Marketing para médicos: aprenda com as estratégias da iClinic

Marketing para médicos: aprenda com as estratégias da iClinic

Principais tópicos

As estratégias de marketing para médicos são essenciais para destacar os diferenciais dos profissionais, tendo um papel importante na atração e fidelização dos pacientes.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Escute o áudio clicando no player:

O marketing médico ideal é aquele que consegue aumentar a credibilidade do profissional de saúde no mercado, fortalecendo sua autoridade.

Normalmente, o conceito de marketing para médicos é visto com uma visão equivocada, sendo considerado apenas em uma vertente comercial/propagandista.

O livro Marketing médico: Criando valor para o paciente de Renato Gregório, um dos maiores especialistas em gestão de carreira médica do país, enfatiza outros benefícios do marketing na área da saúde.

“O grande desafio para o médico, em um primeiro momento, é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção de um serviço de qualidade entre os pacientes.”

Neste artigo, você vai aprender quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pela iClinic e como aplicá-las em seu dia a dia.

Continue a leitura!

 

A importância do marketing para médicos na visão da iClinic

A iClinic, empresa de software médico para gestão de clínicas e consultórios, também acredita que o marketing médico traz diferenciais importantes para os profissionais de saúde.

Afinal, o marketing foi essencial para torná-la a empresa líder do segmento de software médico em nuvem do mercado.

Se você também deseja melhorar seu relacionamento com os pacientes, e oferecer um atendimento de qualidade para mais pessoas, veja a seguir quais são as estratégias de marketing para médicos da iClinic.

Aproveite o conteúdo!

Principais estratégias de marketing para médicos da iClinic

“Em linhas gerais, marketing é o processo pelo qual o profissional identifica oportunidades, desejos e necessidades dos clientes […] o marketing é, acima de tudo, conquistar e manter clientes.”

De fato, como o livro Marketing Médico citado acima aborda, os profissionais de saúde podem não apenas atrair pacientes, mas fidelizá-los, ao utilizar excelentes estratégias de marketing.

Para ajudar os profissionais independentes que além de cuidarem de pacientes, também administram seu próprio negócio, a iClinic decidiu compartilhar suas principais estratégias de marketing para médicos.

Vamos descobrir quais são elas?

1. iClinic Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia essencial para qualquer profissional que deseja investir no relacionamento com os pacientes, mantendo o contato de forma contínua.

Na área da saúde, o envio de mensagens personalizadas por e-mail pode trazer diversas vantagens, como aumento do número de retornos, maior retorno financeiro para o médico, extensão do atendimento para além da consulta, entre outros.

Pensando nisso, a iClinic decidiu desenvolver uma plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde, o iClinic Marketing.

A plataforma permite que os médicos enviem e-mails de forma automática e contínua, para a quantidade de pacientes que desejarem, sempre que for necessário.

Canais como WhatsApp ou Messenger nem sempre entregam mensagens para pacientes que não possuem seu contato adicionado, diferente das mensagens enviadas por e-mail.

Além disso, muitos profissionais de saúde ainda não investem nesse canal, portanto, há menos concorrência pelos pacientes.

Veja como o iClinic Marketing ajuda o Dr. Keny Chung na sua comunicação com os pacientes.

“Ao invés de enviar mensagem pra todo mundo, enviamos por e-mail. Atendemos cerca de 60 a 70 pacientes por dia, é um volume muito grande, imagina eu enviando mensagem pra todo mundo manualmente. É uma forma de facilitar essa comunicação com os pacientes.”

Para conhecer ainda mais sobre o iClinic Marketing, baixe gratuitamente nosso eBook sobre a funcionalidade:

eBook gratuito: iClinic Marketing: saiba como utilizar da melhor forma a plataforma de e-mail marketing da iClinic. Clique e baixe gratuitamente!

2. Agendamento Online

Quanto tempo seus pacientes costumam demorar para marcar uma consulta? Já pensou em tornar a experiência de agendamento mais agradável?

Na maioria dos casos, os pacientes demoram horas, até mesmo dias, para conseguirem marcar uma consulta.

Essa demora é consequência de diversos fatores, como agendamento apenas por telefone, divergência na disponibilidade de horário do paciente e do profissional, entre outros.

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial mostrar para seus pacientes que o processo de marcação de atendimentos não é burocrático com você.

O agendamento online permite que você disponibilize uma agenda acessível 24 horas, todos os dias da semana, para seus pacientes.

No iClinic, seu perfil médico e agendamento online é divulgado na plataforma AgendarConsulta, o que te ajuda na atração de novos pacientes.

Você também pode adicionar sua agenda online em seu próprio site e aumentar a conversão.

Assim, seus pacientes podem marcar consultas quando quiserem, de forma rápida e prática. Além de melhorar a experiência para os pacientes, sua agenda também fica sempre cheia.

Uma ótima estratégia de marketing, não concorda?

Quer saber mais sobre o funcionamento do agendamento online? Assista o vídeo abaixo:

3. Cursos de marketing para médicos

Existem diversas opções de cursos online na internet. Porém, diferente de outras plataformas, a iClinic desenvolve cursos especialmente para os profissionais de saúde.

Nosso curso gratuito de marketing digital para médicos traz especialistas para te ensinar a elaborar as melhores estratégias digitais para divulgar seu trabalho.

  Curso gratuito de Marketing Digital para Médicos. Clique aqui!

Nele, você vai aprender quais são as melhores redes sociais e como usá-las, como subir anúncios, definir seu público e utilizar o marketing digital para atrair mais pacientes para sua clínica.

O curso é ministrado pelo Dr. José Netto, palestrante, médico empreendedor e fundador do Grupo Acelerador Médico, e pelo Dr. Marcus Carvalho, especialista em gestão de negócios e fundador da primeira clínica popular na Bahia.

Na plataforma Cursos iClinic também estão disponíveis outros cursos ministrados por profissionais de referência, como Gestão Financeira, Primeiros Passos para Abrir uma Clínica e Finanças para Médicos.

Todos os cursos são 100% online para você estudar como e quando quiser.

E você também obtém certificado de conclusão, testes, materiais complementares para estudos e muito mais. Dê uma olhada em uma avaliação do curso de marketing médico:

Excelente experiência! Curso básico, porém com muitas dicas que nos abrem a mente e nos posicionam para um melhor caminho! Recomendo!”

4. Redes sociais

Ter presença nas redes sociais é quase uma regra no mundo pós-digital.

Talvez você não tenha um Instagram, mas provavelmente tem um Facebook, ou participa de algum fórum de discussões na internet.

Assim como a maioria da população mundial, seus pacientes acessam as redes sociais todos os dias.

Se o seu objetivo é fidelizá-los e fazer com que não se esqueçam do seu serviço, você precisa ter uma presença online, seja por meio de um site, perfil profissional no Instagram e Facebook, entre outros.

A iClinic, por exemplo, realiza diversas lives pelo Instagram com convidados especiais, além de divulgar constantemente as tendências da área da saúde e novidades do software médico.

A empresa também está no Telegram, um aplicativo gratuito de mensagens.

Os médicos que participam do canal têm acesso a conteúdos exclusivos, além de participarem constantemente de enquetes.

Para saber mais sobre redes sociais na área da saúde, assista nosso vídeo abaixo.

5. Marketing de Relacionamento (CRM)

Você conhece a sigla CRM como o número da sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, certo? No marketing, CRM tem um significado bem diferente.

Também conhecido como Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM tem como principal função otimizar os processos de fidelização de clientes.

Ele é fundamental para tornar a jornada do paciente mais agradável possível.

Diferente do que muitos pensam, a experiência do paciente com seu serviço médico não começa na consulta, mas desde o momento da busca por um profissional.

Isso significa que, em um primeiro momento, você precisa atrair seu cliente, para depois poder atendê-lo como paciente, e no final, fidelizá-lo como um cliente do seu serviço.

Para entender mais sobre a jornada do paciente, assista nosso vídeo:

Na iClinic, a área de CRM possui sua própria equipe de especialistas, focada em manter contato constante com os clientes, solucionar suas principais dúvidas e ajudar os usuários a terem ainda mais sucesso no dia a dia do consultório.

Porém, mesmo com uma equipe, para a estratégia de CRM ter sucesso, é necessário um sistema para gestão do marketing de relacionamento.

Ou seja, um software médico com funcionalidades exclusivas para melhorar o relacionamento com os clientes.

No iClinic, os médicos podem contar com funcionalidades como o iClinic Marketing, que envia mensagens personalizadas de forma automática (e-mail de aniversariantes, lembretes de retorno, orientações médicas).

Além disso, outras ferramentas como a lista de espera, agendamento online e prescrição eletrônica melhoram a experiência do paciente como um todo, o que contribui diretamente na fidelização.

6. Produção de conteúdos educativos

A produção de conteúdos educativos é essencial para educar seus pacientes sobre o cuidado com a saúde, assim como incentivá-los em seus tratamentos.

Hoje em dia, é possível enviar conteúdos por meio de diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, site médico e Google Meu Negócio.

Entre os principais canais de conteúdo da iClinic, podemos citar:

  • Youtube: o consumo de vídeos aumenta cada vez mais, e essa tendência não é diferente na área da saúde. O canal da iClinic no Youtube traz novidades da área da saúde, lives com convidados especiais, e webséries para médicos e recepcionistas;
  • Blog: se você está lendo este artigo, provavelmente já conhece nosso blog. Nele, você irá encontrar eBooks, checklists e artigos sobre diversos temas, como marketing, gestão financeira, Telemedicina, entre outros;
  • Podcast: assim como muitas empresas, a iClinic também tem seu próprio podcast, disponível no Spotify, Apple Podcast e Google Podcast.

7. Investimento em anúncios

Por último, mas com certeza não menos importante, investir em mídia paga ou em anúncios é uma das estratégias mais utilizadas na iClinic.

Muitos profissionais possuem receio em investir em anúncios por não saberem se realmente vale a pena, ou se terão um retorno financeiro significativo.

Porém, o investimento em anúncios é uma das maneiras mais fáceis de atrair novos pacientes, principalmente com o Google Ads.

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet.

Nele, você escolhe palavras-chaves para seu anúncio, como “cardiologista em Goiânia”. Cada palavra-chave possui um custo, mas seus anúncios só serão cobrados pelos cliques que receberem.

Imagine que 30 pacientes tenham clicado no seu anúncio. Isso significa que o custo do anúncio será 30 vezes o valor da palavra-chave.

Se esse custo for 30 reais, e suas consultas custam, em média, 100 reais, todo o investimento em anúncios já foi coberto.

A principal vantagem de investir em anúncios, seja no Google ou em qualquer outro site, como Instagram e Youtube, é que eles são os primeiros resultados que aparecem para as pessoas.

Ou seja, é uma estratégia essencial para os médicos que buscam aumentar a cartela de pacientes e estão começando no marketing digital.

Para saber mais sobre o assunto, baixe nosso eBook gratuito de Google Ads para clínicas:

eBook gratuito: Como divulgar sua clínica no Google Ads e ter ainda mais sucesso. Clique aqui e baixe agora!

Essas foram as principais estratégias de marketing para médicos da iClinic.

Como comentamos no início do conteúdo, o marketing médico é importantíssimo não como uma propaganda, mas como uma ferramenta de promoção do cuidado com os pacientes.

Por isso, caso tenha visto que alguma estratégia da iClinic pode funcionar para seu serviço médico, não hesite em estudar mais sobre o assunto e implementá-la!

Lembre-se que independentemente de qual estratégia você decida implementar em seu consultório, o mais importante é manter a consistência.

Afinal, o marketing médico traz resultados a longo prazo, por isso, é essencial que você mantenha uma frequência de comunicação nos canais que escolher.

Já conhecia alguma das estratégias de marketing para médicos do artigo? Como pretende utilizá-las no seu dia a dia? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online