Clubhouse para médicos: 7 salas para acompanhar

Clubhouse para médicos: 7 salas para acompanhar

Maria Beatriz Oliveira Marketing Médico Deixe um comentário

Leia em 5 min.

Última atualização em 14/09/2021 por Yasmim Mayumi

O Clubhouse para médicos tem chamado a atenção de diversos profissionais por ser uma ótima opção para aqueles que desejam trocar conhecimento e fortalecer sua rede de contatos. 

O Clubhouse é uma rede social baseada inteiramente no compartilhamento de áudios.

Com seu primeiro lançamento em abril de 2020, o aplicativo ganhou fama após nomes como Elon Musk e Oprah Winfrey demonstrarem interesse nele.

Devido à recente popularidade, o Clubhouse atraiu a atenção de diversas pessoas e tem ganhado novos usuários a cada dia. Dentre eles, muitos profissionais de saúde.

Neste artigo, você irá entender melhor como funciona o Clubhouse e conhecer 7 salas para médicos imperdíveis dentro da plataforma. 

Continue a leitura!

O que é e como funciona o Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social cujas interações acontecem por meio de áudios em salas criadas pelos próprios usuários.

Nele, não há compartilhamento de fotos ou vídeos, e as únicas imagens disponíveis são as fotos de perfil dos usuários.

Além disso, o Clubhouse é dividido por salas temáticas que podem ser filtradas de acordo com sua preferência em temas como palestras, músicas, bate-papo sobre inovações, entre outros.

Na rede, existem dois tipos de salas de bate-papo:

  • Salas privadas: nas quais o usuário interage apenas com amigos;
  • Salas públicas: todos podem ouvir o que está sendo dito. 

É possível participar tanto como ouvinte, quanto como orador, o que depende da sala em questão, e se o moderador dela autoriza ou não a participação de todos na conversa.

A rede social, que começou como exclusiva para usuários de iPhone, lançou no dia 18/05 sua versão para Android no Brasil.

Porém, os usuários só podem entrar após receber o convite de algum amigo que já participa da plataforma. 

Dentre os médicos que já aderiram à plataforma, está o Dr. Daniel Fagbuyi, um médico norte-americano que ajuda a combater a desinformação sobre a COVID-19.

A Dra. Roberta Fittipaldi, pneumologista, intensivista e doutora em ventilação mecânica pela USP também está na rede, bem como a Dra. Paula Mateus, cirurgiã e gestora na área da saúde.

Ambas podem ser encontradas no grupo da Academia Médica.

Quais são os diferenciais do Clubhouse para médicos?

No clubhouse existem alguns diferenciais importantes que têm chamado a atenção tanto dos médicos como de outros profissionais. 

Alguns deles são:

  • Conteúdo consumido em tempo real: não é possível rever conversas antigas no Clubhouse. Todo conteúdo produzido deve ser consumido em tempo real para que o usuário não perca as discussões;
  • As respostas instantâneas deixam as discussões mais assertivas: como algumas salas permitem a interação instantânea dos usuários com o assunto em pauta, a comunicação se torna mais natural;
  • É ótimo para aqueles que não gostam de gravar vídeos: como os conteúdos são feitos exclusivamente em áudio, não é preciso ter desenvoltura em frente às câmeras;
  • Permite a criação de conexões com outros profissionais de saúde: é possível encontrar tanto profissionais que você já conhece, como aqueles que são referências em determinados temas ou assuntos, e participar de discussões com todos eles;
  • Torne-se referência ao ministrar palestras e atrair novas pessoas: se você domina e adora compartilhar um assunto específico, o Clubhouse é uma ótima ferramenta para que você possa puxar conversas e se tornar uma referência em um assunto;
  • As interações são mais fluidas: as conversas por áudio e a possibilidade de todos participarem da interação deixam as salas mais dinâmicas, diferentemente de lives e ferramentas de reuniões, como o Zoom.

Manter uma presença no Clubhouse e em outras redes sociais é importante para fortalecer seu marketing médico e atrair mais pacientes. 

Saiba mais sobre o assunto em nosso eBook gratuito:

redes sociais para medicos e profissionais da saude

7 salas de bate-papo que todo médico deve participar no Clubhouse

Além de acompanhar os profissionais de sua preferência, os médicos também podem participar de salas de bate-papo sobre saúde e temas relacionados dentro do aplicativo.

A seguir, você confere uma lista com 7 salas de bate-papo para conhecer e participar na nova rede social.

1. Saúde 5.0

A sala Saúde 5.0 reúne lideranças, empresas, executivos e empreendedores que ajudam a alavancar a saúde no Brasil.

Dentre os temas levantados na sala estão a inovação, tecnologia, health techs, gestão, negócios, liderança, carreira, startups, marketing e muitos outros.

Algumas políticas existentes nessa comunidade dizem sobre a validade das informações transmitidas e a possibilidade de todos participarem das discussões.

Além disso, os criadores do grupo buscam pessoas que sejam ativas no mercado, ou seja, que possuam casos reais para serem compartilhados com os outros membros.

2. Gestão 5.0 na saúde

O Gestão 5.0 é um clube destinado a fornecer insights de negócios na área da saúde.

O objetivo é ajudar todos os que possuem, ou desejam possuir, negócios na área da saúde a superarem desafios e tracionarem seus empreendimentos rumo ao sucesso. 

No grupo, há a discussão de casos reais e é possível aprender com os erros e acertos dos maiores empreendedores na área da saúde do país. 

Alguns assuntos tratados nas pautas são inovação, liderança, gestão, empreendedorismo e marketing.

Todos esses pontos fazem do clube uma ótima opção para aqueles que desejam ter o conselho de grandes mentores para seus negócios em saúde.

3. Saúde Digital em Debate

O Saúde Digital em Debate foi criado para a troca de experiências, networking e aprendizagem colaborativa sobre o tema da saúde digital.

Alguns assuntos abordados no grupo são estratégias de saúde digital, realidade virtual, Big Data, tecnologias na saúde, saúde digital no SUS, Telemedicina e Teleatendimento.

Os membros são convidados a participarem dos debates e encorajados a aprender, ensinar e trocar experiências em um tema cada vez mais relevante para a área da saúde.

4. Club MedHouse

O Club MedHouse é uma comunidade no Clubhouse sobre o universo da Medicina.

Nele, os debates são sobre prática médica, depoimentos, histórias, dicas e conselhos para o dia a dia de atendimentos ou conhecimentos de estudos acadêmicos.

No grupo, é possível participar ao colaborar com as discussões e compartilhar depoimentos sobre a prática médica no geral.

5. Academia Médica

A Academia Médica tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento pessoal, científico e profissional das pessoas que trabalham na área da saúde.

O grupo forma uma ótima comunidade para médicos e outros profissionais engajados com a entrega de qualidade de vida à população.

Com uma política voltada ao compartilhamento de conhecimento, a Academia Médica preza pelo respeito à variabilidade de opiniões e procura levantar discussões que agregam valor à rotina dos profissionais.

6. Medicina Brasil

O Medicina Brasil é um clube que reúne médicos e estudantes de Medicina de todo o país.

Nele, os membros podem abrir salas para conversar sobre suas especialidades, discutir casos clínicos, compartilhar experiências e conhecimentos, além de se conectarem a outros profissionais.

Para seguir as políticas do grupo, as salas devem conter assuntos relacionados à Medicina e todos os membros devem apresentar uma descrição sobre suas competências.

7. Marketing Médico

A sala chamada Marketing Médico no Clubhouse reúne médicos que desejam alavancar seus consultórios e clínicas dentro do ambiente digital.

O objetivo do grupo é discutir ações de marketing médico e colaborar com insights éticos e humanizados para a atração de mais pacientes.

Destinado a médicos e especialistas da área, essa sala pode ser de grande ajuda para médicos empreendedores. 

Ao acompanhar as salas de bate-papo do Clubhouse para médicos, você com certeza estará sempre atualizado em assuntos relacionados à saúde, inovação e empreendedorismo médico.

Para não perder nenhuma novidade, inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos como este:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Você já está no Clubhouse? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários aqui embaixo! 😉


Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.