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Veja a importância da equipe multidisciplinar na saúde e como montar uma!

A equipe multiprofissional de saúde é formada por um grupo de profissionais da saúde que atuam de forma conjunta com o objetivo de promover a recuperação mais rápida e efetiva do paciente.

Quando se pensa em assistência à saúde, os primeiros profissionais que vêm à mente são os médicos e enfermeiros, mas o atendimento integral à saúde do paciente vai além dessas atuações.

O cuidado multiprofissional é uma proposta de trabalho recente e que vem sendo amplamente utilizada pela equipe de saúde para enfrentar o intenso processo de especialização e fragmentação do cuidado. 

A equipe multiprofissional pode ser constituída por diferentes profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo, podendo a formação da equipe variar de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Dentro do processo da  assistência  ao  paciente,  cada  profissional  tem  seu  papel  e  todos  devem  mostrar  seu  olhar sobre  determinada  situação,  tendo  como  objetivo  principal  o  bem-estar  do  paciente.

Veja quais os benefícios de uma equipe multidisciplinar na saúde, como montar na sua clínica e garantir eficiência na gestão. Confira tudo nesse artigo!

O que é uma equipe multidisciplinar na saúde?

equipe multidisciplinar na saude reuniao de equipe

O trabalho de equipe multiprofissional é uma modalidade de trabalho coletivo, construído por meio das relações de reciprocidade entre os profissionais e suas intervenções técnicas, baseadas na comunicação e ações de cooperação.

Em outras palavras, é a união de esforços e interesses de profissionais de diferentes áreas que trabalham de forma cooperativa, tendo como objetivo comum atender às necessidades do paciente de forma integral, sincronizada e coordenada.

Dessa forma, é essencial que a equipe tenha uma visão de saúde integrada, abandonando uma imagem fragmentada de cada profissional sobre alguns aspectos, como: sua prática de trabalho, o cuidado com o paciente e até mesmo com o conceito de saúde. 

Esse tipo de construção fracionada individualiza os membros da equipe multiprofissional, que consequentemente irá refletir no acolhimento dos pacientes, os quais se encontram perdidos e desamparados em diferentes discursos profissionais, reduzindo o atendimento a ações mecânicas.

Imagine, por exemplo, uma paciente que se consulta com uma médica e uma nutricionista da mesma clínica. A médica pede para que ela corte completamente os carboidratos para atingir o emagrecimento que deseja, enquanto a nutricionista pede para manter, porém, em menor quantidade.

A paciente ficará confusa em quais orientações a seguir, e, mesmo que tente perguntar para as profissionais sobre qual orientação adotar, ambas sempre defenderão seu próprio ponto de vista.

Portanto, é fundamental que a equipe multiprofissional trabalhe em conjunto e sempre se comunicando, pois assim é possível promover a qualidade de vida do paciente.

Qual a importância da equipe multidisciplinar?

O trabalho da equipe multidisciplinar na saúde indica importância para o atendimento às necessidades e problemas de saúde humana, uma vez que esses nem sempre podem ser atendidos por uma única especialidade e nem individualmente.

A equipe focada em atender as necessidades integrais e buscando soluções que se complementam e sejam efetivas é uma estratégia que torna o atendimento mais qualificado e seguro. Além disso, permite outras vantagens como:

Logo, podemos concluir que um paciente bem acolhido pela equipe tende a se dedicar no tratamento e a cooperar. 

Portanto, estabelecer uma relação de confiança entre paciente e equipe é um ponto importante para melhorar a qualidade do atendimento e os resultados esperados.

Qual é o principal objetivo da equipe multidisciplinar?

O principal objetivo é dar autonomia e estimular o autocuidado, a busca pela qualidade de vida do indivíduo e do coletivo, respeitando a realidade e o ambiente em que ele está inserido.

Além disso, a equipe multiprofissional desenvolve um conjunto de ações de conscientização e orientações sobre a importância da prevenção de doenças e da promoção da saúde.

Tem como meta estimular mudança de hábitos, estilos de vida saudáveis, cuidados pessoais, reforçando a adesão ao tratamento medicamentoso, mostrando aos pacientes a real importância dessas orientações e como segui-las corretamente.

Para que a humanização seja executada com sucesso, é necessário que a implementação da equipe multiprofissional seja bem aceita e encaixada nas rotinas dos serviços, sendo fundamental que as profissões reconheçam seu papel dentro do sistema e que promovam respeito e aceitação acerca do saber do outro.

Quais são os integrantes de uma equipe multidisciplinar na saúde?

A equipe multiprofissional é composta por um conjunto de profissionais de diversas áreas, que atuam de forma coordenada e com comunicação efetiva, com o objetivo de promover a qualidade de vida do paciente. 

Assim, a equipe multiprofissional pode ser constituída por:

A composição da equipe multidisciplinar pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, podendo incluir mais ou menos profissionais de determinadas áreas da saúde.

Como deve ser o atendimento da equipe multidisciplinar?

Agora que você já conhece a importância do atendimento multidisciplinar, é interessante entender como os profissionais devem estar preparados para atender e avaliar a saúde do paciente como um todo e não apenas tratar a sua doença.

Para que isso seja possível, cada profissional deverá atuar de acordo com sua formação, mas sempre em comunicação com os outros membros da equipe e seus pacientes. 

Em comparação com profissionais que trabalham de forma individual, a equipe multidisciplinar se mostra como um projeto mais coeso e não desconexo em relação às funções de cada um.

Dessa forma, é possível, inclusive, optar pela autogestão, em que cada especialista tem a sua autonomia dentro do trabalho.

Por exemplo, uma pessoa que convive com o diabetes precisa ser atendida pelo menos por um médico endocrinologista e um nutricionista. Enquanto isso, para um paciente que sofre com transtornos alimentares será imprescindível um tratamento com psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

Portanto, para apresentar uma gestão eficiente, é essencial que toda a equipe tenha reuniões clínicas frequentes, apontando os resultados, os pontos que necessitam de melhoria e quais aspectos não precisam ser modificados

Como desenvolver um atendimento multidisciplinar na clínica?

Ter uma equipe multidisciplinar dentro de uma clínica é mais que um luxo, é uma necessidade. Dessa forma, é possível ter maior resolutividade nos casos, ao mesmo tempo que garante mais rápida recuperação dos pacientes.

Veja alguns pontos que são necessários para montar uma equipe multidisciplinar na clínica:

1. Considere a necessidade dos pacientes

O primeiro passo para construir uma equipe eficiente é avaliar as necessidades dos seus pacientes. Dessa forma, é possível buscar médicos e demais profissionais certos, evitando a ociosidade de parte da equipe.

Além disso, os membros da equipe de atendimento devem ser especialistas em suas áreas, sendo capazes de fornecer atendimento eficaz e especializado que atenda às necessidades de cada nicho de pacientes.

2. Busque profissionais que pensam como você

Os membros do time também devem ter uma filosofia de cuidado semelhante. Ou seja, é  importante que todos tenham o princípio da colaboração. Caso contrário, podem surgir desgastes em sua equipe multidisciplinar.

Se você é um nutricionista que trabalha com uma abordagem não prescritiva e com foco na saúde, mas tem em sua equipe um médico que está sempre avaliando a perda de peso como objetivo principal do tratamento, provavelmente terá problemas.

É bem possível que o paciente fique confuso e tenha resistências para aderir ao tratamento. Por isso, conheça os profissionais antes de montar uma equipe.

3. Mantenha a comunicação com a equipe

Em uma clínica de saúde, a comunicação interna eficaz entre equipe, supervisores e administradores pode ser um processo complicado. 

Departamentos, turnos e programações diferentes podem impedir os membros de interagir uns com os outros no dia a dia. E isso é algo que pode prejudicar o atendimento e a colaboração dentro de uma clínica.

Para garantir o mais alto nível de atendimento aos pacientes, use estratégias de comunicação interna para construir a coerência da equipe. A etapa mais importante é implementar linhas claras de comunicação entre todos.

Para isso, podem ser acordadas reuniões periódicas com todos os membros da equipe, como também discussões via telefone, vídeo e WhatsApp sempre que necessário.

4. Defina o papel de cada profissional

Outro ponto importante ao montar uma equipe multidisciplinar na clínica é definir a função individual de cada membro. 

Delegar tarefas a membros da equipe de forma individual garante que nada seja feito duas vezes, economizando tempo e criando uma equipe mais eficiente. Essas tarefas podem incluir envolvimento do paciente, elaboração de planos de cuidados ou agendamento de consultas.

Dessa forma, nenhum profissional adentra o território do outro, mas ao mesmo tempo existe uma flexibilidade que transforma a equipe em um espaço de integração e não apenas de agrupamento.

A medicina integrativa e a equipe multidisciplinar

Na medicina integrativa, a abordagem é direcionada para o indivíduo como um todo e não apenas para a doença. Em sua aplicabilidade, utilizam-se métodos menos invasivos, menos custosos, considerando todas as dimensões humanas no processo de cura.

A medicina integrativa se difere da medicina alternativa pelo fato de não escolher apenas um recurso terapêutico para complementar os tratamentos convencionais. 

Além disso, em comparação com a medicina complementar, a medicina integrativa não utiliza tratamentos sem comprovação científica, tão pouco que sejam aplicados de forma avulsa. 

Ou seja, mesmo utilizando dois ou mais tratamentos em paralelo, todos eles estão interligados e são conduzidos em consonância, dentro de uma visão ampliada e ordenada por uma equipe multidisciplinar para proporcionar saúde e bem-estar.

Dessa forma, a medicina integrativa é constituída por vários profissionais da saúde além dos médicos, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Todos trabalhando em conjunto para oferecer o melhor atendimento ao paciente.

Um exemplo dessa participação ativa seria o indivíduo, durante o atendimento em saúde, ter a oportunidade e espaço de ser ouvido, questionar e decidir junto do profissional pela melhor opção de cuidado e tratamento.

Entre as algumas formas de tratamento, podemos citar:

Vale ressaltar que graças a portaria Nº 849 de 2017 do Ministério da Saúde, todas essas práticas foram incluídas no SUS, permitindo que os médicos utilizem esses tipos de práticas em seus tratamentos de saúde. 

Como essa abordagem, o profissional da saúde enxerga o paciente em todos os seus âmbitos, sendo necessário ter um olhar mais humanizado, sabendo escutar seu paciente e construindo uma relação duradoura.

Entenda como funciona uma clínica ampliada

Segundo o Ministério da Saúde, a clínica ampliada “busca integrar várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é necessariamente transdisciplinar e, portanto, multiprofissional”.

De maneira geral, quando se pensava em clínica, logo imaginamos um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese do usuário ter uma determinada doença. 

No entanto, a clínica precisa ser muito mais do que isso, pois todos sabemos que as pessoas não se limitam às expressões das doenças de que são portadoras.

Por isso, a clínica ampliada envolve o serviço de profissionais de diversas especialidades. Isso permite um atendimento multidisciplinar sempre que necessário.

Nesse aspecto, deve-se ter em conta que os médicos (sejam eles clínicos gerais ou especialistas) não são os únicos contemplados nesse formato de atendimento.

Também são necessários em boa parte dos atendimentos profissionais como:

Na clínica ampliada, o profissional de saúde tem como um dos objetivos ouvir o paciente para que ele possa investigar os motivos que levaram ao surgimento do adoecimento. 

Dessa forma, os possíveis diagnósticos e tratamentos também serão discutidos de maneira conjunta com o paciente. 

Ou seja, diferente do modelo tradicional de atenção em saúde, a clínica ampliada valoriza e visa empoderar o paciente, tratando-o de maneira integral e dando voz para que ele participe ativamente em seu processo de cura.

A medicina de precisão

A medicina de precisão é uma abordagem recente no tratamento e prevenção de doenças que têm em consideração a variabilidade genética, ambiental e de estilo de vida de cada indivíduo.

É completamente diferente do modelo tradicional, que normalmente possui um tratamento universal para cada doença, independentemente das características individuais de cada paciente.

A medicina de precisão traz diversas vantagens, como um tratamento mais eficiente para o paciente, atendimento personalizado e diminuição de riscos durante o tratamento.

Essa prática permite, por exemplo, identificar quais pacientes têm maiores chances de se beneficiar de uma medicação específica ou de ter efeitos colaterais mais sérios.

Além disso, também é possível identificar a predisposição de uma pessoa a certas doenças, ou seja antes que elas se manifestem clinicamente, possibilitando o tratamento precoce e a prevenção.

Como potencializar o trabalho da sua equipe multidisciplinar?

Para potencializar o trabalho da sua equipe, é preciso ter uma visão crítica da situação, examinando quais são os gargalos que hoje existem na clínica e que estão matando a produtividade da sua equipe.

Geralmente, os maiores gargalos enfrentados pelas clínicas são: gerenciamento, agendamento, equipe e fluxo de exames.

Portanto, é necessário analisar com calma todos os pontos de melhoria da empresa, os processos, colaboradores e responsabilidades, para ter um planejamento estratégico e ser mais ágil.

Após fazer essa análise, é hora de seguir para os próximos passos.

1. Priorize a gestão

A gestão direciona toda a clínica nas direções necessárias, toma decisões importantes e seu funcionamento diz muito a respeito do desempenho da instituição.

Um gerenciamento desorganizado, sem objetivo e desmotivado, afeta todas as áreas. O primeiro passo que se deve tomar é pensar onde você quer chegar com sua clínica daqui a 1 ano, por exemplo.

Talvez você queira dobrar o número de pacientes que você tem hoje. Então, como fazer isso? Quais são as estratégias vitais que você deseja usar?

São as respostas a essas perguntas que vão ditar o nível de produtividade que você precisa ter.

2. Automatize os processos

Dessa forma, para melhorar o desempenho da sua gestão, tendo em mente quais são os objetivos que deseja alcançar, é preciso sair do analógico para o digital.

Para atingir objetivos como aumentar o volume de pacientes e ganhar melhor sem precisar trabalhar mais por isso, é fundamental dar adeus às pilhas de papéis e processos desorganizados.

Comece adquirindo um software médico de gestão online para sua clínica. Hoje você encontra vários no mercado que podem atender à sua demanda.

Pense em um software que permite que você tenha prontuário eletrônico, agenda médica, Teleconsulta, marketing, controle de estoque, solução financeira, entre outros.

Por exemplo, o prontuário eletrônico auxilia no trabalho de uma equipe multidisciplinar, garantindo que as informações fiquem mais seguras e de fácil acesso. 

Diferente de um prontuário de papel, que precisa ser carregado fisicamente até os profissionais envolvidos, sem nenhuma garantia de segurança e sigilo médico, o prontuário eletrônico é acessado por meio de um login e senha dos profissionais de saúde autorizados.

Em nível de produtividade, você centraliza tudo em um único software que está integrado a sua clínica,  não precisará mais ir atrás de nenhuma informação que talvez ficasse solta com tantas planilhas e documentos, ou até mesmo correr o risco de perder dados importantes.

3. Organize os agendamentos

A rotina da recepcionista é bastante agitada, já que, na maioria das vezes ela faz os agendamentos e também recebe os pacientes que chegam na clínica.

Para facilitar isso, voltamos à necessidade de automatizar e digitalizar sua clínica. Por que não oferecer um serviço com agendamento online?

O agendamento de consulta online serve como uma plataforma que permite ao seu paciente uma maior autonomia no processo de marcação de consultas.

Desde o primeiro momento, o paciente já poderá ver quais são os horários disponíveis para atendimento e escolher qual é o que atende melhor à sua necessidade.

Outra vantagem é que ele pode fazer esse agendamento a qualquer hora do dia, não sendo necessário esperar uma resposta em horário comercial para iniciar o agendamento.

E como garantir eficiência na gestão da equipe?

Você pode ter as melhores ferramentas do mercado, mas sem ter uma equipe dedicada e com vontade de aprender, não vai funcionar. A interação humana possui muitos aspectos que parecem invisíveis em uma primeira observação. 

Porém, ao reconhecer os diferentes tipos de personalidades de cada profissional, se entende por que algumas pessoas trabalham de maneiras e ritmos completamente diferentes de outras.

Compreender os tipos de personalidade dos seus colaboradores possibilitará:

Ao saber como contratar e manter sua equipe motivada, é consideravelmente mais fácil ter um ambiente produtivo de alta qualidade. Mas é essencial que você invista na capacitação desses profissionais e os valorize.

Tudo isso é essencial para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e aumentar a produtividade da sua clínica.

Os benefícios da análise SWOT para a tomada de decisões

A análise SWOT é uma estrutura usada para avaliar a posição competitiva de uma empresa e para desenvolver o planejamento estratégico, avaliando os fatores internos e externos, bem como o potencial atual e futuro.

Em outras palavras, se você utiliza esta análise com cuidado e colaboração, ela pode fornecer novas ideias sobre como sua clínica está atualmente e ajudá-la a desenvolver a estratégia certa para qualquer situação.

Assim, a partir dessas informações, é possível direcionar melhor as metas a serem alcançadas, formular estratégias mais acertadas e obter uma melhor compreensão do posicionamento dos concorrentes, tornando o negócio mais competitivo.

Baixe gratuitamente nossa planilha de análise SWOT para clínicas e comece essa estratégia em sua clínica!

Invista em um sistema médico

A principal forma de preparar sua clínica para se destacar no mercado da saúde é estudar sobre as inovações do setor e analisar a viabilidade de implementá-las em sua clínica.

Após decidir quais ferramentas serão adotadas, é necessário realizar treinamentos com a equipe para aproveitar todos os recursos que as tecnologias médicas oferecem.

Por exemplo, é muito importante a presença da sua clínica no mundo digital, pois ela será o caminho para a visibilidade da sua marca, divulgação dos seus serviços e canal de atendimento para os seus pacientes. 

Conheça a iClinic: Gestão clínica de excelência

O iClinic é o software médico mais fácil de usar do mercado, além de ser especializado em gestão de clínicas e consultórios, com o intuito de auxiliar médicos empreendedores e administradores.

Com o iClinic você conta com um sistema completo que atende às suas necessidades, afinal, você possui funcionalidades que vão desde a área de atendimento aos pacientes, até atividades administrativas como gestão financeira, relatórios, e-mail marketing, entre outros.

As principais ferramentas do software médico são:

Agenda médica: a agenda médica é uma ferramenta-chave para a rotina médica. Se bem gerenciada, ela consegue evitar atrasos e garantir uma experiência positiva para os pacientes.

Agendamento online: o agendamento de consulta online serve como uma plataforma que permite ao seu paciente ver os horários disponíveis para atendimento e escolher qual é o que atende melhor à sua necessidade.

Outra vantagem é que ele pode fazer esse agendamento a qualquer hora do dia, não sendo necessário esperar uma resposta em horário comercial para iniciar o agendamento.

Prontuário eletrônico: o prontuário eletrônico auxilia a troca de informações entre profissionais de saúde por ser muito mais seguro e compartilhável.

A personalização do prontuário se torna ainda mais importante quando você consegue ter os dados centralizados e acessíveis de qualquer dispositivo.

Ao utilizar um software médico na nuvem, você consegue integrar prontuário, agenda e dados financeiros de seu consultório em um só lugar.

Teleconsulta: o sistema de Teleconsulta do iClinic possui ferramentas como compartilhamento de tela, gravação das consultas, termo de consentimento para pacientes e segurança de dados.

Entenda como precificar os serviços oferecidos pela clínica

Quando prestamos um serviço à população, como é o caso da medicina, precisamos saber qual o valor correto a se cobrar por ele. A precificação não deve ser feita de forma aleatória.

Existem muitos fatores a serem considerados no momento de precificar procedimentos médicos que não devem ser ignorados. Quais os custos? E as despesas? Qual é a margem de lucro esperada?

Confira, a seguir, os principais fatores que devem ser considerados pela equipe antes de estipular o preço final do atendimento.

1. Custos e despesas

Muitos consideram esses termos sinônimos. Apesar de serem considerados como um gasto, os custos e despesas se referem a coisas diversas.

Os custos dizem respeito ao que está diretamente envolvido no tratamento de saúde do seu paciente, aquilo que é indispensável à prestação de serviço. Eles são divididos em duas modalidades:

Já as despesas, ou custos indiretos, são relacionados à administração. É a soma de todos os outros gastos que a clínica possui, como conta de água, energia elétrica e internet, impostos, manutenção da estrutura, e remuneração dos funcionários.

2. Markup

O markup é um índice que se refere à porcentagem que é aplicada sobre os custos de um serviço para se chegar a um preço novo de venda. 

Esse indicador auxilia as clínicas a garantir que o preço final obtido será o bastante para arcar com todos os custos do estabelecimento, e ainda assim, criar a margem de lucro. É uma forma de antever cenários e trazer segurança para os empreendedores.

Hoje em dia, é possível calcular seu markup com a ajuda de ferramentas na internet. Porém, um bom software de gestão clínica te ajuda a entender esse índice por meio de relatórios financeiros automatizados.

3. Mercado

Os preços que são praticados pelos concorrentes e as tendências do mercado na área da saúde e da medicina também devem ser analisados.

O ideal é estipular um preço justo e que fique na média. Preços muito baixos podem levar à desvalorização do seu empreendimento. Por outro lado, preços muito altos espantam os pacientes.

Por isso, avalie o preço da concorrência, saiba os valores que ela cobra dos clientes e a qualidade dos serviços que são oferecidos.

Essa é uma estratégia para a sua clínica se manter operante no mercado e não perder pacientes para os adversários.

Baixe gratuitamente nossa planilha de precificação de consulta para clínicas e consultórios para te ajudar nessa definição!

Conclusão

Após a leitura do texto, vimos que a equipe multiprofissional é fundamental para o acompanhamento do paciente e para garantir a sua total recuperação, já que as ações são tomadas de acordo com a necessidade de cada paciente.

Para isso, a equipe multiprofissional de saúde deve ser composta por um conjunto de profissionais de diferentes áreas, que atuam de forma coordenada e com comunicação efetiva, com o objetivo de promover a qualidade de vida do paciente

Portanto, chegamos à conclusão de que é necessário ter uma ligação e parceria entre a equipe de  profissionais e os pacientes, para que seja realizado um atendimento de qualidade.

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