produtividade consultorio

Como o uso de dados na área da saúde auxilia a tomada de decisão?

Seja na escolha de um investimento ou na realização de um diagnóstico, a obtenção de dados na área da saúde é fundamental para aumentar a assertividade de tudo o que é feito nas clínicas.

Afinal, a informática é uma aliada em vários setores da economia e o uso de recursos da Tecnologia da Informação (TI) também contribui com uma boa gestão dos atendimentos médicos, desde o conhecimento do fluxo de pacientes até o controle da entrada e da saída de materiais.

E você, sabe a importância do uso de dados sólidos e concretos na tomada das decisões? É exatamente sobre isso que vamos falar neste post:

Aumenta a eficiência na tomada de decisões

Ao instalar um software de gestão na sua clínica, o controle orçamentário ficará mais equilibrado, tendo em vista as estatísticas sobre entrada e saída de dinheiro e de materiais nas compras mensais.

Dessa maneira, a análise dos dados ficará mais minuciosa, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas. As perdas se reduzirão consideravelmente, assim como possíveis falhas operacionais.

Permite diagnósticos precisos

Com os dados pessoais e o histórico de consultas de cada paciente no seu banco de dados, será mais fácil realizar os diagnósticos de acordo com as queixas de cada pessoa.

Isso porque o sistema possibilita otimizar o tempo, já que o médico consegue configurar procedimentos, questionários e outras personalizações no prontuário eletrônico. E todas essas informações de consultas estarão salvas em bancos de dados com garantia de segurança. Em outras palavras, o médico terá um recurso extra.

Os dados confiáveis ainda auxiliam no pedido de exames, evitando desperdícios quando solicitações acontecem de forma equivocada. Ou seja, tanto o médico quanto o paciente saem beneficiados.

Propicia uma gestão financeira mais eficaz

dados-na-area-da-saude

As ferramentas de TI englobam os dados de todos os setores da sua clínica em um mesmo banco de informações, melhorando a administração financeira e otimizando o seu  tempo.

Dessa forma, os gestores saberão:

  • quais são os planos médicos que lideram os atendimentos através de relatórios financeiros;
  • os resultados do fluxo de caixa mensal;
  • qual é a quantidade de dinheiro despendido com impostos, salários e custos fixos (água, energia, aluguel etc.) através do controle de receitas e despesas.

Tudo isso traz mais controle financeiro e segurança administrativa.

Ao contar com dados confiáveis, o setor administrativo poderá traçar metas e planejamentos para futuras melhorias ou tomadas de decisões, como a compra de um novo equipamento ou a oferta de um atendimento diferenciado.

Agiliza o agendamento de consultas

Um bom sistema de gestão com agenda integrada auxilia o agendamento das consultas. Ele também deve enviar lembretes do compromisso para o paciente via SMS, o que evita faltas e reduz o tempo de espera.

Além disso, a clínica sempre terá os dados de cada pessoa, podendo manter uma estratégia de relacionamento mais próximo até mesmo no pós consulta. Isso contribui para estreitar a relação entre a clínica e os pacientes — algo fundamental no processo de fidelização.

Uma alternativa bastante eficiente para manter o paciente em contato com sua clínica é o envio de email para aniversariantes.  Uma atitude simples, mas que potencializa a fidelização.

eBook Gratuito sobre Gestão de Clínicas e Consultórios

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus