Última atualização em 09/11/2020 por Yasmim Mayumi
Você sabe o que é uma análise SWOT?
Essa é uma técnica do mundo dos negócios que permite identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de uma empresa, ou, do inglês, Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats.
Essa ferramenta dá um panorama dos aspectos internos e externos do seu consultório e permite que você tenha uma gestão flexível e com metas muito claras.
Você pode aplicar essa prática na sua clínica ou consultório para encontrar pontos que podem ser modificados e definir uma estratégia para aplicar as melhorias necessárias.
Análise SWOT para clínicas e consultórios
Umas das principais vantagens da análise SWOT na clínica é a facilidade em aplicá-la, você só precisa preencher um quadro com aquelas quatro categorias: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Quando preencher o quadro, você será capaz de avaliar:
- Fatores internos – forças e fraquezas – características do seu consultório que o diferencia da sua concorrência;
- Fatores externos – oportunidades e ameaças – aspectos do mercado que você pode aproveitar para alavancar seu crescimento, ou que podem comprometer seus esforços.
Ou seja, em um só lugar você pode ver o que está bom, o que pode ser melhorado, o que ameaça seu sucesso e quais oportunidades você tem no mercado.
Mas para que essa análise seja útil na sua gestão, você precisa ser realista nas respostas. Evite fazer projeções otimistas ou pessimistas, e também não menospreze aspectos que você não julga relevante.
Exemplo de uma análise SWOT para clínicas e consultórios
Você pode baixar gratuitamente ESTA PLANILHA para fazer sua análise SWOT.
Por exemplo, suas Forças podem ser:
- Um atendimento acolhedor e eficaz de toda a equipe;
- A localização da clínica;
- Um ambiente interno bem decorado;
- Equipamentos modernos.
As fraquezas:
- Falta de estacionamento;
- Pouca divulgação no mercado;
- Alta rotatividade dos colaboradores.
Suas oportunidades dependem muito do mercado em que você está inserido, mas algumas podem ser:
- Contratação de novos especialistas;
- Oferecer novos tratamentos para os pacientes.
Já as ameaças do mercado podem ser:
- Desatualização dos preços em comparação com a concorrência;
- Crise econômica.
Essa análise SWOT deve ser feita com certa frequência, assim você mantém sua gestão atualizada e pode avaliar a situação do seu negócio.
Levante suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, corrija o que pode não estar funcionando e estabeleça novas metas.
Ter a capacidade de se adaptar é muito positivo para garantir o sucesso do seu consultório e a análise SWOT pode ser uma ferramenta aliada nessa gestão.