Por que e como utilizar o e-mail marketing na sua clínica?

Por que e como utilizar o e-mail marketing na sua clínica?

Principais tópicos

O e-mail marketing pode ajudá-lo a aumentar o número de consultas e a satisfação dos pacientes de sua clínica. Descubra como isso é possível!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Experimente a ferramenta abaixo e escute o áudio do artigo:

Devido aos muitos concorrentes do mercado, a cada dia se torna mais importante investir em estratégias para aumentar a visibilidade da sua clínica e, por consequência, a sua autoridade no seu segmento. Isso porque, quando se trata da saúde, as pessoas costumam ser mais criteriosas ao escolher o profissional com quem vão se consultar. Nesse sentido, uma ferramenta que pode ser muito útil para conquistar seus pacientes é o e-mail marketing.

Por meio dele será possível entregar conteúdos relevantes ao seu público-alvo, com o intuito de educá-lo a respeito de assuntos da área da saúde, entregando as soluções certas, no momento oportuno, criando um relacionamento saudável e, ao mesmo tempo, natural.

Entenda um pouco mais sobre como utilizar o e-mail marketing na sua clínica e quais são os benefícios que ele proporciona:

Por que é importante fazer uso do e-mail marketing?

Além de estreitar o seu relacionamento com o paciente, o e-mail marketing vai ajudá-lo a se tornar uma autoridade na sua especialidade, por causa dos conteúdos que você vai oferecer.

Assim, se você atua no segmento de cardiologia, por exemplo, sempre que um paciente precisar realizar uma consulta cardiológica, é de você que ele lembrará. Incrível, não?

A seguir, listamos alguns benefícios que essa ferramenta proporciona para mostrar por que é importante colocá-la em prática na sua clínica. Confira!

Baixo custo

Para trabalhar com a estratégia de e-mail marketing, não é necessário investir tanto dinheiro como nas demais campanhas. Nesse momento, a primeira coisa que você precisa fazer é chamar a atenção de possíveis pacientes. Para isso, é essencial oferecer um material rico, ou seja, um eBook ou um webinar, por exemplo, em troca do e-mail dessa pessoa.

Feito isso, você já tem tudo o que precisa para fazer sua campanha. No mais, você só precisará contratar uma ferramenta para ajudá-lo a automatizar suas mensagens.

Alto retorno

Essa é uma das estratégias que apresentam o melhor retorno financeiro, pois com pouco investimento é possível alcançar um bom número de pessoas que, consequentemente, poderão se tornar seus pacientes fiéis.

Nesse sentido, ao colocar na ponta do lápis o valor investido e os valores das consultas e procedimentos, podemos chegar à conclusão de que o retorno financeiro pode superar as expectativas, possibilitando que novas estratégias sejam adotadas para serem trabalhadas em conjunto com o e-mail marketing, potencializando os resultados da clínica.

Visibilidade do negócio

De acordo com dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 94,2% dos brasileiros usam a internet com a finalidade de trocar imagens e textos. Nesse sentido, podemos destacar que o e-mail marketing ajuda a aumentar a visibilidade da sua clínica.

Isso porque é bem provável que os seus potenciais pacientes chequem seus e-mails diariamente. Dessa forma, essa estratégia ajuda a divulgar sua clínica de maneira natural, trazendo informações relevantes para a persona e que vão ajudá-la em algum momento de sua vida.

Segmentação dos pacientes

Ao realizar o cadastro para receber o material rico que você ofereceu, é importante solicitar outras informações além do e-mail do seu paciente em potencial, para que você possa fazer uma segmentação mais detalhada. Dessa forma, é possível enviar conteúdos diferenciados e específicos.

Esse tipo de estratégia contribui para garantir uma boa experiência do seu público e conquistar a confiança dele de maneira mais eficiente. A segmentação é um item fundamental e que pode trazer diversos benefícios para sua clínica, principalmente em relação ao aumento do número de consultas e procedimentos.

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Como o e-mail marketing deve ser utilizado na clínica?

Depois de conhecer todos esses benefícios você deve estar pensando em implementar a estratégia de e-mail marketing o quanto antes na sua clínica, certo? Pois bem, a seguir, explicamos como ele deve ser utilizado para gerar bons resultados. Veja!

Confirmação de consultas

Uma das maiores dificuldades dos consultórios e clínicas médicas é realizar a confirmação das consultas, pois essa atividade demanda tempo e, muitas vezes, o paciente não pode atender ao telefone a tempo. Nesse momento, o e-mail marketing também entra como uma solução.

Por meio dele, é possível programar o envio de seus e-mails para o paciente confirmar a consulta. Mas você deve estar se perguntando: como saber se o e-mail foi lido? Existem ferramentas que podem ser conectadas ao e-mail e fornecer esse tipo de informação a você, tornando o processo ágil e eficaz.

Avisar o paciente sobre a necessidade do retorno

O pós-atendimento também é muito importante para conquistar seu paciente. Assim, o e-mail marketing pode ser utilizado para avisar o paciente sobre a necessidade do retorno à consulta. Nesse e-mail, você pode ressaltar a importância de cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, sugerir o agendamento de uma nova consulta.

Com essa prática, o paciente perceberá o quanto você se preocupa com o bem-estar dele e se sentirá mais motivado para retornar ao seu consultório.

Envio de conteúdos informativos

O envio de e-mails informativos também é uma forma de mostrar ao seu paciente em potencial o quanto você tem conhecimento sobre determinado assunto e como você pode ajudá-lo a resolver o problema em questão.

Além disso, também é possível alertá-lo sobre a importância de realizar consultas e exames de forma preventiva, indicando, até mesmo, vacinas que podem ser tomadas em determinadas épocas do ano, como a da gripe H1N1 durante o inverno.

E-mails transacionais

Esse tipo de e-mail é acionado quando uma transação é realizada. Nesse caso, pode ser disparado após a realização de uma consulta ou como um lembrete, por exemplo. Nesse sentido, você pode agradecer pela preferência e, ao mesmo tempo, oferecer algo de valor para manter o paciente engajado.

Lembre-se de que para melhorar o relacionamento com o paciente você não pode lembrar dele apenas quando quer algo em troca. É preciso mostrar que cada ação que ele toma em relação à sua clínica é valorizada.

O e-mail marketing é uma estratégia que pode trazer muitos resultados positivos para a sua clínica. Mas ele precisa ser feito da maneira correta para não atingir um público que não tem interesse em seus serviços.

Sendo assim, é importante mensurar sempre os seus resultados para descobrir se existe algo impedindo o sucesso da campanha e, assim, aprimorar o uso dessa ferramenta.

Quer saber quais erros precisam ser evitados na hora de criar suas estratégias de marketing médico? Acesse nosso artigo para descobrir! 🙂

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