Por que conhecer o iClinic durante a residência médica?

Por que conhecer o iClinic durante a residência médica?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 7 min.

A época da residência médica exige muita dedicação e estudo. Mesmo após conquistar sua especialização, ainda é preciso conseguir outros diferenciais para se destacar ainda mais na área da saúde. Descubra como um software médico pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

A Demografia Médica de 2018, apoiada pelo CFM, mostra que, em 2017, o Brasil tinha 35.187 médicos cursando residência médica. Na região sudeste, estava presente 58,5% dos residentes.

O mercado médico é extremamente concorrido, e isso não é uma novidade. Para conseguir se destacar em uma população que cresce mais que a população geral, como é afirmado na Demografia Médica de 2018, é preciso conquistar diferenciais que vão além do atendimento médico

Uma ótima forma de ganhar vantagem competitiva e oferecer a melhor experiência para seus pacientes, é contar com um software médico de qualidade

Para iniciar sua carreira da melhor forma, é essencial começar a pesquisar sobre softwares desde a residência. Neste artigo, iremos explicar por que você deve conhecer o iClinic durante sua especialização.

Aproveite o conteúdo!

Quais são seus objetivos após a residência médica?

Os estudantes de medicina têm diferentes objetivos, e muitos acabam mudando após o período da residência médica. Podemos citar 4 principais metas da maioria dos estudantes:

  • Iniciar uma especialização: após conquistar o título de especialista, muitos médicos desejam ainda mais conhecimento e buscam iniciar uma especialização. É o caminho ideal para os profissionais que querem ser ainda mais referências em suas especialidades;
  • Atender em uma clínica ou consultório: trabalhar em uma clínica ou consultório já estabelecido é uma boa opção para ganhar experiência com outros profissionais, e até mesmo aprender mais sobre administração;
  • Trabalhar em convênios de saúde: os convênios de saúde, apesar de serem extremamente burocráticos, também ajudam muitos médicos, principalmente no início de suas carreiras, a conquistar novos pacientes e serem conhecidos no mercado; 
  • Abrir o próprio consultório: para os profissionais que desejam independência para atenderem os pacientes de uma forma personalizada, abrir seu próprio consultório é o caminho certo para construir seu espaço no mercado. Porém, assim como a vida acadêmica, ele também é repleto de desafios que envolvem questões como gestão médica;

O fato é que independente da sua escolha, provavelmente, você vai precisar trabalhar com um software médico. Se esses sistemas são essenciais para a área da saúde hoje, daqui alguns anos eles estarão ainda mais presentes.

Se você pode  escolher seu software, é fundamental que a busca de um que atenda suas demandas, e ajude no processo de fidelização de pacientes, marketing médico e administração do consultório.

Você provavelmente já sabe das dificuldades que os residentes enfrentam para entrarem no mercado. Não concorda que é melhor começar pesquisando diferenciais agora mesmo?

Baixe gratuitamente nosso eBook sobre o que fazer após a residência:

A seguir, confira os principais diferenciais do iClinic para os estudantes de medicina.

eBook Gratuito: O que fazer após o término da residência médica? Baixe o material e descubra!

Como identificar os diferenciais do iClinic durante a residência médica?

Mesmo que você ainda não saiba exatamente quais serão suas demandas no futuro, existem alguns diferenciais que são essenciais para qualquer especialidade ou estabelecimento de saúde. 

Para te ajudar a identificar os diferenciais de um software médico de qualidade, separamos 7 principais pontos que não podem ser deixados de lado durante a sua pesquisa.

1. Conteúdo de qualidade

A empresa busca entregar soluções além do software médico? Ela se preocupa em ajudar os profissionais de saúde em diversos aspectos?

Uma empresa que tem como principal serviço o software médico, pode ajudar de diversas outras formas. Por exemplo, um bom conteúdo pode ajudar tanto usuários do software, quanto estudantes de medicina. 

A iClinic possui canais de conteúdo como blog, plataforma de cursos e canal no Youtube. Neles, você encontrará materiais educativos como eBooks, vídeos, artigos, webinars, casos de sucessos, e muito mais. 

Os assuntos dos materiais variam desde um curso de gestão financeira, até marketing médico, como produzir vídeos para pacientes, e Telemedicina

Você pode se especializar em matérias que não são abordadas na faculdade de medicina, e a iClinic está pronta para te ajudar nessa jornada. Essa é uma boa forma de saber que a empresa é de fato confiável, não concorda?

Caso queira conhecer um de nossos conteúdos, assista nosso vídeo sobre como as funcionalidades são desenvolvidas no iClinic, e aprenda um pouco mais sobre nossos processos:

2. Atendimento eficiente

O atendimento da equipe de suporte do iClinic é mais rápido do que estourar uma pipoca. Normalmente, nossos especialistas respondem em até três minutos, durante o horário comercial.

Mesmo que um software seja prático e fácil de usar, é normal que dúvidas apareçam ao longo do tempo. Por isso, é fundamental contar com uma equipe de suporte eficiente, que está disposta a ajudar de forma rápida e eficiente. 

Esse é um aspecto muito importante para estar atento, porque alguns softwares, como os gratuitos e instalados, não oferecem suporte técnico ou cobram por esse atendimento.

3. Prontuário eletrônico personalizável

O prontuário do software é feito para o formato do seu atendimento?

Independente de sua especialidade médica, contar com um prontuário eletrônico personalizável é essencial para garantir agilidade nas suas consultas e mais tempo para focar no seu paciente.

Afinal, é pouco provável que qualquer prontuário esteja exatamente no formato ideal para o seu atendimento. Por isso, contar com uma funcionalidade que permite uma ótima personalização, é a solução ideal.

O prontuário do iClinic, além de ser personalizável, também conta com funcionalidades exclusivas para algumas especialidades. 

Especialidades mais visuais como a dermatologia, contam com a comparação de imagens, que permite um acompanhamento visual do tratamento. Os pediatras, por exemplo, utilizam a curva de crescimento automática.

Além disso, assim como outras funcionalidades do software, o prontuário está constantemente sendo desenvolvido e obtendo melhorias. Você pode saber mais sobre o desenvolvimento de funcionalidades lendo este artigo.

Motivos para conhecer o iClinic durante a residência médica

4. Gestão do consultório

A gestão de um consultório envolve diversas áreas, como agendamento de consultas, controle financeiro, análises de relatórios, entre outras.

O iClinic automatiza boa parte desses processos, garantindo a você mais produtividade no dia a dia.

Agenda médica

A agenda médica do iClinic garante uma visualização clara do seu dia e semana, além de contar com uma personalização de cores para cada procedimento.

Você pode cadastrar quantos procedimentos forem necessários, e registrar mais de um, em uma única consulta. Você também consegue alterar os horários das consultas com poucos cliques, sem aquela necessidade de rabiscos da agenda de papel.

Veja uma parte do depoimento do Dr. Lucas Castro, um dos nossos casos de sucesso:

“Gosto da facilidade do controle do consultório e minhas secretárias gostam muito da agenda porque é fácil de marcar, fácil de visualizar, se precisar alterar é muito prático. O paciente também gosta da confirmação por SMS, é um diferencial que gosto bastante.”

Relatórios e gráficos automáticos

Acompanhar os resultados é uma atividade que ninguém pode deixar de lado em sua vida profissional. Muitos médicos empreendedores acabam descobrindo isso apenas após abrir o consultório, por isso, os residentes podem se adiantar e obter ferramentas que auxiliem nesse processo.

Os relatórios e gráficos automáticos do iClinic mostram resultados, como número de agendamentos, perfil de pacientes, movimentações financeiras, e outras métricas.

Tornando os relatórios de gestão automáticos, você consegue mais tempo para analisá-los com assertividade. Como todo estudante de medicina sabe, tempo é algo que não pode ser desperdiçado na área da saúde.

Agendamento Online

Diferente da agenda médica do sistema, o agendamento online pode ser compartilhado com seus pacientes através da plataforma AgendarConsulta.com

Assim, seus pacientes podem marcar uma consulta de qualquer lugar. O agendamento online funciona 24 horas por dia, mesmo quando você não esteja trabalhando.

Assista nosso vídeo de 33 segundos para entender mais sobre a funcionalidade:

Imagine o quanto os seus futuros pacientes irão desejar essa praticidade no agendamento de consultas, principalmente daqui alguns anos, em um mundo ainda mais digital como o nosso.

Essas são apenas algumas funcionalidades do iClinic que te ajudam na administração do seu consultório. 

Se o seu objetivo após a residência médica é atender pacientes com uma boa gestão, contar com um software com essas ferramentas é essencial.

5. Controle financeiro

A gestão financeira é uma área fundamental não apenas para os residentes que querem administrar seus próprios negócios, mas também para a vida pessoal.

Afinal, todos temos contas a pagar, e com um controle financeiro de excelência, você pode identificar oportunidades de redução de custos e aumento de resultados

No iClinic, além de contar com relatórios sobre suas finanças e a possibilidade de registrar todas as suas movimentações financeiras, você também tem um ótimo controle de estoque e repasses médicos automáticos

6. Marketing médico

Você provavelmente já conhece a importância do marketing para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado. Porém, para a área da saúde, o marketing é muito mais do que apenas uma forma de divulgação.

Com um uso correto dessa estratégia, você pode fidelizar pacientes e compartilhar informações verdadeiras, conferidas por um especialista da saúde. 

Em um mundo em que as fake news se espalham tão rapidamente, esse é um diferencial indispensável do marketing médico.

No iClinic, o marketing médico é feito por meio do iClinic Marketing, uma plataforma de e-mail marketing desenvolvida especialmente para profissionais de saúde.

Com ela, você pode enviar e-mails personalizados de forma automática para os pacientes que desejar. 

Normalmente, os médicos utilizam essa ferramenta para aumentar o número de retornos e procedimentos, enfatizar orientações médicas e manter um contato próximo com os pacientes.

Confira como a Dra. Luciana utiliza o marketing da iClinic para melhorar o relacionamento com seus pacientes:

“No marketing de relacionamento, o investimento é muito mais de tempo. É tratar o paciente bem, lembrar dos retornos, exames de prevenção. O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”

Você também pode assistir nosso vídeo sobre a plataforma para entender mais sobre seu funcionamento:

7. Segurança de dados

Apenas em 2020, nós já tivemos discussões em relação às inovações, como Telemedicina e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O fato é que a cada ano novas tecnologias chegam para melhorar o atendimento na área da saúde, mas junto com elas, a segurança também precisa aumentar.

As informações dos seus futuros pacientes são consideradas sigilosas. Apenas profissionais de saúde autorizados podem ter acesso, e é dever dos médicos garantir uma proteção de dados de excelência.

A verdade é que para entregar essa segurança, é fundamental contar com um software desenvolvido por profissionais em seguranças de dados, que estão preocupados com a LGPD, exigências do CFM e outros órgãos regularizadores. 

Além disso, essa segurança é importante não apenas para os seus pacientes, mas para sua imagem profissional. 

Com um prontuário eletrônico, por exemplo, você pode ter mais proteção jurídica em relação a sua prática médica. 

Diferente de um documento físico, ele não é acessado facilmente, seus dados raramente serão perdidos, e medidas como impossibilidade de alteração de informações após a finalização do atendimento, te garantem uma ótima segurança.

Essas são apenas algumas práticas que o iClinic já segue. No futuro, essa segurança será ainda maior, e todo residente deve se preocupar com a proteção de informações da área da saúde desde agora.

Para saber mais sobre a segurança de dados no iClinic, baixe gratuitamente este eBook

Existem muitos outros diferenciais que você pode conhecer. Para conhecê-los na prática, faça um teste gratuito e já comece a preparar seus diferenciais durante a residência médica:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Como está sendo a sua residência médica? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe o conteúdo com outros estudantes!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.