Jornada do paciente com iClinic

Como o iClinic auxilia na jornada do paciente?

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica Deixe um comentário

Leia em 7 min.

Última atualização em 23/08/2021 por Yasmim Mayumi

Para fidelizar pacientes e ter indicações boca a boca, é fundamental investir na jornada do paciente. O iClinic tem diversas funcionalidades para você entregar a melhor experiência possível.

Ao mapear a jornada do paciente, você consegue entender como pode trazer melhorias e deixar o seu serviço cada vez mais diferenciado.

Essa atitude é essencial em um mercado competitivo como o da Medicina. Como seu paciente também é um cliente, ele é um agente do próprio cuidado com a saúde, e valoriza a experiência positiva com o médico.

Desde o agendamento até o pós-consulta, você consegue entregar um serviço que será lembrado, garantir um paciente fidelizado, que te indicará para outras pessoas.

Neste artigo, você vai conferir como o iClinic te auxilia em todos os pontos da jornada do paciente. Continue a leitura!

Como o iClinic melhora a jornada do paciente?

Ao melhorar a jornada do paciente com o iClinic, você conquista um maior fluxo de pessoas em seu consultório, mais indicações e maior faturamento.

A Dra. Luciana Michel sabe da importância de melhorar a experiência do paciente, e valoriza a preocupação do iClinic em ajudá-la:

“Nós aprendemos com o cliente. A gente escuta muito o paciente para melhorar a experiência dos próximos que virão, e eu percebo que essa é uma filosofia norte da iClinic. Procuramos nos aliar com empresas que tenham nossos valores. Esse relacionamento é o que conta, e a iClinic está muito alinhada com os valores da Alphagastro.”

Veja a seguir como o iClinic te ajuda em cada ponto da jornada:

Pré-consulta

No momento de pré-consulta, é essencial que você tenha uma presença online, pois a maioria dos pacientes recorre ao Google para buscar um profissional, mesmo quando recebem alguma indicação.

As pessoas procuram saber mais sobre o médico, ver se atende convênio, quais meios de pagamento aceita, entre outras questões importantes. É mais fácil procurar na internet do que realizar ligações.

Por isso, se alguém não está na internet, provavelmente não será escolhido.

Para melhorar ainda mais essa experiência, você também pode disponibilizar um agendamento eficaz, o qual pode ser realizado sem que o paciente precise esperar para ser atendido pelo telefone.

Confira como o iClinic te ajuda a ranquear melhor, e disponibiliza a marcação de consultas facilitada.

Melhor ranqueamento no Google

Como você é encontrado pelos pacientes na internet?

Para ranquear no Google, você precisa de conteúdo de qualidade, site responsivo, entre outros fatores, e o iClinic pode ajudar.

O site do AgendarConsulta é o marketplace (plataforma que conecta prestadores de serviço e clientes) do iClinic, voltado especialmente para os profissionais de saúde.

Ele é otimizado para buscas no Google, e oferece uma grande chance para que você seja encontrado pelos pacientes.

Por meio dele, é possível disponibilizar o agendamento online, e ter uma agenda que fica disponível 24 horas por dia, todos os dias, mesmo quando seu consultório está fechado ou você está de férias.

Ao utilizá-lo, você melhora sua presença online e torna-se mais relevante para os pacientes.

Você pode começar a usar essa funcionalidade criando um perfil médico. 

Dentro desse perfil médico, é possível adicionar links para seu site e redes sociais, o que faz com que você seja encontrado com mais facilidade.

Saiba mais sobre o perfil médico online:

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

Agenda do sistema integrada com agendamento online

Você disponibiliza o agendamento online de consultas para seus pacientes?

O agendamento online é disponibilizado no AgendarConsulta ou em seu próprio site, e é sincronizado de forma automática com a agenda médica do sistema iClinic.

O sistema ainda permite ao profissional da recepção enviar lembretes de consulta, aos quais o paciente tem a opção de responder se comparecerá ou não ao agendamento realizado.

Conforme a resposta, a agenda do sistema é atualizada na mesma hora, possibilitando ao recepcionista realizar encaixes de forma mais ágil.

Ao utilizar essas funcionalidades, você otimiza a primeira etapa da jornada do paciente com uma excelente presença online, e deixa sua agenda mais organizada. Incrível, não concorda?

Durante a consulta

Durante suas consultas, quanto tempo você gasta ao anotar todas as informações à mão? E quanto a seus prontuários, eles são facilmente encontrados?

Ao utilizar o iClinic durante a consulta, você conquista tempo para focar no paciente e prestar um atendimento mais humanizado, pois não precisará preencher inúmeros papéis.

Personalização do prontuário

Você ainda utiliza o prontuário de papel em seus atendimentos?

O prontuário eletrônico do iClinic é uma das funcionalidades mais citadas pelos médicos. Isso porque ele permite uma personalização completa, é de fácil acesso, e armazena suas informações com segurança.

Com ele, você tem a chance de acessar seus dados em poucos cliques e ter todo o histórico do paciente centralizado.

Uma excelente funcionalidade disponível é o recurso de comparação de imagens, no qual você insere duas fotos para compará-las com o paciente, e mostrar a evolução do procedimento.

Assim, a pessoa consegue ver a evolução de forma mais didática em uma grande facilidade para você e para ela. Bem legal, não é?

Confira como funciona a personalização do prontuário iClinic em nosso vídeo:

Prescrição de medicamentos 

Quantos pacientes precisam voltar ao seu consultório apenas para pegar uma prescrição?

A prescrição eletrônica é um ótimo recurso para os médicos e pacientes porque elimina erros de legibilidade, agiliza o atendimento, e é mais prática.

A prescrição do iClinic é integrada com a Memed, o banco de medicamentos mais completo do país, que conta com mais de 60.000 registros.

A Memed disponibiliza informações atualizadas dos medicamentos, preço, e até os locais que o paciente pode encontrá-lo, além de avisar sobre possíveis erros de dosagem ou interações medicamentosas.

Com a prescrição eletrônica, você também consegue enviar suas prescrições sem que as pessoas precisem se deslocar até o consultório, o que facilita muito, ainda mais em caso de perda da receita.

Essa é uma ótima forma de digitalizar os processos da sua clínica, e alcançar uma excelência ainda maior para seus pacientes, não acha?

Assinatura digital

Você já utilizou a assinatura digital em seu consultório?

A assinatura digital é uma grande facilidade para os médicos, pois reduz custos, agiliza processos, permite a prescrição de medicamentos controlados, solicitação de atestados e exames.

A Dra. Thamy Jay aprovou o uso desse recurso em seu consultório:

“Agora eu fiz a assinatura digital pela Memed e está sendo muito bom. Não preciso encontrar presencialmente as pacientes apenas para prescrever, eu apenas envio por SMS a receita. Antes eu estava mandando por Sedex, mas o que eu gastei em 2 dias de encomenda, é quase um ano de assinatura digital.”

Acesso de qualquer lugar

Quando o seu paciente tem uma emergência, você consegue acessar os dados do seu consultório de qualquer lugar para atendê-lo?

A Dra. Caroline Ortega otimizou a jornada do paciente em seu consultório. Em seu depoimento, ela destaca a importância da acessibilidade do software iClinic:

“Nós podemos acessar o iClinic fora do hospital ou consultório através do próprio aplicativo no celular. É impossível lembrar de todos os detalhes de todos os pacientes, e como o iClinic é de fácil acesso, podemos tentar solucionar de qualquer lugar as dúvidas de uma mãe por exemplo. Não existem motivos para não trazer a tecnologia dentro do consultório, e eu jamais começaria um consultório sem um prontuário eletrônico.”

Com o sistema na nuvem do iClinic, suas informações ficam disponíveis onde você estiver, e você pode acessá-las assim como acessa o Facebook ou a Netflix: é só colocar o seu login e senha. 

Dessa maneira, você consegue prestar um atendimento ágil mesmo longe do consultório.

Segurança dos dados

Como você armazena os dados de seus pacientes?

Como clientes, os pacientes também estão preocupados com a segurança de seus dados, principalmente com o assunto em voga devido à LGPD.

No iClinic, seus dados são protegidos, pois você conta com:

  • Certificado SSL 256 bits: o certificado criptografa todos os dados que são trafegados no sistema. O iClinic tem a nota A+, o nível mais alto de segurança do certificado;
  • Níveis de acesso ao sistema: cada profissional possui um nível de acesso diferente. Médicos podem compartilhar prontuários entre si e ver suas agendas, mas profissionais da recepção não possuem acesso aos dados sigilosos dos pacientes;
  • Armazenamento na nuvem: é um modelo de armazenamento de dados o qual não fica em seu computador, e sim na internet em um servidor seguro. Ele evita perda de informações por falhas nos dispositivos e facilita o acesso;
  • Servidores seguros da AWS: um servidor é um computador com processadores, banco de memória, portas de comunicação e sistema de armazenamento de dados feito para entregar serviços a outras máquinas. O iClinic utiliza um dos servidores mais seguros do mundo, o mesmo usado pela Nasa e pela Casa Branca.

Com toda essa proteção, seu paciente se sentirá muito mais cuidado, o que é um ótimo diferencial.

Ainda em dúvida? Baixe já nosso eBook gratuito e saiba mais sobre a segurança do sistema:

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Equipe de suporte ágil e eficiente

Alguma vez você já precisou da ajuda de uma equipe de suporte e foi deixado na mão?

O iClinic é um software intuitivo, fácil de usar. Porém, é normal surgir dúvidas ou questões em seu dia a dia. 

Por isso, nossa equipe de suporte responde em até 3 minutos dentro do horário comercial pelo chat do sistema.

Assim, caso você tenha qualquer problema, não precisará deixar o paciente esperando e atrasar seu atendimento. 

Todos esses pontos colaboram para que você tenha um consultório digital e um atendimento humanizado, com o paciente em primeiro lugar. 

Pós-consulta

Como você mantém contato com seus pacientes no pós-consulta?

Muitos médicos, devido à correria da rotina, não conseguem manter contato com os clientes, principalmente aqueles que não possuem retorno marcado.

Ao garantir um contato eficiente e personalizado no pós-consulta, você faz seus pacientes se lembrem de seu atendimento. É uma excelente oportunidade de levar sua assistência para além da consulta.

E-mail marketing 

Já imaginou como seria ter que manter contato manualmente com todos os pacientes? Uma tarefa impossível, certo?

Por meio do e-mail marketing, você pode enviar comunicações de forma automática e personalizada para todos os seus pacientes em poucos cliques.

O iClinic Marketing é uma plataforma de disparo de e-mails que está disponível dentro do sistema e foi totalmente pensada para a área da saúde.

Com ela, você envia comunicações pontuais ou em sequência com informações gerais, instrução para algum procedimento, e até mesmo e-mails de aniversário ou datas comemorativas.

Um cuidado diferenciado, que fará com que seu paciente se sinta lembrado, e indique cada vez mais os seus serviços. 

Como você viu ao longo do artigo, o iClinic fornece diversas funcionalidades para que você melhore a jornada do seu paciente, conquiste um diferencial em sua área e atraia cada vez mais pessoas.

Quer testar todos esses recursos na prática? Faça já um teste grátis do sistema:

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Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.