Todos os profissionais de saúde desejam conquistar seus pacientes. Afinal, além de melhorar o engajamento no tratamento, essa estratégia também garante um ótimo retorno financeiro para o consultório. Neste artigo você irá descobrir como fidelizar pacientes com o iClinic.
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Não são apenas os pacientes millennials que buscam profissionais que utilizam tecnologias modernas para cuidar das suas saúdes. Quase todas as pessoas querem uma dose de inovação digital em seus tratamentos.
Seja por meio de um aplicativo médico, dispositivos vestíveis inteligentes como Apple Watch e Smartwatch, ou um software médico, a tendência é que a área da saúde incorpore cada vez mais a tecnologia.
Um software médico, como o iClinic, é essencial para qualquer médico que busca melhorar a gestão do seu consultório, e encantar seus pacientes.
O Dr. André é um dos profissionais que conseguiu alcançar esse objetivo com o iClinic:
“O software é uma ferramenta para facilitar, agilizar, otimizar o tempo que perderíamos escrevendo exames, fazendo receitas. Sei que o iClinic tem um foco grande em atualizações, na vanguarda de mudanças no mundo digital, principalmente na área da saúde.”
Ao longo do conteúdo você verá 7 formas de fidelizar pacientes com o iClinic, além de conferir depoimentos de médicos que já utilizam nosso sistema.
Acompanhe!
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Principais formas de fidelizar pacientes com o iClinic
Contar com a ajuda de um software médico no dia a dia traz diversos benefícios, como melhor controle financeiro, acesso aos dados de qualquer lugar, relatórios e gráficos sobre a gestão do consultório, entre outros.
A seguir, nós iremos falar as 7 principais formas de fidelizar seus pacientes com o iClinic.
1. Melhora na experiência de agendamento
A agenda médica do iClinic proporciona uma ótima organização dos seus atendimentos, o que afeta diretamente a experiência do paciente com o seu serviço médico.
Diferente de uma agenda de papel, ao mudar horários de consultas, não é preciso fazer rasuras ou se confundir com várias anotações. Basta clicar em um horário vago, ou mudar a consulta de horário.
Os status dos agendamentos também mostram se a consulta foi confirmada, se o paciente está esperando, ou faltou.
Também é possível personalizar as cores de cada tipo de procedimento, e saber exatamente quais procedimentos serão realizados, apenas verificando sua agenda.
Como a agenda é integrada ao prontuário eletrônico, para iniciar um atendimento basta clicar no agendamento, e acessar todas as informações disponíveis sobre seu paciente.
A lista de espera também permite sinalizar quais pacientes estão esperando por um horário livre. Assim, você não se esquece de ninguém, e demonstra ainda mais cuidado e atenção.
A lista de pacientes do dia também auxilia na organização, mostrando os principais dados de todos os pacientes que estão agendados naquele dia.
Você também pode bloquear horários, e evitar que pacientes sejam marcados em dias ou períodos que você não realiza atendimentos, evitando erros comuns.
Todos esses aspectos garantem que seus pacientes sempre serão lembrados, e não passarão por situações comuns, como troca de horários ou atraso no atendimento.
Com a agenda, você tem a visualização clara de quantos pacientes consegue atender ao dia, e pode deixar um intervalo de horário obrigatório entre cada consulta.
O melhor de tudo é que você pode tornar essa experiência ainda melhor com o agendamento online do iClinic, uma agenda que fica disponível em uma plataforma, 24 horas por dia para seus pacientes.
Dê uma olhada em como o agendamento online transformou a Clínica Médica Madrid:
“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o WhatsApp diretamente.”
Assista nosso vídeo para entender melhor como o agendamento online funciona na prática:
2. Atendimento mais personalizado
O prontuário eletrônico é a funcionalidade favorita de qualquer médico que usa o iClinic, e não poderia ser diferente. Você, melhor do que ninguém, sabe a importância do prontuário na sua rotina.
O Dr. Lucas Castro compartilha, em seu caso de sucesso, como o iClinic auxilia na entrega de um atendimento humanizado para seus pacientes:
“O paciente fica bem satisfeito porque tenho controle total, e para a pediatria isso faz muita diferença. Sem o iClinic demoraria bem mais, seria uma consulta mais complicada. Ele traz um dinamismo importante para minha consulta, assim, não perco tempo com outras coisas, e consigo focar no paciente.”
Um prontuário personalizável, como o iClinic, permite que você monte sua anamnese da melhor forma para seu tipo de atendimento, e assegura que você não irá deixar de lado nenhuma informação.
Com o anexo de imagens e arquivos, você também integra todos os dados dos seus pacientes, o que auxilia na conclusão de um diagnóstico mais assertivo.
Ou seja, ao contar com um prontuário personalizado que atenda suas necessidades, e não proporcione ainda mais trabalho, como costuma acontecer com os de papel, você fideliza pacientes que buscam por esse tipo de atendimento.
Para entender como a personalização do prontuário iClinic funciona na prática, assista o vídeo abaixo:
3. Contato mais próximo com os pacientes
A jornada do paciente é muito mais extensa do que apenas o momento da consulta. É importante estar atento ao processo desde o agendamento, até o pós-consulta.
Engajar o paciente no pós-consulta é um dos maiores desafios dos profissionais de saúde.
Afinal, além de cuidar dos pacientes do dia, você também precisa administrar seu consultório. Com isso, não resta muito tempo para pensar nos pacientes que já foram atendidos.
Pensando nisso, o iClinic desenvolveu funcionalidades focadas no contato com os pacientes, como o iClinic Marketing, a plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde.
A Dra. Luciana é uma das médicas que conseguiu melhorar sua comunicação com os pacientes por meio do iClinic Marketing:
“O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”
Com a plataforma, você pode se aproximar ainda mais dos seus pacientes com o envio de mensagens personalizadas de forma automática, e também aumentar o número de retornos e procedimentos realizados.
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4. Maior engajamento dos pacientes no tratamento
O envio de mensagens personalizadas por e-mail também auxilia no engajamento dos pacientes no tratamento, mas existem outras funcionalidades que possuem um papel fundamental nesse objetivo.
Os lembretes de consulta, por exemplo, é uma delas.
O nutricionista Albespyerry Diniz foi um dos profissionais que conquistou maior engajamento dos seus pacientes com o envio das confirmações:
“Com o envio de SMS e e-mail para confirmar consulta, caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante. Possuo confiabilidade no sistema porque eu realmente vejo que ele envia SMS, confirma as consultas na agenda, e os pacientes comentam que receberam as mensagens.”
Os lembretes podem ser enviados por SMS, e-mail e WhatsApp para seus pacientes, e são confirmados de forma automática na sua agenda e agendamento online.
Assim, você garante que seus pacientes se lembrarão das suas consultas, diminuindo a taxa de absenteísmo do seu consultório.
5. Atendimento médico a distância
Como o iClinic é armazenado na nuvem, você pode acessar o software de qualquer lugar, sempre que quiser.
Isso significa que você pode realizar consultas pelo aplicativo do iClinic, enviar receitas fora do consultório e assiná-las digitalmente, organizar seu dia da própria casa, e atender a distância com a Teleconsulta.
Integrada com o prontuário eletrônico, a Teleconsulta iClinic permite que você atenda seus pacientes por meio de uma videoconferência segura, que pode ser gravada.
Um termo de consentimento é enviado para os pacientes antes da consulta a distância começar, garantindo maior proteção jurídica para seus atendimentos.
Veja o depoimento da Dra. Verônica, uma profissional que em menos de três meses, já tinha realizado mais de 300 atendimentos por meio da Teleconsulta iClinic:
“Já atendi gente de Tocantins, de São Paulo, do Rio, a distância acaba não existindo entre o profissional e o paciente. É uma forma do paciente se sentir mais seguro, porque eles veem que existe uma outra forma de nos acessar, sem ser pela consulta presencial.”
Além de assegurar mais proteção do que outras plataformas, como Zoom ou Skype, que não foram desenvolvidas para a área da saúde, você também garante a continuidade do atendimento médico para seus pacientes.
Sem contar que você pode fidelizar ainda mais seus pacientes, pois terá adotado mais uma nova modalidade de consulta, agregando mais benefícios para seu atendimento.
Confira outros diferenciais da Teleconsulta iClinic clicando na imagem abaixo:
6. Proteção dos dados sensíveis dos pacientes
A segurança dos dados médicos sempre foi uma exigência essencial para os profissionais de saúde, e com a chegada da LGPD, ela se torna ainda mais importante.
Além de ser armazenado na nuvem, o iClinic também busca seguir as normas da NGS (Nível de Garantia de Segurança), e conta com os servidores da AWS, plataforma em nuvem mais abrangente do mundo.
Com o certificado SSL 256 bits que criptografa todos os dados trafegados do sistema, você pode garantir para seus pacientes a proteção dos seus dados.
A segurança é um aspecto fundamental no atendimento humanizado, e os desenvolvedores do iClinic buscam seguir todas as exigências dos órgãos regularizadores, como o CFM (Conselho Federal de Medicina).
Dê uma olhada em uma parte do depoimento do Dr. Marcos Pinheiro, que conquistou mais segurança dos dados com o iClinic:
“Sem o iClinic seria bem mais demorado para atender os pacientes. Também haveria perda de informações, papel a gente acaba guardando mas também acaba perdendo, na forma digital a gente não perde nenhuma informação.”
Esse é um diferencial importantíssimo que pode fidelizar qualquer paciente, não concorda?
Para entender mais sobre a segurança no iClinic, baixe nosso conteúdo VIP gratuito:
7. Mais tempo para focar nos pacientes
Ao longo do conteúdo você viu muitas funcionalidades que ajudam na fidelização de pacientes, como a prescrição eletrônica, prontuário personalizável, iClinic Marketing, entre outros.
Mas existem várias outras funcionalidades que não foram aprofundadas, e auxiliam diretamente na gestão do seu consultório, como os relatórios automáticos sobre finanças e perfis de pacientes.
O iClinic como um todo otimiza diversos processos e torna atividades manuais em automáticas, proporcionando mais tempo para você focar nos seus pacientes.
O Dr. Valdir, por exemplo, conseguiu alcançar esse objetivo com o iClinic:
“Papel nunca mais. Software acumula informações, me permite dar várias orientações via e-mail, online, por impressão. Com um software médico consigo dar mais atenção para meus pacientes.”
Esse provavelmente é o aspecto mais importante para que você possa fidelizar seus pacientes, o tempo.
Afinal, é apenas com ele que você consegue entregar um atendimento humanizado e encantar seus pacientes, o que contribui diretamente na atração de mais pacientes, que irão escutar boas avaliações sobre seu serviço atencioso e assertivo.
Viu como é possível conquistar e fidelizar pacientes com o iClinic? Se você ainda não conhece nosso software, faça um teste gratuito agora mesmo:
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