Como criar uma pesquisa de satisfação no iClinic?

Como criar uma pesquisa de satisfação no iClinic?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 7 min.

O marketing de relacionamento é essencial na área da saúde, pois ele permite que os médicos criem uma relação duradoura com seus pacientes. Neste artigo você vai aprender como criar uma pesquisa de satisfação no iClinic.

Todo profissional de saúde deseja cuidar de seus pacientes de forma humanizada e, por isso, sempre busca melhorar seus atendimentos.

A pesquisa de satisfação é uma estratégia de marketing essencial para qualquer médico que deseja criar um relacionamento ainda mais próximo com seus pacientes.

Segundo um estudo divulgado na Revista de Administração Pública, o marketing é necessário para qualquer instituição que queira se diferenciar.

“A atividade de marketing na área de saúde deve utilizar suas técnicas para prestar um melhor serviço e desenvolver um relacionamento com seu cliente (paciente), podendo, assim, melhorar seus resultados financeiros.”

Porém, como é possível implementar uma pesquisa de satisfação sem deixar outras responsabilidades de lado? 

Continue a leitura e descubra como o marketing médico do software médico iClinic pode te ajudar.

Principais vantagens do iClinic Marketing

O iClinic Marketing é a plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde. 

Diferente de outras plataformas, no iClinic Marketing você consegue adicionar seus pacientes nos e-mails pelo seu próprio sistema, sem a necessidade de subir uma lista de contatos em outra plataforma de disparo de e-mails.

Além disso, você centraliza todos os dados dos seus pacientes em um único local, garantindo mais praticidade para seu dia a dia, e segurança para sua imagem profissional

Veja a seguir quais são as principais vantagens que você pode obter com o e-mail marketing personalizado do iClinic.

  • Aumento de retornos: o iClinic Marketing possui lembretes de retornos automáticos. Basta ativá-lo para enviar as mensagens para seus pacientes, e você também pode personalizá-las da forma que achar melhor, escolhendo exatamente em qual período os e-mails serão enviados, assim como as recorrências (como a cada duas semanas, ou um mês);
  • Envio de orientações médicas: com as mensagens automáticas você também pode enviar orientações de pré e pós-procedimento, pós-consulta, auxiliando ainda mais o tratamento de cada um dos seus pacientes;
  • Aumento de procedimentos: a plataforma também permite que você eduque seus pacientes sobre os procedimentos realizados no seu consultório. Dessa forma, seus pacientes se sentem mais seguros para realizar procedimentos, pois sabem como eles funcionam, e quais são suas vantagens;
  • Relacionamento mais próximo com seus pacientes: é impossível manter contato com todos os pacientes que já se consultaram com você de forma manual. Com o e-mail marketing, você pode automatizar e manter a personalização da sua comunicação,  garantindo que eles não se esquecerão de você, além de deixar uma oportunidade para novas conversas. Essas oportunidades aumentam as chances dos pacientes recomendarem seu serviço, e serem de fato, fidelizados, devido a ótima experiência que você proporcionou no pós-consulta.

Philip Kotler, um dos especialistas em marketing mais famosos do mundo, afirma que toda empresa que alcança o sucesso é comprometida com o marketing e, na área da saúde, os componentes de marketing, muitas vezes, são adotados sem serem percebidos.

Por exemplo, todo médico se preocupa com a jornada do paciente. Afinal, você quer que eles tenham a melhor experiência possível. Esse é um dos pilares de qualquer marketing humanizado. 

Kotler também afirma que fidelizar um cliente é mais rentável do que atrair novos, e você provavelmente vivenciou isso na prática com o seu consultório.

A verdade é que o marketing é essencial para qualquer profissional de saúde que deseja se tornar uma referência, e o e-mail marketing é uma ferramenta ainda pouco explorada no mercado médico.

Por isso, quanto mais cedo você começar a adotar essa estratégia, mais rápido você se tornará um especialista, e alcançará diferenciais que outros especialistas não possuem. 

No iClinic Marketing, existem dois principais formatos de e-mail:

  • Campanhas de e-mail: também conhecidas como malas diretas, as campanhas são enviadas uma única vez para seus pacientes, e costumam ser utilizadas para enviar avisos gerais, como férias, ou mensagens em datas comemorativas, como Outubro Rosa e Natal;
  • Mensagens automáticas: com os e-mails automáticos, você pode enviar mais de uma mensagem para seus pacientes de forma contínua e durante um período pré-determinado. Após programá-los uma única vez, os fluxos de e-mails trabalham por você.

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Para conseguir enviar a sua pesquisa de satisfação no iClinic, você vai utilizar as mensagens automáticas. Veja a seguir como elas funcionam na prática!

Passo a passo para criar uma pesquisa de satisfação no iClinic

A pesquisa de satisfação é uma das estratégias de marketing enfatizadas no estudo da Revista de Administração de Pública, citado no início do conteúdo.

“A satisfação do cliente é o grande termômetro para avaliação do serviço e o marketing é a ferramenta vital para que os níveis de excelência sejam alcançados de forma efetiva e lucrativa.”

De fato, a maneira mais assertiva de medir a satisfação dos seus pacientes é efetivamente perguntando a eles, por meio de uma pesquisa. 

Pensando nisso, vamos mostrar como você pode criar a sua no iClinic Marketing.

1. Clique no botão de criar e-mails personalizados

Ao entrar no iClinic, você vai ver a seção “Marketing” na barra superior azul da sua tela. 

Para criar sua pesquisa de satisfação, clique em “Mensagens automáticas”, depois em “Personalizadas”, e, finalmente, em “Criar e-mails personalizados”, no canto superior direito. 

Se existe mais de um profissional de saúde cadastrado no seu iClinic, garanta que você está editando o fluxo de e-mails do seu usuário. Para isso, basta selecionar o seu nome na barra superior, acima do botão de criar e-mails.

O sistema irá pedir que você nomeie suas mensagens. Você pode digitar “Pesquisa de satisfação”, ou o nome que desejar, que seja fácil de identificar.

2. Personalize sua mensagem

A etapa de personalização é a mais demorada, porém, você só precisará passar por ela uma única vez. Lembre-se que a pesquisa de satisfação não pode ser muito extensa, para evitar que seus pacientes desistam de respondê-la.

Ou seja, é provável que em menos de 30 minutos você termine de personalizá-la.

O recomendável é que você utilize uma comunicação humanizada, evitando adicionar termos técnicos na mensagem. 

Como é uma pesquisa de satisfação, você pode começar o e-mail agradecendo o paciente pela escolha em realizar um atendimento no seu consultório.

Em “Dados do Remetente”, você irá selecionar o nome de quem está enviando a campanha, e o e-mail do remetente é o endereço de e-mail que receberá as respostas dos pacientes. 

Você pode selecionar o seu nome, mas adicionar o e-mail da recepção, por exemplo, para que suas recepcionistas recebam as respostas. Ambas as configurações são obrigatórias para que as mensagens sejam enviadas.

Depois, clique em “Adicionar outro e-mail ao fluxo” para personalizar a sua mensagem. 

No assunto do e-mail você irá mostrar aos pacientes sobre o que se trata a mensagem enviada. O importante é ser direto e atrativo, como “Pesquisa de satisfação do Dr. iClinico”, ou “O que achou do atendimento com Dr. iClinico?”,

Se o assunto for extenso, talvez ele não apareça completamente na caixa de entrada dos seus pacientes. 

Você também precisará definir depois de quantos dias ou meses seus pacientes devem receber essa mensagem, a partir do momento em que eles são inseridos no fluxo de e-mails.

O recomendável é que seja um dia, para não correr o risco de eles se esquecerem de como foi a experiência no seu consultório. Lembre-se, quanto mais recente a memória, mais completa a avaliação!

Após realizar essas configurações, você deve escrever o texto que será enviado na mensagem. Ele pode ser personalizado utilizando a caixa de texto que fica embaixo do assunto do e-mail, no canto direito.

Você também pode adicionar links e botões, direcionando seus pacientes para um forms do Google, um formulário que pode ser preenchido de forma anônima, ou não, pelos seus pacientes.

Veja a imagem abaixo um exemplo de pesquisa de satisfação.

Exemplo de pesquisa de satisfação no iClinic

Para personalizar ainda mais as suas mensagens, não se esqueça de utilizar as tags automatizadas do sistema.

Elas irão colocar, de forma automática, informações como o nome dos seus pacientes, o endereço do seu consultório, entre outros, o que dá mais personalização para suas mensagens.

Você pode enviar um e-mail teste para você mesmo para verificar como ficou a mensagem final. Depois, é só clicar em “salvar”.

3. Ative o envio de e-mails

Após personalizar a sua mensagem, você só precisa clicar em “ativar envio de e-mails”, e ela será enviada automaticamente aos pacientes selecionados.

4. Insira os pacientes no e-mail automático

Para o paciente receber a sua pesquisa, você precisa inseri-lo no fluxo que acabou de criar. 

Existem 3 maneiras de inserir pacientes nas mensagens automáticas: pelo prontuário eletrônico do paciente, pela agenda no horário marcado da consulta, ou pelo cadastro do paciente.

Caso tenha mais de um profissional de saúde cadastrado na sua conta, você precisará selecionar o profissional de saúde, para ter acesso às sequências disponíveis. 

Após escolher o nome, selecione o fluxo de mensagens que você acabou de criar. Depois, basta clicar em “confirmar”.

Como sua pesquisa de satisfação será enviada para os pacientes que realizaram uma consulta, você pode inserir os pacientes assim que acabar de atendê-los!

5. Acompanhe os resultados da pesquisa de satisfação

No iClinic Marketing você consegue saber quantos e-mails foram enviados, quantos pacientes abriram as mensagens, e quantos cliques seus e-mails geraram. 

Por que acompanhar os resultados é importante? Não preciso apenas enviá-los? 

Imagine que você tenha enviado 50 pesquisas de satisfação, e os resultados mostram 10% de abertura. Isso pode significar que o assunto do e-mail não está muito claro, ou está pouco atrativo. 

Os resultados irão mostrar pontos de melhoria na sua estratégia de e-mail marketing.

Uma ótima estratégia para analisar seus resultados pode ser o NPS (Net Promoter Score, ou Nível de Satisfação do Paciente, para a área da saúde). 

Ao realizar uma pergunta simples, como “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar meu serviço para um amigo ou desconhecido?”, você identifica a satisfação dos pacientes de forma assertiva. 

No NPS, pacientes que respondem de 0 a 6, são considerados detratores. Ou seja, eles não foram fidelizados, e também não ficaram completamente satisfeitos com seu atendimento. 

De 7 a 8 estão seus pacientes neutros, aqueles que ficaram satisfeitos, mas também não foram fidelizados. 

Finalmente, de 9 a 10 estão seus pacientes promotores, as pessoas que irão recomendar seu serviço para toda a sua família e amigos, e irão divulgar sua imagem.

Se você identifica que a maioria dos seus pacientes são neutros, isso significa que você precisa investir mais no marketing de relacionamento, por meio de estratégias como o e-mail marketing. 😉

Independente da métrica que você escolha para analisar seus resultados, lembre-se de produzir relatórios com frequência, que comparem seus dados, seja por meio de planilhas automáticas, ou outros documentos.

Se ao longo dos meses sua taxa de abertura aumentou, e mais pacientes clicaram nos links dos e-mails, você está entregando conteúdos úteis e relevantes. 

Caso contrário, é essencial implementar melhorias, e até mesmo perguntar aos seus pacientes o que eles desejam receber, e como você pode ajudá-los ainda mais.

Viu como é fácil criar sua pesquisa de satisfação no iClinic? 

Se você ainda não possui o iClinic Marketing, conheça mais sobre a funcionalidade clicando na imagem abaixo:

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Ficou com alguma dúvida? Deixe-a aqui embaixo nos comentários, iremos adorar te ajudar!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.