Produtividade

Agendamento online: como inovar na marcação de consultas e se destacar no mercado

O agendamento online é uma nova forma dos pacientes se relacionarem com médicos e marcarem suas consultas. O surgimento dessas novas possibilidades vem mudando a forma como negócios – no caso em questão, as consultas – são feitos.

Essa tendência vem se mostrando cada vez mais relevante e os profissionais que ignorarem este fato podem perder  a oportunidade de se destacar no mercado.

Se você está à procura de uma forma de inovar, evitar os erros recorrentes que acontecem na agenda de papel e evitar as constantes mudanças de horários em cima da hora, o agendamento online é uma ótima opção.

Muitas vezes, uma simples ação pode otimizar processos e diminuir os erros. Você não precisa pensar em soluções “mirabolantes” para melhorar a experiência do seu paciente.

Afinal, quantas vezes sua secretária ficou vários minutos no telefone para achar, junto com o paciente, o melhor dia e horário para marcar uma consulta? Não seria melhor se ela pudesse fazer isso de forma mais simples, pelo computador?

Ferramentas de agendamento online, como a Doutor Já, oferecem essa tecnologia para profissionais da saúde inovarem a forma como agendam consultas.
 

Imagina como seria mais simples oferecer seus horários disponíveis através de uma plataforma online, sendo facilmente acessíveis pelos seus pacientes marcarem as consultas.

Ele verifica o melhor horário de forma rápida e a sua secretária só precisa entrar na plataforma para confirmar as consultas. Sem tempo perdido no telefone. Bem mais rápido e com menos chances de erros.

Já existem pesquisas que mostram que oferecer um canal de marcação de consultas online pode influenciar a escolha dos pacientes. 74% das pessoas entrevistadas disseram que levam isso em consideração antes de escolher um médico.

Agendamento online e marcação de consultas online

As vantagens do agendamento online para médicos e profissionais da saúde

Nessas plataformas de agendamento online você fornece dados como seu nome, CRM, endereço do consultório ou clínica e seus horários disponíveis para atendimento. A partir daí, é só esperar o paciente marcar a consulta e confirmá-la depois.

Não é necessário disponibilizar toda sua agenda no site. Você pode utilizar essa ferramenta de forma estratégica e oferecer apenas os horários que já estavam livres. Assim, você pode preencher os períodos mais ociosos.

Essa tecnologia também tem a vantagem de reduzir o índice de absenteísmo, pois o paciente é lembrado constantemente por e-mail e SMS sobre a marcação da consulta.

Outro benefício para os médicos que utilizam uma plataforma de agendamento online é a atração de pacientes. Afinal, seu nome fica disponível no site que é acessado por milhares de pessoas diariamente.

Claro, isso aumente o número de consultas particulares, então não é necessário lidar com a burocracia de planos de saúde. E o pagamento é feito com o cartão de crédito na própria plataforma, evitando possíveis cobranças.

Além disso, você não precisa dar acesso completo para a sua secretária ao seu perfil. Basta convidá-la a se inscrever na plataforma como paciente e adicioná-la ao seu perfil com permissão apenas de ver as consultas e confirmá-las ou reagendá-las.

O agendamento online também é bom para os pacientes

Já pelo lado do paciente, quando ele se cadastra no site, ele tem acesso a profissionais de diversas especialidades dentre os vários que estão listados ali. Assim, ele pode escolher profissionais que têm consultório mais perto de suas residências ou locais de trabalho e os que têm preços mais acessíveis.

A partir daí, basta solicitar a consulta e esperar a confirmação por parte do médico. É interessante para ambas as partes que a consulta seja confirmada o quanto antes. Dessa forma é possível ter a melhor experiência possível no uso da plataforma e uma percepção positiva na opinião do paciente sobre aquele profissional.

Atualmente, os profissionais que desejam ser bem sucedidos precisam se destacar no mercado. Aproveitar a os canais online e a exposição positiva é um ótimo meio.

Afinal, qualquer pessoa faz uma pesquisa online antes de comprar um produto ou procurar um serviço.

Os profissionais da saúde não podem ficar de fora dessa tendência.

Você pode utilizar várias estratégias de divulgação ou de marketing médico para se tornar uma referência na sua área. As opções são inúmeras, desde uma simples disponibilização da sua agenda para a marcação online de consultas, até a criação de um site e a produção de conteúdo para as redes sociais. O importante é ser reconhecido.

Sobre a autora:

Karina Matta é formanda em publicidade pela ESPM-Rio e estagiária em mídias sociais na Doutor Já, uma plataforma que promove o acesso à saúde, permitindo a marcação de consultas online. Co-autor: Brenno Eudes, publicitário e co-fundador do Doutor Já.

marketing médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus