Healthtech: conheça o mercado e a importância para a saúde

healthtech doutora no celular

Principais tópicos

Mais conhecidas como startups que atuam na área da saúde, as empresas de healthtech têm como objetivo central melhorar o sistema, trazendo novas tecnologias para o setor médico.

Expandir o acesso à saúde e melhorar as operações hospitalares é fantástico, mas como fazer isso? A resposta está em investir em healthtech.

Essas empresas têm proporcionado um grande abalo de eficiência nas operações médicas ao adaptar as experiências ao indivíduo, pois percebem que não há uma abordagem única para o cuidado adequado, portanto, a personalização é fundamental.

Ao personalizar as operações, desde dietas e padrões de sono a monitoramento de pacientes, as healthtechs estão ampliando os recursos e operações de clínicas e consultórios.

Neste artigo falaremos sobre:

O que é uma healthtech?

health tech medico e celular

Em resumo, healthtech é o termo que define a aplicação da tecnologia na área da saúde, ou seja, modelos de negócios que buscam unir a medicina com inovações tecnológicas.

Sendo assim, healthtech é qualquer ferramenta de TI ou software projetado para aumentar a produtividade hospitalar e administrativa, dar novos conhecimentos sobre medicamentos e tratamentos, ou melhorar a qualidade geral dos cuidados prestados.

As ferramentas de tecnologia estão sendo integradas em cada passo de nossa experiência em saúde para neutralizar dois pontos chave de problemas: qualidade e eficiência.

A healthtech é um tipo de organização que introduz novas tecnologias em três diferentes etapas do setor da saúde: prevenção, diagnóstico e tratamento. Ou seja, procura aprimorar todas as ferramentas e procedimentos usados pelos médicos.

Essas empresas, além de focarem no atendimento ao paciente, também buscam melhorar os processos de formação dos médicos e desenvolver, com a ajuda da tecnologia, novos equipamentos hospitalares. Veja os meios mais utilizados:

Qual o significado da palavra healthtech?

O termo healthtech é a junção de duas palavras do inglês, health + tech, ou, em português, saúde e tecnologia.

Sendo assim, como o próprio nome sugere, o foco desse tipo de empresa é criar soluções tecnológicas para a área da saúde. Portanto, healthtechs são empresas que desenvolvem tecnologias para melhorar o sistema de saúde como um todo.

No Brasil, entre as principais categorias em atuação, estão:

  • Acesso à informação: portais e conteúdo educativo, fitness, bem-estar, planos de saúde;
  • AI & Big Data: inteligência artificial  e robótica, big data e analytics (análise de dados);
  • Farmacêutica e diagnóstico: e-commerce (comércio online), pesquisa farmacêutica, genômica, exames;
  • Gestão e PEP: prontuário eletrônico, gestão hospitalar, gestão clínica, atestados, laudos e prescrições;
  • Medical devices: equipamentos e impressoras 3D;
  • Pacientes: engajamento de paciente, terapias digitais e comunicação (marketing médico);
  • Marketplace: marketplaces para conectar médicos e pacientes, como o AgendarConsulta;
  • Telemedicina: teleatendimento, telediagnóstico e telemonitoramento;
  • Wearables e IOT (Internet das Coisas): wearables (dispositivos vestíveis inteligentes) e sensores de saúde.

Para que serve uma healthtech?

Healthtechs são empresas que desenvolvem tecnologias para otimizar o sistema de saúde e tudo a ele relacionado. Assim, trazem melhorias para a oferta de serviços de saúde, a forma como eles são valorizados e consumidos.

De forma geral, uma healthtech chega ao mercado para revolucionar e solucionar eventuais problemas em sistemas da área de saúde no país, pois ela introduz novas tecnologias em três diferentes etapas do setor da saúde: prevenção, diagnóstico e tratamento.

A healthtech iClinic, por exemplo, nasceu com a ideia de empoderar o médico independente que atua em clínicas e consultórios, como a notícia divulgada na agência USP:

Criada em 2012, a startup iClinic trouxe soluções focadas especialmente nos médicos, sendo pioneira no mercado utilizando a tecnologia de armazenamento em nuvem. Em entrevista à AUSPIN, Felipe Lourenço, formado em Informática Médica pela USP Ribeirão Preto e CEO da iClinic, contou um pouco sobre a trajetória da empresa e o que o futuro guarda para eles.”

Para entender como uma healtech impacta a medicina, podemos dizer que suas principais atividades são:

  • Medicina preventiva, para evitar ou minimizar efeitos das doenças;
  • Medicina preditiva para identificar a predisposição de algumas doenças;
  • Medicina proativa, que estreita e prolonga a relação médico-paciente positivamente e de maneira suportada pela tecnologia;
  • Medicina personalizada, com o uso de dados pessoais ou do segmento para personalizar tratamentos e otimizar processos de gestão.

Quais são as áreas de atuação da healthtech?

health tech computador

A tecnologia está sendo implementada em tudo, desde processos administrativos hospitalares até a pesquisa e cirurgia do câncer, a fim de melhorar a eficiência em toda a indústria e tornar a experiência do paciente o mais indolor possível.

1. Gestão e eficiência

Toda uma série de softwares, ferramentas e aplicações estão facilitando aos hospitais, clínicas e consultórios o manuseio de suas crescentes cargas de trabalho administrativo.

A inteligência artificial está ajudando as equipes administrativas a racionalizar o fluxo de pacientes, fazendo tudo, desde o cálculo preciso dos tempos de espera até a previsão de horários de pico de trabalho para a programação do pessoal.

Enquanto isso, os aplicativos estão fazendo perguntas preliminares aos pacientes e priorizando os horários para que os médicos possam usar seu tempo de forma mais eficiente.

Assim, é possível tornar a assistência médica em geral um serviço mais acessível a um maior número de pessoas, diminuindo as filas de espera e aumentando a qualidade do atendimento.

2. Tratamento

Uma healthtech com foco nesta etapa pode oferecer soluções que tornem os tratamentos mais acessíveis, assertivos e eficientes.

Para isso, já existem diversos equipamentos tecnológicos, estudos promissores e alternativas que trazem mais qualidade de vida para o paciente.

3. Prevenção e diagnóstico

health tech medica no laboratorio

As healthtechs têm desenvolvido centenas de produtos, aplicações e outras ferramentas que fazem de tudo, desde acompanhar nossos treinos até medir nossos horários de sono, tudo em nome da prevenção e diagnóstico de doenças.

Hoje, há uma variedade de ferramentas tecnológicas para resolver os problemas com diagnóstico incorreto ou atrasado.

Ao introduzir a tecnologia na genética, patologia e outros campos de diagnóstico importantes, as empresas de healthtechs ajudaram a detectar doenças como o câncer mais cedo e com maior precisão.

Além disso, essas soluções permitem a realização de exames menos invasivos, com agilidade na entrega do resultado utilizando dados e a inteligência artificial para identificar a probabilidade de desenvolvimento de doenças graves.

Qual a importância das healthtechs para o setor de saúde?

health tech medica e tablet

Cientistas e médicos estão constantemente inovando para encontrar novas e melhores maneiras de aprender, tratar e curar doenças ou enfermidades que nos afetam.

Haverá sempre uma solução mais nova, possivelmente melhor no horizonte.

O uso de aplicações tecnológicas permitem monitorar por meio de diferentes dispositivos as condições, patologias e situação dos pacientes, promovendo o acesso a maior quantidade e qualidade de informação.

As healthtechs são ágeis e capazes de encontrar soluções inovadoras muito mais rapidamente, além disso, elas são capazes de se especializar em áreas ultra específicas.

Aqui estão algumas das vantagens da tecnologia na saúde:

  • Evita consultas desnecessárias que às vezes superlotam os centros de saúde;
  • Reduz significativamente os tempos de espera em comparação com um centro de saúde;
  • Ajuda a incutir autocuidado nos pacientes e responsabilidade na aplicação de tratamentos;
  • Promove métodos menos invasivos;
  • Promove um esquema de prevenção por meio de aplicações móveis que monitoram hábitos de vida saudáveis;
  • Detecta patologias com mais precisão, por meio do monitoramento com dispositivos de alta tecnologia.

Entenda a relevância das healthtechs

Dentro das redes de inovação, as healthtechs vêm desempenhando um papel importante no mercado nacional, principalmente, nos últimos anos, quando se posicionaram entre os principais atores no combate à COVID-19.

Sua contribuição central foi o fornecimento de soluções inovadoras em diversos aspectos, como:

  • assistência a distância a pacientes;
  • realização de exames rápidos e precisos;
  • compra de medicamentos online;
  • promoção de informações confiáveis online;
  • assistência à manutenção da saúde e qualidade de vida, entre outros.

Isso tudo é possível porque as healthtechs atuam em muitas frentes dentro do segmento de saúde.

São startups preparadas para trabalhar com diversas soluções, desde atendimentos a partir da Telemedicina, até o desenvolvimento de wearables, ao rastreamento das atividades relacionadas à saúde dos pacientes.

Está curtindo o conteúdo? Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter para receber mais artigos como este em seu e-mail:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

O mercado de healthtech no mundo

Seja no Brasil ou no mundo, nunca houve tanta demanda por soluções que ajudassem o sistema como um todo a ser mais eficiente, seja na adoção de ações de prevenção, de acessibilidade dos serviços de saúde ou de aumento da capacidade produtiva dos agentes que compõem a cadeia, por exemplo.

Segundo o site Canaltech, a healthtech mais valiosa no sentido financeiro é a norte-americana samumed, com um valor de mercado estimado em 12 bilhões de dólares.

A empresa se dedica em pesquisa e desenvolvimento médico para regeneração em nível de tecido, desenvolvendo terapias que abordam uma variedade de doenças degenerativas, medicina regenerativa e oncológica.

A segunda mais valiosa (7 bilhões de dólares) é a também americana Roivant Sciences que trabalha no desenvolvimento de novos medicamentos com o uso de Inteligência Artificial.

Na América, os Estados Unidos, o Brasil, o México e o Chile são os países que investem mais dinheiro na criação de healthtechs.

O objetivo é melhorar as tecnologias já existentes e avançar para outras, capazes de gerenciar, atender, tratar e acompanhar melhor os pacientes.

Healthtech no Brasil

health tech teclado

Embora as healthtechs vêm crescendo desde o início da década de 2000, e estejam chamando a atenção, especialmente no mercado financeiro, há empresas que trabalham com tecnologia com mais de 60 anos em países da Europa e nos Estados Unidos.

De 2018 para 2020, o Brasil viu mais do que dobrar o número de healthtechs em operação. Além disso, o ano de 2021 registrou o maior número de transações e valor aportado em healthtechs, com aproximadamente R$1,75 bilhões investidos.

Segundo o relatório do Distrito Healthtech Report, são 747 healthtechs atuando no Brasil, destacando-se pela eficiência na gestão dos prontuários (25%), no acesso da informação (16,7 %) e no marketplace (12,6%).

De acordo com o Report 2019 da Distrito, por exemplo, a iClinic se destaca como uma das 10 maiores e mais expressivas healthtechs do Brasil.

Quantas healthtechs existem no Brasil? Quais são as principais?

De acordo com o relatório da Distrito, o Brasil tem aproximadamente 747 healthtechs registradas. O setor pode ser dividido em 9 áreas de atuação:

  1. Gestão e Prontuários Eletrônicos (25,1%);
  2. Acesso à informação (17,3);
  3. Marketplace (13,7%);
  4. Farmacêu­tica e Diagnóstico (10,5%);
  5. Telemedicina (9,8%)
  6. Relacionamento com pacientes;
  7. Medical devices (6,6%);
  8. AI & Big Data (6,5%);
  9. Wearables (3,9%).

Segundo uma lista da Forbes as 15 healthtechs em destaque no Brasil são:

  • Afinando o Cérebro: aplicativo de jogos cognitivos;
  • Anestech: análise de dados e aplicações mobile para centro cirúrgicos;
  • Brain4Care: dispositivo de monitoramento não invasivo de volume e pressão intracraniana;
  • Biologix: diagnóstico de apneia do sono;
  • Doc24: aplicação de inteligência artificial para monitoramento da pressão, saturação, frequência cardíaca e respiratória;
  • GlucoGear: análise de dados para adesão do paciente diabético ao tratamento;
  • Health ID LAB: tecnologia para telediagnóstico;
  • Intuitive Care: análise e inteligência de dados para redução de atritos e redundâncias em planos de saúde;
  • NeuralMed: automação da análise de exames gráficos e radiológicos;
  • Safepill: distribuição inteligente de medicamentos para os pacientes;
  • Salvus: inteligência de dados para desospitalização e gestão continuada dos cuidados com o paciente;
  • Sweetch: inteligência artificial para melhorar a gestão de crônicos e engajamento do paciente com o próprio cuidado;
  • Upflux: process mining – inteligência de dados e otimização de processos de empresas da indústria da saúde
  • Vittude: teleatendimentos de saúde mental;
  • Wecancer: Telemedicina e cuidados para pacientes oncológicos.

Quais são os principais produtos de uma healthtech?

Um dos exemplos de avanços proporcionados por  healthtech é a Telemedicina. Uma realidade consumada no Brasil que tende apenas a crescer.

Consultas online proporcionam exames e análises menos invasivas. Essa modalidade de atendimento tem encontrado espaço no mercado e colhido frutos.

Projeções e tendências para a área

health tech realidade virtual

Em circunstâncias normais, a inovação em saúde costuma ser mais custosa e demorada que outros setores, afinal, estamos lidando com vidas.

No entanto, a pandemia da COVID-19 provocou uma grande e veloz inovação na  saúde em todo o mundo, com a colaboração em várias disciplinas.

Segundo pesquisa a pesquisa da Distrito, já citada no artigo, desde 2014, as healthtechs somaram cerca de US$ 430 milhões em investimentos.

Esse número expressivo de investimentos nos confirma que as startups voltadas para o ecossistema da saúde estão cada vez mais se destacando no mercado.

As tendências de tecnologia na área da saúde, como inteligência artificial, wearables, machine learning e softwares inteligentes, prometem trazer simplicidade e melhoria contínua dos serviços prestados.

Cada vez mais hospitais e sistemas de saúde estão investindo em computação em nuvem, telecomunicações 5G, inteligência artificial e interoperabilidade para enfrentar os desafios atuais, além de construir modelos de prestação de cuidados digitais no futuro do setor.

Leia mais em: 7 principais tendências de tecnologia na área da saúde

Softwares médicos como parte do ecossistema de uma healthtech

A tecnologia é muito útil em diversos setores no mercado de trabalho e na área da saúde não seria diferente.

Um software médico é uma ferramenta fundamental para ter mais tempo e agilidade na gestão de uma clínica médica.

Atualmente, o software médico é um desses recursos que ajudam a dar mais praticidade na rotina, otimizar atividade, acompanhar melhor os pacientes e reduzir custos operacionais.

O iClinic é um software médico bastante completo que oferece uma série de funcionalidades interessantes aos gestores. Entre elas:

Agenda médica: essa talvez seja a tarefa mais corriqueira para quem lida com o atendimento de um paciente.

A agenda do iClinic facilita a marcação de consulta médica, que, por muitas vezes, pode ser realizada pelo próprio paciente, de maneira online e sem necessariamente entrar em contato com a clínica.

Prontuário eletrônico: o iClinic oferece um prontuário personalizável e acessível via smartphone, tablet, computador e qualquer dispositivo eletrônico.

Com ele, você consegue avaliar o histórico de valores, pode personalizar o prontuário de acordo com a sua especialidade e prática médica e anexar arquivos e documentos, como exames, fotos, vídeos e documentos do paciente.

Teleconsulta: realize seus atendimentos de forma digital e remota, orientando seus pacientes com a qualidade e experiência das consultas.

Converse ao vivo por ligações de áudio e vídeo e ainda tenha o apoio dos recursos de chat e anotações, podendo marcar informações úteis sobre a consulta, tudo integrado ao prontuário eletrônico.

Gestão financeira: o módulo de gestão financeira do iClinic é bastante completo, com atualização automática do fluxo de caixa, controle de recebimentos e despesas, inserindo os valores por procedimento, profissional, paciente e convênio e determinando de qual conta bancária a movimentação foi feita e extrato de transações.

Assista nosso vídeo para ver mais diferenciais que um bom software pode proporcionar para a sua clínica:

Quais são os benefícios das healthtechs para o profissional de saúde?

health tech menina e celular

As inovações tecnológicas permitem um tratamento mais integrado, com maior segurança e qualidade. Por isso, muitos profissionais buscam ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias.

Há healthtechs atuando em diferentes frentes do negócio, se estabelecendo tanto como provedoras de soluções terceirizadas como parceiras estratégicas para o desenvolvimento da empresa em si.

É possível, porém, notar que as healthtechs ocupam um papel muito interessante em relação ao momento de mercado: servem de pontes para disseminar a tecnologia, ampliando seu uso no meio.

A tecnologia das healthtechs deve liberar os profissionais da saúde para realizar o cuidado ao paciente, ao passo que proporciona meios eletrônicos e autônomos para adquirir as informações.

Isso melhora a gestão e eficiência de processos e, com esse conjunto, permite melhores decisões e ações para o tratamento e a manutenção da saúde da população.

Conclusão

Uma healthtech contribui para atender a uma demanda de mercado cada vez maior. Ainda, moderniza ações de saúde e, também, ataca dores que métodos convencionais não conseguem.

Sendo assim, quanto mais preparada a sua clínica, mais adaptada ao futuro ela estará. E esse movimento começa justamente na adoção de tecnologias inovadoras em sua infraestrutura.

Quer aprender mais sobre inovações tecnológicas na área da saúde? Baixe gratuitamente nosso eBook sobre o assunto:

eBook grátis: Implemente inovações tecnológicas agora mesmo

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online