Como fazer o repasse médico para os profissionais da sua clínica ou consultório?

repasse medico medico pensando

Principais tópicos

O repasse médico é uma questão fundamental no setor da saúde e afeta diretamente a atuação dos profissionais médicos e, consequentemente, a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. 

Se você é dono de uma clínica ou consultório, é importante compreender a importância desse assunto e como fazer o repasse médico de forma adequada e justa.

O repasse médico refere-se à prática de uma clínica ou hospital repassar parte de sua receita para médicos credenciados, como forma de incentivá-los a atender pacientes nesse estabelecimento. 

Isso pode ser feito de diversas formas, como pagamento de comissão sobre os procedimentos realizados, honorários ou acordos comerciais

No entanto, o repasse médico é alvo de debates e polêmicas, já que pode incentivar médicos a priorizarem o lucro em vez da qualidade dos cuidados. 

Por isso, é essencial que os donos de clínicas e consultórios compreendam como fazer o repasse médico de forma equilibrada e justa, para garantir a satisfação dos profissionais médicos e dos pacientes.

Neste artigo, vamos explorar como fazer o repasse médico de forma adequada e justa para os profissionais da sua clínica ou consultório. 

Fique conosco e descubra como garantir a sustentabilidade financeira da sua clínica ou consultório e atrair profissionais médicos de alta qualidade.

O que é repasse médico?

repasse medico no consultorio

O repasse médico é a divisão e pagamento de valores entre a clínica e os profissionais de saúde que prestam serviço. Ele também é conhecido por nomes como rateio, comissão ou pagamento por produção.

A definição dessa atividade é muito simples, mas, na hora de fazer o repasse no final de cada mês, os gestores enfrentam muitos desafios.

Geralmente o médico recebe pelo menos 70% do valor e o restante (30%) é direcionado para a clínica. Tudo depende do contrato de cada profissional com a empresa.

O repasse possui inúmeras vantagens, como:

  1. Divisão da rentabilidade entre os médicos de acordo com suas produtividades;
  2. Valorização da quantidade e qualidade dos serviços prestados;
  3. Eliminação de custos fixos;
  4. Podem ser feitos mensalmente, semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com o que foi acordado entre o médico e a clínica.

O sistema de comissão na área da saúde também leva em consideração critérios como qual procedimento foi realizado e se foi por convênio ou particular.

Quando  a clínica não possui uma integração de dados, como um software médico, as informações essenciais para o repasse ficam espalhadas, por exemplo, os procedimentos realizados, quem os realizou e as quantidades.

Isso significa que na hora de fazer o repasse, muito tempo é perdido simplesmente procurando esses dados, o que pode, inclusive, prejudicar a realização dos cálculos do repasse.

Além disso, quando os cálculos de repasse são feitos manualmente por algum profissional, por mais cuidadoso e atencioso que seja, as contas sempre estão sujeitas a algum erro.

Vamos pensar em uma clínica que tem 3 médicos atendendo com o modelo de repasse. Se cada um deles fizer 15 atendimentos por dia, ao final do mês serão 900 atendimentos que deverão ser categorizados.

Esse é um exemplo hipotético, mas pense quantas horas são desperdiçadas apenas com o processo de colocar cada um desses atendimentos em uma planilha do Excel.

Se esse administrador for muito experiente e já tiver as planilhas com cálculos automatizados, conseguindo contabilizar cada atendimento em apenas um minuto, ao todo são 15 horas de trabalho por mês.

Provavelmente existem outras atividades mais importantes que devem ser feitas em todo esse tempo, correto?

A melhor maneira de evitar os erros mais comuns e otimizar seu tempo, é contar com uma ferramenta de repasse médico automático ou com a ajuda de um contador.

Veja como relatórios financeiros sobre repasse, análise de receitas e despesas, entre outras informações essenciais, podem ser completamente automatizados por meio de um sistema:

Qual é a importância do repasse médico?

repasse medico medica sentada

A comissão é uma tarefa que impacta a gestão financeira da clínica, a satisfação dos profissionais e influencia a experiência dos pacientes.

Pensando na gestão financeira da empresa, garantir que o cálculo do repasse seja feito de forma automatizada e sem erros assegura que não ocorram casos como a bitributação.

Imagine que um paciente tenha pago por um procedimento que custou R$5.000,00 em 4 parcelas. No ano seguinte, esse valor entra no imposto de renda.

Porém, esses R$5.000,00 também foram repassados para diferentes profissionais de saúde que auxiliaram no procedimento e outro imposto é cobrado em cima do mesmo valor.

Quando há dois impostos cobrados pelo mesmo serviço prestado, há o que chamamos de bitributação.

Com um repasse automático, a comissão é feita na hora do pagamento do paciente e o imposto é aplicado uma única vez. Uma ótima forma de reduzir impostos, não concorda?

Esse processo também facilita o controle do fluxo de caixa da clínica, que controla todas as entradas e saídas financeiras de um determinado período.

Se você contar com um sistema financeiro com integração entre repasse e fluxo de caixa, é possível ter previsibilidade das finanças dos próximos meses.

Essa automação economiza tempo e ajuda nos processos de auditoria da clínica. 

Além disso, garantir que cada médico está recebendo o valor certo de acordo com a qualidade e quantidade dos atendimentos prestados, aumenta a satisfação da equipe e consequentemente dos pacientes.

Afinal, com uma equipe satisfeita e que se preocupa com a qualidade dos serviços, os pacientes serão os mais beneficiados.

5 passos para fazer o repasse médico sem cometer erros

repasse medico mesa medica

Como falamos anteriormente, o pagamento dos profissionais de saúde é um processo cheio de etapas.

Alguns administradores de clínicas preferem fazer esse processo assim que o mês termina.

Dessa maneira é só separar os procedimentos, profissionais, convênios, e calcular as respectivas porcentagens ou soma de valores correspondentes, se a remuneração for fixa.

Porém, independentemente de qual período você escolha para realizar o repasse médico, existem alguns passos que não devem ser deixados de lado. Confira quais são eles a seguir.

1. Centralize todas as informações em um único local

É fundamental centralizar todos os dados em uma ferramenta, de preferência em um sistema médico, mas você também pode optar por uma planilha do Excel ou até mesmo em um caderno de finanças.

Assim, você não perde tempo procurando as informações na hora de fazer o cálculo do repasse de cada médico, e não tem o raciocínio interrompido por falta de dados.

Com menos interrupções na hora de realizar os cálculos, menor a probabilidade de você cometer algum erro de conta. Por isso, lembre-se também de sempre procurar um local calmo para fazer essa atividade.

2. Separe cada atendimento de acordo com o profissional de saúde e convênios

Após centralizar todas as informações necessárias, uma boa prática de organização é separar os dados para facilitar a visualização na hora de fazer os cálculos.

Uma boa dica é separar as informações por atendimento, especificando o procedimento, quem realizou e o convênio, caso tenha sido utilizado. Imagine a separação dessa forma:

Atendimento do paciente Lucas: procedimento limpeza de pele, realizado pelo profissional Dr. iClinico, convênio Unimed.

Não se esqueça de ter ao seu lado os valores de repasse de cada profissional, assim, fica ainda mais fácil fazer os cálculos.

3. Conte com um software médico com gestão financeira

repasse medico sistema medico

Como já mencionamos, contar com a ajuda de um sistema pode ser a solução ideal para tornar essa atividade automática, aumentando sua produtividade.

Em um software médico você consegue obter estes diferenciais:

  • Registro dos pagamentos diretamente pela agenda ou prontuário;
  • Configuração de diferentes valores de acordo com o procedimento e plano de saúde;
  • Repasse médico automático;
  • Parcelamento de pagamentos de consultas;
  • Cadastro de valores nas contas bancárias;
  • Geração de guias de consulta TISS em lotes;
  • Maquininha de cartão feito por médicos com pagamento por aproximação, leitor de QR Code, PIX, Wi-fi e histórico de recebimentos;
  • Pagamento online (envio de links de pagamentos que podem ser enviados pelo WhatsApp dos pacientes).

4. Faça revisão dos cálculos

É fundamental que você faça uma revisão de todos os seus cálculos antes de finalizar a atividade. Mesmo que você tenha sido extremamente cuidadoso, nada garante que nenhuma falha tenha sido cometida.

O ideal é pedir para outro profissional ou o setor financeiro revisar seus cálculos, assim você garante que nenhum erro passará despercebido.

5. Mostre os cálculos para seus colaboradores

Por fim, nossa última dica é mostrar os cálculos para seus colaboradores.

Você pode fazer isso em uma reunião, compartilhando uma planilha ou até mesmo enviando um relatório.

Essa é uma ótima prática pois incentiva a transparência em suas relações com seus colaboradores e, caso algum equívoco tenha sido cometido, pode ser rapidamente resolvido.

O que é e como funciona o faturamento de contas médicas?

repasse medico calculadora

O faturamento de contas médicas refere-se a cobrança de serviços de saúde às operadoras. Quando você atende um paciente por convênio, por exemplo, é preciso realizar o faturamento dessa consulta depois.

Também conhecido como faturamento de guias médicas, faturamento médico e faturamento de convênio, esse processo é essencial para garantir a saúde financeira da sua clínica.

Um software médico de qualidade com faturamento TISS e antecipação de recebíveis trará mais organização e lucro em relação ao faturamento de contas médicas.

Afinal, você tornará o processo automático, livre de erros comuns e facilitará uma eventual auditoria. Sem contar que a segurança dos dados eletrônicos é imensamente maior do que arquivos em papéis.

Além disso, toda sua gestão financeira e administração serão favorecidas, já que um sistema pode contar com ferramentas como:

  • Prontuário eletrônico;
  • Prescrição digital;
  • Agenda médica;
  • Agendamento online;
  • Repasse médico;
  • Controle de estoque;
  • Teleconsulta;
  • Marketing médico;
  • Chat interno;
  • E muito mais!

Ao centralizar todas as informações da clínica em um único local, você alcança a gestão que sempre desejou para seu negócio e possui mais tempo para focar em outras atividades.

Como fazer um contrato de prestação de serviços médicos?

repasse medico medico no tablet

Um bom contrato de prestação de serviços médicos deve contemplar as seguintes informações:

  • Qualificação das partes: informações do contratante (aquele que contrata o serviço e se compromete com o pagamento) e contratado (aquele que prestará o serviço);
  • Objeto do contrato: é o próprio serviço a ser prestado, nesse momento é necessário esclarecer e detalhar tudo o que engloba o serviço;
  • Obrigações do contratante: muitas vezes o contratado precisa ter a seu dispor certa estrutura para conseguir desempenhar suas funções e é obrigação do contratante garantir que essa estrutura seja disponibilizada adequadamente;
  • Obrigações do contratado: todas as obrigações do contratado para executar o serviço proposto;
  • Valores e condições de pagamento: deve-se incluir no contrato não apenas o valor a ser pago, mas também de que forma será concretizado o pagamento;
  • Condições em casos de descumprimento e rescisão: o contrato deve prever condições caso alguma das partes queira rescindir o contrato antes de seu término ou alguma das partes não esteja cumprindo com suas obrigações;
  • Prazo de validade do contrato: conforme a legislação vigente, os contratos de prestação de serviços médicos não podem ter prazo de validade superior a 4 anos;
  • Cláusula de eleição de foro: essa cláusula define em qual localidade (cidade/estado) serão tratadas questões judiciais caso haja essa necessidade, bem como questões relacionadas a custos jurídicos;
  • Assinaturas: para que o seu contrato de prestação de serviços tenha valor legal, é fundamental que ele contenha as assinaturas, tanto do contratado quanto do contratante. 

Como é feito o exame admissional dos profissionais de saúde?

Não há nenhum tipo de legislação específica para os exames admissionais para profissionais da saúde. 

No entanto, há algumas observações importantes para se fazer na contratação de profissionais para clínicas e consultórios.

Isso porque, dependendo de quais tenham sido as ocupações anteriores do colaborador, ele pode ter sido submetido a riscos ocupacionais específicos. 

Técnicos de laboratório, por exemplo, podem ter sido expostos a produtos químicos e à radiação, itens que podem causar doenças ocupacionais graves a eles.

Por isso, o exame admissional deve ser conduzido pelo médico do trabalho, que deve ter a experiência e capacidade de identificar determinados fatores no paciente.

O exame é feito em formato de entrevista (anamnese), na qual o médico deverá fazer perguntas que envolvam tanto questões familiares e psicológicas como do antigo trabalho.

O médico deverá seguir com o preenchimento da ficha de anamnese e pode solicitar exames extras caso ache necessário. 

Com todas as informações necessárias em mãos, o médico poderá emitir o Atestado de Capacidade Funcional.

Entenda as etapas para formar uma boa equipe de profissionais na sua clínica

repasse medico profissionais

Ter uma equipe médica de sucesso envolve cuidados no recrutamento e manutenção de talentos. Um recrutamento eficiente deve seguir os seguintes preceitos:

1. Trace seus objetivos e necessidades: você deve determinar quais serão as tarefas a serem realizadas pelo novo funcionário, o que se espera dele e quais problemas serão resolvidos com a sua chegada e ambientação no processo de trabalho da clínica.

2. Faça anúncios das vagas de maneira atraente: não há nada pior para um recrutamento do que vagas que não sejam atraentes. 

O ideal é que os anúncios contenham mais informações a respeito dos processos internos da clínica. 

Muitos profissionais preferem ganhar um pouco a menos do que trabalhar em locais desorganizados ou com demandas estafantes de trabalho.

3. Seja claro sobre os requisitos indispensáveis: desde o momento do anúncio da vaga, você deve demonstrar rigidez com os requisitos indispensáveis.

Se você está buscando um médico especialista e que já tenha atuado em clínicas, não faz sentido entrevistar médicos recém-formados, por exemplo. 

Todas as qualificações requeridas devem ficar claras para os candidatos e avaliadas na entrevista e em outras etapas do processo seletivo.

4. Busque uma multidisciplinaridade: contar com diversidade de pensamentos, ideias e modos de vida no seu time pode trazer mais produtividade e bom nível de entregas.

Uma equipe que conta com especialistas em diferentes áreas e que pensam de forma diferente pode mudar o jogo e trazer vantagens à sua clínica.

A importância da gestão de pessoas na clínica

repasse medico medico no computador

A gestão de pessoas é responsável por administrar e gerir as pessoas.

Essa área da gestão é responsável por contratações, criação de uma cultura organizacional, definição de processos internos e todos os mecanismos que fazem a sua clínica funcionar de verdade.

Fazer a gestão de pessoas em clínicas e consultórios é uma forma de garantir que seus colaboradores estejam ocupando os cargo certos, realizando todas as tarefa/s, motivados e atendendo de forma eficiente  seus pacientes.

Só é possível operar com eficiência e aumentar o nível de satisfação dos pacientes quando se conta com a colaboração de profissionais engajados, qualificados e que estejam dispostos a dar o seu melhor.

Sem uma boa gestão, a clínica corre o risco de perder excelentes profissionais e talentos valiosos, além de ter uma alta rotatividade de profissionais, ou seja, profissionais saindo e entrando com frequência.

Essa rotatividade pode impactar negativamente a reputação da clínica e os seus resultados.

Quando existe uma boa gestão de pessoas, há uma maior retenção de talentos e todos trabalham com mais satisfação, felicidade e produtividade.

Conclusão

O repasse médico é um dos itens mais importantes no processo de gestão da clínica ou consultório médico, principalmente se a empresa tem planos de crescimento robustos para o médio e o longo prazo.

Ferramentas automatizadas são grandes aliadas neste processo. Elas evitam surpresas que possam afetar a saúde financeira da clínica médica.

Um bom software de gestão médica é capaz de otimizar todas as tarefas essenciais ao processo de repasse, de forma automática. 

Ele garante uma perfeita organização e recuperação das informações a qualquer momento, contribuindo para um ambiente agradável de trabalho e servindo, ainda, como fator de motivação da equipe.

Para testar essas vantagens na prática, faça um teste grátis no software médico iClinic, sem compromisso e sem adicionar dados de cartão!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online