Administração e Gestão

Coworking para médicos: o que é e como funciona?

Ter um consultório próprio requer fôlego financeiro e dedicação a longo prazo, além de uma estratégia clara para atração de novos pacientes, o que quase nunca é um processo simples. Por isso, alguns médicos e profissionais de saúde já começaram a investir em modelos colaborativos, como os espaços de coworking.

Diferentemente dos consultórios tradicionais, onde o médico trabalha sozinho ou divide o local com poucos colegas, o espaço de coworking é um local amplo que reúne toda a estrutura necessária para que outras empresas ou indivíduos desenvolvam seus negócios.

No Brasil, já existem coworkings exclusivos para profissionais da área de saúde, com equipamentos e espaços para exames. A ideia faz parte da nova vertente da economia compartilhada.

Quer saber melhor como funciona o coworking para médicos? Continue com a gente nesse artigo que te explicaremos tudo que você precisa saber.

Economia compartilhada

De maneira simplificada, a economia compartilhada ou consumo colaborativo acontece quando indivíduos dividem o uso ou a compra de serviços e produtos. Esse é um modelo inovador, que está revolucionando o comportamento da sociedade, abrindo novas oportunidades para diversos profissionais.

Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as modalidades de consumo colaborativo mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros são o aluguel de casas e apartamentos em contato direto com o proprietário (40%), caronas para o trabalho ou faculdade (39%) e aluguel de roupas (31%).

De acordo com Claudio Mifano, CEO e co-fundador da Livance, solução de consultório flexível para os profissionais da área da saúde, o profissional de saúde de hoje está em busca de outras soluções:

“O perfil do profissional da área mudou e o que ele procura são soluções que sejam mais acessíveis do que um consultório fixo e proporcionem uma maior autonomia nos negócios. Acredito ser importante ficar de olho nesse movimento de mercado e, se tiver uma oportunidade, conhecer esses espaços. Só assim será possível entender todas as sensações e impactos que esses locais oferecem, tanto sob a ótica dos profissionais de saúde quanto dos pacientes”.

Quer saber mais sobre esse novo modelo que tem revolucionando o modelo de clínicas? Confira aqui a entrevista completa.

coworking-para-medicos

Coworking para médicos: como funciona?

Em um consultório particular ou em sala alugada em consultório de outros médicos, normalmente o profissional paga pelo mês completo, mesmo se ficar horas ou dias sem receber pacientes.

O coworking para médicos funciona de maneira simples. O profissional escolhe o espaço e os horários que estará disponível para agendar os atendimentos (muitos coworkings oferecem número de telefone e/ou site para marcar as consultas). Nos dias de trabalho, o profissional recebe seus pacientes no novo consultório e, no final do mês, paga apenas pelos minutos que utilizou.

Benefícios do coworking para médicos

Os espaços compartilhados podem proporcionar inúmeros benefícios aos profissionais da área da saúde. Sendo que uma das principais vantagens está relacionada com o fato de abrir uma clínica, já que o médico não precisa despender um volume alto de dinheiro nessa abertura. Além disso, confira outros benefícios:

  • Infraestrutura completa com equipamentos de exames e recepção moderna com ferramentas de agendamento de consulta;
  • Flexibilidade para criar a agenda de consultas;
  • Vantagem financeira (no modelo pay-per-use, o profissional só paga pelos minutos que durarem as consultas);
  • Acesso a imóveis com alto padrão e design;
  • Troca de experiências e indicações de pacientes com outros especialistas.

Para os profissionais de saúde que acabaram de sair da residência, que não tem budget para abrir ou manter um consultório e para aqueles que buscam uma alternativa aos padrões tradicionais, esse modelo pode proporcionar inúmeros benefícios.

Já pensou em apostar nessa tendência? Conta aqui para a gente sua experiência.

Sobre o autor:
O Portal da PEBMED é um site de notícias para médicos e outros profissionais de saúde que desejam se manter atualizados sobre novos ensaios clínicos, diretrizes, condutas e outras novidades no mundo da Saúde. PEBMED

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus