Coworking médico: quais as vantagens de atender nesse modelo?

coworking medico medica sorrindo

Principais tópicos

O coworking médico permite que diferentes profissionais atendam em um espaço compartilhado, sem precisarem se preocupar com gastos como recepcionistas, limpeza e manutenção do local.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os espaços de coworking. Mas sabia que também é possível realizar atendimentos em um coworking médico?

Hoje, essa é uma ótima maneira para profissionais de saúde atenderem pacientes por um preço relativamente baixo em comparação com a compra e instalação de seu próprio escritório.

Os coworkings são populares entre empreendedores de tecnologia, escritórios de advocacia e médicos que querem a liberdade de um espaço de escritório sem o incômodo de todas as despesas gerais.

Esse ambiente compartilhado é ideal para quem está no início da carreira, mas muitos médicos mais experientes também preferem atender em coworking, para focar menos na gestão e atender mais pacientes.

Para te ajudar a entender melhor sobre o que é o coworking médico e quais são as vantagens de realizar seus atendimentos nesse modelo, preparamos esse artigo.

Veja abaixo o que você vai aprender nesse artigo:

O que é um coworking médico?

coworking medico espaco de trabalho

O coworking médico envolve um grupo de médicos independentes que compartilham o espaço do consultório sem compartilhar seu negócio principal.

Os médicos têm acesso a salas de espera, espaços de consulta e salas de exame. No entanto, nenhum deles será responsável pelo manuseio e supervisão do trabalho administrativo, limpeza e compra de equipamentos.

Ao invés disso, a empresa de coworking supervisiona estes aspectos do negócio e faz com que eles funcionem da melhor forma possível.

O principal objetivo é garantir que as operações diárias estejam acontecendo da maneira mais eficiente e econômica possível.

O crescimento do mercado com a pandemia da COVID-19

Os espaços de coworking médico são projetados para que você possa passar menos tempo se preocupando em administrar o consultório e mais tempo cuidando de seus pacientes.

Dessa forma, você poderá dar uma atenção a mais a eles, que tendem a se sentir mais valorizados, vistos e ouvidos, criando um sentimento de fidelidade com o profissional que a atende.

Assim, você praticamente não precisará mais se preocupar com outras partes de seu negócio que hoje requerem tempo e dedicação.

Começar uma clínica médica própria também demanda um investimento inicial e de manutenção muito grande.

Muitos profissionais acabam indo por esse caminho, mas enfrentam problemas como falta de conhecimento empresarial, dificuldade na divulgação do serviço e encontrar o local ideal para os atendimentos.

Além disso, custa muito dinheiro começar sua própria clínica médica, e é preciso ainda mais dinheiro para mantê-la funcionando.

Para saber todos os processos que envolvem começar um empreendimento na área da saúde, baixe gratuitamente nosso eBook:

eBook Gratuito de Empreendedorismo na área da saúde: especialize ainda mais sua educação médica. Clique aqui!

Quando você opta pela abordagem de coworking médico, você pode economizar muito e usar os recursos de que dispõe de maneiras mais eficientes e econômicas.

Dessa forma, com o coworking médico, você não precisa gastar dinheiro comprando um espaço.

Isso liberta você para gastar seu dinheiro de outras formas, beneficiando você, seus pacientes e os outros profissionais de saúde que possam estar trabalhando ao seu redor.

Com isso, a obtenção da redução de custos e um endereço comercial bem localizado são algumas das vantagens. Algumas pessoas procuram a opção do coworking para fazer networking ou se livrar de alguns problemas que o home-office pode trazer.

Desde que o mercado de coworking no Brasil foi implementado no Brasil, o crescimento tem sido vertiginoso e cada vez mais atrai os olhos de pessoas e empresas interessadas em adotar esse modelo.

Como funciona um coworking médico?

coworking medico atendimento medico

O coworking é feito de consultórios compartilhados, ou seja, da mesma forma que você atuará lá em alguns horários, outros profissionais poderão atender no local, a depender do horário de disponibilidade.

A ideia do coworking é otimizar espaços e recursos, pois ao dividir a estrutura de uma clínica, evita-se que o espaço fique ocioso em determinados horários, ou seja, aumenta a produtividade.

Além disso, as despesas e contas passam a ser divididas.

O aluguel, condomínio, os encargos com colaboradores, como secretárias e  recepcionistas,  serviços de limpeza e manutenção, além de e insumos como a água e o cafézinho, serão divididos e repassados a cada um dos profissionais.

Quais os serviços são oferecidos?

É possível contratar o escritório de coworking por hora de utilização ou fechar um plano fixo mensal e até mesmo anual. Com isso, o profissional tem acesso a toda a estrutura que o ambiente pode oferecer. Entre elas:

  • Salas privativas;
  • Recepção;
  • Salas de reunião e treinamento;
  • Internet Wi-Fi de alta velocidade;
  • Banheiro, estacionamento e lanchonete ou copa;
  • Espaço para relaxamento;
  • Equipamentos de impressão;
  • Escritório virtual.

O escritório virtual é um ambiente feito especialmente para as consultas a distância. Para saber mais sobre essa modalidade, baixe nosso kit gratuito sobre a Teleconsulta:

Kit gratuito: tudo sobre Teleconsulta. Baixe agora mesmo!

Quais atendimentos e atividades podem ser feitas em um coworking?

As atividades e atendimentos que podem ser feitos em um coworking dependem da necessidade de cada médico.

Por exemplo: se o profissional necessita de um espaço para poucas consultas, o ideal é que o coworking disponha de um ambiente mais simples.

Outra necessidade, comum a todos eles, está no cumprimento dos requisitos mínimos exigidos pelas instituições reguladoras.

O ideal é listar o que você busca em um coworking para escolher aquele que atenderá suas necessidades, ou seja, a melhor escolha de coworking visando sua carreira médica.

6 vantagens de um coworking médico

coworking medico especialistas

O coworking médico elimina muitos dos desafios associados a possuir seu próprio consultório médico. Isso permite a você ter um tempo de maior qualidade com o paciente, melhorando o atendimento prestado a ele.

Entre os desafios amenizados pelo coworking médico podemos citar:

  • Tarefas de gerenciamento de um negócio;
  • Problemas operacionais e logísticos;
  • Questões que passam à margem da atividade fim do negócio: limpeza, manutenção, segurança, entre outros.

Em vez de fazer malabarismos com as tarefas administrativas de seu consultório ou depender de um sistema diferenciado, você pode proporcionar uma experiência de saúde melhor e mais personalizada para seus pacientes.

Pensando nisso, confira abaixo 5 vantagens de trabalhar com o coworking médico.

1. Não é preciso ter investimento inicial

Além dos aluguéis caros, construir um consultório do zero requer um investimento elevado. Uma obra dessas também pode levar muito tempo para a reforma, autorizações governamentais para operar e decoração.

Por outro lado, um modelo de coworking permite que comece a atender de imediato e não exige investimento inicial.

Além disso, você não precisa mais se preocupar com os custos de renovação, regulamentação, contas de serviços públicos, internet, trabalhadores administrativos, entre outros.

O compartilhamento de custos com outros profissionais pode ajudar você a ser mais eficiente nas questões financeiras no início da sua carreira como médico.

Além disso, você terá uma  uma maior independência de tempo, pois não é obrigado a cumprir um determinado número de consultas, como nos casos em que atende para uma clínica de terceiros.

2. Custos são variáveis de acordo com seu volume de atendimento

Outra vantagem é que boa parte dos espaços de coworking médico permitem que as taxas e mensalidades pagas estejam relacionadas ao volume de atendimento que fizer ao longo do período.

Além da mensalidade, a maioria delas cobra uma taxa pelo tempo em que você estiver de fato usando o consultório.

Normalmente essas cobranças são feitas pelo minuto de utilização. Isso pode ajudar você a obter melhores dados sobre o valor da sua hora de trabalho, além de evitar um consultório ocioso.

Assim, a rentabilidade das consultas também aumenta, visto que o lucro estará baseado no tempo utilizado e não num aluguel que considera o custo do espaço mesmo quando ele não está sendo utilizado.

3. Estrutura que permite ter melhor apresentação ao paciente

Com espaços modernos, planejados e equipados com itens de primeira linha, o coworking médico oferece uma estrutura que seria inviável e cara de se obter em modelos tradicionais ou em consultórios compartilhados.

Decoração, mobiliário premium e tecnologia no atendimento do paciente são alguns dos principais diferenciais que uma estrutura assim costuma ter.

Esses pontos são muito importantes para conquistar pacientes e empresas de alto padrão que farão consultas médicas com você. Isso pode se refletir de forma positiva na reputação da sua carreira e também no lado financeiro.

4. Possibilidade de ampliar seu raio de atuação

Alguns coworkings possuem mais de uma unidade. Muitos deles podem estar localizados em regiões diferentes de uma mesma cidade ou em cidades vizinhas.

Com isso, além de você aumentar o raio de atuação, você também será capaz de aumentar o número de pacientes atendidos e possivelmente as indicações.

Quando isso acontece, a sua carreira na profissão pode dar um verdadeiro salto. A escalabilidade de um negócio que atua em mais de uma cidade ou região costuma ser muito maior do que quem atua num só lugar.

Outro ponto super importante nesse aspecto, é que você conseguirá ter mais de um espaço de atendimento sem a necessidade de fazer investimentos adicionais, algo que em nenhum outro modelo seria possível.

5. Sair do velho modelo de aluguel por período

Diferentemente do aluguel por período, onde você tem uma hora pré-determinada para atender seus pacientes, ter um consultório em coworkings como a Livance te dão uma completa flexibilidade de agenda.

É possível fazer uma consulta no horário em que for mais conveniente para você e seu paciente, acabando com os aborrecimentos de ter que ficar pedindo para trocar de horário com seus colegas.

6. Fazer networking

Começar a carreira em um ambiente onde há outros profissionais é uma excelente forma de criar conexões e tornar o networking uma frente de geração de pacientes.

Um consultório tradicional ou compartilhado restringe muito a interação com outros médicos.

Com isso, há uma maior dificuldade em verificar e encontrar entre os profissionais, o que reduz a indicação de pacientes em especialidades relacionadas.

O coworking médico e a facilidade de um sistema

O uso de um sistema de qualidade melhora a experiência de qualquer espaço, seja um consultório próprio ou um coworking. Soluções como a Teleconsulta, prontuário eletrônico, agenda médica, entre outros, facilitam o dia a dia.

A Dra. Caroline Ortega, por exemplo, atua em um coworking e com o apoio de um software médico que atende às suas necessidades. Veja seu depoimento:

> “Para quem está começando, o coworking é uma ótima opção, pensando nos gastos que, no início, com poucos pacientes, podem acabar dando prejuízo. […] O iClinic atende minhas expectativas: tem ótimo custo-benefício, é extremamente fácil de mexer. Algo que me auxilia muito na pediatria, e principalmente na nefrologia, é que ele é totalmente personalizável.”

Entre as principais vantagens que um sistema médico oferece para seus atendimentos em um coworking, podemos citar:

  • Proporciona mais organização e acessibilidade;
  • Garante muito mais segurança para seus dados;
  • Auxilia na sua gestão pessoal;
  • Otimiza todos os seus processos administrativos;
  • Melhora a experiência dos pacientes;
  • Variedade de planos e possibilidade de melhorias.

Assista nosso vídeo para ver mais diferenciais que a tecnologia unida com um coworking pode trazer para sua rotina médica:

Se você ainda não tem certeza se um software médico é a solução que você precisa, baixe nossa checklist gratuita e tire sua dúvida agora mesmo:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Alugar um consultório ou um coworking médico: qual é mais vantajoso?

coworking medico em consulta

Está em dúvida sobre abrir um consultório ou atender em um coworking? Tenha certeza sobre sua decisão com nosso eBook.

Aprenda quais são as principais diferenças entre um aluguel de consultório e aluguel de coworking, saiba como escolher a melhor opção para sua realidade e conquiste estabilidade em sua carreira médica.

Baixe agora mesmo nosso eBook gratuito sobre aluguel de consultório vs aluguel de coworking e como escolher:

Baixe gratuitamente o eBook Aluguel de consultório x aluguel de coworking: como escolher?

Como escolher o coworking médico?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de um coworking médico e está decidido a aderir a essa proposta de consultório, é preciso ter atenção na hora de escolher um espaço. Confira as dicas abaixo!

1. Verifique a estrutura do local

coworking medico medicos conversando

Quem trabalha na área da saúde sabe o quanto uma boa infraestrutura pode ajudar na rotina de atendimento e diagnósticos, inclusive, fazendo toda a diferença na hora de atrair um paciente para o seu consultório.

Sendo assim, analise se o coworking médico tem a infraestrutura de que você precisa para oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

Ter um design inovador nem sempre pode ser considerado um fator indispensável dentro de um consultório. Muitas vezes, o conforto e bons equipamentos são o suficiente para oferecer a melhor experiência aos seus pacientes.

Além disso, leve em consideração também a limpeza do local. Lembre-se de que estamos falando do bem-estar e qualidade de vida das pessoas e, por esse motivo, é uma questão que merece especial atenção.

2. Atente-se a equipe de atendimento do local

Converse com as pessoas que trabalham no coworking para entender se são profissionais treinados e que irão facilitar o seu trabalho, auxiliar e receber seus pacientes.

Afinal, o paciente terá contato com essas pessoas ao chegar ao consultório, por isso, elas devem prestar um bom atendimento a eles. Caso contrário, o paciente pode não se sentir confortável a retornar ao espaço.

3. Saiba o modelo de negócio e tempo de contrato

Faça a análise do modelo de negócio, valores, o que está incluído em cada taxa, tempo de contrato, diferentes planos e veja qual se encaixa melhor com a sua realidade.

Para a lucratividade de seu negócio, é importante a escolha de um local com o valor que se encaixe em seu orçamento, mas que ainda assim seja o lugar ideal para exercer suas atividades, atendendo suas expectativas.

4. Veja a atuação de outros profissionais no coworking

O que faz os profissionais buscarem os espaços de coworking, além do baixo custo, é a possibilidade de interação com outros profissionais, ampliando a convivência com o público e possíveis novos clientes e parceiros.

Com a diversidade dos profissionais que podem ser encontrados dentro de um espaço de coworking, as possibilidades de surgirem negócios entre seus membros aumenta, sendo criada uma verdadeira rede de relacionamentos.

Ao trabalhar em um coworking, você dividirá o espaço com outros médicos e profissionais da área de saúde. A troca de experiências com profissionais da área, possivelmente com formações e especialidades diversas é muito importante para o crescimento de qualquer profissional.

Na área médica, não é diferente, esse networking pode ser muito vantajoso para o profissional para aumentar a sua credibilidade e notoriedade, além de criar oportunidade de parcerias e troca de conhecimento.

Como abrir um coworking médico?

coworking medico medica e auxiliar

Quem pode abrir um coworking médico?

Os proprietários de coworking são empreendedores inovadores e únicos que encontram o caminho do sucesso para seu coworking em diferentes segmentos, locais e origens.

Sendo assim, qualquer pessoa pode abrir um coworking médico. Entretanto, é preciso ter em mente como será e quem fará a administração.

Afinal, o coworking foca em serviços, e por isso precisa de uma administração eficiente, planejada e cuidadosa (assim como em qualquer tipo de empresa).

Quais são as documentações que envolvem a abertura desse negócio?

Basicamente, para abrir um coworking médico você vai precisar buscar uma série de autorizações legais para iniciar as atividades. As principais delas são:

Baixe gratuitamente nosso eBook de regularização de clínicas para aprender o que mais é exigido na abertura de instituições de saúde:

ebook-regularizar-sua-clinica

O que levar em consideração antes de abrir um coworking?

coworking medico dra com epi

Para abrir um coworking é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento e maquinário, também deve-se pesquisar quem serão seus futuros clientes, concorrentes,  mercado e muito mais.

O ponto ideal para montar um coworking é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para todos.

O marketing, o portfólio de serviços que serão oferecidos e a administração do espaço são igualmente importantes. Sem o marketing médico, nenhuma instituição sobrevive.

Por último, todo coworking deve contar com um gestor que será responsável pela administração.  Quando essa pessoa não for o proprietário, faz-se necessário a contratação de uma pessoa para isso.

Conclusão

Os espaços de coworking vem ganhando cada vez mais destaque e já é considerado um excelente negócio entre os profissionais do setor da saúde.

Isso porque o modelo oferece diversas vantagens para quem busca economia, praticidade e facilidade na hora de atender seus pacientes.

Um dos grandes benefícios do coworking é que ele permite que você se concentre em fornecer um bom atendimento ao paciente e menos na logística de administrar seu próprio consultório.

Os espaços de coworking médico também oferecem muita flexibilidade, para que você possa escolher uma opção que se ajuste ao seu orçamento, além de ser uma ótima forma de conhecer outros profissionais.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter para receber mais artigos como este em seu e-mail:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online