tecnologia aplicada a saúde

Tecnologia e saúde: como se adaptar às demandas tecnológicas da sociedade?

Como médico, você provavelmente já ouviu muita gente comentar que a Medicina evolui em uma velocidade impressionante.

Grande parte dessa evolução se deve aos avanços tecnológicos. Afinal, mesmo que nem sempre fique evidente, tecnologia e saúde andam lado a lado.

Atualmente, os médicos têm tido acesso cada vez mais recursos para fazer a gestão do consultório e atender seus pacientes da melhor forma possível.

Graças às mudanças tecnológicas que acontecem diariamente, já é possível realizar o acompanhamento do tratamento do paciente através de sites e plataformas on-line, seja no computador, tablet ou smartphone.

Neste post, vamos mostrar justamente como você pode se adaptar às demandas tecnológicas ligadas à área da saúde e como isso tem impacto na sua relação com os pacientes.

Tecnologia e saúde: qual é a verdadeira ligação entre elas?

Primeira ligação: relações humanas

A área da saúde, antes de mais nada, trata de relações humanas.

A interação entre médico e paciente é muito diferente do que ocorre em outros setores. Por isso, não podemos ignorar as mudanças que a tecnologia causou na comunicação.

Hoje passamos praticamente o dia todo conectados. Falar com pessoas de diferentes círculos — família, amigos, trabalho — se tornou bem mais fácil.

Até por isso, todos esperam retornos mais rápidos em relação às demandas. Isso também vale para a relação médico e paciente.

Da mesma forma que muitas organizações estão usando as redes sociais para falar com seus públicos e humanizar o contato, o médico pode se colocar mais próximo do paciente, oferecendo um diferencial no atendimento.

redes sociais para medicos e profissionais da saude

Segunda ligação: gestão de negócio

Todo consultório médico é um negócio e, do ponto de vista financeiro e de gestão, deve ser tratado como tal.

Nos dias atuais, praticamente todas as empresas usam a tecnologia como ferramenta de gerenciamento, e no consultório não deve ser diferente.

Exemplos de uso da tecnologia no consultório

São várias as situações em que o médico pode usar a tecnologia, tanto no atendimento como na gestão.

Você sabia que é possível tirar fotos com o smartphone e anexar no prontuário eletrônico do seu paciente? Isso pode ser feito com um aplicativo, facilitando a organização das informações.

Outro exemplo de uso da tecnologia na saúde são os sistemas de gestão.

Esses softwares integram e automatizam diversas tarefas gerenciais do consultório, como a agenda, a emissão de notas fiscais, o fluxo de caixa, entre outros.

E as referências de uso tenológico não param por aí: também temos o exemplo do Mobile Health, que inclui o uso de aplicativos por médicos e pacientes.

Deu para perceber que tecnologia e saúde não são inimigas, certo?

Para se manter atualizado sobre as demandas da sociedade nesse sentido, é importante que você fique de olho em revistas e blogs do setor, além de participar de conferências e seminários. São nesses meios que muitas das novidades costumam aparecer.

Sabendo usar os recursos tecnológicos a seu favor, você terá um consultório mais organizado e pacientes ainda mais satisfeitos.

Cabe aos profissionais da Medicina acompanharem essa evolução constante, tendo em mente que os aparatos tecnológicos surgem para facilitar os processos e abrem espaço para a evolução de outros.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus