O WhatsApp médico é uma ótima forma de manter contato com os pacientes, além de ser uma ferramenta eficiente na redução de custos do consultório. Porém, é fundamental estar atento às suas regulamentações e saber bem quais são as suas desvantagens.
É difícil conhecermos alguém que não utiliza o WhatsApp. Essa plataforma ganha mais popularidade a cada ano, e essa tendência também acontece com seus pacientes.
O WhatsApp já ultrapassou o número de 2 bilhões de usuários no mundo. Apenas no Brasil, mais de 50% da população brasileira já possui o aplicativo instalado em seus smartphones.
Um estudo sobre a Mensageria no Brasil também aponta, que em janeiro de 2019, a popularidade do WhatsApp entre os brasileiros era de 96%. Dos entrevistados, 91% acessavam o WhatsApp todo dia.
De fato, o uso do WhatsApp pode ser muito vantajoso para os profissionais de saúde.
Mas para garantir que você não irá infringir nenhuma norma do CFM (Conselho Federal de Medicina), e até mesmo do próprio WhatsApp, é essencial que você leia este artigo até o final.
Acompanhe!
O uso do WhatsApp médico é regulamentado no Brasil?
Para entender a fundo qual é a regulamentação do WhatsApp na prática médica, buscamos o parecer n°14/2017 do CFM.
No artigo, o Conselho Federal de Medicina deixa claro que o uso da plataforma é permitido para a comunicação entre médicos e pacientes, assim como entre profissionais de saúde, para enviar dados ou solucionar dúvidas.
“O WhatsApp ou seus assemelhados são um instrumento de comunicação extraordinário […] cremos que a utilização, no contexto da medicina, dos novos métodos e recursos tecnológicos é medida irreversível e que encontra amparo no atual cenário de evolução das relações humanas, já que, como dito, traz incontáveis benefícios ao mister do profissional médico na busca do melhor diagnóstico.”
Porém, também é enfatizado que as trocas de mensagens não devem, em nenhuma circunstância, substituir as consultas presenciais. Ou seja, o atendimento médico não é permitido pelo WhatsApp.
Veja a seguir uma lista de algumas práticas médicas que são proibidas neste meio de comunicação:
- Realizar diagnósticos;
- Prescrever medicamentos;
- Prestar atendimentos a distância.
E alguns serviços médicos que são autorizados:
- Agendamento de consultas;
- Solução de dúvidas para pacientes que já foram atendidos presencialmente;
- Lembretes e confirmação de consultas.
Para saber mais sobre o que é permitido ou não em mídias como WhatsApp e redes sociais, baixe gratuitamente nosso material educativo:
Agora que você conhece a regulamentação do WhatsApp, está na hora de descobrir quais são seus principais benefícios e desvantagens. Continue a leitura e descubra!
Principais vantagens do WhatsApp médico
Mídias digitais, como WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail marketing, são ótimas plataformas para manter um contato mais próximo com os pacientes, além de auxiliar em algumas estratégias, como marketing médico.
Para te ajudar a identificar os principais benefícios do WhatsApp médico, separamos 5 pontos que devem ser levados em conta durante sua análise.
1. Redução de custos
Se você ainda não utiliza uma comunicação automatizada, como o e-mail marketing ou lembretes de consulta, provavelmente sua principal forma de conversar com os pacientes é a ligação.
Além de ser difícil conseguir contatar o paciente em um horário que ele esteja livre para conversar, o custo de telefonia do seu consultório pode ser alto por conta dessa prática.
Utilizando o WhatsApp ou SMS, além de reduzir custos de telefonia, você também otimiza seu tempo e o de seus colaboradores. Uma ótima forma de aumentar a produtividade, não concorda?
2. Diminuição da taxa de absenteísmo
Você sabia que um serviço automático de confirmação de consultas pode reduzir em até 30% as faltas dos seus pacientes?
Assim como o WhatsApp pode reduzir gastos, ele também pode ser um forte aliado na diminuição da taxa de absenteísmo. Muitas vezes, os pacientes não comparecem às consultas por simples esquecimento.
Lembretes de confirmação de consultas evitam que você tenha horários vagos na sua agenda, aumentando sua rentabilidade.
3. Relacionamento digital
Oferecer um atendimento humanizado com certeza é um diferencial importantíssimo para seus pacientes. Porém, algo que pode fortalecer ainda mais essa relação, é estender o atendimento com um relacionamento digital.
Claro, não podemos nos esquecer que o atendimento médico por WhatsApp é proibido.
Mas é fundamental lembrar que mesmo pequenos detalhes como estar disponível para tirar dúvidas fora do consultório, também é um aspecto importante para seus pacientes.
Esse contato pós-consulta faz com que seus pacientes se sintam lembrados, tornando-os ainda mais engajados em seus tratamentos e em prevenções da saúde.
4. Boa taxa de abertura
Como vimos na pesquisa de Mensageria no Brasil, a maior parte das pessoas acessa o WhatsApp todo dia, e isso provavelmente não é diferente com você, ou com seus pacientes.
Enviar mensagens pela plataforma garante uma boa taxa de abertura, diferente de outras formas de contato, como as ligações.
5. Fidelização de pacientes
Todos os aspectos que comentamos durante o conteúdo contribuem na fidelização de pacientes.
Afinal, além de entregar um atendimento de qualidade, você também tem outros diferenciais como disponibilidade, modernização e um cuidado pós-consulta, que muitos profissionais de saúde ainda não conseguiram alcançar.
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Desvantagens do WhatsApp médico
Nada é perfeito, e assim como outras mídias, o WhatsApp também possui suas desvantagens. Para não ser pego de surpresa, descubra a seguir quais são elas.
1. Impossibilidade de envio em massa para pacientes
Mesmo que você utilize o WhatsApp Business, desenvolvido exclusivamente para empresas, o aplicativo não permite que você envie mensagem para diversos pacientes.
Apenas algumas empresas como iFood e Loggi conseguem enviar mensagens para clientes, e seu uso é estritamente regulamentado pelo WhatsApp.
O principal intuito do WhatsApp Business é que as pessoas entrem em contato com as empresas, e não o contrário.
Por isso, enviar mensagens em massa não é algo automático na plataforma, e pode até mesmo ser considerado como spam.
A lista de transmissão do WhatsApp, apesar de possibilitar envio para 256 contatos, todos eles precisam ter seu número adicionado em suas listas de contatos.
Ou seja, diferente do e-mail marketing, a lista de transmissão foi feita para compartilhamento de mensagens entre amigos.
Afinal, ela aparece justamente como uma mensagem individual, o que não passa uma imagem profissional. Sem contar que você precisa selecionar todos os contatos manualmente, sempre que criar uma nova lista de transmissão.
2. Pacientes tentando realizar consultas pela plataforma
Apesar do CFM deixar claro que atendimento médico não pode ser realizado pelo aplicativo, muitos pacientes desconhecem esse fato, e tentam utilizar o WhatsApp para realizar consultas.
É fundamental explicar para seus pacientes, principalmente aqueles que entram em contato enviando informações sigilosas e fotos, que seu atendimento é restrito na consulta presencial ou por Telemedicina.
Dessa forma, você evita dor de cabeça com questões burocráticas, e também não infringe as normas do CFM, mesmo que por acidente.
3. Falta de compressão de horários de atendimento
Outra desvantagem é que muitos pacientes podem ignorar o horário de atendimento estabelecido, tentando entrar em contato em situações que não são emergenciais.
Uma boa dica é utilizar um chip ou smartphone exclusivo para o consultório, e criar uma conta no WhatsApp Business.
Dessa forma, você pode programar respostas automáticas para pacientes, e descansar durante o final de semana ou quando seu horário de atendimento terminar.
Reduza até 32,5% das faltas dos pacientes com a Mensageria da Afya iClinic
A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema.
Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você.
Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio.
Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.
Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.
Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%!
Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.
Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos.
Para conhecer mais, faça seu cadastro e agende uma demonstração da ferramenta sem nenhum compromisso.
Viu como o WhatsApp médico pode ser vantajoso? Como você pretende ou como você utiliza o aplicativo com seus pacientes?
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