8 passos para criar campanhas de e-mail marketing para pacientes

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Principais tópicos

As campanhas de e-mail marketing representam uma poderosa estratégia de comunicação no setor da saúde, possibilitando um relacionamento contínuo com os pacientes. Usando ferramentas específicas e uma abordagem bem planejada, as clínicas podem aprimorar seu atendimento e alavancar resultados.

Nós vivemos na era digital e, no contexto atual, é inegável o impacto e a importância do e-mail como uma plataforma de comunicação eficaz. Diante disso, você já pensou em como utilizar o e-mail marketing na sua estratégia de comunicação com os pacientes?

Segundo a Radicati Group, estima-se que existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. 

Além disso, de acordo com um estudo da GetResponse de 2021, o Brasil tem:

  • Uma taxa de abertura de e-mails de 20,39%;
  • Uma taxa de cliques (CTR) de 2,58%;
  • Uma taxa de cliques por abertura (CTOR) de 12,63%;
  • Uma taxa de descadastro de 0,12%.

Esses números podem até parecer baixos, mas vale lembrar que 20% é considerado um percentual excelente dentro do nicho das estatísticas e-mail marketing.

A implementação de campanhas de e-mail marketing pode contribuir significativamente para melhorar o relacionamento com os pacientes, além de otimizar a gestão da clínica e aumentar a retenção de pacientes. 

No entanto, é essencial saber como criar e gerenciar essas campanhas de forma eficiente.

Ou seja, não se trata apenas de enviar e-mails. É preciso estratégia, planejamento e conhecimento sobre como o e-mail marketing funciona. Preparado para aprender mais? 

Neste artigo, vamos explorar 8 passos para criar campanhas de e-mail marketing eficazes para seus pacientes. E lembre-se, é sempre hora de aprimorar a comunicação da sua clínica e proporcionar aos seus pacientes a melhor experiência possível!

Continue lendo para saber mais!

O que são as campanhas de e-mail marketing para pacientes?

campanhas de email marketing equipe

O e-mail marketing é toda e qualquer comunicação realizada via e-mail entre um profissional de saúde e seus pacientes.

Uma campanha de e-mail marketing é uma mensagem enviada uma única vez para seus contatos, e é conhecida popularmente como mala-direta.

Na maioria dos casos, essa estratégia ocorre por meio de uma ferramenta de disparo de e-mails, também conhecida como plataforma de e-mail marketing, ou automação de marketing.

Todos esses termos querem dizer uma única coisa: é possível enviar campanhas de forma automática. Ou seja, você cria oportunidades para conversar com seus pacientes sem perder mais tempo no seu dia.

O Dr. Keny Chung foi um dos profissionais que conheceu as vantagens dessa automação com a ajuda de um software médico:

“Eu demorava muito para visualizar a agenda, e não tinha um controle do cadastro de pacientes, era tudo na mão. É muito mais fácil fazer tudo online, com acesso de qualquer lugar. A parte do marketing de enviar e-mail para os pacientes em massa, me ajudou bastante na comunicação com os pacientes.”

A verdade é que raramente um profissional de saúde tem tempo para entrar em contato ativamente com os pacientes, principalmente aqueles que não têm um retorno marcado.

É comum que os pacientes não esperem uma mensagem de seus médicos, pois estão acostumados a serem apenas respondidos sobre suas dúvidas.

Essa situação costuma levar a uma consequência: o esquecimento do paciente em relação ao médico, até mesmo de um retorno que precisa ser marcado.

Com a ajuda do e-mail marketing, você se mantém lembrado e ganha presença em um canal que, diferente das redes sociais, não é superlotado de conteúdos a todo segundo.

E-mail marketing e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

campanhas de email marketing medica senior

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação que traz regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, exigindo mais proteção e transparência no uso desses dados. 

Ao utilizar e-mail marketing na sua clínica, é fundamental garantir que todas as ações estejam em conformidade com a LGPD. 

Isso implica obter o consentimento explícito dos pacientes para enviar-lhes comunicações de marketing. Isso pode ser feito no momento do cadastro do paciente ou através de um e-mail ou formulário de inscrição.

É também crucial fornecer aos pacientes a opção de cancelamento, ou seja, a possibilidade de deixarem de receber suas comunicações a qualquer momento. Isso geralmente é feito por meio de um link de cancelamento de inscrição incluído em todas as comunicações de e-mail.

Além disso, é fundamental garantir que os dados dos pacientes sejam armazenados de forma segura e que apenas as pessoas necessárias tenham acesso a essas informações. Uma forma eficaz de fazer isso é por meio de um software de gestão clínica que segue as diretrizes da LGPD.

Principais tipos de campanhas de e-mail marketing para pacientes

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Você pode abordar diversos assuntos em uma campanha. Veja a seguir os 5 mais trabalhados pelos médicos.

1. Conteúdos educativos

Quantas explicações equivocadas sobre saúde seus pacientes leem na internet? Quais são as dúvidas mais recorrentes durante suas consultas?

Por meio das campanhas você pode educar as pessoas sobre sua especialidade, e se tornar uma referência.

Afinal, em meio a tantas fakes news, seus pacientes com certeza irão valorizar seu esforço em compartilhar um conhecimento verídico e atualizado.

A Dra. Andréa Cerutti foi uma das profissionais que utilizou as campanhas pensando nesse objetivo.

“Os pacientes gostam quando eu envio conteúdos, recebo feedbacks bem legais. No início da pandemia, enviei orientações sobre a COVID-19 para as famílias, e todo mundo estava com muitas dúvidas. Receber um conteúdo de um médico que você confia, em meio a tantos conteúdos falsos, é um diferencial para o paciente.”

2. Mensagens de boas-vindas para novos pacientes

Já pensou em acolher ainda mais seus pacientes após a primeira consulta?

Segundo a pesquisa da GetResponse, 8 em cada 10 consumidores abrem e-mails de boas-vindas, uma taxa de abertura quatro vezes maior do que a taxa de abertura de outros e-mails transacionais.

Ao enviar uma mensagem de boas-vindas, você melhora a experiência dos pacientes mesmo quando eles estão em casa, um diferencial importantíssimo na fidelização.

Você pode aproveitar a oportunidade para perguntar quais materiais eles desejam receber por e-mail, e reforçar que está sempre aberto para tirar dúvidas.

Dê uma olhada neste exemplo de campanha de boas-vindas:

Olá, Gabriel, tudo bem?

Obrigada por ter escolhido a Clínica do Dr. iClinico para realizar sua consulta. Espero que sua experiência tenha sido agradável, e lembre-se: estou à disposição para tirar qualquer dúvida. 😉

Estou enviando esta primeira mensagem para lhe dar boas vindas, mas logo você estará recebendo conteúdos educativos sobre minha especialidade, assim como avisos gerais sobre a clínica.

Tenha uma ótima semana!

Uma ótima maneira de recepcionar os pacientes e fazer com que eles se sintam ainda mais cuidados, não acha?

3. Pesquisas de satisfação

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Quer receber avaliações dos seus pacientes e identificar pontos de melhoria no seu consultório?

As pesquisas de satisfação são essenciais para mostrar ao seu paciente que você está sempre buscando se atualizar, e se preocupa verdadeiramente com a experiência dele.

Com uma campanha de e-mail marketing para pacientes, você consegue enviar uma mensagem perguntando algo como “De 0 a 10, quão satisfeito você está com o meu atendimento?”.

Assim, você consegue medir a satisfação dos seus pacientes, perguntar o que poderia ser melhorado, e quais foram os pontos positivos.

Assista nosso vídeo sobre marketing de relacionamento e descubra outras estratégias que podem te aproximar dos seus pacientes.

4. Mensagens em datas comemorativas

Quem não adora receber uma mensagem especial em datas como Ano Novo, Natal, e aniversários?

Pequenos detalhes como enviar uma mensagem de parabéns e felicitações, podem fazer toda a diferença na fidelização dos seus pacientes.

Com uma plataforma de e-mail marketing, você pode criar campanhas para cada data comemorativa, e personalizá-las novamente a cada ano.

5. Avisos gerais sobre o consultório

Vai sair de férias, ou seu consultório precisará fechar por causa de reformas?

É sempre importante avisar seus pacientes para evitar desencontros ou frustrações.

Imagine se, em uma semana, alguém tenta marcar uma consulta todos os dias, mas nunca é atendido pois o consultório está fechado.

Uma experiência desagradável, não concorda?

Com uma campanha, você evita esses problemas em um clique, ao enviar uma mensagem. 

Como fazer campanhas de e-mail marketing para pacientes?

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Agora que você sabe o que é uma campanha e os principais assuntos que ela pode trazer, é preciso aprender todos os passos para evitar os erros mais comuns.

Continue a leitura para ler nosso passo a passo.

1. Tenha em mente para qual tipo de paciente você vai enviar a campanha

Quem irá receber suas campanhas? Quais são as dúvidas dos pacientes, e suas expectativas?

Para escrever uma mensagem personalizada que realmente converse com as pessoas, é fundamental sempre ter em mente para quem você está escrevendo.

Uma boa dica para seguir este passo é criar suas próprias buyers personas, perfis semi-fictícios que representam seus pacientes ideais.

Para criá-las, pense em quem gostaria de atrair para o seu consultório. Vamos supor que você seja um ginecologista obstetra.

Ao realizar uma pesquisa com suas pacientes, percebe que a maioria tem de 24 a 37 anos, está em um relacionamento estável, e deseja entender como ter o melhor processo possível durante a gravidez.

Sua buyer persona poderia ser a Gabriela, uma gerente de vendas que tem 27 anos, é casada, adora sair com suas amigas, ir na academia, e está buscando um especialista para se sentir mais segura com essa nova etapa de sua vida.

A Gabriela irá representar suas pacientes, aquelas que você irá conversar por meio dos e-mails. Pensar na sua persona irá tornar suas comunicações mais assertivas.

Veja um exemplo de buyer persona na imagem abaixo:

campanhas de email marketing persona

2. Pense no objetivo da campanha e o que você deseja alcançar

O que você deseja alcançar com a campanha? Quer engajar pacientes que ainda não marcaram um retorno, ou dar um aviso importante?

Pensar no objetivo da mensagem irá te ajudar a criar seu conteúdo, e facilitará na hora de medir se aquela campanha atingiu o que era esperado, ou não.

Imagine que você enviou uma campanha de boas-vindas para os pacientes que se consultaram na semana. Seu objetivo é recepcionar essas pessoas e colher feedbacks sobre o atendimento.

Se nenhum paciente responde seu e-mail, ou a taxa de abertura foi baixa, sua meta ainda não foi alcançada.

Você pode mudar o assunto do seu e-mail, ou escrever um conteúdo mais objetivo, para tentar melhorar seus resultados.

3. Segmente seu público

Uma das boas práticas do e-mail marketing é conseguir os contatos das pessoas que realmente têm interesse em receber suas comunicações.

Durante o cadastro dos seus pacientes no sistema, você pode comentar que envia conteúdos educativos por e-mail, e perguntar se eles têm interesse em receber.

Quem der uma resposta positiva é alguém interessado, uma característica que vai te ajudar a ter uma boa taxa de abertura.

Além disso, é fundamental segmentar seu público. Se você está enviando uma campanha sobre o Dia da Mulher, por exemplo, segmente seu público para suas pacientes.

Assim, você pode criar conteúdos cada vez mais personalizados.

4. Cuidado com o assunto do e-mail

Seu conteúdo pode ser extremamente útil para os pacientes, mas se o assunto do e-mail não for atrativo, ninguém irá se interessar.

Para escrever assuntos que chamam a atenção, lembre-se destas dicas:

  • Deixe claro o que o paciente irá encontrar naquele e-mail;
  • Personalize o assunto de acordo com seu público;
  • Seja objetivo, pois frases extensas não irão aparecer de forma completa na caixa de entrada;
  • Fale sobre algo interessante para o paciente, para instigá-lo a abrir o e-mail. Se ele está interessado em prevenir diabetes, um bom assunto seria “5 maneiras de prevenir as diabetes”.

Entenda mais sobre cada dica citada no conteúdo no nosso eBook gratuito:

5. Lembre-se de inserir bons CTAs

Os CTAs (calls to action), são as chamadas para ação que você adiciona ao longo do conteúdo.

Lembra da importância de definir seus objetivos com as mensagens? Ao escrever campanhas de e-mail marketing para pacientes, você pode colocar CTAs para alcançá-los.

Em uma campanha para engajar pacientes que não marcaram um retorno, você pode deixar um botão direcionado para o agendamento online do seu site.

Assim, seus pacientes podem agendar consultas com poucos cliques a partir do e-mail, e seu objetivo será alcançado.

6. Escreva um conteúdo útil e personalizado

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Você é o especialista que está compartilhando conhecimento com seus pacientes, mas é preciso estar atento para elaborar conteúdos originais e úteis.

Ao ter o domínio sobre um assunto, fica fácil escrever sobre ele. O que você precisa é estar atento para garantir que ele seja de fácil entendimento.

Ou seja, evite colocar termos muito técnicos, e caso precise adicionar, explique o que eles significam.

Também é necessário pensar em quais são as dúvidas dos seus pacientes, e como seus e-mails podem ajudá-los a cuidarem cada vez mais das suas saúdes.

7. Mantenha a consistência do seu e-mail marketing

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Qual vai ser a periodicidade dos seus e-mails? Você irá enviar conteúdos semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente?

Assim como qualquer estratégia de marketing, é preciso manter consistência para colher bons resultados no futuro. Não adianta enviar um e-mail a cada seis meses e esperar que todos seus objetivos sejam alcançados.

Por isso, lembre-se de marcar em uma agenda quais são os dias que seus e-mails deverão ser enviados, e separe um tempo para escrever esses  conteúdos.

8. Acompanhe as métricas das suas campanhas

Para melhorar sua estratégia é essencial acompanhar as métricas das campanhas de e-mail marketing para pacientes.

Por meio de uma plataforma de e-mail marketing, você pode conferir dados como taxa de abertura, mensagens enviadas com sucesso, e cliques gerados em cada campanha.

Ao analisar suas métricas, você consegue agilidade na hora de identificar melhorias, e pode entender se seu investimento está trazendo algum tipo de retorno.

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Sei que foram muitos passos até aqui, e para te ajudar, separei uma checklist que você pode utilizar para não se esquecer de nenhuma etapa importante.

  • Quem é a minha persona (para quem estou escrevendo a campanha)?
  • Qual vai ser a minha segmentação (para quem vou enviar)?
  • Quais são meus objetivos?
  • Qual é o conteúdo?
  • Em que dia e horário irei enviar a mensagem?

Ao seguir essas etapas, suas campanhas de e-mail marketing serão um sucesso com seus pacientes.

Quais os tipos de automações são possíveis realizar em um e-mail marketing?

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A automação do e-mail marketing pode ser uma poderosa aliada na gestão da sua clínica ou consultório. 

Ela permite que você planeje e automatize campanhas de e-mail de acordo com critérios específicos, proporcionando comunicações personalizadas e em tempo real para seus pacientes. 

Alguns tipos de automações que você pode implementar são:

  • Campanhas de boas-vindas: esta é uma das automações mais comuns. Quando um novo paciente se inscrever para receber seus e-mails, uma série de e-mails de boas-vindas pode ser automaticamente enviada. Essa série pode incluir informações sobre a clínica, detalhes sobre o médico, procedimentos de agendamento, entre outros;
  • Lembretes de consulta: a automação pode ser usada para enviar lembretes automáticos de consulta para os pacientes. Isso pode ser especialmente útil para minimizar as faltas nas consultas;
  • Informações e educação sobre saúde: você pode usar a automação para enviar regularmente aos seus pacientes conteúdos educativos relacionados à saúde, baseados em seus interesses e necessidades, como por exemplo campanhas de vacinação e dicas de saúde;
  • E-mails de aniversário: uma maneira simples, mas eficaz, de manter contato com seus pacientes é por meio de mensagens de aniversário. Além de transmitir calor humano, esses e-mails podem estreitar os laços entre o médico e paciente;
  • Contato pós-consulta: após a consulta, a automação pode ser usada para enviar um e-mail pedindo feedback, oferecendo conselhos adicionais ou agendando a próxima consulta;
  • Campanhas de reengajamento: se um paciente não tem consultado ou interagido com seus e-mails há algum tempo, uma série de e-mails de reengajamento pode ser enviada para incentivá-lo a retornar.
  • Com a ferramenta de e-mail marketing adequada, você pode automatizar todas essas campanhas e mais. Isso não só economiza tempo e recursos, mas também ajuda a fornecer uma experiência do paciente mais personalizada e envolvente.

Dicas para criar um conteúdo atraente para suas campanhas de e-mail marketing

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Criar conteúdo atraente para campanhas de e-mail marketing requer estratégia e conhecimento do seu público-alvo. Nos próximos tópicos separamos algumas dicas para ajudá-lo a conseguir isso:

Mantenha o texto curto

Vivemos em uma era de excesso de informação e tempo escasso. Portanto, seus e-mails devem ser concisos e diretos ao ponto. 

Muitas vezes, um e-mail curto é mais eficaz do que um longo, pois respeita o tempo do leitor e transmite a mensagem de maneira mais rápida e eficiente. 

Não se esqueça de usar parágrafos e listas para facilitar a leitura.

Use a linguagem simples

Os termos técnicos e jargões podem tornar seu e-mail difícil de entender para a maioria dos seus pacientes. É importante usar uma linguagem simples e fácil de compreender. 

O uso de linguagem clara não apenas facilita a compreensão do conteúdo, mas também torna sua mensagem mais pessoal.

Utilize o storytelling

O storytelling é uma técnica poderosa para envolver seus pacientes. Contar histórias permite que você crie uma conexão emocional com seus leitores, tornando seu conteúdo mais memorável. 

As histórias também podem ser usadas para ilustrar os benefícios de um tratamento ou para incentivar os pacientes a adotar comportamentos saudáveis.

Lembre-se de que as histórias mais eficazes são aquelas que ressoam com seu público-alvo.

Explore os gatilhos mentais 

campanhas de email marketing medica sentada

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão baseadas em princípios psicológicos que influenciam o comportamento humano. Eles podem ser muito eficazes em campanhas de e-mail marketing. 

Alguns gatilhos mentais que você pode usar são:

  • Reciprocidade: quando alguém te faz um favor, você não sente vontade de retribuir? O gatilho mental da reciprocidade no marketing médico é baseado nessa emoção. O e-mail marketing é uma excelente forma para trabalhar esse gatilho mental, pois ao fornecer informações aos pacientes, eles se sentem tentados a executar alguma ação, como agendar uma consulta;
  • Prova social: as pessoas tendem a seguir o comportamento dos outros. Assim, você pode compartilhar depoimentos de pacientes satisfeitos e as avaliações dos pacientes que já agendaram uma consulta.
  • Autoridade: as pessoas tendem a confiar em especialistas. Portanto, você pode mencionar sua experiência e conhecimentos para aumentar sua credibilidade.

Confira 12 gatilhos mentais poderosos no marketing médico e veja como utilizá-los na sua prática médica. 

O remarketing em campanhas de e-mail marketing

O remarketing é uma tática estratégica de marketing digital que possibilita o reengajamento com indivíduos que já tiveram alguma interação prévia com seu consultório, como uma visita ao site, um telefonema, ou um atendimento passado. 

Essa estratégia é crucial para manter a sua marca na mente dos pacientes e incentivá-los a retornar para novos procedimentos ou consultas.

Consideremos um cenário em que um paciente marca uma consulta através do seu site, mas, por algum motivo, falha em comparecer. 

Aqui, o remarketing se mostra útil para relembrar o paciente da consulta perdida, incentivando um reagendamento. Isso poderia ser feito por meio de um e-mail personalizado, sublinhando a relevância da consulta e sugerindo uma nova data.

De forma similar, se um paciente explorou a página de serviços ou leu um artigo no seu blog sobre um tratamento específico, um e-mail com informações adicionais pode incentivá-los a agendar uma consulta.

O remarketing deve ser adotado sempre que houver interesse em se reconectar com pacientes que mostraram interesse em seus serviços. 

Porém, é essencial personalizar suas mensagens de acordo com as necessidades específicas de cada paciente e equilibrar a frequência das campanhas para não parecer invasivo. 

A importância de testes A/B nas campanhas de e-mail marketing

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Os testes A/B são uma técnica de marketing que envolve a comparação de duas versões de uma campanha para ver qual delas tem um desempenho melhor. Eles são ferramentas poderosas para otimizar suas campanhas de e-mail marketing e melhorar seus resultados.

Por exemplo, você pode querer testar duas linhas de assunto diferentes para o mesmo e-mail para ver qual delas gera uma taxa de abertura mais alta. 

Basta dividir sua lista de e-mails em dois grupos, enviar a versão A para um grupo e a versão B para o outro. Em seguida, analise os resultados para determinar qual versão foi mais eficaz.

Os testes A/B são importantes por várias razões:

  • Permitem identificar e implementar pequenas mudanças que podem ter um grande impacto em suas campanhas;
  • Ajudam a entender melhor o seu público-alvo e a descobrir o que realmente ressoa com eles;
  • Evitam suposições baseadas em opiniões, pois os resultados são baseados em dados reais.

Embora esta estratégia seja comumente usada no e-mail marketing, os testes A/B também são úteis para otimizar outros aspectos do marketing digital, como páginas de destino, anúncios e postagens em mídias sociais. 

Como resultado, eles desempenham um papel fundamental na melhoria contínua de suas estratégias de marketing e na maximização do ROI.

5 erros mais comuns nas campanhas de e-mail marketing para pacientes

campanhas de email marketing profissional

Quer evitar as falhas que a maior parte dos profissionais de saúde comete? A melhor forma de evitá-los é conhecê-los, por isso, reunimos os 5 principais:

  • Conteúdo muito técnico e sem personalização: criar uma mensagem personalizada passa a ideia que você escreveu aquele conteúdo especificamente para o paciente que está lendo. É importante lembrar que ele não tem o mesmo conhecimento que você sobre o assunto, e considerar a etapa da jornada do paciente

Imagine que você esteja enviando uma campanha para pacientes que demonstraram interesse em uma cirurgia, mas estavam muito receosos de realizá-la. Seu conteúdo não vai ser tão direto, com CTAs para marcar uma data. 

Ao invés disso, ele vai trabalhar as principais dúvidas, tirar os receios e mostrar as medidas de segurança. No final, você pode deixar uma chamada para que os pacientes marquem uma consulta para uma avaliação, por exemplo;

  • Ausência de uma boa segmentação: enviar milhares de mensagens sem uma segmentação pode gerar desinteresse por parte dos seus pacientes. Se um paciente já realizou um procedimento e você está enviando uma campanha explicando como ele é feito, o ideal é tirá-lo dos contatos que irão receber a mensagem;
  • Falta de revisão do conteúdo: é comum um erro ou outro passar despercebido, e eles são facilmente evitados quando damos mais uma olhada no conteúdo antes de enviá-lo;
  • Campanhas sem automatização: muitos profissionais tentam enviar e-mails manualmente. O problema é que esse processo toma muito tempo, e não permite uma segmentação boa, além de não mostrar métricas como taxa de abertura e cliques;
  • Plataforma de e-mail marketing sem integração com o prontuário eletrônico: ao ter um software médico que permite o disparo de e-mails, você pode segmentar pacientes de acordo com as características presentes nos prontuários, e suas informações ficam centralizadas em um único local, o que gera mais agilidade e segurança para você, e seus pacientes.

Quer saber como uma plataforma de e-mail marketing funciona na prática? Baixe este eBook gratuito e conheça o iClinic Marketing:

Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing?

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A escolha de uma ferramenta de e-mail marketing adequada para a sua clínica ou consultório é uma decisão importante. Aqui estão alguns pontos que você deve considerar:

1. O software tem uma boa reputação no mercado?

Antes de mais nada, é fundamental que o software tenha uma reputação sólida. 

Para verificar isso, busque avaliações de usuários em plataformas de revisão de software, ou mesmo em sites de busca. Se a maior parte dos usuários estiver satisfeita com o serviço, este é um bom sinal.

2. A empresa tem casos de sucessos?

Procure saber se a empresa tem exemplos de sucesso comprovados. Empresas confiáveis geralmente possuem uma seção dedicada em seu site com estudos de caso de seus clientes. Isso mostra que a ferramenta tem um histórico de resultados positivos.

3. O suporte é bom? Algum treinamento é oferecido?

O suporte ao cliente é crucial, principalmente se você não está familiarizado com a criação de campanhas de e-mail marketing. 

Certifique-se de que a empresa oferece suporte adequado e, de preferência, treinamento para você aproveitar ao máximo a ferramenta. É importante que este suporte seja em português e fácil de acessar.

4. O software é completo e fácil de usar?

Por fim, a ferramenta deve ser completa, permitindo que você crie, envie e monitore campanhas de e-mail marketing com facilidade. 

Além disso, a interface do software deve ser intuitiva e fácil de navegar, mesmo para quem não é um especialista em marketing.

O iClinic, por exemplo, é um sistema de gestão para clínicas e consultórios que, entre outras funcionalidades, inclui um módulo completo para campanhas de e-mail marketing. 

Ele foi desenvolvido pensando nas necessidades específicas dos profissionais de saúde. Por isso, conta com ferramentas e funcionalidades que agilizam a rotina médica enquanto mantém todas as informações seguras e criptografadas.

Como criar um calendário de e-mail marketing para sua clínica médica?

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Criar um calendário de e-mail marketing pode ajudar a manter suas campanhas organizadas, assegurar a consistência da sua comunicação e evitar a repetição de conteúdos para um mesmo cliente. 

Aqui está um passo a passo para criar um calendário de e-mail marketing para sua clínica médica:

  • Defina seus objetivos: seus objetivos podem incluir a atração de novos pacientes, a manutenção de relacionamentos com pacientes existentes, a educação de pacientes sobre tópicos específicos de saúde, entre outros;
  • Identifique seus segmentos de público: os segmentos podem incluir novos pacientes, pacientes existentes, pacientes de determinada faixa etária ou pacientes interessados em determinados tópicos ou serviços;
  • Planeje os tipos de e-mail que você enviará: isso pode incluir newsletters informativas, lembretes de agendamento, convites para eventos, etc.
  • Decida a frequência dos e-mails: considere a quantidade de informação que você tem para compartilhar e a frequência que seu público gostaria de ouvir de você. Evite enviar e-mails com uma frequência elevada, pois o próprio servidor de e-mail pode considerar como spam; 
  • Escolha as datas de envio dos e-mails: leve em consideração os dias da semana e horários que tendem a ter taxas de abertura mais altas; 
  • Organize tudo em um calendário: planeje os temas e conteúdos e os organize em um calendário para acompanhar o andamento dos envios e se a programação foi cumprida corretamente;
  • Acompanhe os resultados e faça ajustes: não basta apenas enviar os e-mails, deve-se monitorar as taxas de abertura, cliques e conversões para entender quais e-mails estão funcionando melhor. Use essas informações para ajustar sua estratégia e melhorar os tópicos que possuem problemas.

Lembre-se, um bom calendário de e-mail marketing deve ser flexível. Seus planos podem mudar, e isso é normal. O importante é manter a comunicação com seus pacientes relevante, útil e interessante. 

A ferramenta de e-mail marketing do iClinic pode te auxiliar na criação e gestão desse calendário de forma prática e eficaz.

Como integrar sua campanha de e-mail marketing com outras estratégias de marketing digital?

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As estratégias de marketing digital são interdependentes e, para garantir os melhores resultados, é crucial integrá-las. 

O e-mail marketing, por exemplo, pode funcionar em harmonia com outras táticas, como tráfego pago, SEO, marketing de conteúdo e redes sociais. Veja como fazer isso:

  • Tráfego Pago: você pode usar anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads) para direcionar as pessoas para uma página de destino (landing page) onde elas podem se inscrever em sua newsletter ou baixar um material rico em troca de seus endereços de e-mail. Isso permite que você construa uma lista de e-mail marketing com leads qualificados;
  • SEO: ao otimizar o conteúdo do seu site para os motores de busca, você pode atrair visitantes orgânicos que estão procurando informações ou soluções que você oferece. Esses visitantes podem então ser convertidos em assinantes de e-mail através de formulários de inscrição estrategicamente posicionados em seu site;
  • Marketing de conteúdo: ofereça conteúdo valioso para seus visitantes em troca de suas informações de contato. E-books, artigos, guias, webinars são exemplos de conteúdos ricos que podem ser oferecidos. Uma vez que um visitante fornece seu e-mail para receber esse material, ele se torna um lead e entra para a sua lista de e-mail marketing;
  • Redes sociais: utilize suas plataformas de mídia social para promover seu conteúdo, produtos ou serviços, e direcione seus seguidores para uma página onde eles possam se inscrever para receber mais informações via e-mail.

Integrar sua campanha de e-mail marketing com outras estratégias de marketing digital cria um ecossistema de marketing robusto e eficaz. 

No iClinic, nossa ferramenta de marketing digital te auxilia a gerir todas essas estratégias de maneira prática, garantindo uma visão completa e integrada de todas as suas ações de marketing. 

Com isso, é possível não apenas atrair mais leads valiosos, mas também conduzi-los em uma jornada que os levará à conversão e fidelização.

Conclusão sobre campanhas de e-mail marketing

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Viu como campanhas de e-mail marketing bem executadas podem trazer benefícios para a sua clínica que vão desde a atração de novos pacientes até o fortalecimento do relacionamento com os atuais?

Ao seguir os passos e dicas mencionados, e integrando sua campanha de e-mail marketing com outras estratégias de marketing digital, você estará a caminho de construir uma presença digital forte e efetiva.

Gerir todas essas estratégias pode parecer uma tarefa complexa, mas não precisa ser assim. 

A iClinic oferece uma ferramenta completa para te auxiliar na criação e gestão de suas campanhas de e-mail marketing e outras estratégias digitais. 

Com o nosso sistema, você tem à disposição funcionalidades que facilitam e potencializam seu marketing médico.

Que tal dar um passo adiante em suas estratégias de marketing médico e experimentar a plataforma iClinic? Clique aqui e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing.

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