agendamento online

Qual é o futuro da Medicina?

Uma pesquisa feita nos estados Unidos teve por objetivo entender o futuro da Medicina, mais especificamente no relacionamento entre médicos e pacientes.

O estudo levou em consideração os millennials, ou seja, jovens de 18 a 34 anos, que são a próxima geração de pacientes e estão mais inseridos em um universo tecnológico e conectado.

Obviamente essa familiaridade com a tecnologia também tem consequências na relação dessas pessoas com sua própria saúde.

Tecnologias que vão definir o futuro da Medicina

Dispositivos móveis e aplicativos são as tecnologias que esses pacientes mais desejam ver incluídas nos seus cuidados diários com a saúde.

Indo além, segundo a pesquisa, 57% dos millennials estariam interessados em tomar comprimidos tecnológicos que pudessem monitorar o interior do corpo. Uma opção mais prática em comparação à endoscopia, por exemplo.

Outro dado interessante, é que 63% desses jovens desejam transmitir os dados de seus wearables para seus médicos.

Esses dispositivos são ótimos para captar informações do dia a dia da saúde dos pacientes, e podem fornecer gráficos que revelam mesmo as pequenas alterações do bem estar do usuário.

futuro da medicina wearable

Relacionamento médico e paciente

Claro que todos esses avanços tecnológicos vão modificar a maneira como pacientes e médicos se relacionam.

Os millennials, tão acostumados a manterem relacionamentos por meio de computadores e aplicativos, não se importam em perder os contatos “cara a cara” com seus médicos em troca de mais praticidade.

Por exemplo, no estudo quase ⅔ dos entrevistados disseram que adotariam o uso da telemedicina, ou seja, atendimentos feitos por meio de videoconferência,  em detrimento das consultas presenciais.

No Brasil, esse tipo de atendimento ainda é restrito pelo CFM. Por mais que os médicos tirem dúvidas ou respondam mensagens de pacientes por aplicativos de mensagem, isso não é considerado ato médico completo.

futuro da medicina telemedicina

Uma novidade que os jovens já estão utilizando é na hora de escolherem seus médicos. 76% deles disseram que escolhem os profissionais que vão cuidar de sua saúde por meio de reviews e indicações de outros pacientes em plataformas online.

Outra dado que é levado em consideração na hora de escolher um médico é a possibilidade de agendar as consultas por meio de um site ou aplicativo. 74% dos entrevistados disseram que isso é essencial na hora de escolher um profissional da saúde.

Ferramentais atuais 

Atualmente, menos de 10% dos pacientes consegue agendar uma consulta por e-mail ou mensagem. A maioria absoluta dos agendamentos devem ser feitos por telefone (70%), ou até mesmo pessoalmente (25%).

Por exemplo, aqui no Brasil o Doctoralia é muito utilizado.

Nessa plataforma é possível verificar a agenda do profissional e agendar sua própria consulta, sem a necessidade de conversar com a recepcionista, por exemplo.

Outra funcionalidade é a possibilidade de ver as avaliações e notas que os pacientes deram para determinado médico. Atualmente são mais de 330 mil profissionais cadastrados.

doctoralia

Os médicos e profissionais da saúde que utilizam o sistema de gestão iClinic podem compartilhar sua agenda online para que os pacientes façam o agendamento pelo Doctoralia.

A nova geração de pacientes é mais conectada, preza pela praticidade e está acostumada a compartilhar suas informações por meio de redes e aplicativos online.

Com certeza esse novo comportamento vai afetar o futuro da Medicina.

## Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus