O marketing de relacionamento é a estratégia de marketing ideal para os médicos que desejam fidelizar pacientes e se destacar na área médica, principalmente para aqueles que administram seu próprio consultório.
O número de médicos que investem em um bom marketing de relacionamento de qualidade para pacientes aumenta a cada dia.
Por meio desse tipo de estratégia, é possível obter maiores taxas de retenção, mais engajamento dos pacientes no tratamento e fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço.
Um estudo realizado pela Revista Brasileira de Marketing aborda a importância do marketing de relacionamento para clínicas e consultórios médicos que desejam ter um relacionamento mais duradouro com seus pacientes.
“As clínicas médicas talvez necessitem rever sua estratégia sob a abordagem do marketing de relacionamento, dentro de uma perspectiva de competitividade, tendo em vista a crescente e acirrada competição do mercado, aliada às demandas de clientes cada vez mais exigentes.”
Além do crescimento constante do mercado médico, outro fator que contribuiu para o crescimento do marketing de relacionamento é o perfil do paciente.
Diferentemente de tempos anteriores, onde boa parte dos pacientes ainda não estava habituados com smartphones e internet, hoje o perfil é majoritariamente de um paciente pós-digital.
Esses pacientes já estão acostumados com a tecnologia e não hesitam em mudar seu prestador de serviço, caso o atual não esteja fazendo bem o seu papel. Isso vale para todo tipo de serviço, incluindo os cuidados de saúde.
Se você busca fidelizar os seus pacientes e, com isso, obter uma ótima vantagem competitiva, o marketing de relacionamento é a estratégia ideal para alcançá-los.
Neste artigo, traremos detalhes sobre o que é o marketing de relacionamento, quais são as principais vantagens dessa abordagem e como aplicá-la no seu negócio. Acompanhe!
Marketing de relacionamento: o que é e quais seus benefícios?
Diferentemente do marketing tradicional, que foca principalmente na divulgação de uma empresa, o marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing focada na manutenção contínua dos clientes.
Por visar a fidelização de pacientes, o marketing de relacionamento busca a criação e a otimização de um bom relacionamento com os pacientes, mantendo-os na sua clínica e favorecendo a atração de pacientes por meio do marketing boca a boca.
De acordo com o estudo Marketing de Relacionamento, uma boa estratégia permite ao consultório conquistar o mercado gastando menos, obter um relacionamento efetivo com seus pacientes e manter uma posição competitiva favorável.
Isso faz com que esse tipo de marketing seja uma excelente alternativa estratégica, configurando-se como uma parte poderosa da gestão empresarial.
De acordo com as boas práticas da administração de empresas, para que o crescimento de uma empresa seja sustentável, o ideal é buscar recorrência e isso só é possível quando há um bom relacionamento empresa-clientes.
Por isso, consultórios e clínicas médicas devem buscar eficiência em seu marketing de relacionamento. Isso permite o aumento da percepção de valor durante toda a jornada do paciente, favorecendo sua satisfação e, por consequência, o retorno.
Passo a passo para implementar o marketing de relacionamento na clínica
Apesar de muitos médicos empreendedores estarem interessados em implementar uma estratégia de marketing de relacionamento em seus consultórios, boa parte não sabe por onde começar, ou qual o melhor caminho a ser seguido.
Para ajudar nesse processo, separamos 8 principais passos que você deve seguir para ter uma ótima estratégia:
1. Defina seu público-alvo
Qual é o perfil dos seus pacientes? Como eles preferem ser contatados? Por quais diferenciais eles se mantêm leais ao seu serviço médico?
Assim como outras estratégias de marketing médico, o primeiro passo para ter um bom marketing de relacionamento no seu consultório é conhecer o comportamento do seu público-alvo, ou seja, dos seus pacientes.
Como o marketing de relacionamento tem como foco melhorar o relacionamento com eles, é preciso entender quais são as principais características e preferências do seu público-alvo.
Imagine que a sua especialidade médica seja dermatologia e seu público-alvo seja pacientes mais jovens, preocupados com o cuidado da sua pele e estética.
É provável que esses pacientes estejam mais presentes em redes sociais como Instagram, Facebook, e utilizem de uma comunicação focada em uma linguagem mais informal e descontraída.
Sabendo isso fica mais fácil para que você e sua equipe estabeleçam quais serão as estratégias utilizadas dentro do marketing de relacionamento.
As escolhas estratégicas do marketing de relacionamento incluem itens que vão desde o tom de comunicação da marca até a definição de campanhas promocionais como brindes e descontos.
Mas afinal, qual é a melhor maneira de conhecer seus pacientes? O que é necessário fazer para descobrir essas características?
Para os médicos que contam com um bom software de gestão, o próprio sistema pode elaborar relatórios e gráficos automáticos sobre o consultório e trazer dados sobre o perfil dos pacientes.
Dados demográficos como faixa etária e gênero são muito importantes e estão presentes no registro do paciente.
Outra forma de obter esses dados é por meio da realização de pesquisas com os pacientes. Elas podem ser feitas tanto no consultório ou por meios de comunicação como SMS, WhatsApp ou e-mail.
Baixe gratuitamente nosso guia sobre marketing de relacionamento com pacientes para aprender mais estatísticas sobre essa estratégia e as melhores ações para reduzir faltas e fortalecer seu relacionamento com os pacientes.
2. Estabeleça as características da marca do seu consultório
Após conhecer quem são seus pacientes e suas preferências, é hora de estabelecer as características da marca do seu consultório.
A marca do seu consultório envolve toda experiência dos seus pacientes com seu serviço médico, indo muito além do senso comum, que resume tudo a um nome e uma logomarca.
Por isso, esses elementos precisam transmitir a mensagem que você gostaria de passar para o seu público-alvo.
O Google, por exemplo, tem uma marca forte posicionada como uma empresa que prega inovação, trabalha com tecnologias de ponta e possui valores voltados para entregar a melhor experiência para todos os seus usuários.
Nós sabemos disso porque o Google estabeleceu características fortes da sua marca, em aspectos como tom de comunicação, identidade visual, divulgação dos seus diferenciais, e outras práticas.
Por isso, ao fazer o planejamento de marketing, é essencial definir qual será o tipo de linguagem utilizada nas comunicações. Essa linguagem deve seguir um padrão em diferentes plataformas como redes sociais, e-mail e documentos internos.
O padrão de comunicação também deve ser único no consultório, favorecendo a experiência uniforme de todos os pacientes.
Lembre-se que a comunicação não envolve apenas a forma de falar ou escrever, mas também a definição de qual será a identidade visual e a paleta de cores do estabelecimento.
Isso impacta até mesmo a decoração do estabelecimento, que deve estar sempre em sintonia com a marca.
3. Escolha as estratégias que serão utilizadas no seu marketing de relacionamento
Seu consultório estará presente nas redes sociais? Quais são as melhores estratégias para o seu consultório?
Como já mencionamos no artigo, todas as decisões do seu marketing de relacionamento precisam estar baseadas no seu público-alvo.
Por isso, a única forma de saber as estratégias ideais a serem adotadas, é por meio da identificação das características dos seus pacientes. Se você seguir o nosso passo a passo, provavelmente você já terá passado por essa etapa.
A próxima é justamente pensar em quais serão as estratégias adotadas no marketing de relacionamento.
Caso seus pacientes estejam presentes em redes sociais (e provavelmente eles estão), é essencial que você também esteja. Se a maioria está concentrada no Instagram, concentre suas energias nessa plataforma, e não no Twitter, por exemplo.
Pensar em adotar canais como o Youtube e e-mail marketing também são ótimas opções para fidelizar os pacientes.
Boa parte das pessoas utilizam o Youtube como uma plataforma de pesquisa e conhecimento e, por isso, postar conteúdos lá pode ajudar bastante na obtenção de resultados.
E por mais incrível que pareça, esses canais ainda são um oceano azul, pois boa parte dos profissionais de saúde ainda não estão presentes neles, o que garante uma ótima vantagem competitiva.
Outras ferramentas importantes para manter um bom nível de presença online incluem o Google Meu Negócio, que trará clientes por meio de pesquisas de pessoas que estão perto de você, segundo o Google Maps.
Com relação às estratégias, o CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou gestão do relacionamento com o cliente, em português), também se destaca.
Essa estratégia faz justamente o que o marketing de relacionamento pede: coloca o cliente no centro do negócio.
Para gerir o relacionamento com os clientes, o CRM faz coletas e análises de dados. Como você já deve ter percebido, dados são essenciais para que as estratégias de marketing sejam efetivas e tenham resultados desde o início.
4. Faça um bom planejamento
Se você se prepara para receber um paciente em sua sala, o seu marketing de relacionamento também necessita de um bom planejamento estratégico.
O planejamento de uma estratégia de marketing pode parecer complexo e desafiador, principalmente para quem está começando nessa área.
Por isso, em caso de dificuldades, você deve buscar ajuda com especialistas em marketing médico e fazer cursos e atualizações que permitam um melhor entendimento das estratégias.
Os principais pontos que um planejamento estratégico deve abordar incluem:
- Estratégias que serão utilizadas: quais abordagens e canais utilizar (Facebook, Instagram, canal no Youtube, site próprio)?
- Planejamento de cada uma das estratégias: qual é o conteúdo que será divulgado? Qual será a frequência de postagem?
- Planos de ação: como será feito? Quais os prazos?
5. Conte com a ajuda de ferramentas digitais
Existem ferramentas voltadas para o marketing de relacionamento de consultórios médicos? É possível automatizar todo esse processo?
Sim, atualmente existem ferramentas digitais de marketing de relacionamento disponíveis no mercado, voltadas especialmente para a área da saúde.
Alguns tipos de softwares médicos, por exemplo, possuem funcionalidades voltadas para gestão e marketing das clínicas, capazes de otimizar o marketing de relacionamento, tornando-o mais produtivo e rico em informações.
Caso você esteja interessado em adotar um sistema que ajuda na rotina médica e otimiza o seu marketing de relacionamento, procure por um que ofereça funcionalidades como e-mail marketing e relatórios automatizados sobre pacientes.
Além disso, busque uma empresa com expertise em gestão médica, que ajude em soluções como materiais educativos, cursos, webinars, vídeos explicativos, agência especializada em marketing médico, eventos, entre outros.
6. Treine sua equipe
Seus colaboradores conhecem a importância do marketing de relacionamento para o consultório? Eles estão envolvidos em todos os processos?
Não são só os gestores que precisam ter conhecimento sobre o marketing de relacionamento do consultório e seus processos. Para obter resultados, toda a equipe precisa estar envolvida e consciente sobre as estratégias utilizadas.
Imagine que na recepção, os profissionais utilizam um tom de comunicação e no atendimento médico o tom seja totalmente diferente.
Além de causar confusão para o paciente e afetar a experiência no consultório, caso ele reclame do atendimento recebido, pode estar se referindo apenas a uma parte e não ao todo da clínica.
Por isso, é fundamental reservar recursos para treinar a equipe e mostrar como funciona a estrutura do marketing de relacionamento e qual o papel de cada indivíduo dentro dessa estratégia.
Isso garante que todos os colaboradores estarão alinhados, evitando confusões e perda de pacientes.
7. Tenha uma comunicação humanizada e clara
A comunicação é uma das peças-chave do marketing de relacionamento em qualquer negócio, principalmente quando falamos de algo que mexe tanto com o psicológico de uma pessoa, como é o caso dos atendimentos médicos.
Para estabelecer uma relação duradoura com os pacientes é preciso proporcionar a melhor experiência possível para eles.
Isso é possível desde que a comunicação seja feita de forma clara e humanizada, e permita uma aproximação personalizada, melhorando assim a relação médico-paciente.
É recomendável que a comunicação utilize técnicas como a comunicação não violenta e a personalização do tom de voz às necessidades do momento e do paciente.
Um paciente precisa de explicações detalhadas sobre suas condições de saúde, mas o uso de termos técnicos ou jargões da medicina pode afastá-lo ou deixá-lo sem compreender o que você quer passar para ele.
Além disso, a comunicação também deve estar bem alinhada em outras situações. Para isso, a comunicação deve ser personalizada em todos os momentos, pensando sempre nas características e preferências do paciente.
Nesse sentido, no primeiro contato, sempre pergunte como ele gostaria de ser chamado e qual a melhor forma de contato para ele: telefone, e-mail ou WhatsApp.
Você também pode perguntar qual é o horário mais conveniente para receber mensagens e outros aspectos relevantes para o atendimento.
Isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com seus pacientes, fazendo você ou o seu estabelecimento serem vistos como parceiros importantes nos cuidados de saúde deles.
8. Promova Wow Moments
Você sabe como criar “Wow Moments” (momentos WOW) e surpreender seus pacientes?
“Wow Moments” é o termo usado para se referir a um momento em que uma empresa consegue surpreender um cliente de forma positiva, superando totalmente suas expectativas.
Um ótimo exemplo de uma empresa que investe em Wow Moments é a Nubank, que, como a própria empresa afirma, “queremos que os clientes nos amem”.
É comum ver na internet os mimos (presentes) que a Nubank enviou para os seus clientes, seja para agradecer a escolha do serviço, ou para reparar uma situação que acabou prejudicando o cliente.
Existem diversas formas de promover Wow Moments, sem ser necessariamente enviando presentes. Para surpreender um paciente, basta investir em diferenciais que ele ainda não viu em outros profissionais de saúde.
Muitos diferenciais já foram citados no artigo, como uso de e-mail marketing e presença nas redes sociais. Oferecer um atendimento humanizado em todos os pontos de contato com o seu consultório também é uma boa forma de surpreender.
9. Acompanhe os resultados
O último passo para garantir que o seu marketing de relacionamento seja um completo sucesso é acompanhar os resultados e identificar pontos de melhorias em sua estratégia.
Caso você conte com ajuda de ferramentas como softwares médicos, é possível analisar se, após a implementação do marketing de relacionamento no seu consultório, os pacientes começaram a retornar mais, por exemplo.
Você também pode realizar pesquisas de satisfação do tipo NPS (Net Promoter Score) com seus pacientes, antes, durante e após a implementação do marketing de relacionamento.
Dessa forma, você pode medir se a satisfação dos seus pacientes aumentou ou não.
Principais canais para gerar relacionamento com seus pacientes
Utilizar os canais mais adequados para se comunicar com seus pacientes é fundamental para fortalecer o relacionamento com eles e criar uma conexão duradoura.
Além dos canais já mencionados, como e-mail, redes sociais, SMS, WhatsApp e telefone, é importante lembrar que cada paciente pode ter suas próprias preferências de comunicação.
Por isso, é essencial que sua clínica ou consultório médico esteja preparado para oferecer opções variadas e personalizadas, atendendo às necessidades e expectativas de cada paciente de forma individual.
A equipe de atendimento e recepção da clínica deve estar preparada para o uso de ferramentas como aplicativos de mensagens instantâneas, chats online, vídeos explicativos, entre outras.
Por meio de treinamentos, é possível instruir a equipe a anotar ou alinhar sobre contatos já realizados, evitando que haja duplo contato (quando diferentes atendentes ligam mais de uma vez para o mesmo paciente) ou informações desencontradas.
Isso traz mais eficiência à comunicação e melhora a experiência tanto para o paciente quanto para os colaboradores, já que a comunicação é feita apenas nos casos de real necessidade.
Erros que devem ser evitados ao implementar o marketing de relacionamento
Ao iniciar a implementação de estratégias de marketing de relacionamento, é possível que os gestores e colaboradores do negócio enfrentem alguns problemas e cometam erros.
No entanto, alguns podem ser facilmente evitados por meio do conhecimento das necessidades dos pacientes.
Confira abaixo alguns dos erros mais comuns que devem ser evitados (ou reduzidos) na comunicação de uma clínica.
Não saber as necessidades dos seus pacientes
Como citamos em um tópico anterior, conhecer as necessidades e expectativas dos clientes é essencial para oferecer um atendimento personalizado e adequado.
Se você não conhece o perfil do seu público-alvo, pode acabar oferecendo serviços e ações que não são relevantes para eles.
Isso também faz com que a clínica aumente as chances de perder oportunidades de se destacar com relação à concorrência.
A perda de informações da persona e do público-alvo pode fazer com que o estabelecimento não ofereça os serviços corretos e não seja capaz de atender às demandas específicas dos pacientes.
Por isso, é importante que os gestores estejam sempre atentos às necessidades do público que está sendo atendido na clínica.
Algumas formas de entender as necessidades dos pacientes são por meio de pesquisas, conversas e feedbacks dos pacientes e dos colaboradores que participam do atendimento ao público.
Não oferecer uma boa assistência ao paciente a longo prazo
Oferecer uma boa assistência é um item importante para garantir o cumprimento de um dos objetivos principais do marketing de relacionamento, que é a fidelização de pacientes a longo prazo.
Quando um paciente procura uma clínica ou consultório médico, ele espera não apenas ter diagnósticos e tratamentos eficientes, mas também ter um atendimento humanizado e acolhedor.
Para isso, o paciente deve se sentir valorizado e confiante no serviço prestado ao perceber que a clínica está comprometida com a sua saúde e bem-estar.
A boa assistência ao paciente envolve diversos aspectos, como o acompanhamento do tratamento, o fornecimento de informações claras, a disponibilidade para sanar dúvidas e questionamentos, entre outros.
O conceito também envolve o pós-atendimento, pois ao acompanhar o paciente de perto, ele ganha mais segurança caso haja a necessidade de novas avaliações ou intervenções médicas.
Isso gera valor ao atendimento e traz recorrência para os índices da clínica, já que assim ela pode oferecer outros serviços e tratamentos que possam ser relevantes no futuro.
Por isso, é importante que a clínica ou consultório invista em capacitação da equipe, em tecnologias que possam auxiliar no atendimento, e em estratégias que possam garantir a fidelização dos pacientes.
Dessa forma, será possível manter uma relação duradoura e satisfatória com os pacientes, e garantir o sucesso do negócio.
Não sanar as dúvidas e questionamentos dos pacientes
Não sanar as dúvidas e responder aos questionamentos dos pacientes é uma prática que você deve abolir de forma permanente da sua clínica.
Para que os pacientes estejam engajados no tratamento e cuidados médicos, é importante fazê-los com que se sintam seguros e confiantes com relação ao sucesso da abordagem.
Uma das formas de garantir isso é abrindo um canal eficiente, onde os pacientes possam esclarecer suas dúvidas.
Por meio do treinamento individualizado da equipe, é possível designar pessoas que desempenham melhor essa tarefa, por exemplo.
Muitas vezes, os pacientes têm receio de questionar os médicos, seja por falta de conhecimento ou por medo de parecerem inconvenientes.
Para evitar isso, é importante estabelecer métodos de comunicação e estimular a empatia no atendimento.
Nesse contexto, é papel da clínica e da equipe médica incentivar o diálogo e a comunicação.
Isso permite a criação de um ambiente acolhedor, que propicia mais tranquilidade para deixar os pacientes à vontade para fazer suas perguntas e expor suas dúvidas.
Os profissionais devem estar preparados para responder os questionamentos de forma clara e objetiva.
Afinal, fornecer as informações e instruções aos pacientes faz parte do tratamento, pois ao compreendê-lo e segui-lo corretamente, há maior probabilidade de sucesso das abordagens terapêuticas.
Por outro lado, se o paciente não consegue essa abertura, ele pode ficar insatisfeito com o atendimento e buscar outro profissional.
Não utilizar as redes sociais para se comunicar com os pacientes
As redes sociais são uma forma eficiente e moderna de manter um relacionamento com seus pacientes, com a promoção de ações de fidelização e fortalecimento da marca.
No entanto, vale destacar que o uso das redes sociais deve ser feito de forma estratégica e responsável.
Para isso, é necessário conhecer bem as normas de ética e privacidade que regem a comunicação médica, para que a utilização das redes sociais não resulte em problemas jurídicos ou de imagem.
Conhecer o público-alvo também otimiza a produção de conteúdo, pois entrega itens informativos e relevantes, que despertam o interesse do paciente.
Os conteúdos podem incluir dicas de saúde, informações sobre tratamentos e inovações médicas, além de esclarecer dúvidas.
A frequência de postagens também é algo que deve ser equilibrado. É importante que você não seja tão frequente a ponto de sobrecarregar as pessoas de informações, mas ao mesmo tempo não deve ficar muito tempo sem postar.
Por isso, é fundamental planejar as postagens e criar um calendário editorial que permita a produção de conteúdo de qualidade de forma regular e diversificada.
Não oferecer um ambiente agradável e acolhedor no consultório
Esse é um erro que afeta a percepção do paciente em relação à qualidade do atendimento prestado de forma considerável.
Afinal, a primeira impressão é fundamental e pode influenciar na decisão do paciente em retornar ou não ao consultório.
Para oferecer um ambiente agradável, invista em uma decoração que transmita tranquilidade e conforto, além de garantir a limpeza e organização do espaço.
Além da decoração, também é importante ficar atento ao atendimento da recepção, que deve ser cordial e prestativo.
Um ambiente acolhedor pode ser alcançado por meio de pequenos gestos, como oferecer água ou café aos pacientes e disponibilizar revistas atualizadas na sala de espera.
Essas ações demonstram que o consultório se preocupa com o bem-estar dos pacientes e contribuem para uma experiência positiva.
Ao investir em um ambiente agradável, a clínica pode trazer maior fidelização dos pacientes, que se sentirão mais à vontade e confortáveis para retornar e indicar o consultório para outras pessoas.
Esse ambiente também contribui para o bem-estar emocional dos pacientes, que podem estar em uma situação delicada por estarem em um ambiente médico.
Não investir em tecnologia para facilitar o relacionamento com os pacientes
Com o avanço tecnológico, as pessoas estão cada vez mais conectadas e esperam um atendimento mais rápido, eficiente e personalizado.
Para atender a essas expectativas, é importante contar com ferramentas que facilitam o relacionamento com os pacientes e otimizem o trabalho do consultório.
Nesse sentido, o iClinic oferece diversas soluções que podem ajudar no marketing e atendimento ao cliente, como:
- Agenda online: permite que os pacientes marquem consultas e exames pela internet, de forma rápida e prática;
- Prontuário eletrônico: armazena todas as informações do paciente de forma segura e organizada, permitindo um atendimento mais personalizado e eficiente;
- SMS e e-mail marketing: ferramentas de comunicação que permitem enviar mensagens personalizadas para os pacientes, lembrando de datas importantes, retornos médicos e campanhas de prevenção e vacinação;
- Telemedicina: plataforma médica que permite realizar consultas online, proporcionando mais comodidade e praticidade para os pacientes, além de otimizar o tempo do consultório.
Ao investir em tecnologia e utilizar as soluções do iClinic, você pode garantir um atendimento mais moderno e eficiente, fortalecendo o relacionamento com os pacientes e se destacando da concorrência.
Recursos que ajudam a otimizar o seu marketing de relacionamento
Para garantir a eficiência do marketing de relacionamento, alguns recursos podem auxiliar no gerenciamento da relação clínica e paciente.
Confira abaixo algumas sugestões:
Manter as informações dos pacientes atualizadas
Manter as informações dos pacientes atualizadas é algo fundamental para otimizar o relacionamento com eles.
Com o conhecimento sobre o histórico médico e as preferências do paciente, é possível personalizar o atendimento e oferecer tratamentos mais adequados.
Isso também ajuda a evitar erros na prescrição de medicamentos ou tratamentos inadequados, o que pode ocorrer quando há desorganização de informações.
Ao lidar com as informações precisas e atualizadas dos pacientes, cria-se um vínculo de confiança e fidelização, o que traz mais satisfação e fidelidade.
Uma das formas mais seguras e eficientes de manter as informações atualizadas e organizadas é por meio de um sistema de gestão médica como o iClinic.
Com ele, é possível ter acesso a um banco de dados completo, que permite visualizar e gerenciar informações sobre cada paciente, como o prontuário eletrônico, preferências, contatos e outras informações relevantes.
Isso traz melhorias na comunicação com os pacientes e permite que ações como campanhas de marketing segmentadas sejam feitas de forma mais precisa, reduzindo custos e melhorando a qualidade das ações.
Usar o iClinic garante ainda que o seu estabelecimento esteja em conformidade com as leis e normas que regulamentam a segurança e a privacidade das informações, como a LGPD e o Código de Ética Médica.
Oferecer um atendimento personalizado
Se a sua clínica precisa aprimorar o marketing de relacionamento, uma das melhores formas de fazer isso é por meio do atendimento personalizado.
A personalização inclui conhecer as preferências, necessidades e histórico médico de cada paciente. Com esses dados em mãos, é possível lidar de uma forma mais efetiva com eles, usando a comunicação e abordagens adequadas.
Além disso, é importante estabelecer uma comunicação empática e acolhedora, pois isso demonstra que o estabelecimento prioriza o bem-estar do paciente, garantindo que ele se sinta mais valorizado e respeitado.
Ter um pós atendimento
Ter um pós-atendimento é uma estratégia importante para manter o relacionamento com o paciente, demonstrando preocupação e interesse pelo seu bem-estar após a consulta.
Isso pode incluir o envio de mensagens de acompanhamento, como um e-mail ou uma mensagem de texto, perguntando sobre a evolução do paciente após a consulta, ou mesmo um telefonema para se certificar de que tudo está indo bem.
O pós-atendimento também pode incluir o envio de material informativo, como dicas de saúde e bem-estar, ou mesmo o compartilhamento de conteúdos relevantes nas redes sociais, que possam ser úteis para o paciente.
Essa estratégia ajuda a manter o paciente engajado e interessado nos serviços oferecidos pelo consultório, aumentando as chances de fidelização.
Ter um calendário de datas importantes
Ter um calendário de datas importantes é outra forma eficiente de manter acesa a chama do relacionamento com o paciente.
Ao lembrar de datas relevantes, como o aniversário, dia das mães ou natal, a clínica demonstra que se importa com o paciente, o que ajuda no fortalecimento de uma relação de confiança e respeito entre as partes.
O calendário também pode incluir datas importantes relacionadas ao tratamento do paciente, como a data de uma cirurgia ou de uma consulta de acompanhamento.
Isso ajuda a garantir que o paciente não esqueça da data e compareça à consulta, contribuindo para o sucesso do tratamento.
Conclusão
O marketing de relacionamento é uma estratégia fundamental para qualquer consultório médico ou profissional da saúde que deseja manter seus pacientes fidelizados e satisfeitos.
Por meio de ações personalizadas, é possível criar laços duradouros com o público e gerar uma reputação positiva no mercado.
No entanto, é importante estar atento aos erros que podem ser cometidos durante a implementação dessa estratégia, como:
- Falta de conhecimento das necessidades dos pacientes;
- Ausência de um atendimento de qualidade a longo prazo;
- Falta de esclarecimento de dúvidas e questionamentos.
Existem recursos que podem ajudar a otimizar o marketing de relacionamento, como manter as informações dos pacientes atualizadas, oferecer um atendimento personalizado, ter uma bom pós-consulta e um calendário de datas importantes.
É importante ressaltar que o marketing de relacionamento não deve ser visto como uma ação isolada, mas sim como um processo contínuo e integrado ao planejamento estratégico da clínica ou consultório.
A satisfação dos pacientes deve ser sempre a prioridade dos profissionais e estabelecimentos de saúde. Para isso, ofereça um atendimento empático, use boas estratégias de comunicação e não deixe de oferecer boa assistência aos pacientes.
Isso traz excelentes resultados tanto em faturamento quanto na reputação da clínica, que passará a ser vista como um local de acolhimento para os pacientes.
Que tal receber conteúdos exclusivos sobre gestão de clínicas e se manter atualizado sobre as novidades do setor? Assine agora mesmo a newsletter da iClinic e não perca nenhuma novidade!