decoração da sala de espera

Recepção de consultório: 8 ideias para melhorá-la

Uma recepção de consultório não é apenas um ambiente onde os pacientes esperam pela consulta: a área de espera pode influenciar a percepção do paciente sobre o seu atendimento, deixando-o satisfeito ou fazer com que ele não volte mais.

Para o médico, pode ser difícil estar a par de tudo que acontece na sala de espera, mas ter em mente que esse cômodo é a primeira coisa que seus pacientes vêem quando chegam à clínica pode dar uma ideia da importância dessa área da clínica ou consultório.

Para tornar esse ambiente mais agradável e aumentar a satisfação dos seus pacientes com a sua clínica, preparamos 8 dicas para ajudá-lo:

8. Equipe bem treinada

A primeira pessoa que terá contato com seu paciente é a recepcionista.

Uma coisa importante a se observar é que, desde o agendamento da consulta, ela deve  ser orientada a manter um padrão de atendimento elevado, condizente com os princípios do seu consultório e o perfil de pacientes que médico atende.

Para receber o paciente de forma eficiente e agradável, ela pode atender o telefone ou o interfone ao primeiro toque, dirigir-se aos pacientes de forma respeitosa e fazer o possível para deixá-los à vontade no ambiente - tudo isso é primordial para um atendimento de excelência.

A recepcionista também pode oferecer um retorno importante a respeito das impressões dos pacientes sobre a sala de espera como, por exemplo, queixas sobre o volume da música ambiente, a disposição dos móveis ou a temperatura do ar condicionado.

Todas essas opiniões e feedbacks são essenciais para que os pacientes se sintam confortáveis na sua recepção de consultório. Aceitar essas sugestões e fazer as correções necessárias, faz com que eles se sintam mais satisfeitos com seu atendimento.

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7. Água e café: como organizar um serviço de copa

Disponibilizar aos pacientes e acompanhantes uma área limpa e organizada, com água, café, suco ou até mesmo algumas opções de chá ou bolachas pode ser uma boa ideia.

Afinal, isso demonstra consideração ao paciente e aos acompanhantes e influencia positivamente a imagem do consultório.

Um espaço com água sempre gelada, café e copos descartáveis, é uma boa maneira de deixar o paciente à vontade e cuidar de suas necessidades. Se for possível, considere instalar uma máquina automática, com várias opções de bebidas quentes e geladas.

6. Escolha dos móveis: conforto ou beleza?

Mesa ou balcão? Cadeiras ou sofás? Estilo tradicional ou moderno?

Ao escolher os móveis que vão compor a decoração da sua sala de espera, você precisa levar em consideração não só a estética, mas também a funcionalidade de cada um dos objetos.

Você pode manter um estilo mais moderno e minimalista, mas o conforto é essencial na hora de escolher cadeiras, poltronas ou sofás.

Essas questões são importantes ao se planejar a área da recepção, pois refletem a personalidade do médico e podem tornar o ambiente agradável e aconchegante ou desconfortável e intimidante.

Um bom investimento são os móveis de boa qualidade, confortáveis e duráveis, fundamentais para que a espera dos pacientes não se torne desagradável.

A decoração da recepção de consultório pode influenciar – e muito – a percepção do paciente e isso se reflete até na maneira como ele entra para a sala de consultas.

5. Disposição dos móveis: organizando o espaço

Levando em consideração o tamanho da sala e a quantidade necessária de cadeiras ou sofás de acordo com o fluxo de pacientes que você atende, é preciso dispor os móveis de uma maneira que não atrapalhe a circulação e torne o ambiente harmonioso e prático.

Alguns erros comuns na recepção de consultório são:

  1. Colocar o paciente de costas para a porta de entrada;

  2. Concentrar as cadeiras em um único espaço;

  3. Não considerar os pacientes ou acompanhantes portadores de necessidades especiais (como cadeirantes, por exemplo).

4. Cores e decoração: como fugir dos tons de branco

O branco é a cor mais utilizada em consultórios e clínicas, mas isso pode passar uma sensação de esterilidade e ambiente hospitalar que você com certeza não deseja na sua recepção de consultório.

Paredes em tons pastéis, como verde claro, salmão e azul água transmitem a sensação de relaxamento e permitem que os acessórios e objetos de decoração usem cores mais vibrantes ou escuras.

Almofadas, flores, quadros e gravuras também são bem vindos, e podem tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante.

Um aquário na sala de espera pode ser um diferencial interessante ao seu consultório, mas deve estar sempre limpo e ser feito de material resistente.

Uma boa ideia para se diferenciar é incluir na decoração objetos que remetem à sua especialidade, dando um toque de personalização ao consultório.

erros na recepção de consultório

3. Balcão da recepção: o primeiro atendimento

A área de trabalho da recepcionista deve ser planejada de forma prática e eficiente, de forma que ela tenha à mão todas as ferramentas que necessita no dia a dia.

Os equipamentos necessários ao seu trabalho, como: telefone, computador, agenda, cadastro dos pacientes, controles dos aparelhos de televisão, som e ar condicionado precisam estar todos em seus devidos lugares e com fácil acesso.

Manter a área sempre organizada é sinal de profissionalismo e passa uma boa impressão.

2. Distrações: tornando a espera mais tranquila

Música ambiente, televisão ligada em volume baixo (fuja dos noticiários e programas polêmicos), revistas atualizadas e bem conservadas ou até mesmo livros interessantes (sobre artes, decoração, lugares turísticos ou temas ligados à saúde) são boas opções para distrair os pacientes durante a espera.

Se você costuma receber crianças em seu consultório, um espaço com mesa baixa e alguns brinquedos, gibis ou livros de colorir podem acalmar os pequenos e ser de grande utilidade para os pais.

Investir em internet Wi-Fi na recepção pode ser um diferencial importante, já que os pacientes podem utilizar o tempo de espera para trabalhar ou se distrair online.

1. Mudanças são boas!

Um exercício interessante que pode auxiliar na adequação da recepção é se colocar no lugar do paciente.

Se estivesse chegando pela primeira vez no seu consultório, você se sentiria bem-vindo? A espera seria tranquila ou o ambiente parece desagradável?

Muitas vezes uma pequena mudança na disposição dos móveis, nas cores das paredes ou na decoração da sala de espera pode gerar um resultado muito agradável.

Se você fez essa análise e acredita que a clínica ou consultório precisa de uma reforma, existem opções rápidas e práticas, que podem alterar o ambiente sem a necessidade de pausar os atendimentos.

Afinal, quando chegam em uma recepção de consultório agradável e bem decorada, os pacientes e seus acompanhantes se sentem à vontade e percebem o cuidado que você dispensa a eles.

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