harmônico – principalmente em relação às emoções negativas.

Automotivação: tanto na vida pessoal quanto na profissional, a automotivação é uma característica essencial para alcançarmos bons resultados.

Relacionada a capacidade de olharmos internamente, a automotivação ajuda a compreender o que nos impulsiona a fazer algo e, para alcançá-la, é preciso desenvolver o autoconhecimento e a autorresponsabilidade. 

Empatia: a empatia envolve muito mais do que validar e respeitar o sentimento do outro. A empatia diz respeito a se inserir no contexto em que o outro está. É entender porque, para o outro, aquele sentimento despertou determinada emoção.

A empatia é importante porque melhora as relações humanas e possibilita ver as coisas pelo ângulo das outras pessoas. 

Ter empatia, tornar-se mais habilidoso nas relações com os outros, entender os desejos e motivações do outro, é fundamental para a vida em sociedade.

Relacionamento interpessoal: conhecer e se relacionar com pessoas é conhecer possibilidades. Quanto mais você domina a sua empatia, mais você constrói relações positivas e saudáveis. 

Relacionamentos baseados no respeito são, sem dúvida, uma das formas mais eficientes de criar um ambiente positivo ao seu redor.

Eventos importantes para aquisição de conhecimento na área da saúde

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Os eventos importantes para a aquisição de conhecimento na área da saúde são: 

Congressos

Um congresso é uma reunião de pessoas com um determinado interesse em comum, onde um tema central é discutido. 

Dessa maneira, o congresso tem a função de apresentar um projeto ou proposta que possa questionar, debater e problematizar um determinado tema.

Exemplos de congressos de medicina em 2023: 

Seminários

Um seminário é um encontro de profissionais ou estudantes que se reúnem para debater sobre conteúdos apresentados pelos participantes. 

O seminário serve a um propósito central: apresentar um conteúdo via apresentação oral para um grande público. Essa função pode ser ramificada para outros propósitos mais específicos, como a exposição de um tema.

Simpósio

Um simpósio é uma reunião formal em um ambiente acadêmico onde os participantes são especialistas em seus campos. Esses especialistas apresentam suas opiniões ou pontos de vista sobre um tema de discussão escolhido. 

Cada participante tem um tempo para se apresentar e, em seguida, todos debatem sobre o que foi falado

Um ponto importante a ser mencionado é que não costuma haver diferença entre plateia e apresentadores, já que todos são grandes entendidos no assunto.

Exemplos de simpósios de medicina em 2023: 

Jornada

As jornadas são um tipo de “mini congressos” e costumam ser menores e ter uma abordagem mais regionalizada. 

Pelo seu tamanho, elas podem ocorrer com maior periodicidade, até mesmo com o intuito de complementar algum tema abordado em congressos.

Fórum

Um fórum pode ser considerado um evento menos técnico, cujo intuito é engajar um público que não necessariamente é de profissionais da área, sobre algum tema ou questão de saúde. 

Os mediadores incitam a manifestação de opiniões diferentes, de novas ideias e sugestões para contornar, amenizar ou resolver o problema em questão.

Filmes e documentários para profissionais de saúde

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Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Ao mesmo tempo, os filmes e documentários podem trazer questões importantes para a sociedade. 

Muitas vezes olhamos para os filmes apenas como entretenimento, mas devemos considerar também o seu poder de emocionar e causar impacto nas pessoas, e somar isso a assuntos sociais que precisam ser tratados, o que tornam os filmes de grande valia.

O artigo científico “Cinema para o Estudante de Medicina: um Recurso Afetivo/Efetivo na Educação Humanística” aponta que o cinema é útil para a afetividade do estudante. 

Muitos filmes conseguem trabalhar as emoções dos estudantes e possibilitam a construção de conceitos de relação médico-paciente, ao mesmo tempo que tratam de questões éticas e morais. 

Pensando nisso, fizemos uma lista completa com 52 opções de filmes e séries que todo profissional de saúde deveria assistir, baseada em sugestões de quem atua na área e obras aclamadas pela crítica.

Principais redes profissionais na área da saúde

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Clubhouse

O Clubhouse é uma rede social cujas interações acontecem por meio de áudios em salas criadas pelos próprios usuários. Nele, não há compartilhamento de fotos ou vídeos, e as únicas imagens disponíveis são as fotos de perfil dos usuários.

Essa rede social possui alguns diferenciais importantes que têm chamado a atenção tanto dos médicos como de outros profissionais. Alguns deles são:

  • Conteúdo consumido em tempo real;
  • As respostas instantâneas deixam as discussões mais assertivas;
  • É ótimo para aqueles que não gostam de gravar vídeos, pois os conteúdos são feitos exclusivamente em áudio;
  • Permite a criação de conexões com outros profissionais de saúde;
  • Ótima ferramenta para que você possa puxar conversas e se tornar uma referência em um assunto;
  • As interações são mais fluidas.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com objetivo muito diferente do Facebook e Instagram, por exemplo. 

Ela é uma plataforma voltada para o mundo profissional e funciona como se fosse um currículo online, no qual os usuários apresentam suas formações profissionais e compartilham experiências.

Dessa forma, o LinkedIn pode ser uma ferramenta bem importante para o networking médico, colocando você em contato com colegas, diretores de clínicas e hospitais, profissionais da saúde ou mesmo pacientes em potencial.

Canais no YouTube que todo médico deveria seguir

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Para te ajudar a acompanhar conteúdo de qualidade nessa plataforma tão importante, separamos 12 canais que não podem ficar de fora da sua lista.

Vamos descobrir quais são eles?

The Medical Futurist: é o canal do Dr. Bertalan Mesk, PhD em Genômica. 

Seu canal aborda assuntos como o futuro da medicina, tecnologia e dispositivos que irão moldar a área da saúde, habilidades essenciais para os médicos do futuro, entre outros.

Drauzio Varella: o maior canal de saúde do Brasil foi criado pelo Dr. Drauzio Varella, que segundo ele, tem o intuito de “falar para todos com credibilidade e sem ser chato”.

TEDMED: além de mostrar todas as oportunidades de crescimento para o mercado, a TEDMED também informa aos profissionais de saúde sobre as inovações da medicina.

Medicina é: o canal “Medicina é” tem como principal público os estudantes de medicina, além de todas as pessoas que possuem o sonho de se tornarem profissionais de saúde.

Future of Health Tech: o canal Future of Health Tech também aborda o futuro da saúde por meio da tecnologia. 

Fala também sobre softwares médicos, funcionalidades da Telemedicina, supercomputadores, dispositivos móveis inteligentes e muito mais.

Doutor Ajuda: o canal ajuda os pacientes a entenderem seus sintomas antes da consulta, ensina práticas como lavar as mãos e limpar a casa de forma correta, além de compartilhar informações verídicas de profissionais de saúde.

Harvard Medical School: o canal da Harvard Medical School mostra as descobertas científicas mais recentes, novas tendências na área de pesquisa biomédica e apresentações de profissionais líderes na área da saúde.

MedCanal: nesse canal, o conteúdo médico de qualidade é compartilhado para todos aqueles que têm interesse em saber mais sobre a área da saúde, de forma didática e descontraída.

Exponential Medicine: o Exponential Medicine apresenta os principais destaques das tecnologias que irão mudar o mercado em até 10 anos.

Canal Médico: o Canal Médico tem como principal objetivo compartilhar depoimentos de médicos renomados para apresentar de forma mais profunda as especialidades clínicas.

Let’s Learn Public Health: o canal Let’s Learn Public Health publica conteúdos educativos para ensinar a todos o que é saúde pública, e como ela ajuda a prevenir problemas de saúde antes deles acontecerem.

iClinic – Software Médico: o canal da iClinic busca facilitar o dia a dia dos médicos com dicas realmente úteis que podem aumentar a produtividade do consultório e garantir sucesso na carreira médica.

Desde assuntos como marketing médico, gestão em saúde e tecnologia, passo a passo de abertura de consultório e novidades da saúde, no canal iClinic – Software Médico, você também pode aprender mais sobre o sistema da iClinic, suas funcionalidades e processos.

Conclusão

A atuação na área da saúde exige compromisso com a vida e o bem-estar das pessoas atendidas em qualquer nível de atendimento – hospitais, ambulatórios, clínicas. 

Para oferecer o melhor cuidado possível, os profissionais precisam de habilidades que vão além das técnicas e teorias aprendidas nos cursos de qualificação.

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