Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante

7 ideias de decoração para consultórios e clínicas

Yasmim Mayumi Abrir Consultório

Leia em 6 min.

Última atualização em 16/05/2022 por Yasmim Mayumi

A decoração para consultórios impacta na experiência do paciente e deve levar em consideração aspectos como identidade visual, cartela de cores, mobília, recepção e iluminação.

Apesar da decoração não parecer uma parte essencial do seu trabalho, ela pode tornar o espaço do seu consultório mais estressante ou mais confortável para os pacientes.

Ao montar seu consultório ou reformá-lo, é necessário ficar atento às exigências da Anvisa e de outros órgãos públicos, além de pensar de antemão na disposição dos móveis e combinação de cores.

Neste artigo você vai aprender:

7 dicas de decoração para consultórios

1. Escolha sua identidade visual

Como você pretende construir uma marca forte para o consultório?

Muitos médicos empreendedores decidem abrir uma clínica sem pensar se a marca será baseada na imagem pessoal ou na imagem da clínica. 

Essa decisão impacta no nome do negócio, por exemplo, que pode ser apenas o nome do médico fundado ou trazer um significado mais profundo da área da saúde.

Não há resposta certa, mas tudo isso vai impactar na identidade visual da marca. 

Vamos supor que você seja uma médica dermatologista e decidiu abrir um consultório próprio com o seu nome, Dra. Letícia Borges. Seu objetivo é focar na dermatologia cirúrgica.

O ideal é que, ao tomar decisões que impactam a identidade visual do consultório, como a decoração, você opte por cores, móveis e papéis de parede que transmitam segurança e conforto.

Afinal, para confiar em uma médica cirurgiã, primeiro é preciso confiar no ambiente do consultório, e isso não acontecerá se ele tiver uma imagem negativa e desorganizada.

Uma boa dica para deixar o ambiente mais convidativo é usar papéis de parede de madeira ou até mesmo na mobília, como balcões, mesas e cadeiras.

A madeira é considerada um elemento que proporciona calor de forma natural.

Madeira na decoração de consultórios e clínicas

2. Tenha cuidado com a mobília

Ao escolher os móveis, atente-se para todos os detalhes: formatos, cores e desenhos. Muitas clínicas combinam cores como madeira, marrom, bege, branco e verde.

Lembre-se que cores de tons quentes e fortes tendem a deixar os pacientes mais agitados ou nervosos.

Valorize cores neutras como branco, gelo e tons pastéis, que transmitem tranquilidade — para evitar que o ambiente fique muito “hospitalar”, você pode escolher objetos decorativos e quadros em tons suaves para deixar o clima mais aconchegante.

Decoração para consultórios

3. Invista na iluminação

Existem três principais tipos de iluminação:

  • Iluminação indireta que ilumina o espaço de forma uniforme, sem direcionar para um local específico, o que causa uma sensação mais íntima e confortável visualmente;
  • Iluminação direta, direciona luz para uma superfície específica como uma mesa de jantar por meio de lâmpadas com facho direcionado;
  • Iluminação difusa, conseguem servir como decoração e iluminar amplamente um espaço. Ela não torna o ambiente intimista, como a iluminação indireta, mas consegue iluminar com intensidade.

A maior parte das clínicas e consultórios apostam na iluminação indireta e, ao utilizarem abajures e lustres, optam pela luz amarela.

Iluminação para clínicas e consultórios

Caso você não tenha um orçamento alto para a iluminação, uma dica é trocar as cúpulas das luminárias, que já deixa o ambiente mais aconchegante.

Escolha cúpulas que sejam produzidas com papel ou até mesmo um tecido como um linho, porque deixam o lugar mais acolhedor e transmitem uma sensação positiva de cuidado aos seus pacientes.

4. Amplie sua sala com novos pisos

Mesmo que seu consultório seja pequeno, você pode ampliar o espaço com o uso do porcelanato, que dá a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

Pisos para clínicas e consultórios

Antes de escolher o revestimento ideal para o ambiente, procure um auxílio de um profissional para te orientar e ajudar na escolha do piso adequado.

Todavia, se isso não for possível, observe a planta do lugar e confira se o piso que gostou vai precisar de muitos recortes.

Cores claras são as melhores opções para ambientes pequenos.

Além disso, tons cinzas também podem ser usados com o objetivo de ampliar o espaço. Outra ideia para manter um bom resultado é manter a uniformidade dos pisos.

Dessa forma, escolha apenas um estilo e procure não mudar muito de um ambiente para outro.

Pisos para consultórios

5. Utilize flores para decorar sua clínica e harmonizar o ambiente

Independentemente do ambiente, invista nas flores para deixar a sua clínica mais bonita. Existem vários estilos de vasos diferentes — cristal ou cerâmica – para você escolher e colocar no ambiente.

As flores naturais são mais bonitas e transmitem mais um ar autêntico e vivo ao ambiente.

O único cuidado que se deve ter neste caso é que você deve escolher por flores adaptadas a locais fechados e com pouca luz solar.

Há alguns outros aspectos que você também deve ficar atento na hora de decorar sua clínica com flores:

  • Evite flores com folhas pequenas, pois são mais fáceis de atrair poeira;
  • Flores como lírio, de pólen aparente, também devem ser evitadas, pois facilmente podem causar alergias e irritação nasal;
  • Evite também espécies que precisam de muita água, pois aos finais de semana e feriados o consultório vai ficar vazio e a planta pode secar ou até morrer.

Agora, um exemplo de boa opção é a Dracena. Uma planta com folhas largas e suficientemente resistentes para ficar em ambientes fechados e com ar condicionado.

Outras opções possíveis são a Jiboia, o Pau D`água, o Pacová e o Filodendro.

Das plantas com flores, as Orquídeas são uma boa opção, pois além de embelezarem o ambiente, oferecem um leve aroma agradável.

Flores para consultórios

6. Coloque cortinas que valorizam o ambiente

As cortinas podem ser usadas para deixar o cômodo mais acolhedor.

Por isso, ao escolher o modelo e o tecido ideal, leve em consideração o projeto de decoração como um todo.

Uma sensação de aconchego, por exemplo, pode vir de uma cortina em veludo ou linho grosso.

Sala de consultório

7. Reserve um espaço para crianças

Algumas especialidades obrigatoriamente vão precisar pensar na decoração visando as crianças, como é o caso da pediatria. Mas essa dica também é válida se você notar que muitos pacientes vão ao consultório com seus filhos.

Nesse espaço criado para as crianças, é essencial usar sua imaginação e criar um mundo de diversão com cores alegres, como azul, verde, amarelo e vermelho.

As mobílias também podem ser inspiradas em assuntos como animais, espaço, fábulas, qualquer tema que as crianças se interessem.

Decoração para consultórios de pediatras

Aprenda mais sobre decoração e arquitetura para consultórios em nosso eBook gratuito:

Baixe grátis: eBook sobre decoração e arquitetura para clínicas e consultórios!

Como ter inspirações de decoração para consultórios no Pinterest

O Pinterest é um ótimo site para quem deseja buscar inspirações e referências visuais. Você pode criar pastas e salvar as imagens para mostrar para um especialista em design de interiores, por exemplo.

O ideal é usar palavras-chaves como “decoração para consultórios“, “decoração para clínicas” e “decoração saúde” para encontrar fotos que vão te ajudar a ter ideias para o seu ambiente.

decorar sua clinica galeria

Dúvidas frequentes sobre decoração para consultórios

Como decorar meu consultório?

Priorize tons suaves, pastéis e neutros, para tornar o ambiente mais acolhedor. A luz indireta também torna o espaço mais intimista. 

Pense no seu público-alvo e na sua especialidade para escolher os móveis, cores e iluminação.

O que colocar na recepção do consultório?

  1. Escolha tons pastéis, suaves e neutros para o ambiente;
  2. Use cores vibrantes em pontos estratégicos como quadros e almofadas para deixar o espaço mais vivo;
  3. Use flores e plantas para humanizar o paciente;
  4. Opte por decorações que agradem seu público-alvo ou façam relação com sua especialidade;
  5. Priorize a iluminação indireta e natural sempre que possível.

O que colocar na mesa do consultório?

Coloque apenas objetivos que são utilizados com frequência na mesa do consultório, como computadores, calendários e canetas. 

Tenha um lixo por perto para jogar fora objetos desnecessários e manter seu espaço organizado.

Neste artigo você aprendeu dicas de decoração para consultórios, como ter inspirações no Pinterest e solucionou dúvidas frequentes sobre esse tópico. Espero que tenha gostado!

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter para receber mais conteúdos como este:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo, atua como analista de conteúdo há mais de 3 anos na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.