Para uma adesão ao tratamento eficiente, o médico deve seguir alguns caminhos e ganhar a confiança do paciente que, muitas vezes, não recebe bem o diagnóstico e reluta em fazer o acompanhamento adequado.
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Em nosso último texto sobre o tema, citamos três recursos para adesão dos pacientes ao tratamento. Relembre quais são eles:
- Orientações ao paciente
- Checklist
- Preço dos medicamentos
Neste conteúdo vamos abordar mais detalhadamente o ponto sobre as orientações e como elas podem ajudar o paciente.
Antes, é importante compreender que a não adesão ao tratamento pode acontecer por vários motivos. Uma matéria da BBC News Brasil mostra que a desigualdade social pode ser um desses fatores:
“Você compra remédio ou comida. Às vezes, você deixa de cortar o cabelo para comer, deixa de comprar um sabonete para comer. Você deixa de tirar barba. Você sempre precisa cortar uma coisa para fazer a outra.”
Uma postura impositiva do médico diante do paciente não ajuda. Colocar uma receita na mão da pessoa, pura e simplesmente, dizendo os remédios que devem ser tomados e o que o paciente deve fazer durante a terapêutica não é suficiente.
É necessário que o profissional de saúde adote medidas educacionais.
Uma publicação feita pelo Dr. Augusto Pimazoni Netto, no portal da Sociedade Brasileira de Diabetes, fala sobre isso.
“Sem que o paciente esteja devidamente informado sobre sua doença e suficientemente motivado para aderir ao tratamento, a atitude usual do médico que apenas entrega a receita, sem nenhum suporte educacional ao paciente, certamente estará promovendo um indesejável impacto negativo sobre os índices de adesão do paciente às recomendações recebidas. A educação é o melhor remédio.”
Por isso, é fundamental que o médico estabeleça uma boa comunicação e uma relação de parceria com o paciente, para que ele confie no profissional e se sinta seguro para fazer o tratamento da forma correta.
Continue a leitura e veja algumas recomendações!
8 dicas para as orientações ao tratamento
A seguir, pontuamos algumas dicas para ajudar nas orientações, em especial quando o paciente se mostra relutante com o diagnóstico, ansioso e/ou com medo do tratamento.
- Usar de estratégias motivacionais, explicando os benefícios da terapêutica e como ela vai ajudar no dia a dia;
- Usar uma linguagem simples, didática e sem termos técnicos;
- Fazer o uso de serviços de Teleatendimento para um acompanhamento mais próximo e recorrente;
- Incentivar o paciente a usar lembretes para seguir o tratamento corretamente;
- Entregar as orientações por escrito, com letra legível, ou optar por inovações tecnológicas, como e-mail marketing e prescrições eletrônicas, para garantir a qualidade máxima no atendimento;
- Entender e respeitar as dificuldades do paciente e seu grau de instrução;
- Explicar etapa por etapa com calma e, se necessário, repetir as explicações;
- Utilizar analogias e comparações com o cotidiano do paciente.
Dê uma olhada neste trecho adaptado da Revista Brasileira de Hipertensão:
“Em um estudo qualitativo para identificar os fatores da não-adesão ao tratamento, verificou uma rede complexa de questões que englobaram desde aspectos relacionados ao medo e à imagem negativa referida pelos pacientes dos medicamentos, até à falta de esclarecimento básico sobre a doença e à insatisfação devido às poucas explicações dadas pelo médico, assim como à pouca interação entre médico e paciente.”
Pensando nisso, o ideal é que a pessoa saia da consulta entendendo quais são os riscos e benefícios do tratamento, como ele pode afetar seus hábitos e em que ocasiões pode ser interrompido, sem que isso seja uma decisão tomada sozinha pelo paciente.
Uso da tecnologia na adesão ao tratamento
Como vivemos em um mundo 100% tecnológico, nada melhor do que usar as ferramentas disponíveis também na área da medicina.
Um ótimo recurso para facilitar ainda mais a comunicação com o paciente é usar um prontuário eletrônico para emitir documentos, receitas e orientações médicas.
Além de garantir uma letra legível, você consegue enviar os documentos de qualquer lugar e ter uma ótima segurança de dados.
O uso de aplicativos também é uma ótima estratégia e o Whitebook, aplicativo médico mais baixado do Brasil, conta com uma categoria específica sobre orientações ao paciente, que está passando por reestruturação.
Os conteúdos estão sendo feitos no esquema pergunta e resposta para uma consulta mais rápida do profissional.
Gostou de saber mais sobre as orientações ao paciente para uma adesão de sucesso ao tratamento? Conte abaixo suas experiências sobre o assunto!